• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Possível erro em "O Silmarrillion"

Bom,em "O Silmarrillion" na luta entre Fingolfin e Morgoth,Fingolfin decepa os pá de Morgoth.

Mas no capítulo sobre a guerra da ira,os Valar decepam OS PÉS DE MORGOTH.


Afinal de contas,Morgoth tinha dois pés?
 
Na verdade em o Silmarillion é falado que Filgolfin "corta" o pé de Morgoth, mas com certeza foi apenas um corte e não decepou o referido pé. Eu acho que tu fez confusão.
 
É isso aí...

"E Morgoth pôs o pé esquerdo sobre o pescoço de Fingolfin; e o peso era o de uma colina desmoronando. Contudo, num golpe final e desesperado, Fingolfin lhe cortou o pé com Ringil, e o sangue jorrou negro e fumegante, enchendo os buracos feitos por Grond."

Tiberius e Fringway disseram tudo... Apesar de ter sido um grande ferimento, creio que o pé realmente tenha sido apenas cordado e não decepado (ou assim estaria especificado).
 
Bom,em "O Silmarrillion" na luta entre Fingolfin e Morgoth,Fingolfin decepa os pá de Morgoth.

Mas no capítulo sobre a guerra da ira,os Valar decepam OS PÉS DE MORGOTH.
Não. Ele corta (fingolfin) no sentido de um corte superficial só a ponto de jorrar sangue e não de decepar.

Afinal de contas,Morgoth tinha dois pés?
Ainda bem né. Imagina, se tivesse um só ele seria o Sacigoth
 
Hmmm posso dar uma sugestão, releia o livro =)
Pelo menos o trecho, pra tentar entender melhor.

E qqer dúvida, só vir aqui...
Como viu, o pessoal tá sempre pronto pra ajudar


PS: Sacigoth :lol:
 
Já explicaram muito bem. Mas vale lembrar que Fingolfin deixou Morgoth manco e não aleijado!

E sim, ele tinha dois pés, tal qual eu e você! :mrgreen:
 
É constado que Fingolfin deixou aquelas marcas nos pés de Morgoth até o fim e que não decepou os dois pés de Morgoth.
 
Já disseram tudo, Morgoth ficou manco por causa da luta com Fingolfin, provavelmente o corte que ele fez no pé de Morgoth foi bem fundo e não cicatrizou direito:think:

Como os Valar se "vestiam" nas formas dos elfos, muito provavelmente ele tinha dois pés, sim:hanhan:
 
Na luta entre Fingolfin e Melkor o que ocorreu primeiro foi uma ferida muito forte e violenta no pé de Melkor o que o deixou muito assustado. Na verdade Melkor levou uma surra de Fingolfin, mesmo este último sendo morto.

Foi na guerra da Ira que Melkor perdeu seus pés mesmo...
 
Se já disseram tudo, que posso dizer? Vou repitir um post. Apesar de terem respondido, para a sua confirmação, releia a luta de Morgoth e Fingolfin.
Você encontrará o que foi dito aquí e ainda terá uma boa leitura.

edite e PS: Esse foi meu post de n*666. Explicado, né?
 
Última edição:
se não me falha a memória, no prefácio do livro, o christopher tolkien comenta sobre os possíveis "erros" ou "bolas trocadas", visto que são um ajuntamento de rascunhos, textos e coisas do gênero do professor.
vale ressaltar, mais uma vez, pq vc é conhecedor do assunto e é bem familizarizado com o universo tolkien, que o silma foi uma organização do christopher.
mas creio que estas confusões não aparecem só e somente no silma... o próprio tolkien admitiu isso, visto que nem ele estava "preparado" para tanto material que se mostrou presente ao longo dos anos... a obra é vasta, com muitos nomes não só de pessoas, criaturas, mas geográficos e históricos tbém...
tolkien teria de ser um imortal (no sentido élfico da palavra) para organizar tudo...
 
se não me falha a memória, no prefácio do livro, o christopher tolkien comenta sobre os possíveis "erros" ou "bolas trocadas", visto que são um ajuntamento de rascunhos, textos e coisas do gênero do professor.
vale ressaltar, mais uma vez, pq vc é conhecedor do assunto e é bem familizarizado com o universo tolkien, que o silma foi uma organização do christopher.
mas creio que estas confusões não aparecem só e somente no silma... o próprio tolkien admitiu isso, visto que nem ele estava "preparado" para tanto material que se mostrou presente ao longo dos anos... a obra é vasta, com muitos nomes não só de pessoas, criaturas, mas geográficos e históricos tbém...
tolkien teria de ser um imortal (no sentido élfico da palavra) para organizar tudo...

Aproveitando sua fala, me parece que ainda existem outros trechos ou rascunhos que nunca foram publicados por nenhuma editora no mundo. Será realmente que o filho do Tolkien publicou tudo? Tudinho, tudinho? Eu acho que não! Existem segredos da literatura tolkieniana que ficam somente com os Tolkien´s offsprings kkkkkkkkkkk :lol::lol::lol:
 
Mas um Vala pode ser ferido assim de maneira tão indelével? Tipo, não existe nenhuma superioridade física que sobreponha um Vala a outras criaturas inferiores?

Ou Fingolfin conseguiu ferir Morgoth assim tão gravemente porque ele estava "decaído"? Ou porque Fingolfin era um grande entre os Eldar, capaz até mesmo de ferir um Vala? Ou foi a espada que era poderosa o bastante?

Não preciso dizer mais nada, o Tiberius e o Fringway já disseram tudo.

Então não precisa dizer nada nem postar nada. :mrgreen:
 
Só pra ver como tudo tem uma interpretação diferente, dependendo de que lê.

Palmas pra Tiberius e Fringway que esclareceram tudo (clap clap clap).
 
Mas um Vala pode ser ferido assim de maneira tão indelével? Tipo, não existe nenhuma superioridade física que sobreponha um Vala a outras criaturas inferiores?

Ou Fingolfin conseguiu ferir Morgoth assim tão gravemente porque ele estava "decaído"? Ou porque Fingolfin era um grande entre os Eldar, capaz até mesmo de ferir um Vala? Ou foi a espada que era poderosa o bastante?

Eu acho que foi a junção de todos esses fatores.
Uma espada poderosa, nas mãos de um dos mais poderosos filhos de Eru e ainda assim, acredito, só feriu o tal Vala, pq ele estava em decadência.

E esse poder citado não se refere só à força, coragem, mas tbm ao poder do espírito, à "magia" que os elfos tinham.

Fingolfin pôde ferir Melkor dessa forma, assim como Fëanor pôde aprisionar parte da fusão da luz das árvores em 3 gemas.
Assim, como Celebrimbor fez anéis que têm por exemplo a capacidade de curar a terra dos males, ou instigar a coragem no coração dos seres.
Como Lúthien de assumir uma forma animal, cantar pra provocar as sensações que quisesse...
Ou como tantos de se ocultarem em meio às árvores, de falar com animais... e por aí vai...
 
Última edição:
Mas um Vala pode ser ferido assim de maneira tão indelével? Tipo, não existe nenhuma superioridade física que sobreponha um Vala a outras criaturas inferiores?

Ou Fingolfin conseguiu ferir Morgoth assim tão gravemente porque ele estava "decaído"? Ou porque Fingolfin era um grande entre os Eldar, capaz até mesmo de ferir um Vala? Ou foi a espada que era poderosa o bastante?



Então não precisa dizer nada nem postar nada. :mrgreen:



eu acho que o grau de degradação e corrupção que Morgoth alcançou acabou causando a corrupção de seu próprio corpo. Por isso foi possível a Fingolfin lhe causar esse tipo de ferimento.
 
Um fato que passa despercebido na época dessa luta, é que Morgoth acaba, de certa forma, preso à forma que adotou. Anteriormente ele podia se transformar, mas depois de tanto desprender poder para suas crías, ele chega uma fase que já não pode se transformar em nuvem e fugir. Lembram disso?
Talvez essa seja uma explicação para ele poder ser ferido. Uma coisa também intrigante, é que decepam os pés dele, certo? Mas onde? Na TM? Pois no plano do "Vázio" eles não têm corpos. Ou terei errado? "Parafraseando Groo!"
 
Sem nada mais a declarar. Todos os anteriores falaram tudo.
Mas imagino, Morgoth, pulando pra lá e pra cá igual um Saci. Realmente cômico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo