• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reconstrução da Muralha externa de Gondor, Ingenuidade ou Orgulho?

Rogério Magno

Guarda da Cidadela
Característico de todo mundo naquela região... sempre desconfiados...

Mas não era ele que estava reconstruindo parte da muralha externa (que depois foi demolida rapidamente?)?

Enquanto respondia a este tópico surgiu esta dúvida, porque Gondor optou por reconstruir a Muralha externa, quando não haviam tropas suficientes para defender uma estrutura de tamanha dimensão, ao invés de reforçar as defesas mais próximas da cidade? Teriam sido Ingenuidade acreditando que ela fosse funcionar, ou puro orgulho com o objetivo de demonstrar grandiosidade perante o inimigo e "gabar-se" de sua posição...

Devido a escolha tomada, a muralha externa foi tomada rapidamente, sem causar qualquer dano preocupante as tropas de Sauron. Então... Porquê recontruir a Muralha apenar para ela ser destruída?
 
Última edição:
como vc derruba um muro? Com dentes? dando porrada com os punhos? ou com alguma arma de cerco?

Acho que o objetivo era dificultar o movimento o exército pelos campos de Pelennor
 
ta... mas era muito trabalho pra pouco dificultação... aquela muralha era inútil depois de tomada... era só derrubar em um lugar, alargar a passagem e continuar em frente como se ela nem tivesse existido...

Agora, se estivesse bem guarnecida (e não estava, nem podia estar) seria outra história...
 
ta... mas era muito trabalho pra pouco dificultação... aquela muralha era inútil depois de tomada... era só derrubar em um lugar, alargar a passagem e continuar em frente como se ela nem tivesse existido...

Agora, se estivesse bem guarnecida (e não estava, nem podia estar) seria outra história...

De certo modo você tem razão!:yep:

Mas para um exército do tamanha do Sauron daria tabalho para derrubar...
 
Pela lógica, é preferivel fazer Minas Tirith uma muralha bem protegida do que Osgiliath bem protegida e Minas Tirith não.

Porque mesmo se tomarem Osgiliath Minas Tirith seria um papel.

Sem contar que existia os portos, e que para chegar até Minas Tirith nem precisava passar por Osgiliath.

Foi de boa inteligencia os Gondorianos fazerem Minas Tirith bem protegida.

A não ser é claro que fizessem Minas Tirith e Osgiliath e os Portos bem fortificados, mais isto seria muitoooo trabalhoso e demorado para se fazer, ainda mais que eles estavam em dias escuros e havia batalhas quase sempre.
 
Eu diria que nem foi ingenuidade nem orgulho. :think:

Eu entendi mais como um improviso para atrasar ou tentar impedir de algum jeito (eliminando logo alguns inimigos) que o exército de Mordor entrasse no Pelennor e investisse contra a muralha principal. De qualquer forma não adiantaria nada contra aquele exército enorme, então realmente parecia inútil tê-lo construído. Mas eu diria que também ajudou com relação à Rohan, pois sem a muralha externa, eles já teriam caído em cima do Portão principal e já estariam fazendo a festa em muitos círculos da cidade.

Vou mais na idéia que Finwë colocou:

Finwë Fëfalas disse:
Pela lógica, é preferivel fazer Minas Tirith uma muralha bem protegida do que Osgiliath bem protegida e Minas Tirith não.
 
Com certeza.

Pois se fortificassem Osgiliath, precisariam de muito mais homens em Osgiliath e Minas Tirith.

Sim. .. é por isso que eu me pergunto: Porquê não fortificar a cidade, reforçando os aredores, cavando, construindo paliçadas para dificultar o avanço das tropas inimigas, mais catapultar para destruir as maquinas de sítio do inimigo a distancia... abarrotar a cidade de defensores entende?

Essa Muralha do Pellenor só serviu pra atrasar as tropas de Sauron um pouco, e como Gondor não sabia se Rohan viria ou não, era um tiro no escuro, com custos de bens e tempo muito elevados para apenas atrasar as tropas inimígas. mais vantagem teria sido cavar um fosso onde não havia muralha, isso atrasaria muito mais as tropas de Sauron.
 
Hum, você chegou num ponto importante, Rogério. Seria mais vantajoso e menos trabalhoso cavar um fosso muito profundo no lugar da muralha externa, por exemplo, como você disse. Mas eu estive pensando numa coisa: acho que o tiro cego seria a única escolha a se fazer, já que como você disse, não sabiam se os Rohirrim chegariam a tempo.

Por exemplo, se eles imaginassem a possibilidade de os Rohirrim chegarem primeiro, seria muito mais fácil pô-los para dentro. Ou mesmo que chegassem depois: seria mais fácil de eles entrarem para guerrear. Se fosse um fosso, com eles chegando depois de este ser cavado, como conseguiriam subir para o outro lado em seus cavalos?

É claro, concordo que o fosso seria muito mais útil, mas sem saber onde os Rohirrim estavam, seria complicado, até porque o mensageiro enviado de Minas Tirith para Théoden não conseguiu retornar para contar notícia.
 
É... realmente a passagem dos cavaleiros Rohirrim pelo fosso seria um grande problema, o que exclui essa possibilidade, já que mesmo que Gondor não tivesse certeza ainda restava a esperança de ajuda vinda de Rohan.
 
Essa muralha externa dá a entender que foi um improviso realmente, pois se não me engano, Gandalf, quando chega com Pippin montado em Scadufax, conversa com Ingold e este diz que estão terminando. Eles poderiam somente ter reforçado essa muralha com catapultas ou qualquer outra estratégia com antecedência, o que parece que não tinha. Assim, o Cerco de Gondor teria começado mais tarde e com muitas perdas para Mordor.

Eu estive pensando numa coisa que poderia servir para algo: a muralha e o fosso. Se tivessem feito um fosso dentro do Pelennor, ainda circundando Minas Tirith, dificultaria para o exército de Mordor. Assim, quando os Rohirrim chegassem, lutariam entre a muralha externa e o fosso, impedindo que o exército de Mordor chegasse às portas de Minas Tirith. Grond seria inútil. :think:
 
Objetivo de atrasar certamento, na minha opinião. Assim daria para os combatentes que estavam na cidade de preparar, pensar planos enquanto os orcs tentassem invadir Gondor.
 
Essa muralha externa dá a entender que foi um improviso realmente, pois se não me engano, Gandalf, quando chega com Pippin montado em Scadufax, conversa com Ingold e este diz que estão terminando. Eles poderiam somente ter reforçado essa muralha com catapultas ou qualquer outra estratégia com antecedência, o que parece que não tinha. Assim, o Cerco de Gondor teria começado mais tarde e com muitas perdas para Mordor.

Eu estive pensando numa coisa que poderia servir para algo: a muralha e o fosso. Se tivessem feito um fosso dentro do Pelennor, ainda circundando Minas Tirith, dificultaria para o exército de Mordor. Assim, quando os Rohirrim chegassem, lutariam entre a muralha externa e o fosso, impedindo que o exército de Mordor chegasse às portas de Minas Tirith. Grond seria inútil. :think:

Nào sei se um fosso adiantaria muito. Afinal, é algo que necessita de muito tempo para ser feito. Se o fosso fosse feito com muita antecedência, Sauron saberia dele e providenciaria algo para "contornar" o problema. E não haveria como cavar ele de última hora.
 
Nào sei se um fosso adiantaria muito. Afinal, é algo que necessita de muito tempo para ser feito. Se o fosso fosse feito com muita antecedência, Sauron saberia dele e providenciaria algo para "contornar" o problema. E não haveria como cavar ele de última hora.

Pensando bem, deixe o fosso pra lá. :lol:

Você falou algo interessante, numa possibilidade que eu não tinha pensado. Se o exército de Sauron construiu uma ponte (ou mais de uma, sei lá) em Osgiliath para que se pudesse passar do lado leste da cidade para o lado oeste, com certeza Sauron poria esse exército para fazer algo semelhante por sobre o fosso. E tem o fato de que o fosso poderia não servir como aliada de Gondor, como por exemplo: o exército de Mordor constrói a ponte, arromba o Portão de Minas Tirith, entra, invadindo os círculos, e quando os Rohirrim chegam, eles destróem a ponte. É, seria um problema.
 
Pensando bem, deixe o fosso pra lá. :lol:

Você falou algo interessante, numa possibilidade que eu não tinha pensado. Se o exército de Sauron construiu uma ponte (ou mais de uma, sei lá) em Osgiliath para que se pudesse passar do lado leste da cidade para o lado oeste, com certeza Sauron poria esse exército para fazer algo semelhante por sobre o fosso. E tem o fato de que o fosso poderia não servir como aliada de Gondor, como por exemplo: o exército de Mordor constrói a ponte, arromba o Portão de Minas Tirith, entra, invadindo os círculos, e quando os Rohirrim chegam, eles destróem a ponte. É, seria um problema.

Sem contar que nem precisava tomar a cidade para isso. Afinal, bastaria os exército de Mordor não colocar nenhuma ponte sobre o fosso, e simplesmente dizimar os rohirrim, que não poderiam entrar na cidade nem nada.

Para atravessar o Anduin, se não me engano, foram usados muitos barcos e balsas. Mas para um fosso, não precisaria disso, afinal o fosso é bem menor que o rio :P
 
É... Fosso OUT...

Confesso que não é uma boa idéia mesmo, porquê acaba dificultando a passagem dos Rohirrim. Mas quanto a ponte, não há problema em Sauron Construí-la, isso iria retarda-lo um tanto mais do que apenas destruir uma muralha construída as pressas...
 
cavar um foço? que grande ideia. como se passa por um buraco? joga um pedaco de madeira emcima dele ou enterra.
 
cavar um foço? que grande ideia. como se passa por um buraco? joga um pedaco de madeira emcima dele ou enterra.

Sim, a questão é que os orcs deveriam trazer pedaços de madeira suficientemente grandes junto com eles. Se eles não soubessem do fosso, isso seria um problema.
E enterrar? Bem embaixo da muralha, com os defensores atirando e tudo o mais? Complicado.

Enfim, o ponto do fosso é que é dificil transpor ele rapidamente, o que por um lado dá tempo a mais para os defensores (digamos, mais chances de os rohirrim chegarem a tempo), por outro lado permite matar uma boa quantidade de atacantes a mais.

Até aí, se seguir o seu ponto de vista, não faz sentido construir muralhas também, afinal dá para encostar uma escada e passar por cima ou derrubar a muralha :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo