• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Virada Cultural em São Paulo - 2008

Duilin

Eruhín Alcarohtar
logo.png


São Paulo vira uma festa da cultura


A Virada Cultural é um evento inspirado nas noites brancas européias, onde museus de cidades como Roma, Bruxelas, Madri e Paris permanecem abertos por toda a madrugada. Em São Paulo, a idéia de espalhar cultura pela metrópole durante 24 horas ininterruptas ganhou ares de uma grande festa e vem tomando mais espaço na capital.

Desde sua primeira edição, a Virada Cultural cresceu sensivelmente, seja em número de palcos e espetáculos espalhados por toda a cidade, seja pela participação do público. Em 2007, foram mais de 350 atrações vistas por um público estimado em 3,5 milhões de pessoas, mostrando que o paulistano incorporou o evento em seu calendário.

Mas nem só de paulistanos se faz a Virada Cultural. O evento ganhou proporções que excedem os limites da cidade e hoje é considerável a presença de turistas no evento. A mistura de que é feita a capital dos paulistas, ganha novos sotaques e cores que acabam por compor, ao lado das apresentações, a grandiosidade do evento.

Além dos inúmeros palcos e apresentações fixas, também já é tradição na Virada Cultural as aparições de artistas circenses, espetáculos de rua, instalações e experiências visuais que surgem no meio da multidão, em intervenções artísticas que aproximam o público da arte, criando um clima de integração e harmonia entre artistas e espectadores.

Como São Paulo, a Virada Cultural é um imenso caldeirão de culturas onde todos os estilos, gírias e expressões artístico-culturais tem seu espaço. Todos esses ingredientes juntos, público, artistas e espetáculos, fazem da Virada Cultural uma legítima expressão do gosto pela cultura e da diversidade que, por 24 horas, deixam a Paulicéia ainda mais Desvairada.

Fonte: http://www.viradacultural.com.br/


Virada Cultural 2008:
São Paulo se prepara para a festa da diversidade.

texto.png


Com novos palcos, evento chega à quarta edição privilegiando o centro da cidade, iniciando a programação das 18 horas do sábado, dia 26 de abril, até as 18 horas do domingo.

A cidade de São Paulo se prepara para mais uma edição da Virada Cultural. Neste ano, o evento está programado para os dias 26 e 27 de abril, das 18h às 18h. Inspirada em eventos europeus, como a Nuit Blanche (noite branca) parisiense, a Virada Cultural conquistou, a cada edição, características tipicamente paulistanas.

Promovida pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a quarta edição do evento reafirma a abordagem democrática, trazendo apresentações de diversas vertentes e estilos culturais e artísticos, valorizando, sobretudo, o percurso pelo diverso, o andar despretensioso pelas ruas ocupadas pelo inusitado, possibilitando a integração e a convivência harmoniosa entre os cidadãos.

Toda a diversidade de São Paulo, refletida nas edições passadas do evento, mostra-se ainda mais clara nesta Virada Cultural. Serão montados palcos especiais de “jam sessions” ininterruptas, em que os músicos se sucedem em seus instrumentos sem que o espetáculo jamais seja interrompido, numa roda de improviso estendida por 24 horas.

O palco principal, que nas outras edições funcionou no Boulevard São João, será deslocado para a Praça Júlio de Mesquita, também no Centro. Entre as atrações deste palco está a cantora Gal Costa que traz um show nos moldes de violão e voz, o cantor Zé Ramalho, Os Mutantes, Orquestra Imperial e o carioca Jorge Ben Jor. O destaque fica para a cantora Cesaria Evora, que virá especialmente de Cabo Verde para a apresentação e cujo estilo musical é apontado como uma variação do fado português. Entre as ruas e avenidas surgirão artistas circenses, espetáculos de rua, instalações e experiências visuais, compondo o grande mosaico de expressões que integram a proposta de maratona cultural, em todos os espaços madrugada adentro, de acordo com a vocação paulistana para a vida ininterrupta e movimentada em todos os horários. Uma xperiência colocada em prática na última edição promete marcar a Virada Cultural 2008. Um espetáculo de rua usará as edificações como espaço de apresentação. Entre as atrações previstas estão: Irmãos Becker, Acrobático Fratelli, Pia Fraus, Nau de Ícaros, Teatro da Vertigem, Globo da Morte, exposição de estátuas vivas e outros. O intuito desta iniciativa é promover a interação direta do público com os artistas, saindo do formato de apresentação tradicional.

A exemplo da última edição, serão mantidos os palcos dedicados ao rock e à música dançante. Este último terá seus arredores transformados em uma grande pista de dança. O surgimento de novas cantoras na música popular brasileira é um fenômeno que não pode ser ignorado por um dos principais eventos culturais da cidade. Batizado de “Palco das Meninas”, a estrutura montada na Avenida Ipiranga esquina com a Rua Araújo, traz novos talentos como Mariana Aydar, Marina de La Riva, Bruna Caram e recebe a cantora Fernanda Takai interpretando o disco Onde Brilhem os Olhos Seus, homenagem à Nara Leão.

Para a edição deste ano, foram criados, ainda, outros quatro novos palcos dedicados aos seguintes gêneros: xote-reggae, música caipira (sertanejo raiz), hip-hop e black. O hip-hop terá espaço garantido neste evento. O palco, que funcionará na Praça Cível Ulisses Guimarães (ao lado do Palácio das Indústrias), receberá os precursores do hip-hop a fim de contar a história do movimento na cidade de São Paulo e no mundo. A tarefa será encabeçada por Thaíde, DJ Hum, Doctors MCs, Rappin’Hood e Afrika Bambaataa.

A combinação de estilos variados e vertentes musicais e artísticas distintas proporciona o contato com novas expressões e amplia o repertório cultural de quem prestigia o evento. Com a presença de milhares de pessoas, a Virada Cultural agrega valores como cidadania e respeito à coletividade.

Inserido no ambiente de diversidade, o Teatro Municipal dá continuidade à proposta de reler discos históricos de grupos e artistas de renome. A abertura fica por conta de Luiz Melodia, que interpreta Pérola Negra, disco lançado em 1973. Além deste, passam pelo palco Pepeu Gomes, Zimbo Trio ao lado de Jair Rodrigues e Fabiana Cozza trazendo canções do disco O Fino da Bossa, Paulo Vanzolini e outros.

Para que toda a cidade acompanhe o evento com comodidade, serviços municipais terão seus horários estendidos por toda a duração do evento - o Metrô funcionará por 24h ininterruptas e parte do trânsito do centro da cidade será desviado; além de outras utilidades que também estenderão seus serviços por toda a madrugada, como estabelecimentos comerciais que funcionarão durante todo o evento.

A expectativa de público desta edição, superior a 3 milhões de pessoas - número atribuído a 2007 - deve-se a diversos motivos, entre eles, o aumento de palcos disponíveis na região central. Espera-se que 10% deste contingente sejam compostos de visitantes, moradores principalmente de cidades próximas a São Paulo, com receita estimada em R$ 90 milhões.

O potencial turístico do evento já vem sendo trabalhado pela Prefeitura, a fim de aumentar, consideravelmente, este percentual na próxima edição. A São Paulo Turismo - empresa de turismo e eventos da cidade - realiza simultaneamente à Virada Cultural, a terceira edição do “São Paulo Meu Destino”, trazendo 150 operadores de turismo que vendem o destino São Paulo, das principais capitais brasileiras e países sul-americanos para participar do evento. Roteiros especiais, pelos principais palcos da Virada, estão sendo elaborados.

O apoio de parceiros como o SESC-SP, a Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria Municipal de Educação e São Paulo Turismo transformaram a Virada Cultural em um evento que caracteriza e reflete o conjunto da cidade, pois os espaços por eles administrados também aderiram à proposta de 24 horas de entretenimento e cultura.

Fonte: http://www.viradacultural.com.br/



Programação: http://www.viradacultural.com.br/programacao
 
Apesar de o povo num ter se interessado, aqui vai um geralzão da programação:
Eu tbm nem sei se esse é o lugar mais adequado pra esse tópico... Enfim, moderadores se tiver algum local melhor podem movê-lo ;)

Teatro Municipal
Local: Praça Ramos de Azevedo
Na Virada Cultural de 2008, a exemplo do que ocorreu no ano passado, o Teatro Municipal de São Paulo abre suas portas para receber artistas de primeira linha da música popular tais como: Luiz Melodia, Zimbo Trio ao lado de Fabiana Cozza e Jair Rodrigues. Os músicos executam seus álbuns mais significativos, faixa a faixa.

18h00 - Luiz Melodia - Pérola Negra (1973)
21h00 - Egberto Gismonti e Naná Vasconcelos - A Dança das Cabeças (1977)
00h00 - Sá, Rodrix e Guarabyra - Passado, Presente, Futuro (1972)
03h00 - O Som Nosso de Cada Dia - Snegs (1973)
06h00 - Pepeu Gomes - Geração do Som (1978)
09h00 - Hamilton de Holanda e Danilo Brito - Vibrações de Jacob do Bandolim (1967)
12h00 - Márcia, Eduardo Gudin E Paulo César Pinheiro - O Importante É que a Nossa Emoção Sobreviva (1974)
15h00 - Paulo Vanzolini - Onze Sambas e Uma Capoeira (1967)
18h00 - Jair Rodrigues, Fabiana Cozza & Zimbo Trio - O Fino da Bossa (1964)

Palco São João
Local: Av. São João com Rua Aurora
O principal palco do evento foi deslocado do Boulevard São João e funcionará ao lado da Praça Júlio de Mesquita, também no Centro. Este ano, passam pelo palco uma combinação eclética de ritmos, idades, climas e tribos. A abertura ficará a cargo da cantora Cesaria Evora, que virá diretamente de Cabo Verde para o evento. Grandes nomes da música como Gal Costa e Zé Ramalho também marcam presença.

18h00 - Cesária Évora
21h00 - Gal Costa
00h00 - Zé Ramalho
03h00 - Mutantes
06h00 - The Gladiators
09h00 - O Teatro Mágico
12h00 - Marcelo D2
15h00 - Orquestra Imperial
18h00 - Jorge Ben Jor

Baile de Bambas
Local: Av. Rio Branco
No final da Avenida Rio Branco, a Virada Cultural ganha uma harmoniosa mistura de ritmos. No palco, do reggae ao arrasta-pé são os principais gêneros. A festa termina no domingo com a cantora Inezita Barroso encerrando com toda a riqueza dos ritmos regionais.

19h00 - Leões De Israel
21h00 - Sine Calmon e Morrão Fumegante
23h00 - Ras Bernardo e Walking Lions
01h00 - Edu Ribeiro
03h00 - Peixe Elétrico
05h00 - Falamansa
07h00 - Oswaldinho do Acordeon
09h00 - Banda Pífanos de Caruaru
11h00 - Quinteto Violado
13h00 - Miriam Miràh, Jica e Turcão - Gracias a la Vida de Tarancón (1976)
15h00 - Renato Borghetti
17h00 - Inezita Barroso - Vamos Falar de Brasil (1958)

Palco de dança
Local: Anhangabaú
Como em todos os anos, o palco do Anhagabau apresenta grandes nomes da dança clássica e contemporânea durante 24 horas de arte expressa através do movimento. Nesta edição da Virada, será concretizado o trabalho de unificar o palco da dança ao Vale e à geografia do centro, segundo o espírito de integração e improviso do evento.

18h00 - Luís Arrieta
18h10 - Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio com Ana Botafogo
18h50 - Performances Diversas
19h50 - Thelma Bonavita & Cristian Duarte
20h00 - Balé de Niterói
21h00 - Ricardo Neves e Samarone S. Gonçalves
21h20 - Lua Tatit
21h40 - Karina Ka
22h00 - Tatiana Melitello
22h30 - Balé da Cidade
23h10 - Luciana Bortoletto
23h30 - Mara Guerrero
23h50 - Cláudia Piassi e Isabela Santana
00h10 - Thiago Granato
00h30 - Cia. dos Homens
01h00 - Vera Sala
02h20 - Thelma Bonavita & Cristian Duarte
02h30 - Distrito Cia. da Dança
03h00 - Tatiana Malitello
03h20 - Karina Ka
03h40 - Lua Tatit
04h00 - Frank Ejara e Storm
04h50 - Mara Guerreiro
05h10 - Luciana Bortoletto
05h30 - Índios Pankararus
06h10 - Thiago Granato
06h40 - Grupo Abieié
07h40 - Lua Tatit
08h00 - Karina Ka
08h20 - Tatiana Malitello
09h00 - Diadema
10h00 - Cláudia Piassi e Isabela Santana
10h20 - Thiago Granato
10h40 - Escola de Bailado
11h20 - Cia. Domínio Público
12h00 - Ismael Guiser
12h30 - Ricardo Neves e Samarone S. Gonçalves
12h50 - Mara Guerrero
13h00 - Ballet Stagium
13h50 - Cia. Domínio Público
14h30 - Omstrab
15h20 - Luciana Bortoletto
15h40 - Ricardo Neves e Samarone S. Gonçalves
16h00 - Studio 3 Cia. de Dança
16h30 - Cia. Domínio Público
17h00 - Cisne Negro

Rock República
Local: Praça da República
Neste ano, o tradicional Palco do Rock ganhou mais diversidade e promete agradar a todos os fãs do velho e bom Rock’n’roll. Do progressivo de O Terço e Casa das Máquinas à versatilidade de Arnaldo e Lobão, do bom humor do Ultraje a Rigor, que executa na íntegra seu clássico disco Nós Vamos Invadir Sua Praia, aos músicos de Volcano e Korzus, passando pela lenda viva do Metal, Paul Di’Anno, que interpretará seu histórico Killers da época em que fazia parte da banda Iron Maiden.

18h00 - O Terço
20h00 - Terreno Baldio
21h30 - Casa De Máquinas
23h30 - Harppia
01h00 - Paul Di’Anno _ Killers (1981)
03h00 - Derrick Green, Andreas Kisser e Convidados
04h30 - Overdose
06h00 - Volcano
07h30 - Vodu
09h00 - Korzus
10h30 - Bando do Velho Jack
11h45 - Los Goiales All Stars
12h00 - Cachorro Grande
14h00 - Arnaldo Antunes
16h00 - Lobão
18h00 - Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia (1981)

Mercado Caipira
Local: Rua da Cantareira (Mercado Municipal)
Toda a riqueza da produção musical do interior do país estará representada em um palco que promete emocionar o público. O Mercado Municipal sediará um encontro de vozes dos principais nomes da música caipira. Na parte central do programa o veterano Tinoco recebe, conta histórias e canta com duplas históricas, improvisando e costurando os espetáculos.

03h45 - Cláudio Lacerda
05h00 - Victor Batista
06h15 - João Ormond
07h30 - Suzana Salles
09h15 - Abel e Cain
11h00 - Tinoco convida e apresenta
11h15 - Cacique e Pajé
12h15 - Jacó e Jacozito
13h15 - Craveiro e Cravinho
14h15 - João Mulato e João Carvalho
15h15 - Pena Branca
16h00 - Sérgio Reis e Os Vips

Planetário 24h
Planetas do Universo
Por Dentro do Sol
Sarau Astronômico
Cosmoilusionismo
Evento infantil: “Bate-papo com astrônomo”.

Memorial da América Latina
Fundação Memorial da América Latina`
Local: Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda - São Paulo SP.
21h00 - Concerto da Orquestra Jovem Tom Jobim “Américas e Áfricas” Convidados: Willy Verdaguer e Fanta Konate.
18h00 - De Puro Guapos
 
Caramba!
Programação realmente extensa. Pena que eu não sou daí nem tem como eu ir praí.
Uma boa iniciativa essa:clap::clap::clap:
 
Vou tentar ir no Sá, Rodrix e Guarabyra no Municipal, porque provavelmente eles irão tocar com orquestra.
 
Vou tentar ir no Sá, Rodrix e Guarabyra no Municipal, porque provavelmente eles irão tocar com orquestra.
Ditto.

Provavelmente vou ver Mutantes, Teatro Mágico, Cachorro Grande e Jorge Ben Jor também.
 
Talvez eu vá na Orquestra Imperial.
O Teatro Mágico eu já num vejo nem de graça mais rs...

Tou na dúvida entra Sá, Rodrix e Guarabyra e Zé Ramalho... =/
Não sei se vai ter orquestra no show deles não. No ano passado não teve orquestra em nada que eu saiba (dentro do Teatro Municipal)

De madrugada vou ver os Heavy Metal
E de manhã, para acordar bem, vou no Korzus :metal:
 
Verdade. Música de bailão à moda antiga! :obiggraz:

É, quem sabe eles também não fazem um Ramones tupiniquim, vai saber.

O Teatro Mágico eu já num vejo nem de graça mais rs...

O Teatro Mágico é para dormir mesmo. E esperar as próximas atrações.

Tou na dúvida entra Sá, Rodrix e Guarabyra e Zé Ramalho... =/
Não sei se vai ter orquestra no show deles não. No ano passado não teve orquestra em nada que eu saiba (dentro do Teatro Municipal)

Eu conheço o Guarabyra, ele disse que estão tentando de qualquer forma levar a orquestra. É desejo deles de tocar.
 
Ahhhh num sei se orquestra ficaria leal no som deles...
Aquele lance de Rock Rural, como fica? rs
 
Virada Cultural SP

Quem foi na Virada desse ano? O que viram? O que não viram mas queriam ver? O que acharam da organização? O que acham que podia melhorar? Etc, etc, etc.

Vi Gal Costa, Harppia, Paul Di Anno, Mutantes, Kroma e Fernanda Takai (sim, sou eclético). :mrgreen:

(talvez seja legal manter só esse tópico sobre a Virada, aí ano que vem as pessoas dão um up nesse em vez de criarem outro.)
 
Última edição:
Re: Virada Cultural SP

Mutantes chutou bundas né? Melhor show da noite, com certeza.

Colei na grade e apertei a mão do Dinho Leme! :D

Hoje de manhã, o Overcoming Trio também fez um show bacana, apesar de curto.
 
Re: Virada Cultural SP

Eu não vi nada, mas eu ouvi Zé Ramalho, Paul Di'Anno e Mutantes bem claramente.

A banda do Di'Anno tocou The Ides of March, Wrathchild, Prowler, Murders In The Rue Morgue, Remember Tomorrow, Killers, Transylvania, Phantom Of The Opera, Running Free, Sanctuary + algumas músicas próprias ruins.

Eu cheguei nos Mutantes bem a tempo de ouvir os hits: Top Top, Ando Meio Desligado, A Hora E A Vez Do Cabelo Nascer, etc. A Balada Do Louco agitou FORTE.

Foi legal.
 
Re: Virada Cultural SP

Estava no show do Teatro Mágico, só que mal consegui ver os acrobatas, fato que fez com que eu chegasse à conclusão que eu, do alto dos meus 20 anos, não tenho pique pra ir em shows lotados (melhor deixar isso para os jovens).
Além deste, estava no show do Tarancón. Este sim, foi MUITO bom e tava mais vazio tb...
 
Re: Virada Cultural SP

Ah sim. Eu tentei ver Teatro Mágico, mas na quarta música eu descobri que não suporto. Coisas da vida.

Falando do Zé Ramalho agora, teve uma hora que o show dele ficou parecendo micareta hein? :blah:
 
Re: Virada Cultural SP

Ah sim. Eu tentei ver Teatro Mágico, mas na quarta música eu descobri que não suporto. Coisas da vida.

Falando do Zé Ramalho agora, teve uma hora que o show dele ficou parecendo micareta hein? :blah:

Talvez você também faça parte do mesmo grupo que eu. Das pessoas que não conheciam quase nada da banda, mas acabou sendo convencido a ir por todos aqueles amigos fanáticos que te chamaram falando que era a maravilha das maravilhas da música brasileira, mas chegando lá, ficou desapontado...

Enfim, algum "metaleiro" de plantão assistiu Vulcano?
 
Re: Virada Cultural SP

Falando do Zé Ramalho agora, teve uma hora que o show dele ficou parecendo micareta hein? :blah:

Era essa a vibe, aparentemente. Ele até tocou Beira-Mar com um arranjo axé bizarro, que até que não ficou totalmente podre. :lol:
 
Re: Virada Cultural SP

Eu ví os mutantes, fiquei um pouco no Psy, no Rock, depois ficamos dando voltas e bebendo. Fui embora cedo por causa do trampo. Curti, queria ter fiado mais...

E tinha uns doidos azuis por lá que derrubaram uns barris num carro de polícia detonado que estavam fazendo cover de superband. Mó megaprodução pra derrubar uma pilha de barris.

É já que falamos de idade, acho que com meus 28 anos vou deixar isso pros bebês e os mais jovens. ^_^

By Raphael S
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo