• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

MST: Movimento legítimo ou grupo terrorista?

MST. Movimento legítimo da luta pela terra ou grupo terrorista.

  • Movimento legítimo.

    Votos: 7 23,3%
  • Grupo terrorista.

    Votos: 23 76,7%

  • Total de votantes
    30

Éomer

Usuário
Está em curso o chamado abril vermelho, onde ocorrerão uma série de ações do MST que visam relembrar o Massacre (para os simpatizantes do MST) ou ação legitima da polícia (para os detratores do MST) de Eldorado de Carajas. Será uma série de ações que ira desde ocupações (ou invasões) de prédios públicos ou áreas de terra em diversos estados.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/20...bril_vermelho_em_quatro_estados-426831996.asp

Baseado nisso eu pergunto: O MST é um movimento legítimo na luta pelo direito a Terra ou não passa de um grupo de baderneiros e terroristas?
 
Última edição:
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

esse assunto é realmente complicado.

sou extremamente favorável a reforma agrária e acredito que o desenvolvimento total do nosso país está intimamente ligado a questão agrária.

mas não concordo com os métodos do MST e não acredito na integridade dos participantes - principalmente dos líderes do movimento - pela causa.

logo,


Terrorista.
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

O MST deixou de ser à tempos um movimento legítimo, mas chamar de grupo terrorista é exagero. Não gosto dessas simplificações. Definir o que é o MST hoje é muito mais complexo. O grupo perdeu o foco, o rumo e o motivo de usar qualquer nome que lembre a luta pela reforma agrária. Claro que existem aqueles que acreditam no novimento, ou ao menos conseguem ver alguma esperança em conseguir seu pedaço de terra se juntando à ele, mas esses são usados como massa de manobra, pelos líderes, que como já dito, não parecem estar precocupados com a causa.
O que é preciso é uma ação forte e realmente eficaz por parte do governo (eu sei, isso é quase um delírio) para a implementação da tão sonhada reforma, algo que tornaria o movimento "inútil".
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

O MST deixou de ser à tempos um movimento legítimo, mas chamar de grupo terrorista é exagero. Não gosto dessas simplificações. Definir o que é o MST hoje é muito mais complexo. O grupo perdeu o foco, o rumo e o motivo de usar qualquer nome que lembre a luta pela reforma agrária. Claro que existem aqueles que acreditam no novimento, ou ao menos conseguem ver alguma esperança em conseguir seu pedaço de terra se juntando à ele, mas esses são usados como massa de manobra, pelos líderes, que como já dito, não parecem estar precocupados com a causa.
O que é preciso é uma ação forte e realmente eficaz por parte do governo (eu sei, isso é quase um delírio) para a implementação da tão sonhada reforma, algo que tornaria o movimento "inútil".

concordo.

mas acredito que a denominação terrorista não devia ser levada ao pé da letra.

não é o mesmo que se usa para Al-Qaeda por exemplo, é uma simples expressão para expressar muitas atitudes impensadas e de vandalismo do movimento.

não acredito que o Tiberius realmente considere o MST um movimento terrorista.
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

concordo.

mas acredito que a denominação terrorista não devia ser levada ao pé da letra.

não é o mesmo que se usa para Al-Qaeda por exemplo, é uma simples expressão para expressar muitas atitudes impensadas e de vandalismo do movimento.

não acredito que o Tiberius realmente considere o MST um movimento terrorista.


É claro que não (totalmente). Isso foi uma estratégia pra estimular o debate.

Eu sou de uma cidade que possui alguns dos assentamentos mais antigos do RS, mas lá a coisa foi feita de forma mais pacífica. Mas eu acho que agora o movimento se desvirtuou um pouco e anda servindo de massa de manobra.
Esse negócio de entrar em propriedade produtiva, destruir máquinas e matar gado é coisa de uns "poucos" lesados que acabam atraindo a antipatia da sociedade. Botar mulher grávida e criança em frente de invasão também não tem cabimento. É um movimento importante que infelizmente está perdendo o rumo.
O problema é que os animos estão cada vez mais acirrados e essa história toda pode acabar numa tragédia muito grande. Por exemplo, aqui os produtores já estão falando em organizar milícias armadas e reagir.
 
Última edição:
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

Me lembro quando começaram as primeiras invasões do MST, acho que foi em meados de 1993 ou 1994!

Na época muitos estudantes, eu inclusive, estava terminando a faculdade, e acreditava nesse movimento. Acreditava que enfim (depois do impeachment do Collor ) algo estava se voltando novamente o que era real, ao necessário: O país queria ver uma reforma agrária, era necessária para um novo começo de uma era democrática...!

Mas com o tempo (o infeliz confronto em Carajás) o grupo foi dividindo opiniões: Eu acreditei nesse grupo por um bom tempo, tendo discussões ferrenhas com muitos colegas formados em história e também com colegas tinham fazendas (moro em uma cidade pequena com muitos latifúndios ao redor dela).

Como minha universidade mantém também um curso de agrônomia, esse assunto sempre esteve em pauta, sempre esteve a rondar nossa cidade, que participou de uma invasão a uma fazenda secular de nossa região (a família que a administra é riquíssima!) em meados de 1996.

Conheci o problema meio que paralelamente. Houve muito burburinho na cidade. Até que mais ou menos em 1998 essa fazenda foi desativada pelo governo para assentar 120 famílias vindas de várias partes do Brasil: Achei super legal, afinal ja havíamos falado dessa fazenda, uma enorme faixa de terra, toda ao léu, ao mato. Lotes foram demarcados, estudantes foram chamados para ajudar o governo naquela época...

Enfim, o resultado:

A fazenda está somente com 15 moradores até o último recenseamento. O resto foi vendido, dizem que muitos foram morar em São Paulo, já tinham casas lá, só queriam um terreno para vender. Muitos não se acostumaram com o trabalho duro da lavoura, e outros simplesmente venderam já nas primeira semanas...

Hoje sabemos que o MST recebe dinheiro até das FARC (pelo menos foi o que li na VEJA)...

Então não sei o que pensar... Estou decepcionada.
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

Eu também já tive essa fase de acreditar piamente no movimento. Graças a Deus com o passar do tempo nós vamos ficando mais ponderados e começamos a pesar melhor as razões de ambos os lados. eu conheço assentamentos produtivos mas também conheço várias grandes fazendas modernas e produtivas, mas que por essa razão despertam a inveja que o sucesso sempre acarreta. Ver vacas de alta genética sendo abatidas as vezes nem para consumo acaba frustrando e revoltanto qualquer produtor. É nessas horas que qualquer pessoa pode perder a cabeça e ter uma reação extrema. E o pior é que tudo que esse grupo mais precisa são de mártires.
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

Eu acho que faz muito tempo que o MST perdeu sua legitimidade.
Antes muita gente acreditava nele, ele lutava por causas justas e com formas justas. Atualmente, muitas das ações deles são criminosas e exageradas.
Eu acho que eles lutam por algumas coisas certas, mas de uma maneira muito errada.
Como foi aquele caso que eles invadiram um laboratório e destruíram pesquisas que estavam sendo feitas há 10 anos. Pra que? Ação exagerada e impensada.
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

Grupo terrorista?! Pelo amor de Deus. :uau:
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

Só uma sugestão: não dá pra ampliar a enquete não? Movimento legítimo é um extremo e grupo terrorista é outro. Se pudesse colocar algo intermediário facilitiaria a votação:P
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

Tá mais pra movimento terrorista-barbárico-acéfalo-anarquista-retrógrado do que pra primeira opção, portanto voto na segunda.
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

Só uma sugestão: não dá pra ampliar a enquete não? Movimento legítimo é um extremo e grupo terrorista é outro. Se pudesse colocar algo intermediário facilitiaria a votação:P


Confesso que a enquete ficou meio sem alternativa. E essa eterna mania que o gaúcho tem de polarizar tudo. esse negócio de terceira via não existe para nós. Mas o maior objetivo é o debate e esse até que tá legal.
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

Se for pelo debate então já tá valendo:wink:
Mas então não vou votar. Embora ache que tende mais pro terrorismo do que pra legitimidade, acho que não chega a tanto. Por enquanto...
 
Re: MST Movimento legitimo ou grupo terrorista

MST é grupo terrorista SIM.

No Pliberam:
terrorismo | s. m.
s. m.,
sistema de governar pelo terror e com medidas violentas;
actos de violência praticados contra um governo, uma classe ou mesmo contra a população anónima, como forma de pressão visando determinado objectivo;
forma violenta de luta política com que se intimida o adversário;
modo de impor a vontade por meio da violência e do terror.

No Michaelis:
terrorismo
ter.ro.ris.mo
sm (terror+ismo) 1 Sistema governamental que impõe, por meio de terror, os processos administrativos sem respeito aos direitos e às regalias dos cidadãos. 2 Ato de violência contra um indivíduo ou uma comunidade.

Por mim, todos os participantes poderiam ser presos e jogados na cadeia como os marginais que eles são.
 
Quando essas invasões do MST começaram, eu era pequena demais para saber o que eram. Conforme o tempo foi passando, fui tentando entender o que essa gente queria, e a conclusão era sempre a mesma: gente folgada que não quer trabalhar. Claro, como disseram, muitos membros acreditam no movimento, mas creio que a maioria ta lá mais pra fazer baderna. Minha família sempre disse que os líderes são ricos e tem dinheiro pra comprar quantos terrenos der, era politicagem pura. No começo até pode ser que era legítimo, mas agora é só bagunça e um incômodo a mais.
 
Se fosse a um tempo atrás eu diria que eram um bando de bandidos e arruaceiros. Mas hoje sou obrigado a reconhecer que estão tomando proporções de grupo terrorista sim!

Os caras tão recebendo treinamento de pessoal ligado às FARC e a milícias populares chavistas. Estão estorquindo fazendiros e empresas. Até mesmo sequestro já estão praticando!!!:disgusti:
E pior, tudo com a conivência desse governo Demagogo!!!:disgusti:

Se alguém têm alguma dúvida disso, então de um pulo no sul do Pará, por exemplo.

PS: o que disse não é especulação, muito menos li VEJA!! Fontes oficiais!!
 
Sabem, eu pensava quase igual a vocês. Aí comecei a ler outros veículos de mídia e ir mais atrás do conhecimento "real", inclusive conversando com participantes do MST. E já acho um absurdo como vocês, que têm acesso fácil a informação, possam ter opiniões como as que estão expondo aí.

Não pretendo discutir porque já fiquei meio irritado com algumas coisas ditas aí, e sei que vou acabar me esquentando. Só sugiro que não formem opinião tão superficial sobre uma coisa que inegavelmente só tem um de seus lados em divulgação midiática.
 
Certas coisas são divertidas por conta do absurdo que representam. E, claro, todo absurdo parece mais divertido se dito com convicção. Ler os editoriais do jornal O Globo e a seção de cartas dos leitores é observar a base empírica disso.

O interessante é que a seção das cartas funciona como caixa de ressonância dos editoriais, por vezes com um dia de atraso mas, freqüentemente, no mesmo jornal. Obviamente existem inúmeros filtros e seleções empreendidas pelo jornal, mas, na média, é razoável pensar que as opiniões expressas nas cartas representam a opinião do leitor médio d'O Globo.

Comparar editoriais e cartas é pensar na satisfação dos editores do jornal: "nossos leitores acreditam nas nossas 'notícias' e compram, sem nenhum tipo de dúvida, nossas interpretações" ou ainda "dizer A no editorial é ler Ax2 nas cartas do dia seguinte, geralmente com uma dose muito maior de convicção cega e entusiasmo do que seria possível mesmo em um editorial". Ou seja, o que os editoriais provocam são, além da concordância explícita, o reforço da opinião do jornal através de termos ainda mais claros.

Tudo isso para dizer o seguinte: cada vez mais (a memória engana, mas eu lembro que outros posicionamentos apareciam aqui) esse fórum funciona como a seção de cartas dos leitores do jornal O Globo.
 
Falando em mídia alternativa, tem um jornal mensal que eu li algumas edições e gostei muito, o Le Monde Diplomatique brasileiro.
Ele traz algumas matérias bem interessantes. Claro que nem tudo é bom, mas tem opiniões bem legais e diferentes das convencionais.
Alguém já leu?
 
Essa discussão pode avançar (e melhorar) um pouco se deixar de lado o senso comum.

Um bom começo: Noam Chomsky- The New War Against Terror. Obviamente o assunto é a "guerra contra o terror" dos EUA, no entanto, muito do que é dito sobre terrorismo e mídia vale para essa discussão aqui. De qualquer forma, Chomsky é sempre uma leitura interessante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo