• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque "Anéis"?

wsnjr

Sir Auron
Essa dúvida me veio agora que eu comecei a ler o Silma. Pelo que eu vi a história dos seis livros(Silmarilion, O Hobbit e a trilogia Senhor dos Anéis) praticamente gira em torno dos anéis do poder, ou pelo menos há a citação a eles em algum ponto da hsitória.

Mas o que eu queria saber é porque Tolkien usou justamente anéis e não outro objeto (como braceletes ou espadas por exemplo) nas histórias, tipo foi somente uma questão de gosto pessoal do autor ou houve outro motivo?

O pior é que eu vi uma discussão pareceida há muito tempo atrás, mas não consegui encontrar então estou criando esse tópico.
 
Exatamente o que o Menegroth disse.
Poderia ser uma corrente, um talismã ou qualquer coisa pequena, mas eu acho que anel seria o mais apropriado.
 
Bases em Mitologia Nórdica: Anel dos Nibelungos, era algo familiar, você não ve tantos talismãs e cordões mágicos quanto anéis... era conveniente.
 
Como o Menê e o Tarik disseram:

Um objeto presente na mitologia venerada e estudada por Tolkien que fizesse a paridade, simplicidade x poder.
 
Porque teve como base a mitologia nórdica (Anel dos Nibelungos)...
Leia o livro "As melhores histórias da Mitologia Nórdica)...vc vai entender...
 
e agora, acrescentando um "quê" de besteirol, eh pq aneis saum fodz e saum bunitos^^e tu pod usa eles pra se casa e assim somar poder a amor^^aviso:se o anel que vc vai usar pra casar for o Um não tente isso em casa
 
sempre considerei um referencia ao anel dos nibelungos, mas não sei se é por um motivo tão direto assim

momento nostalgia epoca do forum preto, de milenios atras: "Porque geladeira no dedo fica esteticamente ruim."
 
Eu tenho algumas idéias.

- é um objeto facil de se esconder
- é um objeto que fica sempre em contato com o dono
- é um objeto sem começo nem fim, por isso pode ser usado como símbolo de infinito ou de vida eterna
- anéis de poder são usados em várias mitologias, desde a Nórdica até nas orientais, como nas mil e uma noites, por exemplo.
 
Última edição:
Bom eu não sabia o porque, mais agora lendo os posts entendi, e vou procurar mais sobre o assunto!!
 
Essa dúvida me veio agora que eu comecei a ler o Silma. Pelo que eu vi a história dos seis livros(Silmarilion, O Hobbit e a trilogia Senhor dos Anéis) praticamente gira em torno dos anéis do poder, ou pelo menos há a citação a eles em algum ponto da história.

Mas o que eu queria saber é porque Tolkien usou justamente anéis e não outro objeto (como braceletes ou espadas por exemplo) nas histórias, tipo foi somente uma questão de gosto pessoal do autor ou houve outro motivo?

Não é que hajam anéis diferentes em todos estes livros, ou que Tolkien usasse só os anéis. O caso é que tanto os anéis citados n'O Simarillion, n'O Hobbit e n'O Senhor dos Anéis dizem respeito a partes de uma mesma história. Durante a forja dos primeiros anéis de poder, nos quais Sauron ajudou, o objeto escolhido foram anéis, pelas qualidades já citadas pelo Menegroth, apartir daí, deduz-se também, que Sauron escolheu o Anél como objeto de poder para controlar os outros anéis pelo mesmo motivo, porque devia ser algo discreto.

Sim, com certeza a lenda do Anél dos Nibelúngos influenciou de alguma forma na hora d escolher os anéis.
 
Já que vocês citaram tanto a mitologia nórdica, vocês recomendam alguma fonte sobre ela? Eu já procurei livros, mas sempre achei muito pouco material sobre o assunto.
 
8-O... Google?...

Não... To brincando... procure sobre óperas de Richard Wagner, você vai encontrar muita coisa sobre mitologia nórdica. Tente procurar também por Canção ou Épico dos Nibelungos. Mas o interessante é pesquisar sobre as óperas de Wagner mesmo, e a biblioteca publica da sua cidade também é uma ajuda.

Já ouve um tópico sobre esse assunto aqui no fórum, é pequeno, mas ja é algo: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=39195

Outros links sobre o assunto:
- Mitologia Germânica (artigo Wikipédia);
- Canção dos Nibelungos (Artigo Wikipédia)
 
Tolkien tinha escrito o Hobbit, onde Bilbo achava um anel que o fazia invisível, depois escreveu SDA como uma continuação, onde de repente o Anel do Bilbo não era mais um anel simplesmente que fazia as pessoas desaparecerem, ele tinha muito poder. Aí ele escreveu aquele trecho no Silmarillion que fala dos Anéis de poder e da Terceira Era.
É possível que ele tenha se inspirado no Anel dos Nibelungos, mas também é possível que na verdade tnha sido uma grande coincidência.

podem tacar pedra, mas essa é a minha opinião:cool:
 
Valeu Rogério.
Vou dar uma olhadinha nas bibliotecas aqui, porque mesmo no Submarino nunca encontrei muita coisa sobre mitologia nórdica. Faz um bucado de tempo que eu não olho pra ver se tem alguma novidade, mas na época que eu ouvia muito Black Metal norueguês eu empolguei com isso, mas acabei desistindo rápido hehe
 
Porque era pra ser um objeto de muito poder que passasse desapercebido.
Não só por isso.
A princípio a intenção não era criar armas, mas algum objeto mágico que pudesse "parar" o tempo, impedir o envelhecimento das coisas. Por isso um anel e não uma espada.

Mas porque não um bracelete, um colar ou uma tiara/coroa?!
Talvez pela influência da mitologia nórdica, como citaram. Mas o Anel de Nibelungos não era a fonte direta de Tolkien. Poderia estar em seu subconsciente, mas o anel como objeto principal não foi escolhido por essencialmente por esse motivo.

Como já disseram, era um objeto prático, simples, fácil de carregar. Bastava colocar e esquecer. Pode-se tomar banho com ele, dormir com ele, nadar com ele, correr, lutar, bater uma bolinha, dar umazinha etc e tal!

"Porque geladeira no dedo fica esteticamente ruim."
:rofl:
 
Tolkien tinha escrito o Hobbit, onde Bilbo achava um anel que o fazia invisível, depois escreveu SDA como uma continuação, onde de repente o Anel do Bilbo não era mais um anel simplesmente que fazia as pessoas desaparecerem, ele tinha muito poder. Aí ele escreveu aquele trecho no Silmarillion que fala dos Anéis de poder e da Terceira Era.
É possível que ele tenha se inspirado no Anel dos Nibelungos, mas também é possível que na verdade tnha sido uma grande coincidência.

podem tacar pedra, mas essa é a minha opinião:cool:

It is your "opinião"... no rocks on you (at this moment :soevil:)

Valeu Rogério.
Vou dar uma olhadinha nas bibliotecas aqui, porque mesmo no Submarino nunca encontrei muita coisa sobre mitologia nórdica. Faz um bucado de tempo que eu não olho pra ver se tem alguma novidade, mas na época que eu ouvia muito Black Metal norueguês eu empolguei com isso, mas acabei desistindo rápido hehe

Sem problemas... :cerva:
 
Simplesmente, porque era um objeto de facil transporte, que passesse despercebido pela maioria das pessoas e criaturas e também muito comum.
E tem também a relação com a mitolgia nórdica.

Abraços
 
Porque teve como base a mitologia nórdica (Anel dos Nibelungos)...
Leia o livro "As melhores histórias da Mitologia Nórdica)...vc vai entender...

ai eu quero ler muito esse livro, deve ser bem legal *_*
antes os livros do vestiba.. dammit >.<

8-O... Google?...

Não... To brincando... procure sobre óperas de Richard Wagner, você vai encontrar muita coisa sobre mitologia nórdica. Tente procurar também por Canção ou Épico dos Nibelungos. Mas o interessante é pesquisar sobre as óperas de Wagner mesmo, e a biblioteca publica da sua cidade também é uma ajuda.

Já ouve um tópico sobre esse assunto aqui no fórum, é pequeno, mas ja é algo: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=39195

Outros links sobre o assunto:
- Mitologia Germânica (artigo Wikipédia);
- Canção dos Nibelungos (Artigo Wikipédia)

Valeu Rogerio pelos links :joy:
muito bom!
 
Bases em Mitologia Nórdica: Anel dos Nibelungos, era algo familiar, você não ve tantos talismãs e cordões mágicos quanto anéis... era conveniente.


Existe a explicação católica, nunca pensaram pq os anéis das pessoas que se casam se chamam alianças???

Dentro da mentalidade cristã, quando vc se casa, vc assume uma aliança não só com a pessoa mas com Deus e perante Deus vocês dois se tornam um até espiritualmente. Ou seja, até suas almas se unem, daí também entra o porque de se casarem virgens... mas esse não é o ponto

Um anél pode significar uma união mais do que física e sim a união das próprias almas, oque explicaria oque aconteceu com os nove reis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo