• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

limites da terra-média

Calenardhon

Cavalariço de Rohan
pois eh vcs nam se livram taum facil do rohirri^^keria saber se a terra-média eh so akilo que eh mostrado nos mapas de cada livro, ou se tem mais coisa, e se tem oq é q tem ao extremo leste, alem de harad e rhun e mordor?e cruzando o mar vai-se parar onde?keria saber^^
 
Cara, acho que você só seu O Senhor dos Anéis, né?!
Tudo bem, já é um início. Mas eu proponho que você leia os outros livros também, principalmente O Silmarillion. Vai achar muita coisa sobre isso lá, principalmente sobre o que se encontra a oeste do Mar.

Mas vamos por partes.
A Terra-média não é um mundo, é apenas um continente. Tal continente representa um passado distante, perdido no tempo, da Europa.
Ou seja, é como se aquele pedacinho que você vê ali no mapa fosse a Europa e em volta dele tivesse todo o restante do mundo (que na obra se chama Arda).

A leste da TM existe ainda um continente enooorme, que hoje é chamado de Ásia.
Ao sul existe o Harad Próximo e o Extremo Harad, que hoje chamamos de África.

Pra falar sobre o que existe do outro lado do Oceano, temos de dividir o tempo em dois.
A princípio existe Aman, o continente onde viviam os Valar (deuses) e os elfos. Era como o paraíso na Terra.

Após um tempo, devido a vários fatos que naõ vou contar (senão perde a graça na hora de você ler O Silma), Aman foi arrancada dos Círculos do Mundo. Dessa época em diante o mundo, que até então era plano, se tornou esférico. E, muito provavelmente, as Américas surgiram no mesmo lugar onde antes ficava Aman.

Para ilustrar melhor, eis alguns mapas:

http://www.valinor.com.br/galeria/albums/userpics/10001/first_age_of_arda.jpg

http://www.valinor.com.br/galeria/thumbnails-9-page-4.html

Espero ter sido claro!
 
É... o Snaga tá inspiradão hj :clap:

A TM é como se fosse algo tipo a Pangéia que vc estuda na geografia.
Vc já deve ter visto isso, certo?!

Era um bloco único de terra, e além desse tinham outros blocos, Aman onde viviam os Deuses e Dark Land, se não me engano.

Como o Snaga disse, dá uma olhada principalmente no Silmarillion, lá conta desde a criação, formação e deformação da terra.
 
É... o Snaga tá inspiradão hj :clap:
Eu sempre estou inspirado! :cool:

A TM é como se fosse algo tipo a Pangéia que vc estuda na geografia.
Vc já deve ter visto isso, certo?!
Não, não, Elson.
Lengendariamente falando, a Pangéia não existiu.

O conceito de Pangéia diz que, no princípio do mundo, todos os continentes eram unidos em um só, inclusive as Américas.
E isso não acontece em nenhum momento da criação do mundo.

Durante o período narrado, desde o princípio dos tempos, os continentes já estão bem separados e até mesmo o que viria a ser as Américas surge já do outro lado do mundo.
 
Realmente não teve uma Pangéia, tava tudo no seu lugar desde o início :mrgreen:

Sabem, ao ver aquele mapa do Atlas da Terra Média, me veio uma dúvida do passado : oq é a Dark Land ? Tipo, eu sei oq é, mas oq tem lá ???
 
Eu sempre estou inspirado! :cool:


Não, não, Elson.
Lengendariamente falando, a Pangéia não existiu.

O conceito de Pangéia diz que, no princípio do mundo, todos os continentes eram unidos em um só, inclusive as Américas.
E isso não acontece em nenhum momento da criação do mundo.

Durante o período narrado, desde o princípio dos tempos, os continentes já estão bem separados e até mesmo o que viria a ser as Américas surge já do outro lado do mundo.

Esse é a parte do "algo tipo a Pangéia"
No sentido de: As coisas sempre estiveram lá, e depois sofreram mudanças.

Er... muita modéstia da sua parte :blah:
 
pois eh vcs nam se livram taum facil do rohirri^^keria saber se a terra-média eh so akilo que eh mostrado nos mapas de cada livro, ou se tem mais coisa, e se tem oq é q tem ao extremo leste, alem de harad e rhun e mordor?e cruzando o mar vai-se parar onde?keria saber^^


A Leste de Rhûn fica Hildórien, onde os homens surgiram. Ao norte fica as fortalezas de Utmno e o mar de Helcar
Bem ao sul nos ermos de Harad existem as florestas de Harad.

Veja o mapa em anexo:
 

Anexos

  • terra media completa.jpg
    terra media completa.jpg
    184,8 KB · Visualizações: 25
A Leste de Rhûn fica Hildórien, onde os homens surgiram. Ao norte fica as fortalezas de Utmno e o mar de Helcar
Bem ao sul nos ermos de Harad existem as florestas de Harad.

Veja o mapa em anexo:

Senhor "impronunciável" (heheheh), esse mapa que vc anexou em seu post representa a Terra-média antes dos Valar fazerem sua morada nas terras imortais de Aman, não é mesmo? Depois que Melkor destruiu as Lâmpadas (Ormal e Illuin) acho que devem ter ocorridos mudanças no continente. Digo isso porque tenho alguma lembrança de ler no Silmarillion algo a respeito de terras e mares formados e destruídos.
 
Utmno fica ali!!! Eu pensei que era em Belenriand!

Utmno é aquela fotaleza criada por Melkor certo?

Sim Fingon, isso mesmo.

Senhor "impronunciável" (heheheh), esse mapa que vc anexou em seu post representa a Terra-média antes dos Valar fazerem sua morada nas terras imortais de Aman, não é mesmo? Depois que Melkor destruiu as Lâmpadas (Ormal e Illuin) acho que devem ter ocorridos mudanças no continente. Digo isso porque tenho alguma lembrança de ler no Silmarillion algo a respeito de terras e mares formados e destruídos.

Sim, Gabriel! Ocorreram mudanças na Terra Média, entretanto pelo que li nas obras do Tolkien, a Terra Média ficou mais ou menos com essa configuração, não mudando muito.
 
A Leste de Rhûn fica Hildórien, onde os homens surgiram. Ao norte fica as fortalezas de Utmno e o mar de Helcar
Bem ao sul nos ermos de Harad existem as florestas de Harad.

Veja o mapa em anexo:
Só que esse mapa anexado aí não é muito confiável não.
No seu mapa, Beleriand está a noroeste de Eriador, sendo que, na verdade, ela fica a oeste, tal como é mostrado nesse mapa que postei no meu primeiro post.
 
Só que esse mapa anexado aí não é muito confiável não.
No seu mapa, Beleriand está a noroeste de Eriador, sendo que, na verdade, ela fica a oeste, tal como é mostrado nesse mapa que postei no meu primeiro post.

Eu conheco este mapa Snaga! Ele é muito bom! Um dos mais confiáveis com certeza!
Entretanto o que diferencia um mapa neste caso, o seu do meu é a projeção.

Este mapa possui uma configuração cohecida como Projeção Azimutal Equidistante Oblíqua centrado no território de Hither.

Seu objetivo mantêm verdadeiros os ângulos azimutais e as distâncias a partir do centro da projeção. Por isso há esta diferença na deformação das distâncias.

Mas aquele que eu coloquei também é confiante.
 
sobre arda ser o mundo, a TM ser so um continente e eu so ter lido SdA eu ja sei, mas minha mae iria me matar se eu pedisse o hobbit, RdR, contos inacabados e o silma numa cacetada soh^^vlw pela ajuda
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo