• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudo: Vestido Vermelho-Sangue da Arwen

moriel

Banned
Vestido Vermelho-Sangue da Arwen
<o:p> </o:p>
imagem01iv5.jpg

<o:p> </o:p>
Dois vestidos sobrepostos, na cor azul-escura, com mangas vermelhas. Usado na cena em que Arwen está lendo um livro, quando o pai dela entra. Mais tarde, aparece novamente na visão de Aragorn, em que ela está deitada, aparentemente morrendo.
<o:p> </o:p>
Assista uma parte da cena (começando em 3:23):
http://www.youtube.com/watch?v=Bs0vJGlEG3E
<o:p> </o:p>
Segundo as entrevistas, este é o vestido da Arwen favorito de Ngila Dickson.
<o:p> </o:p>
<o:p></o:p>De “A Arte do RdR”, entrevista com Ngila Dickson:
<o:p> </o:p>
Nessa combinação de rosa crepuscular e azul meia-noite, a personagem de Arwen repousa à beira da morte. Nos usamos uma combinação de renda antiga em volta do pescoço e nas mangas, tingida e depois recoberta com mais bordados para afetar ao mesmo tempo o peso e a delicadeza. Era necessário para mostrar a Arwen apanhada entre os dois mundos, o requintado além-mundo dos Elfos e o peso do amor dela por Aragorn e pela humanidade, o que a leva a este quase-sacrifício.
<o:p> </o:p>
<o:p>
</o:p>Do “New Zealand Herald”:
<o:p> </o:p>
A idéia: novamente, Dickson optou por uma aparência medieval. Arwen, princesa dos elfos, pertence à realeza e se apaixona por um mortal. Os seus trajes devem ser femininos, simples, ricos e pertencentes a um outro mundo para realçar as qualidades extraordinárias do personagem. “Foi um acaso feliz. Estávamos trabalhando com uma peça de veludo e ela voltou da tinturaria nessa cor inacreditável. Foi simplesmente sublime. Foi o antigo “Eureka, conseguimos”.Além da cor, a ênfase foi dada ao luxuoso drapeado do veludo de seda.
<o:p> </o:p>
A construção: o veludo de seda azul meia-noite do vestido é decorado com o bordado atiquado no qual Dickson esbarrou em Londres. Não contente com o ar antigo que ele já tinha, ela o envelheceu ainda mais e usou no contorno da gola e na parte superior da manga para dar um ar de riqueza. As mangas de veludo de seda rosa profundo, cortadas no formato circular, precisaram de 4,5m de tecido para serem feitas. Com 1,8 m, Tyler é alta o suficiente para carregar esse tanto de tecido.
<o:p> </o:p>
“Ele pesa uma tonelada, mas ela tem ombros tão belos que se você pendurar algo neles, ela não sente o peso e o que você consegue é todo o veludo de seda. O ponto de tudo isso é pender.”
<o:p> </o:p>
A realidade: para manter as mãos visíveis, as mãos deviam estar enganchadas o tempo todo, caso contrário, a manga desceria até o tornozelo. Some o fato de que, com a parte do vestido se arrastando pelo chão e o peso dele, esse é um dos figurinos que dificultam os movimentos, para ficar no mesmo lugar, do tipo usado para recepcionar pessoas no curso dos deveres reais. Arwen não gostaria de ter de fugir rapidamente a cavalo vestindo-o. No filme, o efeito de Tyler no veludo rico e colorido é incrível, diz Dickson. “Na verdade, esse é o meu vestido favorito”. Tyler também o adorou.
A maior parte desse texto é tradução de trechos selecionados de fontes em inglês. Há uma porção de considerações minhas no meio.
<o:p> </o:p>
Abaixo, uma lista de sites com dicas de confecção, moldes e estudos do vestido, usados como base para este estudo:
<o:p> </o:p>
http://www.alleycatscratch.com/lotr/Elf/Arwen/BloodRed.htm
http://www.alleycatscratch.com/lotr/Elf/Arwen/BloodRed/BRMaking.htm
http://www.costumersguide.com/BR.shtml
<o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
Detalhes do vestido
<o:p> </o:p>
imagem02bi9.jpg

<o:p> </o:p>
Vestido de baixo, azul escuro, com mangas vermelhas de dois tecidos diferentes: a parte superior, justa, é feita em tecido vermelho estampado, e a parte inferior, vermelha, sem estampa, é larga e bastante comprida, descendo abaixo dos joelhos. O decote é arredondado, no estilo élfico. Há um largo bordado decorando a gola e as junções das duas partes das mangas. O comprimento do vestido é desconhecido.
<o:p> </o:p>
Vestido de cima, sem mangas, azul meia-noite. O decote é arredondado e um pouco mais profundo que o do vestido de baixo, é decorado com uma faixa do mesmo tecido usado para a parte superior das mangas do vestido de baixo. É comprido, com uns 15-30 cm a mais de comprimento tento atrás, quanto na frente.
<o:p> </o:p>
imagem13cy4.jpg

<o:p> </o:p>
imagem14wj7.jpg
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
Tecidos Utilizados
<o:p> </o:p>
O vestido de cima, veludo de seda azul meia-noite escuro, tingido.
<o:p> </o:p>
A gola do vestido de cima e a parte superior das mangas do vestido de baixo, um tecido vermelho com estampa preta e dourada, provavelmente um algodão indiano estampado, mas possivelmente seda.
<o:p> </o:p>
A parte inferior das mangas do vestido de baixo, aparentemente o mesmo material do vestido de cima, na cor vermelho-sangue, mas descrito como veludo.
<o:p> </o:p>
O forro da parte inferior das mangas, na mesma cor que as mangas em si, mas mais fino, provavelmente seda vermelha.
<o:p> </o:p>
O vestido de baixo, muito provavelmente feito do mesmo material do vestido de cima.
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
Vestido de cima
<o:p> </o:p>
O vestido azul meia-noite é justo na parte de cima, alargando-se mais embaixo. Aparentemente, há costuras somente dos lados, pelo menos na frente. Observando as fotos, nota-se que o vestido tem uns 15-30 cm a mais de comprimento, na frente e atrás. Aparentemente, não há nenhuma peça extra para aumentar a largura da saia.
<o:p> </o:p>
Possivelmente, o vestido possui uma costura extra atrás, com um zíper invisível no meio das costas. Contudo, a gola do vestido é larga o suficiente para que não haja necessidade de um zíper. Nesse caso, a largura do vestido é somente o dobro da largura do veludo.
<o:p> </o:p>
A gola é decorada com uma fita do mesmo tecido da parte superior das mangas do vestido de baixo, cortada para acompanhar a curvatura da gola. A largura da fita é um pouco menos de 2 cm. O vestido está levemente franzido.
<o:p> </o:p>
O formato da abertura do braço é pouco trabalhado, quase reto. Possivelmente, seja simplesmente a costura lateral não terminada. Permite ver uma parte do vestido de baixo e o bordado da gola deste.
<o:p>
</o:p>
<o:p>
</o:p>Observe o franzido e a alça.
imagem03ff7.jpg

<o:p> </o:p>
imagem04xb6.jpg

<o:p> </o:p>
imagem05kx6.jpg

<o:p> </o:p>
Um molde aproximado do vestido de cima, tirado de http://www.alleycatscratch.com/lotr/Elf/Arwen/BloodRed/BRMaking.htm
imagem06mz4.jpg
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
Vestido de Baixo
<o:p> </o:p>
É um assunto deveras obscuro, pois vemos pouquíssima coisa do vestido de baixo além da gola e das mangas.
<o:p> </o:p>
A cor é o azul meia-noite, o mesmo do vestido de cima, e o tecido é semelhante também. A gola é muito larga, e está decorada por duas camadas de renda e bordado, de 5-6 cm de largura.
<o:p> </o:p>
O bordado foi tingido, por isso a cor vermelha-rosada e uns toques de ouro. Um lado é reto, e o outro ornamentado. Na gola, o lado reto foi costurado no vestido de baixo.
<o:p> </o:p>
A estreita parte superior das mangas é feita de um tecido estampado, provavelmente algodão. É bem provável que tenham forro de um tecido mais sólido, para dar suporte para o resto das mangas.
<o:p> </o:p>
As mangas são decoradas com o mesmo bordado da gola, costurado de forma idêntica.
<o:p> </o:p>
A cor da parte inferior das mangas aparenta ser um vermelho-sangue, contudo Ngila afirma que é um veludo rosa-profundo. As mangas são cortadas em forma de circular ou oval. Para as duas mangas, foram usados 4,5 m de tecido (por Ngila), o que comprova a hipótese de que são semicírculos.
<o:p> </o:p>
As mangas estão forradas com um tecido mais fino, de cor idêntica.
<o:p>
</o:p>
<o:p>
</o:p>Close na parte inferior das mangas.
imagem07le1.jpg

<o:p> </o:p>
imagem12wi6.jpg

<o:p> </o:p>
imagem08ax7.jpg

<o:p> </o:p>
imagem09xe5.jpg

<o:p> </o:p>
Vista lateral.
imagem10wr6.jpg

<o:p> </o:p>
imagem11of9.jpg
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
Algumas idéias sobre a confecção do vestido.
<o:p> </o:p>
Provavelmente, o mais acertado para o clima brasileiro seria fazer este vestido como uma peça só, costurando as mangas diretamente no vestido de cima e adicionando “asinhas” de bordado sobre elas.
<o:p> </o:p>
Isso diminuiria bastante a quantidade de tecido necessária.
<o:p> </o:p>
Por outro lado, isso deixa o conjunto mais prático e confortável para uso.
<o:p> </o:p>
Um outro ponto é o comprimento. Por experiência própria, posso afirmar que um vestido do comprimento semelhante ao do filme não foi feito para se locomover dentro dele. Assim, se você pretende andar com este vestido, faça a saia somente até o chão, ou com uma cauda, mas pense seriamente antes de deixar ele comprido na frente também.
<o:p> </o:p>
O tecido estampado semelhante ao original é fácil de obter, tingindo uma peça com estampa adequada de vermelho.
<o:p> </o:p>
Um outro ponto são as mangas. Recomendo que sejam feitas em formato elíptico. Isso diminui o gasto de tecido e aumenta o conforto: as mangas encurtam de um dos lados, mantendo as mãos livres, sem alterar muito a aparência do vestido.
 
Última edição:
Obrigada, Moriel!!!!!! Muito legal mesmo!!! :grinlove: Se eu pudesse daria mais um ponto de reputação para vc, mas já dei ontem e aí o sistema não está deixando ><

Agora, essa de veludo de seda é nova para mim. nunca tinha ouvido falar desse tecido o_O
 
Obrigada, Moriel!!!!!! Muito legal mesmo!!! :grinlove: Se eu pudesse daria mais um ponto de reputação para vc, mas já dei ontem e aí o sistema não está deixando ><

Agora, essa de veludo de seda é nova para mim. nunca tinha ouvido falar desse tecido o_O

É um veludo, só isso :D
O veludo é um tecido com um lado liso, e outro - com uns pelinhos. Veludo de seda significa que o material usado para fazer o tecido é a seda, só isso.
Existe, por exemplo, o veludo sintético.
Eu pessoalmente prefiro o inglês silk-velvet, mas por alguma razão inventei de traduzir dessa vez.

De qualquer forma, isso não é algo que deve te perturbar, afinal fazer um vestido de duas camadas de veludo, qualquer veludo, aqui no Brasil é suicídio, esquenta demais.

A reputação, dá nada não. Fica para algum outro vestido ^^
 
adorei a matéria, moriel!
muito legal mesmo, parabéns!

realmente tenho que concordar com a estilista: é o vestido mais lindo de arwen!

no "retorno do rei" é possível vê-la usando este vestido, mesmo que rapidamente, na parte em que ela segura um livro, sente-se fraca e senta para não cair. elrond pega em sua mão e diz que a vida dos eldar está deixando-a, ao que ela sussura: "foi minha escolha. não há navio que me leve daki."
 
adorei a matéria, moriel!
muito legal mesmo, parabéns!

realmente tenho que concordar com a estilista: é o vestido mais lindo de arwen!

no "retorno do rei" é possível vê-la usando este vestido, mesmo que rapidamente, na parte em que ela segura um livro, sente-se fraca e senta para não cair. elrond pega em sua mão e diz que a vida dos eldar está deixando-a, ao que ela sussura: "foi minha escolha. não há navio que me leve daki."

*Tá bom que eu acho que ela senta porque não consegue andar com aquele negócio*
O maior defeito deste vestido é que a única coisa que dá para fazer com ele é ficar jogada na cama :lol:
 
Ahhh, mas veludo não é tão pesado assim. Eu tinha um vestido de veludo preto que era mó levinho, dois juntos não deveriam fazer muita diferença. Tá que quente deve ser, então é algo para noite de inverno aqui no sul, mas de qualuer forma, não deve ser como usar algo feito de lã, por exemplo.
 
nossa... esse vestido é pesado sim, gente...
as mangas caem pelo comprimento dos braços, sem contar toda panaiada que vai por baixo... rs

sem contar aqueles apliques de cabelo natural que a liv usou (ela e metade do elenco)... deve pesar que só!

gente, se vcs verem o making of das versões extendidas (deluxe edition), vcs não vão acreditar como estas roupas incomodavam! rs

o john rhys davies nem conseguia respirar quase... :lol:

hahahahahahaha! só serve pra ficar deitada e sentar foi ótemo, moriel! e talvez seja verdade mesmo...
 
Ahhh, mas veludo não é tão pesado assim. Eu tinha um vestido de veludo preto que era mó levinho, dois juntos não deveriam fazer muita diferença. Tá que quente deve ser, então é algo para noite de inverno aqui no sul, mas de qualuer forma, não deve ser como usar algo feito de lã, por exemplo.

Nào exatamente. Existem veludos e veludos, como já disse. O veludo natural é bastante grosso e pesado. Dá para perceber bem isso pelo caimento do vestido e das mangas, e pelo filme (há vários vestidos deste material).
Todo o vestido deve pesar mais de 5 kg, acho. E para usar isso direto, deve incomodar bastante.

Mas se eu fosse fazer, faria em uma camada só mesmo. Pela praticidade :D
*Mentira. Acabei de comprar o tecido para fazer um vestido duplo, parecido com esse modelo.*


nossa... esse vestido é pesado sim, gente...
as mangas caem pelo comprimento dos braços, sem contar toda panaiada que vai por baixo... rs

sem contar aqueles apliques de cabelo natural que a liv usou (ela e metade do elenco)... deve pesar que só!

gente, se vcs verem o making of das versões extendidas (deluxe edition), vcs não vão acreditar como estas roupas incomodavam! rs

o john rhys davies nem conseguia respirar quase... :lol:

hahahahahahaha! só serve pra ficar deitada e sentar foi ótemo, moriel! e talvez seja verdade mesmo...

Mas é verdade. Já cheguei a usar um vestido desse comprimento, para andar, você precisa erguer a saia com as mãos, e erguer bastante.
Imagine, se a gente consegue se embolar em uma saia que vai só até o chão...
 
Moriel se superando, mais uma vez! :cerva:

O vestido é lindo mesmo... pena que o comprimento é de lascar! Imagina só: fazer o igualzinho ao original e ter que descer uma longa escadaria? :osigh: Se quem usar não andar devagar e tomar cuidado, é missão impossível (ou um convite a um mico daqueles :lol:).

Achei super interessantes as tuas idéias para adaptar o vestido ao clima brasileiro e para aumentar a praticidade da usuária. Se bem que, aqui no sul, dá pra fazer de veludo mesmo, por causa do nosso inverno delicioso.:mrgreen:

:abraco:
 
Ficou interessante mesmo. Quem diria que é possívem estudar até a indumentária de Arwen ( como a Liv Tyler é bonita ) no filme :mrgreen:

Não conhecia esse seu lado "alfaiate" depois você podia nos contar mais dos trages de batalha e simbologia dos reinos botados em suas bandieras :obiggraz:

Diga-me isso já são estudos introdutórios para a sua vestimenta no seu tão sonhado RPG ?
 
Última edição:
Ficou interessante mesmo. Quem diria que é possívem estudar até a indumentária de Arwen ( como a Liv Tyler é bonita ) no filme :mrgreen:

Não conhecia esse seu lado "alfaiate" depois você podia nos contar mais dos trages de batalha e simbologia dos reinos botados em suas bandieras :obiggraz:

Diga-me isso já são estudos introdutórios para a sua vestimenta no seu tão sonhado RPG ?

Hum, em parte. O próximo vestido que eu vou fazer será baseado nesse modelinho. Com algumas alterações, para se adequar ao meu gosto pessoal.
 
Longe de dedos furados, esse tópico é top!
Parabens pela iniciativa.

Nos detalhes se esconde o coração
nos vãos dos pontos e linhas
a história é recontada a cores
e com a leveza das tramas em seda!

Congratulações!
 
Parabéns pra Moriel de novo.

E eu achava esse vestido o mais lindo já, mas não sabia que tinha tantos detalhes e tantos bordados.
 
Parabéns pela análise, realmente muito legal.
E o vestido é bem bonito mesmo.
So um adendo: a mão da Liv tá beeem esquisita nessa foto hein?8-O
:lol::lol::lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo