• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quer aprender a falar japonês?

É o Exame de Proficiência em Língua Japonesa. Dê uma olhada aqui e aqui.

É realizado todo ano no primeiro domingo de dezembro. Há quatro níveis, do 4 (iniciante) ao 1 (avançado). Só é possível fazer um nível por vez.
 
Mais alguns links:

Kanji Practice: site com vídeos mostrando a ordem de escrita de 300 kanji, além de arquivos de som com as respectivas leituras chinesas e japonesas e exemplos em frases.

Self Kanji Level Check: teste para saber quantos kanji tu conhece.

Japanese Kanji Dictionary: bem, o nome é auto-explicativo.

Japanese Verb Conjugator: sistema que fornece a conjugação completa de verbos.

Como Aprender Japonês: blog com dicas interessantes para (tcharan) aprender japonês.

Visualizing Japanese Grammar: site com animações em flash narradas explicando diversos pontos da gramática do japonês. Ótimo!

The Kanji Site: site que foca no estudo dos kanji que caem no Exame de Proficiência.

The Japanese Grammar Database: site com informações gerais sobre a gramática do japonês e sobre o conteúdo do Exame de Proficiência.
 
É possível aprender japonês pela internet assim?
Eu sempre achei que devia ser muito difícil aprender uma língua através de leitura.
 
Eu fiz essa prova ano passado.
Ainda não recebi o resultado. Deve ter sido enviado pra UFRJ.

Mas podiam escolher um local menos....ahm....cercado por aviões pousando e decolando toda a hora.
 
É possível aprender japonês pela internet assim?
Eu sempre achei que devia ser muito difícil aprender uma língua através de leitura.

O melhor modo de se aprender uma língua estrangeira começa pela leitura. Há sites com cursos completos de japonês e ainda outros com mais materiais (alguns pagos). Contudo, a parte falada é um dos aspectos imprescindíveis no aprendizado de uma língua viva e só é adquirida através da prática com outros falantes da língua, nativos ou não (teoricamente melhor se com nativos, óbvio).

A possibilidade e dificuldade de se aprender uma língua na Internet passa pela qualidade do material pelo qual se estuda, mas é essencialmente uma questão do esforço e da capacidade do próprio estudante no ato de aprendizagem.

De qualquer forma, pessoalmente uso meios impressos para estudar qualquer língua, mesmo que impressos justamente da Internet, e consulto materiais online geralmente para pesquisar tópicos específicos que não sejam abrangidos no material impresso e para sanar determinadas dúvidas. No caso do japonês, há umas comunidades muito boas sobre a língua onde é possível praticar e tirar dúvidas com outras pessoas, em particular esta no orkut.
 
Valeu Reinhard, vou dar uma olhadinha.
Mas no momento a língua que eu estou doido pra aprender é o Alemão. Sempre quis, mas por enquanto não dá pra eu entrar em uma aula, então vou ver se procuro alguma coisa na internet.
 
A internet é ótima para praticar linguas... particularmente o inglês, que até pouco tempo era indispensável para quem quisesse usar icq e uma série de programas e sites populares que não costumavam ser disponibilizados em outras linguas. Pela internet você pode efetivamente aprender um idioma porque, ao navegar num site japones, vai ter que lidar com situacões que estão fora de qualquer guia disponivel na internet.
Isso torna os dicionarios pop-up que existem para o firefox (não sei se existem para outros navegadores) muito uteis para quem já se aventura em paginas em japones ou qualquer outro idioma (eu costumo usar o rikaichan, disponivel em http://www.polarcloud.com/rikaichan/ )
Assim, um lugar legal para praticar idiomas é a Wikipedia, onde é facil mudar a lingua de um artigo.

Uma ferramenta legal para quem estuda idiomas em geral é o Polyglot, que é uma comunidade voltada para o aprendizado de linguas. Você ajuda um estrangeiro a aprender as linguas que você sabe, ao mesmo tempo que aprende as linguas que ele sabe.
A url é: http://www.polyglot-learn-language.com/

E para o pessoal do nouryokushiken, o resultado já saiu sim, faz quase um mês
Eu fui aprovado (praticamente na nota de corte) no san-kyuu =D

Alguém aqui, além de japonês, também estuda chinês (putonghua)?
 
O que vocês acham do livro "Remembring the Kanji"? É um método "inovador" para aprender os kanjis. Muitos gostam e muitos criticam.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo