Vestido Vermelho-Sangue da Arwen
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Dois vestidos sobrepostos, na cor azul-escura, com mangas vermelhas. Usado na cena em que Arwen está lendo um livro, quando o pai dela entra. Mais tarde, aparece novamente na visão de Aragorn, em que ela está deitada, aparentemente morrendo.
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Assista uma parte da cena (começando em 3:23):
http://www.youtube.com/watch?v=Bs0vJGlEG3E
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Segundo as entrevistas, este é o vestido da Arwen favorito de Ngila Dickson.
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<o></o>De “A Arte do RdR”, entrevista com Ngila Dickson:
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<o> </o>Nessa combinação de rosa crepuscular e azul meia-noite, a personagem de Arwen repousa à beira da morte. Nos usamos uma combinação de renda antiga em volta do pescoço e nas mangas, tingida e depois recoberta com mais bordados para afetar ao mesmo tempo o peso e a delicadeza. Era necessário para mostrar a Arwen apanhada entre os dois mundos, o requintado além-mundo dos Elfos e o peso do amor dela por Aragorn e pela humanidade, o que a leva a este quase-sacrifício.
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</o>Do “New Zealand Herald”:
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A maior parte desse texto é tradução de trechos selecionados de fontes em inglês. Há uma porção de considerações minhas no meio.A idéia: novamente, Dickson optou por uma aparência medieval. Arwen, princesa dos elfos, pertence à realeza e se apaixona por um mortal. Os seus trajes devem ser femininos, simples, ricos e pertencentes a um outro mundo para realçar as qualidades extraordinárias do personagem. “Foi um acaso feliz. Estávamos trabalhando com uma peça de veludo e ela voltou da tinturaria nessa cor inacreditável. Foi simplesmente sublime. Foi o antigo “Eureka, conseguimos”.Além da cor, a ênfase foi dada ao luxuoso drapeado do veludo de seda.
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A construção: o veludo de seda azul meia-noite do vestido é decorado com o bordado atiquado no qual Dickson esbarrou em Londres. Não contente com o ar antigo que ele já tinha, ela o envelheceu ainda mais e usou no contorno da gola e na parte superior da manga para dar um ar de riqueza. As mangas de veludo de seda rosa profundo, cortadas no formato circular, precisaram de 4,5m de tecido para serem feitas. Com 1,8 m, Tyler é alta o suficiente para carregar esse tanto de tecido.
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“Ele pesa uma tonelada, mas ela tem ombros tão belos que se você pendurar algo neles, ela não sente o peso e o que você consegue é todo o veludo de seda. O ponto de tudo isso é pender.”
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A realidade: para manter as mãos visíveis, as mãos deviam estar enganchadas o tempo todo, caso contrário, a manga desceria até o tornozelo. Some o fato de que, com a parte do vestido se arrastando pelo chão e o peso dele, esse é um dos figurinos que dificultam os movimentos, para ficar no mesmo lugar, do tipo usado para recepcionar pessoas no curso dos deveres reais. Arwen não gostaria de ter de fugir rapidamente a cavalo vestindo-o. No filme, o efeito de Tyler no veludo rico e colorido é incrível, diz Dickson. “Na verdade, esse é o meu vestido favorito”. Tyler também o adorou.
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Abaixo, uma lista de sites com dicas de confecção, moldes e estudos do vestido, usados como base para este estudo:
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http://www.alleycatscratch.com/lotr/Elf/Arwen/BloodRed.htm
http://www.alleycatscratch.com/lotr/Elf/Arwen/BloodRed/BRMaking.htm
http://www.costumersguide.com/BR.shtml
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Detalhes do vestido
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Vestido de baixo, azul escuro, com mangas vermelhas de dois tecidos diferentes: a parte superior, justa, é feita em tecido vermelho estampado, e a parte inferior, vermelha, sem estampa, é larga e bastante comprida, descendo abaixo dos joelhos. O decote é arredondado, no estilo élfico. Há um largo bordado decorando a gola e as junções das duas partes das mangas. O comprimento do vestido é desconhecido.
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Vestido de cima, sem mangas, azul meia-noite. O decote é arredondado e um pouco mais profundo que o do vestido de baixo, é decorado com uma faixa do mesmo tecido usado para a parte superior das mangas do vestido de baixo. É comprido, com uns 15-30 cm a mais de comprimento tento atrás, quanto na frente.
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Tecidos Utilizados
<o> </o>O vestido de cima, veludo de seda azul meia-noite escuro, tingido.
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A gola do vestido de cima e a parte superior das mangas do vestido de baixo, um tecido vermelho com estampa preta e dourada, provavelmente um algodão indiano estampado, mas possivelmente seda.
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A parte inferior das mangas do vestido de baixo, aparentemente o mesmo material do vestido de cima, na cor vermelho-sangue, mas descrito como veludo.
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O forro da parte inferior das mangas, na mesma cor que as mangas em si, mas mais fino, provavelmente seda vermelha.
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O vestido de baixo, muito provavelmente feito do mesmo material do vestido de cima.
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Vestido de cima
<o> </o>O vestido azul meia-noite é justo na parte de cima, alargando-se mais embaixo. Aparentemente, há costuras somente dos lados, pelo menos na frente. Observando as fotos, nota-se que o vestido tem uns 15-30 cm a mais de comprimento, na frente e atrás. Aparentemente, não há nenhuma peça extra para aumentar a largura da saia.
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Possivelmente, o vestido possui uma costura extra atrás, com um zíper invisível no meio das costas. Contudo, a gola do vestido é larga o suficiente para que não haja necessidade de um zíper. Nesse caso, a largura do vestido é somente o dobro da largura do veludo.
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A gola é decorada com uma fita do mesmo tecido da parte superior das mangas do vestido de baixo, cortada para acompanhar a curvatura da gola. A largura da fita é um pouco menos de 2 cm. O vestido está levemente franzido.
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O formato da abertura do braço é pouco trabalhado, quase reto. Possivelmente, seja simplesmente a costura lateral não terminada. Permite ver uma parte do vestido de baixo e o bordado da gola deste.
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</o>Observe o franzido e a alça.
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Um molde aproximado do vestido de cima, tirado de http://www.alleycatscratch.com/lotr/Elf/Arwen/BloodRed/BRMaking.htm
</o>Observe o franzido e a alça.
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Um molde aproximado do vestido de cima, tirado de http://www.alleycatscratch.com/lotr/Elf/Arwen/BloodRed/BRMaking.htm
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Vestido de Baixo
<o> </o>É um assunto deveras obscuro, pois vemos pouquíssima coisa do vestido de baixo além da gola e das mangas.
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A cor é o azul meia-noite, o mesmo do vestido de cima, e o tecido é semelhante também. A gola é muito larga, e está decorada por duas camadas de renda e bordado, de 5-6 cm de largura.
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O bordado foi tingido, por isso a cor vermelha-rosada e uns toques de ouro. Um lado é reto, e o outro ornamentado. Na gola, o lado reto foi costurado no vestido de baixo.
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A estreita parte superior das mangas é feita de um tecido estampado, provavelmente algodão. É bem provável que tenham forro de um tecido mais sólido, para dar suporte para o resto das mangas.
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As mangas são decoradas com o mesmo bordado da gola, costurado de forma idêntica.
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A cor da parte inferior das mangas aparenta ser um vermelho-sangue, contudo Ngila afirma que é um veludo rosa-profundo. As mangas são cortadas em forma de circular ou oval. Para as duas mangas, foram usados 4,5 m de tecido (por Ngila), o que comprova a hipótese de que são semicírculos.
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As mangas estão forradas com um tecido mais fino, de cor idêntica.
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</o>Close na parte inferior das mangas.
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Vista lateral.
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</o>Close na parte inferior das mangas.
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Vista lateral.
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Algumas idéias sobre a confecção do vestido.
<o> </o>Provavelmente, o mais acertado para o clima brasileiro seria fazer este vestido como uma peça só, costurando as mangas diretamente no vestido de cima e adicionando “asinhas” de bordado sobre elas.
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Isso diminuiria bastante a quantidade de tecido necessária.
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Por outro lado, isso deixa o conjunto mais prático e confortável para uso.
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Um outro ponto é o comprimento. Por experiência própria, posso afirmar que um vestido do comprimento semelhante ao do filme não foi feito para se locomover dentro dele. Assim, se você pretende andar com este vestido, faça a saia somente até o chão, ou com uma cauda, mas pense seriamente antes de deixar ele comprido na frente também.
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O tecido estampado semelhante ao original é fácil de obter, tingindo uma peça com estampa adequada de vermelho.
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Um outro ponto são as mangas. Recomendo que sejam feitas em formato elíptico. Isso diminui o gasto de tecido e aumenta o conforto: as mangas encurtam de um dos lados, mantendo as mãos livres, sem alterar muito a aparência do vestido.
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