• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Notícia] Acesso a blogs do WordPress no Brasil pode ser bloqueado

DW

Usuário
Acesso a blogs do WordPress no Brasil pode ser bloqueado

Associação de provedores diz que Justiça mandou impedir acesso a um blog.
Segundo a associação, para cumprir a ordem, outras páginas serão bloqueadas.



Uma ordem judicial expedida no final de março pode resultar no bloqueio do acesso no Brasil a todos os blogs hospedados no portal wordpress.com. A ordem tem como objetivo proibir o acesso a um blog. Mas, segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet), para que a decisão judicial seja cumprida, os provedores de terão de barrar o acesso a todos os sites oferecidos pelo serviço.


A Justiça não informou o nome do blog e a razão da decisão de bloquear a página.

De acordo com a Abranet, o Brasil responde por cerca de 1 milhão dos blogs hospedados no Wordpress.

A ordem de bloqueio foi enviada à Abranet, que a repassou para todos os provedores associados. “Ordem judicial não se discute, se cumpre. Mas, como não é possível bloquear especificamente o endereço solicitado, o acesso a todos os sites com a extensão wordpress.com será impedido no Brasil”, explicou ao G1 Eduardo Parajo, presidente da associação.


Parajo não especificou uma data em que esses blogs ficarão inacessíveis, mas afirmou que os provedores já estão tomando as providências para realizar o bloqueio.


Segundo a companhia de monitoramento de tráfego Alexa, o WordPress ocupa a 27ª posição entre as páginas mais acessadas do país. Se considerados os sites mais acessados de todo o mundo, os blogs do Wordpress ficam em 49º lugar. Nos EUA, ele teve crescimento de 310% no período de um ano e terminou 2007 somente atrás do Blogger entre os serviços de blog mais populares do mundo.


Dificuldade técnica em cumprir a ordem

Paralelamente ao cumprimento da ordem, a Abranet pretende enviar um texto ao juiz, explicando as dificuldades técnicas dessa questão. “Nosso objetivo é esclarecer a situação e mostrar que muitas pessoas podem ser prejudicadas. A alternativa que temos para executar o bloqueio de um único blog vai afetar outras pessoas”, disse Parajo.

Uma situação parecida foi registrada no início de 2007, quando um polêmico vídeo causou o bloqueio do YouTube no Brasil – o site ficou inacessível para os brasileiros durante um dia. O arquivo continha imagens picantes da modelo Daniella Cicarelli e seu então namorado, Tato Malzoni, que abriu com um processo para proibir a veiculação do conteúdo.
Fonte: G1

WTF né?
 
Não vai durar.

Digo, eu espero que não dure, porque meu blog é hospedado no Wordpress. E não só o meu: boa parte dos pro-bloggers brasileiros usa o Wordpress.
 
Até agora não foi nada dito mesmo sobre o porquê disso tudo? Eu costumo acessar blogs da WordPress, principalmente os relacionados à língua inglesa. O Jacaré Banguela, um blog de humor jornalístico que eu acho muito bacana também é da WP, eu acho. Tem muitos blogs hospedados no WP, fala sério!
 
Última edição:
Não vai durar.

Digo, eu espero que não dure, porque meu blog é hospedado no Wordpress. E não só o meu: boa parte dos pro-bloggers brasileiros usa o Wordpress.

"pro-bloggers" (wtf!?) usam wordpress mas têm domínio próprio :yep:
 
Poisé, tem uma diferença entre estar hospedado no servidor do wordpress (ou seja, ter no endereço o wordpress.com) e usar a ferramenta wordpress em servidor próprio. De qualquer modo, eu acho que é o tipo de bobagem partindo da justiça que abre precedentes para outras tantas, e se hoje alguém se sente 'seguro' e acha que não tem nada a ver com isso porque está hospedado em servidor próprio ou no blogspot (ou whatever), amanhã pode estar sem blog também.

Por isso que independente de meu blog não ser wordpress.com eu comprei a briga, até porque vários blogs que visito são wordpress.com. E infelizmente, se a coisa for se concretizar mesmo, só fazendo barulho é que poderemos "voltar ao normal" (vide caso Cicarelli). Mas aparentemente a molecada do YouTube faz mais barulho que a do Wordpress.

Mesmo assim, para quem quiser participar, entrem na comunidade do orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47714548, falem sobre isso em seus blogs, passem o absurdo da notícia adiante. Tem também o site "Não ao bloqueio" -> http://naoaobloqueio.wordpress.com/ que disponibiliza banners para serem colocados nas laterais de seus blogs.
 
Poxa vida, eles ao menos podia dizer o porquê disso tudo. E a liberdade como fica? Hoje é o Wordpress, amanhã pode ser o Blogspot. ¬¬
 
Como eu já conversei com a Ana, o que me incomoda em primeiro lugar é a razão. Não sei porque a necessidade de sigilo.

Mesmo porque uma ação dessas pode sim ser justificada, em casos extremos, como na existência de uma rede de blogs de pedofilia ou de racismo no wordpress e o wordpress simplesmente não fazer absolutamente nada. Mas como eu disse, isso seria um caso extremo, embora justo, e duvido que o wordpress não fizesse alguma coisa.

Deve ser algum outro rico abestalhado brasileiro que se sentiu ofendido e o wordpress - que, ressalte-se, não está sujeito à lei brasileira pois não é brasileiro e acho que nem tem escritórios aqui - considerou que a decisão da justiça não era aplicável.

Por isso que eu defendo que se esclareça as razões da decisão antes de qualquer coisa.
 
Não seria mais fácil pedir para o Wordexpress apagar o tal blog? Assim, os usuários perderiam menos e a empresa também. Não sei se esbarra em alguma lei internacional, afinal não sou advogado, mas acho que seria o mais plausível.
 
Fácil seria, mas acabei de ler uma notícia no G1 e parece que mais uma vez a justiça do Brasil está simplesmente fazendo besteira.

Mullenweg afirma não ter recebido qualquer notificação sobre o caso. Ele diz ter tomado conhecimento da ordem judicial e possibilidade de bloqueio no Brasil depois que um blogueiro lhe enviou um link com a notícia, escrita em português. “Li com a ajuda do tradutor automático do Google”, contou.

Ou seja, os caras nem foram notificados, e pelo visto eles nem sabem qual é o blog em questão:

Mullenweg contesta essa dificuldade. “Ao ter um problema com um único blog, eles poderiam facilmente bloquear somente um endereço, sem prejudicar os outros milhões de brasileiros que acessam o WordPress.com todos os meses.”

Pior é ler:

“Ordem judicial não se discute, se cumpre”, disse Eduardo Parajo, presidente da Abranet.

WTF, se discute sim! Ainda mais quando afetará milhares de pessoas! Quem foi o juiz, qual é o site, por que o site tem que ser bloqueado, etc.? As pessoas que ficarão sem acesso ao Wordpress tem o direito de saber por quê.

Fonte -> http://g1.globo.com/Noticias/Tecnol...LOQUEIO+NO+BRASIL+DIZ+COFUNDADOR+DO+SITE.html
 
Fácil seria, mas acabei de ler uma notícia no G1 e parece que mais uma vez a justiça do Brasil está simplesmente fazendo besteira.

Não é excluividade do Brasil, infelizmente, um judiciário tecno-analfabeto :|

WTF, se discute sim! Ainda mais quando afetará milhares de pessoas! Quem foi o juiz, qual é o site, por que o site tem que ser bloqueado, etc.? As pessoas que ficarão sem acesso ao Wordpress tem o direito de saber por quê.

Order judicial não se discute, se cumpre. Ordem judicial se contesta e se reverte dentro da lei, dentro do tribunal. Mas nunca se descumpre.

Agora que se sabe qual é o problema é hora de reagir. Acho que falta no Brasil algo como a EFF, por exemplo, uma ONG que po$$a arcar com essas brigas.
 
No pensar enlouquece saiu a razão pelo bloqueio. Um cretino colocou no blog um video de sexo explícito e citou o nome da menina que aparece no video. Eu estou achando que a maior bobeira no caso todo é da Abranet, visto que eles sabem qual é o blog a ser bloqueado.
 
O que eles estão alegando é uma brecha na justiça (acho que na lei do consumidor mas não tenho certeza) que diz que se o prestador de serviço não pode, por exemplo, bloquear um usuário que queira colocar um filme porno com o nome da menina, então ele tem que fechar esse serviço.

É um absurdo mas tão agindo dentro da lei. O Google já passou por isso no Brasil e e ainda passa com o Orkut.
Cabe quem está fazendo a defesa alegar que essa lei não engloba crimes ou possíveis picuinhas de internet.
 
Não, Mene, você não entendeu. A questão é: a justiça mandou bloquear o blog do bronha infeliz (isso está bem claro na ordem judicial, inclusive o endereço). O papel da abranet seria informar os provedores para bloquearem o acesso. Aí a abranet começou com o blablabla de que não dá para bloquear um único endereço (o que o próprio fundador do wordpress já desmentiu em entrevista).

Resumo da ópera: dessa vez a caca não é com a justiça (até porque esse infeliz merecia mais do que ter um blog bloqueado), mas a própria associação de provedores que criou caso, dizendo que seria impossível bloquear o blog sem tirar do ar todo o wordpress.

(Link do post do Pensar Enlouquece que eu comentei: http://www.interney.net/blogs/inagaki/2008/04/21/nao_veras_pais_como_este_1/ )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo