• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudo: Vestido de Luto da Arwen

moriel

Banned
Bem, acabei de reparar que o Sr. Inominável marotamente monopolizou esse subforum. Alguma coisa precisava ser feita, portanto - e também porque, aparentemente, este parece ser o lugar mais adequado para o presente estudo - posto aqui um estudo sobre uma das roupas do SdA.

Vestido de luto da Arwen

<!-- / icon and title --><!-- message -->
imagem_01.jpg


O vestido azul-escuro usado na cena do destino de Arwen. Elrond conta para a filha o que a espera se ela ficar na Terra Média. Na minha opinião, um dos vestidos mais bonitos do filme, e certamente um dos mais imitados.

Assista a cena:
http://www.youtube.com/watch?v=Yt0xRBpY7rU

A maior parte desse texto é tradução de trechos selecionados de fontes em inglês. Há uma porção de considerações minhas no meio.

Abaixo, uma lista de sites com dicas de confecção, moldes e estudos do vestido, usados como base para este estudo:

http://www.alleycatscratch.com/lotr/...n/Mourning.htm
http://crimsonvision.net/arwenmourning.htm
http://simbelmyne.us/content/arwenmourning.html
http://www.kay-dee.net/costumes/mourning/gown.htm
http://www.costumersguide.com/mourning.shtml
http://www.very-faery.com/costume/Dress_Index_Arwen.htm


Detalhes do vestido

imagem_02.jpg


A cor do vestido é o “azul meia-noite”.

O decote em V curvo é mais amplo e profundo do que o da maioria dos vestidos do filme. No meio, há um triângulo de decido vermelho. A parte superior do vestido fica bem ajustada ao corpo. A fileira de pequenos botões dourados desce pela frente do vestido, até a cintura (baixa). Os botões são meramente decorativos (comprovado), então deve haver um zíper invisível nas costas.

A cauda do vestido tem um pouco mais de 0,5 m, e há bastante tecido nas laterias e na parte de trás – a saia é bastante larga. A saia é cortada separadamente da parte de cima, no formato semelhante a um guarda-chuva. A costura é escondida pelo cinto de amarrar vermelho.

Junto com o vestido, Arwen usa um véu semitransparente preto ou azul-escuro e uma coroa dourada. Também é vista usando uma capa longa com capuz, de cor escura.

imagem_23.jpg


imagem_24_124818.jpg




Decote e o Bordado

O decote em V é mais profundo do que o dos outros vestidos da Arwen. Um bordado de ouro, bastante espresso, com detalhes em várias cores, cobre a maior parte do contorno. No centro, há uma lacuna, onde o vestido se abre ainda mais. O triângulo vermelho, de seda vermelha, combina com o cinto.

O bordado parece ter em torno de 6 – 7 cm de largura, e é feito sobre um tecido vermelho, provavelmente um algodão leve – o é diferente do tecido do cinto. O bordado foi costurado sobre o vestido, e a parte superior dele foi dobrada para dentro, deixando à mostra metade dele.

imagem_03.jpg


imagem_05.jpg


Um close do bordado.
imagem_07.jpg


Um esboço do desenho do bordado, tirado de http://simbelmyne.us/content/arwenmourning.html
imagem_25.jpg



Mangas

A parte superior das mangas é estreita. Um pouco acima do cotovelo, há uma faixa do mesmo bordado do decote. Abaixo do bordado, as mangas se alargam. O material e a cor são idênticos ao resto do vestido.

Não são tão largas quanto as mangas dos vestidos élficos, e possuem forro de seda.

Possível traçado do contorno das mangas, de http://www.costumersguide.com/mourning.shtml
imagem_08.jpg


Close da manga. Dá para ver bem o forro.
imagem_09.jpg


imagem_10.jpg


Molde da manga, de http://www.costumersguide.com/mourning.shtml
imagem_11.jpg



Cinto

Está amarado no “V”inferior da cintura, e as pontas caem abaixo dos joelhos. O tecido é de peso médio, e as pontas do cinto podem ser vistas esvoaçando, no filme. Quando o cinto não está corretamente posicionado, é possível ver a linha de costura que une a parte de cima do vestido à saia.

O cinto. Ao olhar com atenção, dá para notar a costura da saia - o cinto não foi bem posicionado.
imagem_12.jpg



Botões

São usados 11 botões, em ouro envelhecido. Possivelmente, há um 12º sob o cinto. Têm aproximadamente 1cm de diâmetro, e têm a forma de um cogumelo. Estão costurados diretamente sobre a costura central da frente.
Foram encontrados os botões originais: Hushco.

imagem_14.jpg


Um botão Hushco original.
imagem_15.jpg


Vista lateral dos botões, tirado de
http://www.alleycatscratch.com/lotr/...n/Mourning.htm
imagem_16.jpg



Barra

A barra é simplesmente o tecido cortado, com acabamento para não desfiar, numa cor levemente mais clara.

Close da barra.
imagem_17.jpg


Esquema do acabamento da barra.
imagem_18.jpg


imagem_19.jpg



Véu e Coroa

O véu é semi-transparente, em azul escuro - ou, possivelmente, da mesma cor do forro das mangas. É um retângulo comprido, que chega pelo menos até o meio das coxas. As margens não estão dobradas.

O véu é preso por uma sólida coroa dourada, aberta atrás. A largura da coroa é em torno de 3,5 – 4 cm. Na parte central, há a imagem da árvore branca de Gondor.

Nessa foto, dá para ver o acabamento do véu.
imagem_20.jpg


A parte de trás da coroa.
imagem_21.jpg


A coroa no filme.
imagem_22.jpg



Capa

Ela é vista vestindo uma longa capa com capuz de cor escura, aparentemente de veludo. Segundo algumas pessoas, a capa não tem capuz, e o que vimos no vídeo é o cabelo da Arwen. Segundo outros, a capa é a mesma que ela usa quando decide que os fragmentos da Narsil devem ser reforjados.



Algumas idéias sobre a confecção do vestido.

Pelo que podemos deduzir, o vestido tem forro, o que é totalmente impraticável nas condições climáticas do Brasil. Um outro ponto é o tecido: vale a pena procurar algum tecido mais leve do que o original.

Uma idéia para substituir o bordado seria utilizar o ponto-russo (uma espécie de fita bordada, vendida em praticamente todas as lojas de aviamentos). É o substituto mais simples e acessível do bordado original.

Um outro jeito é usar recortes de rendas e bordados, costurando tudo sobre o tecido e bordando alguns detalhes. Talvez seja interessante bordar sobre o ponto-russo.
 
caraca, muito muito muito foda esse post. não rola um desses com aquele vestido vermelho dela? acho a coisa mais linda do mundo aquele lá *_*
 
caraca, muito muito muito foda esse post. não rola um desses com aquele vestido vermelho dela? acho a coisa mais linda do mundo aquele lá *_*

Hum... Vamos ver... Aquele azul com vermelho, que ela usa quando tá "morrendo"? Pode ser :D
Na verdade, vou ficar postando até contar sobre todas as roupas do SdA :D

Vamos fazer assim, se alguém estiver interessado em alguma roupa do filme, basta se manifestar, que eu dou prioridade ^^
 
isso isso isso, esse aqui:

SU-491.jpg


pô, moriel, se for escrever mais publica na Valinor, não só no fórum. aí você ganha pontos de colaboração e tudo o mais. :yep:
 
isso isso isso, esse aqui:

pô, moriel, se for escrever mais publica na Valinor, não só no fórum. aí você ganha pontos de colaboração e tudo o mais. :yep:

O Deriel aumentou o meu Karma e disse que publicavam :D
Aí vou ver como publico o próximo...

E eu vou fazer a desse vestido sim. Ainda mais porque era o segundo da fila :D Posso te adiantar uma informação, na verdade, são dois vestidos :think:

(Quem sabe, talvez amanhã já fica pronto...)
 
Eu acho que as roupas de Elrond mereciam um destaque. Até há um comnetário do ator nos extras do RDR, eu acho... Parabens pelo post e pelo aniversário. Ta ficando chic a Valinor.
 
brigada :D

Hm... De modo geral, as roupas masculinas merecem mais destaque.
O problema é que os rapazes não costuram, e as garotas se importam muito mais com os vestidos do filme :D
 
brigada :D

Hm... De modo geral, as roupas masculinas merecem mais destaque.
O problema é que os rapazes não costuram, e as garotas se importam muito mais com os vestidos do filme :D

Eu tô morando sozinho e as vezes sou obrigado a dar uns pontos nas meias e nas cuecas. Claro que não sai nada que preste :lol:
 
Esse vestido do Luto é lindo, mas o vermelho que a Joy postou é maravilhoso. Não parece ser tão complicado pra se fazer como o do Luto, mas haja tecido né?!


Moriel tá de parabéns e isso aqui merece publicação mesmo.
 
Esse vestido do Luto é lindo, mas o vermelho que a Joy postou é maravilhoso. Não parece ser tão complicado pra se fazer como o do Luto, mas haja tecido né?!

realmente, haja tecido :D
Dois vestidos... 3 metros pras mangas, 3 para o vestido de baixo, 4 para o de cima.
Mas é fácil de fazer sim... Alias, a maioria dos vestidos élficos são extremamente simples de costurar, o único problema são os bordados.

*preparando freneticamente o post sobre o vestido vermelho, aguardem*
 
Os bordados são complicados sim, mas acho que até podem ser substituidos por alguma renda mais detalhada, não?

Mas 10 metros de tecido deixa ele muito inviável. :/
 
Os bordados são complicados sim, mas acho que até podem ser substituidos por alguma renda mais detalhada, não?

Mas 10 metros de tecido deixa ele muito inviável. :/

Bem, depende do tecido realmente. Se você quiser comprar um por 30 ou 50 reais o metro, certamente.
Mas há tecidos mais baratos, e da para deixar de fazer o vestido de baixo - algo que eu recomendo fortemente fazer, por motivos climáticos e econômicos.

Quanto a renda, não sei. Não é fácil conseguir uma renda boa, e mais dificil ainda um bordado para recortar. Aqui no Brasil, um bordado pronto ou é de paetê, ou não existe :(
Como eu falei, uma boa opção seria o ponto russo, basta achar um de cor e aparência apropriadas.
 
Exelente informação!
Parabéns e continue assim criando e nos informando coisas muito interessantes.
Eu gostei muito, acho que quero um. kkkkkkkkk
 
Muito interessante, Moriel.
Por coincidência, o vestido de luto de Arwen é um dos meus favoritos, seguido pelo vermelho, já citado, e aquele vestido branco usado por Eowyn.

Quanto ao que você falou dos bordados... infelizmente, você está certa. No Brasil, ou você tem sorte de encontrar uma bordadeira das antigas, de mão cheia (e tem que rezar pra que ela continue viva até acabar de bordar o vestido, pois todas as que conheço são beeeeeeem idosas) ou se contenta com paetes ou bordado russo (não é a mesma coisa, mas às vezes vc tem sorte e encontra uns lindos nas lojas de aviamentos).

Um grande abraço para você!
 
Tô de cara com teu empenho! Realmente muito bom o teu trabalho. Meus parabéns!
 
Nossa!Tu és impressionante!Traduz um livro em russo,me dá todas as dicas de como fazer um vestido desses...Enfim!Moriel, tu mereces uma estrela de ouro!XD
Quando eu conseguir o da Éowyn,que acho que é mais fácil, vou por em pratica!
 
Ficou muito bom mesmo.

Aquele vestido verde claro que a Arwen usa no final do RdR tem como fazer algo sobre ele?

Eu acho ele perfeito!

Valeu!
 
Hm...
Vamos ver :D

Lista de prioridades:
1. Vestido vermelho da Arwen
2. Vestido branco da Éowyn (É aquele com colete, certo?)
3. Vestido da coroação da Arwen, o verdinho

Muito interessante, Moriel.
Por coincidência, o vestido de luto de Arwen é um dos meus favoritos, seguido pelo vermelho, já citado, e aquele vestido branco usado por Eowyn.

Quanto ao que você falou dos bordados... infelizmente, você está certa. No Brasil, ou você tem sorte de encontrar uma bordadeira das antigas, de mão cheia (e tem que rezar pra que ela continue viva até acabar de bordar o vestido, pois todas as que conheço são beeeeeeem idosas) ou se contenta com paetes ou bordado russo (não é a mesma coisa, mas às vezes vc tem sorte e encontra uns lindos nas lojas de aviamentos).

Um grande abraço para você!

Bem, tem um terceiro jeito, aprender a bordar. Não é nada demais ^^


Nossa!Tu és impressionante!Traduz um livro em russo,me dá todas as dicas de como fazer um vestido desses...Enfim!Moriel, tu mereces uma estrela de ouro!
Quando eu conseguir o da Éowyn,que acho que é mais fácil, vou por em pratica!

Não sei se é mais fácil não. Para mim, o corte dos vestidos da Arwen parece bem mais simples que o dos da Éowyn. O problema é que os vestidos da Arwen vêm com uns bordados que assustam todos que querem fazer uma cópia, e os da Éowyn parecem mais simples por ter menos enfeites desse tipo.


Enfim, obrigada pela aprovação :D
 
Primeiro, queria dar os parabéns pelo belíssimo trabalho, moriel!! ADOREI mesmo!!

E, hehehe, sem querer abusar da sua paciência (já abusando...:hihihi:), queria propor desse modelo também:

ian.jpg

chase_concept.jpg
Eu sei que os vestidos dela são lindos, mas essa roupa de "guerreira" também me fascinou quando a vi. Sei lá, eu gosto de roupas mais fortes e pesadas. Se um dia eu fizer um cosplay, com certeza será ele. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo