• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Faltou "QI" no Q de Qualidade da Globo

SIR ALECIO

Banned
"Faltou QI no Q de Qualidade da Globo" 14/4/2008 10:00:00
Há três semanas, Alberto Luchetti causava polêmica ao escrever sobre as dificuldades em oferecer TV paga no Brasil e a atuação do ministro das Comunicações Hélio Costa. Nesta segunda-feira, o jornalista aparece novamente, em artigo enviado ao Adnews, a partir do qual direciona provocações à Rede Globo. Luchetti satiriza o "Q" de Qualidade da emissora carioca, que há semanas mantém um anúncio institucional em que escala os principais nomes de seu elenco para comentar sobre a qualidade peculiar da programação global. Segundo o jornalista, ex-diretor do "Domingão do Faustão", o texto contém escorregadas no português, bem como redundâncias e gerúndios.
Leia na íntegra:
"Duas Caras: faltou QI no Q de Qualidade da Globo
Não são raros os erros de português que a maior emissora de televisão do país comete em sua programação. Ora aparecem em seus telejornais, ora em programa de entretenimento. É muito comum, aliás, um personagem de novela - sem desculpa pelo tipo que faz - sapatear no vernáculo. Na prorrogação desse parágrafo, sequer convém mencionar as "bolas fora" proferidas durante as transmissões esportivas, sobretudo quando comentaristas que ganharam a vida com o pé resolvem sobreviver abrindo a boca.
Agora, fustigada pela concorrência, a Rede Globo de Televisão ultrapassou todos os limites da boa convivência com a língua portuguesa. No comercial institucional, que apregoa o Q de Qualidade da emissora, faltou QI. Como Armando Nogueira está fora de combate e Otto Lara Resende, que escrevia os textos do patriarca Roberto Marinho, está morto, a nossa nobre língua padece no Jardim Botânico.
A Globo apelou para a exaltação do Q de Qualidade como justificativa para a perda constante de audiência para a TV Record. Mas negligenciou na qualidade do texto de seu próprio institucional. No anúncio, protagonizado por atores, jornalistas e afins, veiculado na própria TV Globo, o ator Marco Nanini foi premiado com uma pérola da redundância. Ele usa a expressão "pequeno detalhe" ao falar de figurino, como se detalhe tivesse outra dimensão que não fosse pequena. É o mesmo que grande maioria ou pequena minoria, aliás, muito freqüente na boca de quem fala na TV Globo.
O vídeo e o texto exibidos pela emissora carioca podem ser "criação" de uma agência de publicidade descompromissada com a gramática, o que não acredito. O mais provável é que pelo menos o texto tenha sido gestado por mãos inábeis, no ventre de alguém de pouca prática, numa sala do sexto andar da Rua Lopes Quintas, 303, Jardim Botânico, gabinete da direção da Central Globo de Comunicações.
Estilisticamente, a peça publicitária que a Globo prega no telespectador também é sofrível. O ator Tony Ramos é humilhado com o cacófato "só dela", como se o erro fosse só dele. O apresentador Serginho Groisman fica encarregado da metáfora mais piegas do institucional Q de Qualidade: "compromisso nos nossos corações", sacada tão vulgar que não sensibilizaria sequer telespectadores insones em altas horas.
Numa frase, Galvão Bueno chuta dois flácidos gerúndios (defendendo e respeitando) e Luciano Huck s-o-l-e-t-r-a uma rima pobre juntando inovar com trabalhar. Há ainda uma profusão de pronomes, com aplicação de gosto duvidoso, ao longo da maioria das falas, como no caso de Xuxa, que diz: "... além do que se vê, está o que se sente". E, eu, sinto muito.
A Globo com o Q de Qualidade acha que isso é Beleza Pura, mas, acredite, não passa de Duas Caras."
Por Alberto Luchetti.http://www.adnews.com.br/teste/novo/news.asp?Cod_Noticia=66013

A piada do Jô
Luchetti não é o único a ironizar o "padrão Globo de qualidade". O apresentador Jô Soares mostrou a liberdade que conquistou na emissora ao satirizá-la ao vivo em seu retorno ao canal. Vindo do SBT Jô elogia, ironicamente, a estrutura oferecida pela Globo e encena de forma a transparecer a falta de suporte técnico para apresentar seu programa.
Vídeo Institucional: http://br.youtube.com/watch?v=yeUhhCy8joM
Confira o vídeo. http://br.youtube.com/watch?v=pmMYb8zKV5I
Leia artigo sobre o mercado de TV paga no Brasil
http://www.adnews.com.br/teste/novo/news.asp?Cod_Noticia=66013
Fonte : www.adnews.com.br
 
Tudo isso é mágoa de miguxa? :lol:

Não que eu goste da Globo, mas pra perder tempo analisando esses pequenos detalhes (:mrgreen:), só pode ser.
 
Mas que é duro ouvir uma transmissão esportiva como: "belgicanos", "seje", "esteje", "vão estar" e "a nível de" é demais.
 
É muito comum, aliás, um personagem de novela - sem desculpa pelo tipo que faz - sapatear no vernáculo.

A desculpa não tem nada a ver com tipos, e nem é uma desculpa: personagens podem (e devem) falar errado, porque pessoas falam errado o tempo todo.
 
Foi o que eu falei: é tudo mágoa de miguxa. Por acaso quando ele era diretor do Domingão etc ele corrigia seu apresentador?
 
Olha, eu sou fã da Globo, não nego. E pago pau pra ela.
Mas não é por isso que vou fazer o seguinte comentário, até porque eu tenho senso crítico com relação à emissora que digo ser fã.

Esse cara é ex-funcionário da Globo. Trabalhou na segunda maior audiência dos domingos. E agora vem em artigo falar mal da emissora?! Pra mim isso é dor de cotovelo de quem foi chutado.

Mas o cara não deixa de ter rezão em alguns pontos. Só não concordo com o gerúndio! O que tem de mais em se usar gerúndio numa frase?!

E o que o Mene falou tá certo. Eu não acompanho jogos e afins, mas vejo muitas pérolas por aí. Dói os ouvidos!
 
Eu acho engraçado quem assiste globo todo dia, e fala mal (não estou julgando ninguem aqui, ok?)

Tipo, a Globo não obriga ninguém a assistir seus programas. Quem odeia Globo, é só não assistir. Troque de canal, pronto! Agora, assistir, notar detalhes em propagandas ou erros de apresentadores, e depois falar: "A globo é uma Merda", não adianta nada. Ou assiste e admite "eu assisto Globo, e daí?" ou pára de frescura! Se não gostou da publicidade dela, do comercial, da palavra da novela (Catigoria), etc, troque de canal. Simples.

Se não passa nada melhor, vá ler um livro, se mata, vai morder a testa, etc!

Essa história de que a Globo é o império do mal já cansou. Se a globo é uma porcaria, e está em primeiro no Ibope, sorte dela, que não tem concorrentes.
 
Ser diretor de um programa daquele seria uma vergonha pra mim.

Eu tiraria do meu CV. :lol:
Pois eu colocaria ali com orgulho! Manter a audiência nas tardes de domingo acima dos 20 pontos não é pra qualquer um.

Tudo bem que o programa não tem qualidade nenhuma, mas tem que ver que o povo assiste e gosta. E não me venha falar que você não gosta, porque você e o pessoal aqui da Valinor não passa de uma "pequena minoria"! :mrgreen:
 
Eu acho engraçado quem assiste globo todo dia, e fala mal (não estou julgando ninguem aqui, ok?)

Tipo, a Globo não obriga ninguém a assistir seus programas. Quem odeia Globo, é só não assistir. Troque de canal, pronto! Agora, assistir, notar detalhes em propagandas ou erros de apresentadores, e depois falar: "A globo é uma Merda", não adianta nada. Ou assiste e admite "eu assisto Globo, e daí?" ou pára de frescura! Se não gostou da publicidade dela, do comercial, da palavra da novela (Catigoria), etc, troque de canal. Simples.

Se não passa nada melhor, vá ler um livro, se mata, vai morder a testa, etc!

Essa história de que a Globo é o império do mal já cansou. Se a globo é uma porcaria, e está em primeiro no Ibope, sorte dela, que não tem concorrentes.


Exatamente. Império do mal são essas emissoras que usam a religião pra manipular as pessoas e ganhar dinheiro. Na minha opinião causam muito mais mal que a Globo.
 
Esse cara é ex-funcionário da Globo. Trabalhou na segunda maior audiência dos domingos. E agora vem em artigo falar mal da emissora?! Pra mim isso é dor de cotovelo de quem foi chutado.

Pensei a mesma coisa. Ficar falando mal do lugar onde trabalhou é sinal de ressentimento e problemas não resolvidos:wink:

Snaga disse:
Mas o cara não deixa de ter rezão em alguns pontos. Só não concordo com o gerúndio! O que tem de mais em se usar gerúndio numa frase?!

Acontece que o gerundismo se tornou uma muleta de linguagem e tem-se pedido para evitá-lo. A utilização do gerúndio não é incorreta, mas ela deve ser bem feitas, ou seja, deve-se evitar expressões como: Nós vamos estar levando isso para o pública; Se você quiser estar comprando o pedido número 1 do McDonalds, nós podemos estar oferecendo um desconto; etc:wink:
 
Acontece que o gerundismo se tornou uma muleta de linguagem e tem-se pedido para evitá-lo. A utilização do gerúndio não é incorreta, mas ela deve ser bem feitas, ou seja, deve-se evitar expressões como: Nós vamos estar levando isso para o pública; Se você quiser estar comprando o pedido número 1 do McDonalds, nós podemos estar oferecendo um desconto; etc:wink:
Olha, eu não sei se você exagerou pra deixar a coisa mais a mostra, porque nunca vi ninguém usando o gerúndio dessa forma. Nem falando distraidamente.

Eu já vi essa história de que é bom evitar o gerúndio, no entanto, frases assim são tão ridículas que dá pra notar como ficaram mal elaboradas antes mesmo de compilá-las.

E nos exemplos citados nesse artigo, não se usa o gerúndio forçadamente em nenhum momento.
 
A globo é 95% entretenimento. O jornalismo errar feio é uma coisa grave, mas quem se importa com os outros erros, de chamadas e programas de entretenimento? Eles são passa-tempos.
 
Olha, eu não sei se você exagerou pra deixar a coisa mais a mostra, porque nunca vi ninguém usando o gerúndio dessa forma. Nem falando distraidamente.

Eu conheci uma guia turística que conseguia fazer isso em basicamente todas as frases.

O povo a apelidou carinhosamente de "Gerundina".
 
Eu conheci muitas pessoas que fazem isso.
Aqui em BH, pelo menos, pra você ter um exemplo vivo desse tipo de frase é só ir ao McDonalds ou esperar uma ligação do Telemarketing:mrgreen:
Eu posso ter exagerado um pouquinho, mas tem gente que utiliza o gerúndio de forma muito esdrúxula.
 
Eu conheci muitas pessoas que fazem isso.
Aqui em BH, pelo menos, pra você ter um exemplo vivo desse tipo de frase é só ir ao McDonalds ou esperar uma ligação do Telemarketing:mrgreen:
Eu posso ter exagerado um pouquinho, mas tem gente que utiliza o gerúndio de forma muito esdrúxula.


As atendentes das emprersas de telefonia usam o gerúndio de forma quase obscena. Vou estar lhe oferecendo um novo plano, vou estar lhe passando para outro atendente (tu nunca consegue resolver o teu problema sem falar com pelo menos três), etc, etc. Da impressão que esses caras são treinados para serem o mais idiotas e ineficientes possíveis.
Já na Tv eu não acho que haja uso exagerado do Gerundismo.
 
E o mais engraçado é que se você começar a falar do jeito que eles falam (com esse abuso do gerúndio), eles não entendem. Podem me chamar de inútil, mas eu já tentei e comprovei isso:P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo