• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

América do Sul poderá ter um novo país??

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Santa Cruz termina apuração de autonomia, aprovada por 85% do eleitores.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u400471.shtmlSe

Se isso se tornar uma medida separatista, fica exposto toda a fragilidade do governo de Evo Morales que não tá conseguindo manter as rédeas.

A Bolívia já é um país miserável e ser perder Santa Cruz que é responsável pela maior parte de seu PIB sucumbirá de vez.
 
Última edição:
Bom, vamos aguardar para ver. Se acontecer isso, a Bolivia irá a total falência econômica e social, um verdadeiro caos.
 
Já ouvi falar q essa medida dificilmente será concretizada e serveria apenas como uma pressão para Evo sentar e ouvir a oposição.
 
Hum, pelo que eu tinha entendido, isso apenas dividiria em termos de gestão e governo, mas ainda seria tudo um país só.

Mas de fato, daí para se tornar um movimento separatista, não me parece muito difícil.
 
Novo país o escambau! A tal "separação" seria apenas de gestão adminsitrativa, isso é papo furado de jornalista mal informado.
 
Se tentarem se separar realmente vai dar uma confusão danada.
Eu acho que é realmente só uma separação administrativa mesmo.
 
De qualquer modo, Santa Cruz perde de lavada, podem anotar. Esse plebiscito só vai ser favorável a Evo. :roll:
 
De qualquer modo, Santa Cruz perde de lavada, podem anotar. Esse plebiscito só vai ser favorável a Evo. :roll:
Não entendi. A votação foi bastante significatica pra Santa Cruz...

Enfim, eu também acho que é mais uma forma de pressão ao Evo, do que uma separação propriamente dita. Isso obrigará o governo central negociar possíveis maiores autonomias.
 
Sim é uma pressão ao governo do Evo com certeza, mas essa vitória administrativa de Santa Cruz deixa uma brecha aberta pra uma possivel separação já que a Bolivia ao longo da história mostrou que internamente nunca foi um país unido e fácil de governar.

Até hoje paga o alto o preço ter perdido a sua única saída pro mar, onde hoje é o norte do Chile e sul do Peru.
 
Ainda que nao seja verdade, visto que Santa Cruz nao será um novo país, devemos prestar respeito a iniciativa da grande maioria católica da regiao que propos o seguinte lema inscrito na bandeira:

Do pó viemos, ao pó voltaremos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo