• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

50 anos da Bossa Nova - o mais importante movimento musical surgido no Brasil.

Esse ano completa-se 50 anos do mais importante movimento musical surgido no Brasil .

Movimento elitista que tornou-se popular em muitos países principalmente EUA , Japão e Europa.


A bossa nova iniciou-se para muitos críticos quando foi lançado, em agostode 1958, um compacto simples do violonista baiano João Gilberto (considerado o papa do movimento), contendo as canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).

A bossa nova é um movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 1950 e início da de 1960. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Anos depois, Bossa Nova se tornaria um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.
A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...). A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.
Alguns críticos musicais destacam a grande influência que a cultura estadosunidense do Pós-Guerra combinada ao impressionismo erudito, de Debussy e Ravel, teve na bossa nova, especialmente do jazz. Além disso, havia um fundamental inconformismo com o formato musical de época,
Um embrião do movimento, já na década de 1950, eram as reuniões casuais, frutos de encontros de um grupo de músicos da classe média carioca em apartamentos da zona sul, como o de Nara Leão, na Avendia Atlântica, em Copacabana. Nestes encontros, cada vez mais frequëntes, a partir de 1957, um grupo se reunia para fazer e ouvir música. Dentre os participantes estavam novos compositores da música brasileira, como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Sérgio Ricardo, entre outros. O grupo foi aumentando, abraçando também Chico Feitosa, João Gilberto, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli, entre outros.
Primeiro movimento musical brasileiro egresso das faculdades, já que os primeiros concertos foram realizados em âmbito universitário, pouco a pouco aquilo que se tornaria a bossa nova foi ocupando bares do circuito de Copacabana, no chamado Beco das Garrafas.
No final de 1957, numa destas apresentações, no Colégio Israelita-Brasileiro, teria havido a idéia de chamar o novo gênero - então apenas denominado de samba sessions, numa alusão à fusão entre samba e jazz - , através de um recado escrito num quadro-negro, provavelmente escrito por uma secretária do colégio, chamando as pessoas para uma apresentação de samba-sessions por uma turma "bossa-nova". No evento participaram Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal e Luiz Eça, onde foram anunciados como "(...)grupo bossa nova apresentando sambas modernos"[1].


fonte : wikipedia.

Para quem não conhece vale a pena conferir nos links abaixo.

o marco inicial :
http://www.youtube.com/watch?v=guMek3_D6ls
http://www.youtube.com/watch?v=h_NYrI1Mt9I


a maior dupla da musica brasileira :
http://www.youtube.com/watch?v=XswzObX0kk4

Elis e Tom Jobim:
http://www.youtube.com/watch?v=jYLoxMtnUDE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=j_DtiVOqeiI


outras belas canções:
http://www.youtube.com/watch?v=gfwCMV-MkA4
http://www.youtube.com/watch?v=ZjeEqBKhGW4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=0zukplkZmsA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=VZegHk4qDaQ&feature=related





Eu , particularmente, sou muito fã de bossa nova e acredito que ela representa um das melhores características do povo brasileiro : a criatividade.

Não sei se o pessoal do fórum é muito fã , mas vale a lembrança.

ps: pena que não pude postar o Sinatra cantando com o Tom Jobim é uma lástima terrivel.
 
Última edição:
realmente o pessoal não é muito fã de Bossa Nova no fórum.


:yep:


attachment.php
 

Anexos

  • CharlesBronson.jpg
    CharlesBronson.jpg
    15,7 KB · Visualizações: 3.763
Nossa, bossa nova é MUITO bom.
Eu não conheço muita coisa, mas há uns tempos eu andei ouvindo muito jazz, pesquisando bastante coisa sobre jazz e me interessei por essa "vertente" brasileira, tão inovadora, que é a Bossa Nova e a MPB. Atualmente eu gosto muito de Chico Buarque, Tom Jobim, Toquinho e João Gilberto. Mas conheço só esses, infelizmente.
 
Eu acho que você meio que superestimou a Bossa Nova. Não diria que foi o movimento MAIS importante. Ficaria melhor se tivesse colocado apenas que foi um movimento importante e tals. Todos os movimentos contribuiram, e muito, musicalmente para a cultura do país e criação de uma identidade sonora nacional. Samba, Bossa Nova, Tropicalismo até mesmo o Rock nacional teve sua importância.

A Bossa Nova teve grandes expoentes da nossa música, ótimas letras e melodias, até concordo, mas não a considero o mais importante movimento. Outras vertentes também trouxeram grandes mudanças ao cenário musical brasileiro em diferentes épocas. Mas mesmo assim parabéns pra Bossa Nova!
 
Eu acho que você meio que superestimou a Bossa Nova. Não diria que foi o movimento MAIS importante. Ficaria melhor se tivesse colocado apenas que foi um movimento importante e tals. Todos os movimentos contribuiram, e muito, musicalmente para a cultura do país e criação de uma identidade sonora nacional. Samba, Bossa Nova, Tropicalismo até mesmo o Rock nacional teve sua importância.

A Bossa Nova teve grandes expoentes da nossa música, ótimas letras e melodias, até concordo, mas não a considero o mais importante movimento. Outras vertentes também trouxeram grandes mudanças ao cenário musical brasileiro em diferentes épocas. Mas mesmo assim parabéns pra Bossa Nova!

entendo.

na verdade quando escrevi o tópico e o coloquei como maior movimento musical surgido no Brasil considerei o fato da dimensão que ele tomou internacionalmente.

quando se visita sites, chats , foruns , videos ... percebe a quantidade de pessoas de outros países que conheçem e admiram o movimento.

na verdade acho que é o unico movimento musical nacional que ganhou grande repercussão internacional.

claro , na época que ele surgio e para alguns saudosistas como eu .


abraço
 
entendo.

na verdade quando escrevi o tópico e o coloquei como maior movimento musical surgido no Brasil considerei o fato da dimensão que ele tomou internacionalmente.

quando se visita sites, chats , foruns , videos ... percebe a quantidade de pessoas de outros países que conheçem e admiram o movimento.

na verdade acho que é o unico movimento musical nacional que ganhou grande repercussão internacional.

claro , na época que ele surgio e para alguns saudosistas como eu .


abraço

Aí até concordo com você. Em termos de disseminação e até mesmo admiração, lá fora, tudo bem Bossa Nova é, ainda, um dos estilos mais bem vistos, apesar de já não ter mais aquele caráter de "movimento" que vc citou, o qual aliás ainda acho meio dúbio, porque na minha opinião, movimento é mais que apenas música, representa uma mudança de pensamento em várias frentes: cultural ou política, etc...

Já aqui no Brasil a Bossa Nova meio que perdeu a força, e se não me engano a Jovem Guarda foi o estilo que a substitui em preferência nos anos sessenta, seguido depois pelo Tropicalismo. O fato é que hoje em dia no Brasil a Bossa Nova está presente mais como referência em outros estilos musicais do que em preferência.

Acredito ser até mesmo uma eliminação devido ao caráter de urgência de nossos dias. A vida anda muito corrida. Ninguém mais tem tempo para aquele lirismo e poesia da Bossa Nova, pra parar e apreciar a beleza das pequenas coisas. A correria de hoje não dá tempo de parar pra cantar garota de Ipanema(no sentido musical), ou prestar atenção no pau a pedra e o fim do caminho.
 
Sério. É legal pra caramba. É de muita importância sim mas até os caras que faziam bossa nova fazem o que hoje?
 
tu conheçe os principais já . mas , na minha opinião falta o principal Vinicius de Morais.

dá uma olhada nos link , são bem bons.

Eu conheço do Vinícius o trabalho dele com o Toquinho, que eu acho muito bom. Ele é um letrista nota 10.

O Chico ainda lança CDs, Menegroth, mas sobre os outros eu realmente não vejo muita notícia. Só o Toquinho de vez enquando, acho que teve show dele aqui em BH há um tempinho, mas como eu tava falido nem fui.
 
Aí até concordo com você. Em termos de disseminação e até mesmo admiração, lá fora, tudo bem Bossa Nova é, ainda, um dos estilos mais bem vistos, apesar de já não ter mais aquele caráter de "movimento" que vc citou, o qual aliás ainda acho meio dúbio, porque na minha opinião, movimento é mais que apenas música, representa uma mudança de pensamento em várias frentes: cultural ou política, etc...

Já aqui no Brasil a Bossa Nova meio que perdeu a força, e se não me engano a Jovem Guarda foi o estilo que a substitui em preferência nos anos sessenta, seguido depois pelo Tropicalismo. O fato é que hoje em dia no Brasil a Bossa Nova está presente mais como referência em outros estilos musicais do que em preferência.

Acredito ser até mesmo uma eliminação devido ao caráter de urgência de nossos dias. A vida anda muito corrida. Ninguém mais tem tempo para aquele lirismo e poesia da Bossa Nova, pra parar e apreciar a beleza das pequenas coisas. A correria de hoje não dá tempo de parar pra cantar garota de Ipanema(no sentido musical), ou prestar atenção no pau a pedra e o fim do caminho.


com certeza , atualmente , não tem mais carater de movimento cultural.

mas na época em que foi criada ela possuia muitos aspectos de revolução cultural, representada principalmente por Vinicius de Morais que largou sua vida diplomática para participar mais ativamente do movimento. o poeta , homem culto e poliglota tirava a gravata para cantar nos bares onde tomava tomava whisky até cair. Agora uma coisa concordo plenamente a bossa nova nunca se envolveu com fatores politicos e seus principais criadores detestavam esse assunto.

com certeza a Jovem Guarda foi muito mais popular no Brasil. A prova maior: o Roberto é o Rei até hoje . Jovem guarda , na meu ponto de vista é populacho e isso sempre vai ter maior repercussão na população. respeito quem admira a jovem guarda , mas "calhambeque bi bi " é foda , não vejo valores e nem qualidade musical comparavel a Bossa Nova.

realmente , a bossa nova hoje em dia é muito mais referência musical que um estilo ativo hoje em dia. não se faz mais bossa nova.

como tu mesmo disse , o mundo atualmente não condiz mais com a realidade da BN
 
Sério. É legal pra caramba. É de muita importância sim mas até os caras que faziam bossa nova fazem o que hoje?


na verdade os criadores do movimentos , os principais compositores morreram.

dos precursores apenas João Gilberto continua na ativa , faz um show por ano e cobra carissimo.

mas como o Marco disse , atualmente a realidade não condiz com o contexto cantado na bossa.
 
com certeza , atualmente , não tem mais carater de movimento cultural.

mas na época em que foi criada ela possuia muitos aspectos de revolução cultural, representada principalmente por Vinicius de Morais que largou sua vida diplomática para participar mais ativamente do movimento. o poeta , homem culto e poliglota tirava a gravata para cantar nos bares onde tomava tomava whisky até cair. Agora uma coisa concordo plenamente a bossa nova nunca se envolveu com fatores politicos e seus principais criadores detestavam esse assunto.


Ah Fingol, vc me desculpe mas única revolução que eu vejo aí foi na vida do Vinícius mesmo. Não vejo como a bebedeira dele mudou alguma coisa pro resto do país!
 
Última edição:
E quanto às letras políticas do Chico?

Chico não participou da criação do movimento . era uma criança quando o Vinicius ia na casa de seu pai Sergio Buarque de Holanda um dos maiores historiadores do Brasil.

a grande influencia politica das musicas de chico buarque , alem de seu juizo pessoal é claro , tem a influência de seu pai.
 
A Fingol vc me desculpe mas única revolução que eu vejo aí foi na vida dele. Não vejo como a bebedeira do Vinícius mudou alguma coisa pro resto do país!

desculpo sim :lol:

até gosto de discutir esses assuntos.

realmente é dificil medir ou atribuir mudanças culturais a uma determinada pessoa .

ainda por cima em um fórum de Internet , isso seria uma discussão pra uma noite inteira e da-le trago. :cerva:

vou tentar representar a importancia da figura de vinicius na cultura nacional.


conheçe a peça Orfeu da Conceição ?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo