• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O dom da Amizade

Sempre que eu vejo uma livraria eu tenho que entrar nela. Como um ritual nerd. E como sempre fui vendo as prateleiras até chegar num livro que me interessou e que de imediato me lembrou o fórum. Se chama 'O dom da amizade' e conta a história da parceria entre Tolkien e CS Lewis.

Primeiramente queria saber se alguém do fórum já leu
Se alguém já leu dê a sua nota e fale sobre o livro..

Sinopse :
" Os dois maiores escritores de fantasia do século XX, J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis, venderam juntos mais de 250 milhões de exemplares de suas sagas O senhor dos anéis e As crônicas de Nárnia - ambas adaptadas com sucesso para o cinema. Mas poucas pessoas sabem que Tolkien e Lewis, muito diferentes no temperamento e no estilo de escrita, tiveram uma amizade conturbada, marcada por afinidades, ressentimentos e influências mútuas. A relação dos dois durou quase 40 anos - até a morte de Lewis, em 1963 (Tolkien morreria dez anos depois). É esta história que o escritor, professor e jornalista inglês Colin Duriez conta em Tolkien e C.S. Lewis - o dom da amizade."

Fiquei apaixonada por esse livro.
(ainda mais pela capa hihihihii)

beiiiijos ;*
 
Aí está a capa que a Donzela Élfica falou.

Eu não conheço o livro, mas fiquei curiosa quando ela disse que ficou apaixonada pela capa.:grinlove:

Taí para os curiosos como eu!8-O
 

Anexos

  • dom.jpg
    dom.jpg
    10,2 KB · Visualizações: 43
Eu sei que ambos eram amigos! Inclusive algumas obras do CS Lewis para alguns que já leram pode se assemlhar um pouco com as tolkienianas.

Eu já vi este livro em algumas livrarias daqui de BH, e também tive interesse em ler. Assim que puder vou comprá-lo.
Deve ser muito interessante este livro.
 
Eu já li este livro.

Conta da história da vida de Tolkien e Lewis desde a infância, suas amizades, os seus grupos de bate papo a tarde, os Inklings, universidades, amores e paixões, cházinhos da tarde e muito mais! hehe

É muito interessante este livro, lá consta sobre a Lúthien de Tolkien e muitos fatos importantíssimos sobre a criação de O SdA e As Crônicas de Nárnia.

É muito bom mesmo! hehe

Só que tem um detalhe, é um pouco dramático de se entender, então tem de ler com muito entusiasmo e interesse.

Recomendo!
 
Muito interessante.
Eu já sabia que eles foram amigos, mas ouvi que eles brigaram devido ao conteúdo de suas obras. Parece que o problema foi a utilização da "religião" na obra.
 
Eles foram amigos durante o tempo em que estavam escrevendo os livros: Crônicas de Nárnia (C.S. Lewis) e SDA (J.R.R. Tolkien).

Durante esse tempo eles mantiveram uma amizade saudável, tendo suas próprias opiniões mas sem deixa-las serem superior que seus sentimentos. No entanto, com o passar do tempo, conforme Lewis engressava mais profundamente em sua nova fé (O metodismo) eles foram se separando.

Tudo começou porque Lewis até então se professava ateu, então Tolkien o ajuda a entender que havia um Deus Criador para o homem, ele mostra sua religião ( Catolicismo Anglicano), mas durante a segunda guerra com as religiões estando em alta, Lewis se viu direcionando para o metodismo. Tornou-se um líder religioso, indo pregar até em rádios para animar os ânimos dos desalentados ingleses cansados da guerra!

Ele converteu muitas almas, e nesse momento já não havia tempo para suas amizades de antigamente. Ele se tornou um tipo de Pop Star da religião nas rádios londrinas. Tolkien detestou isso, mas ainda contemporanizava...

Foi quando Lewis relatou que queria se casar (ele sempre foi muito arredio a essa idéia, casando-se já muito velho) com uma mulher divorciada. Na época um escândalo! Tolkien lhe disse que aquilo não daria certo, afinal, uma mulher que já desistira de um homem, poderia sim desistir dele também; e houve tanta demora para se relacionar, porque com uma mulher TÃO EXPERIENTE...!

Mas a gota d'água, foi que durante a distribuição do convite de casamento, Lewis não foi convidou Tolkien, e isso o nosso Professor não perdoou!

Ele então escreve para seus outros amigos da Inkling, que a mulher de Lewis estava lhe subindo a cabeça e fazendo com que ele traísse laços de amizades prometidos bem antes que àqueles laços de amor...

Nunca saberemos se realmente foi uma decisão pessoal de Lewis ou se realmente ele foi influenciado pela futura esposa. O Fato: Eles nunca mais se conversaram depois disso. Anos mais tarde Lewis morre, e Tolkien não se vê com vontade nem de ir a seu enterro, enterro esse que foi super populoso, naquele momento ele era um super-Pastor da Metodista.

Moral da Hisória:

Não deixe que a feiticeira branca congele seu raciocínio e nem que Sauron lhe prenda com seu anel. Afinal, uma amizade é uma amizade, e não devemos deixar nossas vaidades e posicionamentos falarem tão alto, a ponto de não podermos dizer um último adeus a um amigo!
 
Eu sabia que eram amigos da Inkling, mas que havia terminado dessa forma?!
Não tinha idéia! :roll:

Enfim, a vida é mesmo assim.
Nem tudo são flores...
 
Uma pena brigar por causa de religião.
Mas acho que o fato de o Tolkien não ter sido convidado foi o pior de tudo, a gota d'água.
 
Ahhhhh num vou julgar ninguém não.
Nem pior, nem melhor...

A gente nem sabe o contexto todo pra dizer alguma coisa...
Os 2 já morreram e devem estar se divertindo entre elfos, dragões, magos e outras criaturas fantásticas agora...
 
A gente nem sabe o contexto todo pra dizer alguma coisa...
Os 2 já morreram e devem estar se divertindo entre elfos, dragões, magos e outras criaturas fantásticas agora...

R.I.P.
Espero que sim.
Bom, apesar das brigas, a amizade deles foi importante para ambos e influenciou muito as obras que eles fizeram:yep:
 
R.I.P.
Espero que sim.
Bom, apesar das brigas, a amizade deles foi importante para ambos e influenciou muito as obras que eles fizeram:yep:

Isso é embora as brigas e tal.
Eles criaram uma dos melhores contos epicos da história.
Eles fizeram muito bem o trabalho deles neste mundo ^^
Acho que eles setiam o orgulho um do outro.
Mas não demonstravam, mas bem.
Como disseram antes a vida é assim.

Só desejo que descansem em paz os gênios. :lily:
 
eu nunca li ,mas kero ler
deve ser otimoo...
adoro lewis e tolkien
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo