• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Meia entrada

nana

Usuário
Vários problemas temos tido quando não compramos ingressos de show durante o prazo de vendas do Citibank ou logo depois que eles começam a vender ao público geral.

Ontem fui comprar ingresso para o show do Whitesnake e a atendente disse que só tinham ingresso inteiro e pista. Não é Ozzy, não é Iron, como acaba a meia em tão pouco tempo? A reserva de meia deve ser ínfima, uma mera desculpa para não venderem. Bem, entrei no site do Procon, pois o Curunír disse que achava ser ilegal e, bem, é:

http://www.procon.sp.gov.br/ disse:
2. É correto os organizadores de eventos/shows limitarem a venda de meia entrada?
Não. A concessão de meia entrada deve ser garantida para todos os alunos que se enquadram na Lei Estadual nº 7844, de 13/05/92 e Lei Municipal nº 13715, de 07/01/04, ou seja, estudantes do ensino fundamental, médio e superior, sendo estendido no municipio de São Paulo, para alunos de cursos pré-vestibulares, profissionalizantes (básico e técnico) e pós-graduação. Se houver recusa no cumprimento da lei, o aluno, poderá adquirir o ingresso com valor integral e requerer posteriormente a devolução da quantia paga a maior, através de um órgão de defesa do consumidor ou o próprio Poder Judiciário. Para isto, deverá apresentar o ingresso e a identificação estudantil.

Minha resposta, então, será comprar o ingresso e ir ao Procon.

Quem esteve ou estiver nesta situação, sugiro que faça o mesmo, quem sabe eles parem com essa palhaçada - embora eu ache que para eles vale mais a pena devolver o dinheiro de meia dúzia do que liberar novamente.
 
A última vez que reclamei isso, para o show do Metallica agendado para outubro de 2003, fui parar na delegacia com mais três amigos e outras pessoas que não concordavam com essa cota. Não, nós não saímos na pancadaria, só mostramos esse mesmo excerto e pediram para fazermos um boletim de ocorrência. Mesmo assim o processo não saiu e a única coisa que ameaçaram na época foi: "O máximo que pode acontecer se não houver acordo é o cancelamento do show".

Então nós compramos os ingressos para inteira, mas o show foi cancelado antes mesmo de pensarmos em reclamar no Procon. :-|

ps: não que o cancelamento seja nossa culpa. :-|
 
Última edição:
Eu paguei uma facada inteira no Ozzy. E se eu for no Procon de Vinhedo eles vão rir da minha cara.

As coisas só devem funcionar aí em São Paulo e olhe lá.
 
Eu paguei uma facada inteira no Ozzy. E se eu for no Procon de Vinhedo eles vão rir da minha cara.

As coisas só devem funcionar aí em São Paulo e olhe lá.

Não acho q eles fariam isso com a lei ao seu lado, e se vc não tentar as coisas vão continuar como estão.
 
Aqui em Curitiba a meia entrada funciona.
Nunca tive problema em comprar ingresso pra show, cinema, teatro, etc...
 
Eu nunca fui em algum lugar a não ser cinema que a cota de ingressos para estudante não seja limitada. Futebol é assim Você vai comprar e acabou o meia entrada.

Ai você diz que pela lei não existe cota. E o cara responde que como o evento é particular pode sim.


Vai saber.

Aqui em Curitiba a meia entrada funciona.
Nunca tive problema em comprar ingresso pra show, cinema, teatro, etc...
Talvez seja pelo menor número de pessoas comprando.
Duvido que em um show ai se for pra mil pessoas e chegarem mil estudante pra comprar eles vão vender.
 
Nunca soube disso.
Enfim, apesar de saber muitas coisas em defesa do consumidor, essa eu desconhecia e sempre aceitei o "não temos mais meia"

"http://www.procon.sp.gov.br/ disse:
2. É correto os organizadores de eventos/shows limitarem a venda de meia entrada?
Não. A concessão de meia entrada deve ser garantida para todos os alunos que se enquadram na Lei Estadual nº 7844, de 13/05/92 e Lei Municipal nº 13715, de 07/01/04, ou seja, estudantes do ensino fundamental, médio e superior, sendo estendido no municipio de São Paulo, para alunos de cursos pré-vestibulares, profissionalizantes (básico e técnico) e pós-graduação. Se houver recusa no cumprimento da lei, o aluno, poderá adquirir o ingresso com valor integral e requerer posteriormente a devolução da quantia paga a maior, através de um órgão de defesa do consumidor ou o próprio Poder Judiciário. Para isto, deverá apresentar o ingresso e a identificação estudantil.

Vou ver se consigo um documento impresso oficial disso.

Eu posso usar esse tópico pra falar contra a meia entrada ou nem?


Acredito que sim, manda lá ;)
 

Sei lá, né? As reações sao extremistas quando pesa no bolso. :lol:

Enfim, eu sou totalmente contra a meia entrada (embora enquanto esteja na lei eu acho que deva ser cumprida integralmente pelos estabelecimentos). Eu não acho que as casas devam ser oneradas pelo governo por causa de estudantes.

É a mesma coisa com reação ao passe livre dos estudantes nos ônibus. Não acho que as empresas tenham que arcar com as despesas de levar estudantes de graça. Quem tem que pagar por isso é o governo, que deveria entrar com o valor (e nesse caso, com meia entrada) ao invés de simplesmente jogar nas costas da empresa. Não faz sentido, saca?
 
Mas o dinheiro da meia-entrada é repassado pelo governo pra esses estabelecimentos, não?
 
Concordo que se o governo quer dar condições aos estudantes, ele que pague para estes. Não simplesmente impor para as empresas.


Não sei não Minduim...
 
Eu nunca fui em algum lugar a não ser cinema que a cota de ingressos para estudante não seja limitada. Futebol é assim Você vai comprar e acabou o meia entrada.

Ai você diz que pela lei não existe cota. E o cara responde que como o evento é particular pode sim.


Vai saber.


Talvez seja pelo menor número de pessoas comprando.
Duvido que em um show ai se for pra mil pessoas e chegarem mil estudante pra comprar eles vão vender.

Pra mil acho que não aconteceu, mas com certeza já foram vendidas quantidades maiores sem problemas, relativamente falando claro, uma vez que os shows na Pedreira geralmente têm mais de 20.000 pagantes(meia e inteira).

E o curitibano é meio chato com essas coisas. Se tentarem encrencar com isso vira um escarcéu tão grande na fila que num instante já resolvem.
 
Não sei se confere essa informação:

- Aparentemente os estabelecimentos encarecem os preços, por causa da meia entrada. Pois a meia entrada foi criada como um estímulo aos jovens irem ao cinema, teatro e eventos culturais em geral. Sendo assim os estudantes começaram a pagar meia entrada, mas você pode estudar com qualquer idade, etc e tal.
 
Eu concordo que se o governo quer incentivar eventos culturais para os estudantes, ele devia repassar o dinheiro pras empresas.
E eu sou contra o limite de meia-entrada, pois acaba havendo uma certa "discriminação", sendo que todos os estudantes deveriam pagar o mesmo preço.
 
Eu paguei uma facada inteira no Ozzy. E se eu for no Procon de Vinhedo eles vão rir da minha cara.

As coisas só devem funcionar aí em São Paulo e olhe lá.

O show do Dream Theater começou meia hora antes, o que fez com que eu, artur, rafael e didier perdêssemos pelo menos 20 minutos de show. O Artur foi ao procon com meu ingresso e o dele, enviou uma carta, feita pelo procon, ao credicarhall onde eles deveriam retornar em até 10 dias úteis - o que conseguiríamos, pelo procon, seria o valor do ingresso referente a estes 20 min perdidos, claro, quase nada, mas como já tinha ido lá, enviamos. Eles ligaram para ele e ofereceram dois ingressos para o show do Ozzy, pista VIP. Ou seja, funcionar, funciona.

Sobre o TT ser contra, eu sou contra a partir do momento que as meias fizeram o valor de shows e cinema subir exageradamente, se invalidassem as meia entradas e abaixassem o preço de tudo, eu concordaria plenamente com isso. Agora, pagar 20 reais para ir ao cinema, fala sério. Fora a taxa de conveniência dos shows, um show de 130 reais vira um de 156.
 
Eu já ouvi argumento do pessoal do cinema dizendo que se hoje em dia no domingão tem sessão de quase 20 reais é por causa da meia entrada. Mas não sei (até porque não tenho dados) o que é chororô e o que é fato.

Mas sobre o passe livre de ônibus (em curitiba não é passe livre, tem só desconto para quem provar que não tem como arcar com a despesa do busão + estudos), o Beto Richa aqui em Curitiba já avisou que é o povão que arca com esse tipo de coisa. Aliás, é o povo que paga também a passagem dos idosos, carteiros e mais alguma outra coisa que agora esqueci :dente: Parece que 20% do valor da passagem é para isso.
 
Aqui em Recife também não é passe livre, é meia passagem, que hoje está custando R$ 0,87. O que pra muitos (inclusive eu) faz uma diferença danada já que para ir e voltar da Universidade todos os dias eu preciso de quatro conduções, se for contar com o trabalho aí são cinco.
Também não tenho muito conhecimento de causa, mas...
Eu concordo com a obrigatoriedade da meia passagem para estudantes já que, teoricamente, muitos não trabalham e não tem condições de arcar com tamanha despesa (e eu não tô aqui me referindo a divertimento não) e outro ponto é quando a família não tem muitos recursos financeiros para dispor de tanto dinheiro para manter um filho na escola, até mesmo as públicas. Aqui em Recife muitas escolas públicas de ensino médio são no centro, logo o estudante precisa de grana para pelo menos ir às aulas.
No mês passado teve uma grande polêmica aqui porque queriam cortar o direito da meia passagem para alunos de cursinho pré-vestibular, aliás só meia passagem não, cortar o direito de tirar carteira de estudante. Deu o que falar, deu protesto e as empresas de transporte, juntamente com a EMTU recuaram e voltaram atrás da decisão. Agora imagina as salas de aulas de grandes cursinhos quase às moscas por causa disso?? Ou seja, outras empresas sairiam prejudicadas, tiveram que dar um jeitinho.

Quanto à meia entrada: Acredito que se as empresas de cinema, casas de show, teatro e tudo o mais (como as empresas de transporte) fossem tão prejudicadas assim isso já teria mudado há tempos. Como diria um velho professor: "É a lógica do capital". Deve haver ao menos um incentivo fiscal aí no meio de tudo, não, gente?

De qualquer forma, Nunca tive problemas com a meia entrada e as maiores confusões aqui em Recife são por conta da meia passagem mesmo.
 
Com os preços que estão os ingressos, na verdade, os estudantes pagam o preço normal e o restante para o dobro. Eu acho que ir ao cinema com o ingresso custando R$ 20 ou até mais é um absurdo.

Eu acabaria com a meia entrada e reduziria o preço dos ingressos. Pelo menos a cultura não seria incentivada apenas pra um grupo de pessoas, mas atingiria todos.

:anjo:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo