• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mais Novidades: Multiclass, Rituais e Mundos Confirmados

Skywalker

Great Old One
Mais novidades:

Multiclasse: É feita toda por feats. Tu compra um feat de multiclasse e pega um poder de uma classe. Tu pode comprar vários feats para ter vários poderes.

Rituais: São obtidos através da compra de scrolls ou livros de rituais. Os scrolls são descartáveis e os livros permanentes. Os rituais têm casting time de no mínimo 10 minutos, requerem componentes materiais e precisa do feat ritual casting (que wizards e clerics ganham no lvl 1). A maioria das divinações e ilusões da 3.x são rituais agora.

O espaço para cada classe é de aproximadamente 15 páginas.

Tem aproximadamente o triplo de feats na 4E em comparação com a 3.5.

Greyhawk, Ravenloft e Dark Sun CONFIRMADOS e Planescape e Spelljammer já estão em produção.
 
Multiclasse: É feita toda por feats. Tu compra um feat de multiclasse e pega um poder de uma classe. Tu pode comprar vários feats para ter vários poderes.

Eu não entendi assim. Entendi que vai ter um "true multiclass", muito parecido com o que temos hoje, e outro, mais uma diferenciação, na qual através de feats você pode dar um toque de guerreiro ao seu mago, ou de clérigo ao seu ranger, por exemplo.

Se você não quer seguir toda uma nova carreira, compra uma feat e boas, já obtém algumas vantagens, mas entendi que a forma antiga também continua, de você entrar de cabeça numa progressão na outra classe.
 
Vocês têm o link do artigo origninal sobre isso? saiu na wizards?
 
Link

A coisa vai funcionar como eu falei: Quando tu poder comprar um feat, tu pode comprar um feat que te possibilite usar um poder de outra classe do mesmo nível ou inferior. Os chamados power-swap feats são genéricos e podem ser comprados três vezes: o Novice, o Acolyte e o Adept, cada um te dando um poder de nível mais alto. Também existem os specific power-swap feats, que dão poderes específicos de cada classe e têm pré requisitos a serem preenchidos.

Ah, e tu só pode pegar feats referentes a UMA classe. Acabou a festa do cara ter um bilhão de classes.
 
Última edição:
Pois é, em relação a cenários, pretendo criar o mundo base a partir das informações do DMG. Mas pretendo adquirir os cenários "paralelos", como ravenloft, planescape, spelljammer....
 
Ah, e tu só pode pegar feats referentes a UMA classe. Acabou a festa do cara ter um bilhão de classes.

Isso não é verdade...tem citações dos autores da quarta edição de que estão trabalhando no mínimo com três classes. É citado inclusive um Ranger/Clérigo/Mago.

To dizendo, além desse lance das feats, vai ter algum tipo de "true multiclassing". Pode escrever.
 
Pelo que eu vi parece que não... Pegando o feat, você não só ganha um poder da classe, mas quando aumenta de nível pode escolher um poder da outra classe no lugar de um poder da sua. E pode ganhar a classe completa ao invés de um paragon path. Bem interessante, flexível sem ser complexo demais.
 
Eu não me importei com a mudança.

Vi muita gente falando que tiraria a liberdade que o sistema da 3e dava, mas eu não vejo isso como um problema.

Jogo atualmente com um personagem muilti-classe. Ele é um ladino 7 fighter 2. A partir do 10º nível, ele vai pegar uma CdP chamada Hellbraker, do Fiendish Codex II.

Isso seria um conceito perfeitamente transportável pra 4e. Ele seria um ladino que pegou o feat de multiclasse do fighter. A partir do 10º nível ele começa numa Paragon Path que é boa para o ladino mesmo.

Nenhum personagem tem um conceito tão absurdo que ele precise de 3 ou mais classes pra expressar. Um guerreiro que também é um clérigo do deus do combate é um conceito legal, assim como o ladino que usa magias pra facilitar o seu trabalho. Mas um mago/guerreiro/ladino é um algo que só vale pelo combo mesmo.
 
Pelo que eu vi parece que não... Pegando o feat, você não só ganha um poder da classe, mas quando aumenta de nível pode escolher um poder da outra classe no lugar de um poder da sua. E pode ganhar a classe completa ao invés de um paragon path. Bem interessante, flexível sem ser complexo demais.


A maneira como você colocou - que é diferente da do Sky - é o multiclass tradicional refraseado. Mas não está limitado a uma classe não, pelo menos nos planos. Só pra reforçar o que eu coloquei ali acima, foi o Mike Mearls que disse que estavam trabalhando para fazer um muticlass ranger/clérigo/mago funcionar, ou seja, três classes.

Comprar a feat básica e a partir de então escolher em qual classe subir ("adquirir poderes/feats") é bem parecido com o multiclass tradicional. Eu duvido que eles restrinjam tanto a ponto de não permitir muticlass
 
A maneira como você colocou - que é diferente da do Sky - é o multiclass tradicional refraseado. Mas não está limitado a uma classe não, pelo menos nos planos. Só pra reforçar o que eu coloquei ali acima, foi o Mike Mearls que disse que estavam trabalhando para fazer um muticlass ranger/clérigo/mago funcionar, ou seja, três classes.

Comprar a feat básica e a partir de então escolher em qual classe subir ("adquirir poderes/feats") é bem parecido com o multiclass tradicional. Eu duvido que eles restrinjam tanto a ponto de não permitir muticlass

Na verdade, você só subirá com uma classe, sempre.

Se pegar o feat, você ganha a habilidade de uma outra classe, mas só uma, e não deixa de ganhar as suas. Se gastar outro feat, você pode trocar um poder seu por um poder da outra classe (por exemplo, ao invés de pegar um poder de fighter, você pega Fireball). Pelo o que tá escrito, você só pode pegar uma classe "secundária".

Agora, eu reconheço esse comentário do Mike Mearls. Eu me lembro de ele ter falado algo do tipo: "se você quiser, como house rule, pode fazer um D&D sem classes. Você simplesmente pega qualquer poder de qualquer classe quando subir de nível, ao invés de se limitar à lista da sua classe. Assim, você pode misturar poderes de ranger/wizard/cleric." Mas me lembro bem de ele falar disso como uma house rule (ou, conhecendo a Wizards, assunto pra um livro de regras alternativas).
 
É, o que o Barlach falou está certo. Faz toda a diferença você continuar sendo um Fighter, pegar os poderes de Fighter, qualificar para um Paragon Path de Fighter, mas trocar uma das suas Proezas do nível 3 por uma Magia. Bem mais fácil do que na 3.5, onde você tinha que perder um nível de uma das classes (e todos os seus benefícios) para pegar níveis da outra, e depois achar uma CdP que pudesse evoluir as duas (por exemplo, o Cavaleiro Arcano serviria nesse caso, mas e se fosse um Guerreiro/Bardo?).
Eu também acho que ter mais de duas classes básicas não faz muito sentido. Tirando algumas excessões, como o Elminster (Ladino/Guerreiro/Mago), ninguém faz isso. Nem para combo (CdPs, tem gente que pega 5 para combar, mas classe básica, nunca vi mais de duas).
 
Ainda achoque vai ter algum tipo de "true multiclass". Pombas, e se eu quiser ser Guerreiro e Ladino? Não quero só umas coisas de Ladino, quero toda a classe, subindo junto com Guerreiro.

Eu acho que eles não vão limitar isso não, mas vão oferecer também a possibilidade (nova) que vocês já citaram.
 
Ainda achoque vai ter algum tipo de "true multiclass". Pombas, e se eu quiser ser Guerreiro e Ladino? Não quero só umas coisas de Ladino, quero toda a classe, subindo junto com Guerreiro.

Eu acho que eles não vão limitar isso não, mas vão oferecer também a possibilidade (nova) que vocês já citaram.

Acho provável que eles criem classes básicas novas pra isso.

Como o Swordmage que vai sair no livro de Forgotten. Vai ser um defender arcano, o que meio que faz ele um fighter/wizard.

Em breve também deve sair um swashbuckler, pra ser meio um fighter/ladino.
 
Só pra reforçar o que eu coloquei ali acima, foi o Mike Mearls que disse que estavam trabalhando para fazer um muticlass ranger/clérigo/mago funcionar, ou seja, três classes.

Tirei do link que eu postei ali em cima: There are two restrictions on your choice of a class-specific multiclass feat. First, you can’t take a multiclass feat for your own class. Second, once you take a multiclass feat, you can’t take a class-specific feat for a different class. You can dabble in a second class but not a third.

Isso não é verdade...tem citações dos autores da quarta edição de que estão trabalhando no mínimo com três classes. É citado inclusive um Ranger/Clérigo/Mago.

Isso foi lá no começo, quando as notícias da 4E começaram. Nada impede deles terem mudado a mecânica de multiclassing.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo