• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Se Tolkien tivesse concluído a história de Arda até seu Apocalipse?

Elfo de Lothlórien

Seek and find what lingers deep inside
Algum de vocês já pensou nisso? Se o Professor terminasse toda a história de Arda até o fim? Já imaginou como seria a narrativa da Dagor Dagorath, a Última Batalha, tão ou mais majestosa que o Ainulindalë? Seria no mínimo algo estarrecedor, na minha opinião. E vocês o que acham?
 
Bem, na verdade não saberia dizer, de fato. Certamente seria algo muito encantador e incrível, mas do jeito que o professor era chato e exigente consigo mesmo, seria meio que improvável que ele conseguisse. Mas sem dúvida que seria fenomenal! Talvez a maior obra dele que instigasse tanta gente que só conhece O Senhor dos Anéis a buscarem mais pelo legendarium todo.
 
Seria fantástico!

Tolkien entre todos seus fãs teria muito mais que o dobro de respeito em suas obras.

Nossa, seria perfeito se acontecesse uma série de coisas que não aconteceram.
 
Seria fantástico!

Tolkien entre todos seus fãs teria muito mais que o dobro de respeito em suas obras.

Nossa, seria perfeito se acontecesse uma série de coisas que não aconteceram.

Pra alguns é impossível respeitar Tolkien mais...
Entendo que haveria uma "concordância" maior entre os fãns que estudam e se dedicam ao Legendarium, pois não haveria os famosos "se" que muitos colocam em questão.

Porém, seria óbvio demais não concordam?! Por exemplo, se houvesse a última canção saberiamos então o destino dos mortais, correto?!

Que graça haveria!? :teeth:
 
Acho que esse "final aberto" do legendarium abre espaço para a interpretação que cada um atribui à obra. É interessante como cada um "lê" o legendarium de uma forma, assim nascem coisas como esse fórum. Não duvido que esse fosse o intuito de Tolkien, afinal ele mesmo não tinha uma opinião conclusiva sobre muitas coisas que ele mesmo imaginava.
 
Pra alguns é impossível respeitar Tolkien mais...
Entendo que haveria uma "concordância" maior entre os fãns que estudam e se dedicam ao Legendarium, pois não haveria os famosos "se" que muitos colocam em questão.

Porém, seria óbvio demais não concordam?! Por exemplo, se houvesse a última canção saberiamos então o destino dos mortais, correto?!

Que graça haveria!? :teeth:
É que nos agora gostaríamos de saber o que iria acontecer depois, mais se soubéssemos poderíamos não gostar ou então perder a graça pois saberíamos de tudo.

Mais que agora ficamos na duvida querendo saber de acontecimentos futuros ficamos hehe
 
É que nos agora gostaríamos de saber o que iria acontecer depois, mais se soubéssemos poderíamos não gostar ou então perder a graça pois saberíamos de tudo.

Mais que agora ficamos na duvida querendo saber de acontecimentos futuros ficamos hehe

De fato!
E é interessantíssimo como esse impasse causa uma enorme ansiedade não é?!
:joy:
Ainda assim, obras terminadas não abrem tanta margem para discussão, e principalmente nessa, nós podemos dar o fim que desejarmos, e imaginar qual seria o mais provável, ou ainda aguardar o fim de Arda para ver se participamos ou não do festão musical!:cheers:

:mario:uahHauHauhuAUhUHauuHAuhA:rofl:
 
Há uma outra questão: Tolkien inventou digamos, o sistema divino de Arda para distanciar-se de sua fé católica, afinal, como ele mesmo dizia, colocar Deus numa fantasia como Lewis fez, para o professor era "brincar com coisa séria"
Acredito eu que o intuito de Tolkien era criar um mundo novo, mas que em nenhum momento esse mundo e sua construção contradicessem aquilo que ele acreditava. Portanto, se houvesse a história do Apocalipse de Arda, ele poderia levar muitos a acreditarem na veracidade ou na possibilidade de ser real ou ao menos aceitável tudo aquilo que ele escreveu. Não é viagem esse pensamento, acredito eu. Pois Tolkien tratava Arda como a Terra. Era a Terra. Eu acho que não era o objetivo dele terminar, acredito que ele não se sentiria bem. Sairia da fantasia e ele iria ter que pôr alguma coisa da realidade do tempo em que ele viveu. Afinal, se Arda é a Terra, e a Terra-média existiu num passado remoto, tudo deveria acabar depois do nosso tempo.

Bem, o bom de tópicos assim é que a gente pode viajar à vontade...:lol:
 
As vezes, se ele tivesse terminado a história de Arda, ela teria perdido toda sua magia. Cada um interpreta a obra como quer e esse final aberto possibilita isso.
E ninguém garante que, caso ele criasse um final, seria um bom final. Se a obra está boa, então é melhor nem mexer:lol:
 
Se Tolkien tivesse concluído a história de Arda ele teria que ter sido um dos portadores do anel e, assim como Bilbo demorado muito mais para envelhecer.
Fico imaginando quantas revisões não seriam necessárias para que nada passasse em branco. Tudo deveria se encaixar perfeitamente, todas as informações correspondendo corretamente entre si.
Nem em 100 anos isso seria possível. Mas eu gostaria muito de presenciar a última canção.
 
Concordo com Grahan e Fringway, o fato da obra nunca ter estado completa deixa lacunas para a imaginação e especulação. Quem pode dizer que o final seria realmente bom?
Acho que a obra de Tolkien está perfeita, enquanto ela se mantiver aberta à imaginação dos leitores e fãs.
 
Realmente não haveria muito espaço para discussões... Mas por outro lado seria deslumbrante ler não só o início como também o fim de Arda; Melkor voltando e toda Arda em polvorosa para combatê-lo. Tamanha seria a batalha que o mundo não agüentaria e sucumbiria. Dei uma boa viajada agora mas é essa minha opinião.
 
Seria um sonho! Imaginem só, personagens da Primeria Era e Segunda....e isso sem contar de novos personagens!
Como eu gostaria de ver a luta que acabaria com Morgoth !!!!!!!!!!!!:joy:

Ver Túrin em ação novamente...:hanhan:
 
Considerando o SE, seria absolutamente fantástico, magnífico e essas coisas.
(E o pior é que nem isso poria fim aos trocentos tópicos "e se"....)

Mas o fato de não ter fechado a estória é o maior trunfo de Tolkien!

Mas vejam por outro lado, o do "não se". Aparentemente, ele nunca quis escrever sobre isso, mas pelo contrário, queria que a estória da Terra-Média fosse uma segunda "História" da origem do universo. Tanto que no início d'O Hobbit ele faz uma leve menção ao fato de ainda existirem Hobbits, embora muito bem escondidos das "pessoas grandes"*, e dele Tolkien ter traduzido tanto O Hobbit quanto O Senhor dos Anéis diretamente do Livro Vermelho, o que implica numa continuidade "espaço-temporal" entre a Terra-Media e o nosso planeta.

* - Não estou bem certo quanto ao termo, mas é algo assim.
 
Bom, eu adoraria saber mais sobre a Segunda Era, tão pouco citada pel'O Professor, pois quanto mais conhecimento Tolkieniano melhor.

Porém não gostaria tanto de saber sobre os fatos da Quarta Era, pois como foi dito, perderia o mistério e o espaço para especulação. Mas se realmente fosse feito, convenhamos, ler sobre a história de Arda nunca é de mais :mrgreen:
 
Como todos, eu gostaria de saber mais sobre a segunda era, sobre o fim e sobre as histórias que não tenham ficado tão completas.

Mas o fato é que a não-conclusão gerou muito mais discussões.
Se tivéssemos respostas concretas para tudo, as especulações não teriam espaço, perderíamos um considerável espaço de suposições.

Então sou do time que acha mais que suficiente termos a obra assim.
 
Se Tolkien tivesse concluído a história de Arda até o Apocalipse, com certeza teríamos batalhas grandiosas, retorno de vários personagens que admiramos as páginas, incríveis jornadas, mas... :think: como muitos já disseram, perderíamos muito com isso.
O grande valor da história de Arda ter ficado em aberto é o espaço que temos para criar suposições. Histórias fechadas, mesmo que fascinantes, me trazem certa melancolia ao virar a última página. Não há um "se" ou um " talvez" para analisarmos, pois tem um início e um fim. Sem falar que, analisando o tempo que o grande mestre levou para criar tudo que hoje lemos com tanta admiração, Tolkien teria que ser a criatura mais longeva do mundo ou, no mínimo, ter deixado esquemas para serem desenvolvidos por alguém que ele tivesse instruído para sucede-lo nesta árdua (mas incrível) tarefa.

:abraco:
 
Aaah.. poderia ter terminado... mas deixando aquelas lacunas e um certo mistério no ar.. não revelando tudo.

Mas uma narração-"zinha" contando a batalha final seria incrível. Mas daí o narrador da história poderia manter alguns fatos na escuridão, como se parte dos acontecimentos tivessem se perdido... Aí ainda poderíamos especular sobre a história.

Mas como Grahan disse, Tolkien era exigente demais consigo mesmo, ele precisaria ter a durabilidade de um elfo pra conseguir terminar tudo. =B
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo