• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e o "cinza"

Avastgard

Alwaystanding
Vocês obviamente já devem ter percebido que Tolkien gosta muito de descrever cores em O Senhor dos Anéis. Também já devem ter percebido que ele utiliza sistematicamente a palavra "cinzento" ao longo de toda a obra. O que ele queria representar com o uso reiterado desse adjetivo? Alguém sabe qual é a palavra usada nos originais em Inglês (grey ou talvez "greyish")?
 
Acho que não só o cinza, mas aparece também com muita freqüência o prata, azul, verde mas o tal do prateado, é imenso... Parece que a Terra-Média é toda prateada!
 
Acho que não só o cinza, mas aparece também com muita freqüência o prata, azul, verde mas o tal do prateado, é imenso... Parece que a Terra-Média é toda prateada!


Todas essas cores são associadas principalmente ao mar, que é um tema sempre presente nas obras de Tolkien. Os Gondorianos normalmente têm os olhos cinzentos no SDA, evocando os antigos reis que vieram do mar. O cinza parece também estar associado a tristeza no livro (alias a melancolia é uma das características marcantes do SDA). Eu me lembro duma bonita descrição de um personagem "olhos cinzentos como o mar e que traziam a lembrança da tristeza dos dias antigos". Perfeito.
 
Não podemos esquecer que o Legendarium é uma versão mitológica do Velho Continente, mais precisamente da Grã-Bretanha; lugar onde o "Fog" inglês é predominante em todas as estações do ano. Assim como o mar que costeia as praias do país, sempre retratado em livros em tons cinzas ou negros.
 
Acho que não só o cinza, mas aparece também com muita freqüência o prata, azul, verde mas o tal do prateado, é imenso... Parece que a Terra-Média é toda prateada!


É verdade! A Terra Média é uma mistura de cores, especialmente, o branco, cinza, preto, o vermelho e o castanho.

O branco e o preto é o simbolo de Isengard em sua corrupção, a mão branca de Saruman, possivelmente nos banners de Isengard era o branco e o preto.
O vermelhoe e o preto, simbolos representantes de minha adorada Mordor, o grande olho. A assim por diante...
 
Todas essas cores são associadas principalmente ao mar, que é um tema sempre presente nas obras de Tolkien. Os Gondorianos normalmente têm os olhos cinzentos no SDA, evocando os antigos reis que vieram do mar. O cinza parece também estar associado a tristeza no livro (alias a melancolia é uma das características marcantes do SDA). Eu me lembro duma bonita descrição de um personagem "olhos cinzentos como o mar e que traziam a lembrança da tristeza dos dias antigos". Perfeito.

Como o Tiberius disse, eu acho também que o cinza marcava a tristeza da Terra-Média naquele fim de 3ª Era. O medo que as pessoas tinham do que estava por vir, principalmente quando os exércitos de Saruman (n'As Duas Torres) e de Sauron (n'O Retorno do Rei), começaram a avançar.</p>
Vide a bandeira de Gondor, a árvore branca em um céu negro estrelado por sete palantír.

Essa eu não sabia...as estrelas (bom eu achava que eram simples estrelas) represantam as 7 palantir? (o plural tá errado com certeza - hehehe)
 
O interessante também é como o Tolkien fala "Escuro" ou "Escuros" que aparece com muita frequencia nas obras do professor.

Acho muito interessante este termo utilizado por Tolkien, pois nunca tinha lido o mesmo termo em outras obras de outros autores e só apenas nas de Tolkien.
 
Como o Tiberius disse, eu acho também que o cinza marcava a tristeza da Terra-Média naquele fim de 3ª Era. O medo que as pessoas tinham do que estava por vir, principalmente quando os exércitos de Saruman (n'As Duas Torres) e de Sauron (n'O Retorno do Rei), começaram a avançar.



Essa eu não sabia...as estrelas (bom eu achava que eram simples estrelas) represantam as 7 palantir? (o plural tá errado com certeza - hehehe)


Vero. Tristeza e saudade são sentimentos que podem ser associados ao cinza. Até Mithrandir, depois que passou de "cinzento" a "branco" ficou menos tristonho e mais sorridente, como está no Retorno do Rei.

E acho que o plural é palantíri
 
Tb acho que o sinza representa a tristeza e medo da escuridão que estava por vir...Tem uma passagem no SDA - As duas Torres que fala de quando Gandalf e o Rei de Teolden estavam a caminho de Isengard, observaram que o rio Isem estava quase seco, é bem presente a descrição: suas margens estavam cinzentas e tristes!!

Agora tenho uma dúvida..
O que significava a descrição de Gandalf como "O Cinzento", ele que sempre teve o coração puro e bom??

se alguem souber me ajudem!!
 
Tb acho que o sinza representa a tristeza e medo da escuridão que estava por vir...Tem uma passagem no SDA - As duas Torres que fala de quando Gandalf e o Rei de Teolden estavam a caminho de Isengard, observaram que o rio Isem estava quase seco, é bem presente a descrição: suas margens estavam cinzentas e tristes!!

Agora tenho uma dúvida..
O que significava a descrição de Gandalf como "O Cinzento", ele que sempre teve o coração puro e bom??

se alguem souber me ajudem!!
Para mim essa é a grande questão. O Cinza é utilizado não só para descrever coisas tristes, mas outras também. Essas outras coisas não são alegres, mas também não são de todo melancólicas. Acho que a palavra seria "sorrateiro", oculto.

Quanto à cor prata, ela realmente parece ser mais citada do que outras cores. O "cinzento" me chamou a atenção por ser um adjetivo pouco usado no nosso vocabulário do dia-a-dia.

Mas alguém sabe qual era a palavra original em Inglês?
 
Agora tenho uma dúvida..
O que significava a descrição de Gandalf como "O Cinzento", ele que sempre teve o coração puro e bom??

se alguem souber me ajudem!!



*******************


"Mago Cinzento" se refere à categoria, ou etapa de evolução, em que Gandalf se encontrava, e não ao seu temperamento. Essas etapas, copiadas por muitos jogos de RPG, variam desde os níveis mais baixos, que são os Magos Negros, até chegar ao nível supremo de Mago Branco.

Se vc observar na trilogia do SDA, Gandalf, que é um Maiar, passou de Cinzento a Branco depois da luta contra o Balrog. Acredido que isso ocorreu como um último medo a ser superado por Gandalf, uma purificação necessária para consagrá-lo Branco (também ajudou a trairagem de Saruman que deixou a vaga livre! :lol: ).
 
Quer dizer então que a luta contra o Balrog tinha sido premeditada? Eu pensei que ele tinha morrido na luta (de exaustão, após derrotar o balrog) e os valar tinham mandado ele de volta para continuar auxiliando a derrota de Sauron (isso foi o que alguém aqui do fórum propôs uma vez como explicação para a passagem de cinzento para branco, se bem me lembro).
 
*******************


"Mago Cinzento" se refere à categoria, ou etapa de evolução, em que Gandalf se encontrava, e não ao seu temperamento. Essas etapas, copiadas por muitos jogos de RPG, variam desde os níveis mais baixos, que são os Magos Negros, até chegar ao nível supremo de Mago Branco.

Se vc observar na trilogia do SDA, Gandalf, que é um Maiar, passou de Cinzento a Branco depois da luta contra o Balrog. Acredido que isso ocorreu como um último medo a ser superado por Gandalf, uma purificação necessária para consagrá-lo Branco (também ajudou a trairagem de Saruman que deixou a vaga livre! :lol: ).

Concordo...só tinha dúvida em relação ao que ele usava para Gandalf...eu ainda nao sabia dessas fases dos magos...





Quer dizer então que a luta contra o Balrog tinha sido premeditada? Eu pensei que ele tinha morrido na luta (de exaustão, após derrotar o balrog) e os valar tinham mandado ele de volta para continuar auxiliando a derrota de Sauron (isso foi o que alguém aqui do fórum propôs uma vez como explicação para a passagem de cinzento para branco, se bem me lembro).

Não acredito que tenha sido premeditada nao...Acho que foi mais um desafio inesperado a que um dos membros da comitiva foi submetido..E pelo que fez e a corajem que demosntou frente a um inimigo tão poderoso que ele evoluiu e passou a ser Branco!!!
Entendo tb que ele nao morreu qd derrotou o Balrong..acho que apenas ficou fora de si..como se tivesse ficado desmaiado, talves de esxaustidão!!Dai quando recuperou as forças ja era um Mago branco...

Mas realmente o filme da essa inprensão de que tenha morrido memso!!mas acho que é so no filme..no livro deve estar melhor explicado..

Se alguem souber qual a passagem que fala disso, e puder postar aqui, ficarei feliz..
:D
 
Pois é, eu não lembro disso no livro. No filme, Gandalf fala claramente que foi "mandado de volta".
 
Acho que não só o cinza, mas aparece também com muita freqüência o prata, azul, verde mas o tal do prateado, é imenso... Parece que a Terra-Média é toda prateada!

É vero, o prateado domina hehehe
mas, eu adoro, pois acho linda a cor prata :mrgreen:

O "cinzento" me chamou a atenção por ser um adjetivo pouco usado no nosso vocabulário do dia-a-dia.

Também me chamou a atenção, fica algo meio que enigmático, não sei bem o motivo mas me dá impressão...

*******************


"Mago Cinzento" se refere à categoria, ou etapa de evolução, em que Gandalf se encontrava, e não ao seu temperamento. Essas etapas, copiadas por muitos jogos de RPG, variam desde os níveis mais baixos, que são os Magos Negros, até chegar ao nível supremo de Mago Branco.

Se vc observar na trilogia do SDA, Gandalf, que é um Maiar, passou de Cinzento a Branco depois da luta contra o Balrog. Acredido que isso ocorreu como um último medo a ser superado por Gandalf, uma purificação necessária para consagrá-lo Branco (também ajudou a trairagem de Saruman que deixou a vaga livre! :lol: ).

Interessante isso Seiko-chan :yep:
 
Eu que o cinza é tão especial pelo fato de oder transmitir emoções ( já citadas aqui ). E sobre as cores, além de serem uma ótima simbologia ( as posibilidades representativas são enormes ), dão nomes muito bons. :mrgreen:

Já essa história da luta do Gandalf, eu também sempre interprei como eletendo sido morto, e mandado de volta para cumprir sua missão. Não acho que a luta foi premeditada, mas não duvido que ele tenha sido conhecida pelos Valar muito antes de ocorrer, demodo que ela funcionou como uma provação para uma possível ascenção de Gandalf.

Sabe essa coisa da hierarquia dos magos sempre me instigou. E aproveitando a onda do cinzento, alguém sabe o que vem antes e depois ? Obrigado :mrgreen:
 
Cinza... dia nublado... tempo estranho... acho que tem muito a ver com o periodo, pra reforcar essa ideia, de um algo claro e brilhante, como o branco, porem ainda manchado por alguma coisa, como o cinzento. Os dias das batalhas, o "nivel" de Gandalf, nenhum teve um brilho de imediato. Ouso dizer que o cinza significava provacao na mente de Tolkien. Nao me embaso em nada alem das minhas percepcoes, portanto se o que eu disse for um devaneio, me perdoem...
 
Sabe essa coisa da hierarquia dos magos sempre me instigou. E aproveitando a onda do cinzento, alguém sabe o que vem antes e depois ? Obrigado :mrgreen:

Não sei se se trata de uma hierarquia de cores propriamente dita. Quer dizer, pelo que sei, o branco não é, necessariamente, superior ao cinza.

Tudo bem que Gandalf, após ficar mais poderoso, passou de cinzento para branco, mas acho que com isso Tolkien se preocupou mais em representar Gandalf tomando o lugar de Saruman do que ficando mais poderoso. Digo isso porque haviam outros magos de outras cores. Vejam, por exemplo, o famoso Radagast, o Castanho. Seria ele mais forte ou mais fraco do que Gandalf, quando este era cinzento?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo