• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Preciso de ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Kelisson Gonçalves

Tolkien and Lucas:The Masters
Boa tarde senhores,

Peço ajuda a quem puder me dar informações mais precisas ou mesmo referências sobre o tema que abordarei em um trabalho interdisciplinar na Faculdade.
Tive que ligar o tema: "Análise de Números para a tomada de decisão" à um filme. Nada melhor que ligar o sub-tópico "Análise de risco para a tomada de decisão".
Resolvi abordar a batalha da queda de Sauron no filme O Retorno do Rei, a partir do momento em que Gondor decide arriscar e tomar a decisão de colocar o seu não tão grande exército (7000 soldados)frente ao portão de Mordor, a fim de chamar a atenção e liberar a passagem para o anel através da Cirith Ungol.
Sei lá, não sou tão conhecedor quanto vcs. Por isso peço ajuda no que puderem me ajudar .

Desde já, agradeço.
ID no Valinor: Kelisson Gonçalves

Obs.: Não consegui nenhum mapa que possa apresentar a tática as mais leigos. Devo ter de forma bem apresentada o Portão de Mordor, Cirith Ungol, e Gondor.
 
me manda uma mp que vejo o que consigo de mapas para você. Dependendo do dia posso (talvez) criar um mapa com relação a Batalha.
 
Acho que sim!
E acho que ele abriu tópico no lugar errado também!

Nossa, tivemos duas pessoas fazendo trabalho universitário sobre Tolkien ao mesmo tempo! Que legal!
Quem sabe não sou eu daqui a 3 anos pedindo ajuda por aqui também para o meu TCC! :D

Mas, enfim, não entendi bem o que o cara pediu!
Se quiser as táticas de batalha do filme bem detalhadas, o que eu lhe aconselho a fazer é ler o livro. Vai demorar um pouco, mas você vai saber tudo timtim por timtim o que aconteceu e como foram os movimentos das tropas e tudo o mais.

Aliás, que curso você faz?!
 
É isso ai Snaga!

Tas pensando em fazer TCC de que sobre as obras de Tolkien?

Sem ler o livro e apenas lendo o que nos falamos não diz quase nada, e tu nao teras o praser de ler a história verdadeira como ela é.

Aqui a baixo segue o post que eu fiz no outro tópico:

Olha, vai ser dificil tu fazer esse trabalho sem nem ao menos ler o livro e ver os filmes algumas vezes...

E mesmo nos ajudando-o vai ser dificil em...

Recomendo em ler o Retorno do Rei o livro, e ver o filme e prestar bem a atenção para entender.
 
Agradeço pelo boa vontade de todos!
Vocês estão me aconselhando a ler os livros, mas eu já li há algum tempo!
Eu tô com a trilogia lá em casa, mas é como o Finwe teclou eu não tenho tempo para fazer uma reanálise dos livros.
Eu já até andei dando uma foleada e anotando alguns dados, por exemplo a quantidade de soldados que atacam Mordor. Mas, infelizmente eu não consigo me dedicar o tempo todo para este trabalho que será bastante trabalhoso (mas, imensamente prazeroso de se fazer).
Resumindo: Achei que ia ser fácil, mas a falta de tempo tá atrapalhando todo o procedimento. Eu preciso mesmo é do mapa que mostre o portão negro, Minas Tirith e Cirith Ungol. Na verdade eu achei alguns na internet, mas deixaram um pouco a desejar.
Independente deste trabalho, Eu já vi os filmes pelo menos umas 10vezes cada.
O que estou necessitando mesmo, são informações mais detalhadas em números e o mapa. O que vcs puderem me mandar eu ficarei muito agradecido, e prefiro se puderem me mandar no e-mail do serviço: kgoncalves@usifast.com.br
Enfim meu chefe já tá voltando do almoço e tenho que mudar a página.
 
É isso ai Snaga!

Tas pensando em fazer TCC de que sobre as obras de Tolkien?

Sem ler o livro e apenas lendo o que nos falamos não diz quase nada, e tu nao teras o praser de ler a história verdadeira como ela é.

Aqui a baixo segue o post que eu fiz no outro tópico:

na verdade não é bem o TCC é um trabalho semestral, mas como eu já postei eu não sou tÂÂÂÂÂÂÂÂÂo leigo assim! Eu já li os livros, já vi os filmes várias vezes. Até tenho uma tatoo da árvore branca na perna. Só que pela falta de tempo não estou conseguindo fazer aquele estudo mais detalhado. Acho que vcs que são mais entendidos do assunto devem ter informações mais acessíveis. Mas, independente de qualquer coisa agradeço por ter postado
 
Uma mapa que contenha Os Portões de Mordor, Minas Tirith e Cirith Ungol você encontra no final do livro. Aquele não serve para o que você precisa?! É o mais detalhado que eu conheço sobre aquela região.

Na galeria de imagens da Valinor você pode encontrar alguns outros, como os Campos do Pelennor.
Depois passa por lá: www.valinor.com.br/galeria
 
Uma mapa que contenha Os Portões de Mordor, Minas Tirith e Cirith Ungol você encontra no final do livro. Aquele não serve para o que você precisa?! É o mais detalhado que eu conheço sobre aquela região.

Na galeria de imagens da Valinor você pode encontrar alguns outros, como os Campos do Pelennor.
Depois passa por lá: www.valinor.com.br/galeria

eu tô com este mapa do livro lá em casa, mas a questão é que eu tenho Scanear (apresentar slide) e acho que não vai ficar bom. O conveniente seria ter o mapa digitalizado. Eu peguei este que do "Campos do Pelennor", parece que já vai ajudar bastante. Porque nós que já descobrimos a graça de ler e interpretar bem o esquema, já temos esta noção., mas as pessoas leigas eu vou tentar achar o mais detalhado possível.
Volto a te agradecer cara. Valeu pelas informações.
 
blz amigão?

Olha só, dá pra baixar vários mapas no Emule. Têm uma infinidade deles, é só saber procurar o que vc precisa. Espero que possa te ajudar.:D


Abraço.
 
blz amigão?

Olha só, dá pra baixar vários mapas no Emule. Têm uma infinidade deles, é só saber procurar o que vc precisa. Espero que possa te ajudar.:D


Abraço.

meu brother! sinceramente o negócio é falta de tempo! Eu estou aceitando o máximo de ajuda possível, o bicho tá pegando! As informações quanto à quantidade de soldados eu já consegui um pouco, mas no final de semana vou dar mais uma lida em partes do "Retorno do Rei". Mas, se vc já tiver algum tipo de informação para me passar eu vou ficar muito agradecido.
O tema que escolhi foi "Risco na Tomada de decisão" levando em consideração a Visão de Gondor.
agradeço pelo post.
 
eu tô com este mapa do livro lá em casa, mas a questão é que eu tenho Scanear (apresentar slide) e acho que não vai ficar bom. O conveniente seria ter o mapa digitalizado. Eu peguei este que do "Campos do Pelennor", parece que já vai ajudar bastante. Porque nós que já descobrimos a graça de ler e interpretar bem o esquema, já temos esta noção., mas as pessoas leigas eu vou tentar achar o mais detalhado possível.
Volto a te agradecer cara. Valeu pelas informações.
O Google, meu amigo, sempre resolve tudo!
Taí o mapa do fim de SdA!

meu brother! sinceramente o negócio é falta de tempo! Eu estou aceitando o máximo de ajuda possível, o bicho tá pegando! As informações quanto à quantidade de soldados eu já consegui um pouco, mas no final de semana vou dar mais uma lida em partes do "Retorno do Rei". Mas, se vc já tiver algum tipo de informação para me passar eu vou ficar muito agradecido.
O tema que escolhi foi "Risco na Tomada de decisão" levando em consideração a Visão de Gondor.
agradeço pelo post.
Vai publicar o trabalho em algum lugar?!
Seria interessante publicá-lo aqui na Valinor! Depois entra em contato com a administração pelo Fale Conosco!
 
Valeu Snaga! Eu tô muito garrado com este trabalho porque tenho que entregá-lo em Junho.
O negócio é que eles querem uma teoria de "Número na tomada de decisão" ligado à um filme, mas essa coisa do filme é só complemento (anexo). Como eu e penso que todos que admiram as obras de Tolkien tentam colocar as obras em tudo que tiver oportunidade, eu quero fazer deste anexo a parte especial do meu trabalho. Na hora que me perguntaram o tema: eu mais que de imediato respondi "Senhor dos Anéis, é claro!!". Só que o complicado tá sendo a pesquisa teórica, por isto estou sendo até chato com estes pedidos que estou fazendo à vcs. Quando o trabalho estiver finalizado eu disponibilizo uma cópia para o site com certeza, já que isto poderá ajudar futuros universitários loucos.
agradeço de novo!
 
Desculpe a demora galera, eu não iria postar o trabalho, mas resolvi postar só a parte em que citei o filme no artigo. O trabalho foi 90% teórico na área de Risco na tomada de decisão, aí vou postar só o trecho da ligação entre o tema central e o "filme". Aviso que este post vem do rascunho que tinha feito, já que não consegui achar o arquivo finalizado. É bastante resumido tbm em razão da quantidade máxima de páginas proposta para o artigo como um todo e este capítulo não poderia exceder 3 páginas.
O texto em si serviu apenas para a avaliação escrita e a apresentação foi completa e muito bem elogiada. Indico temas parecidos para trabalhos acadêmicos. Lembrando que foi no 3ºperíodo este artigo e agora no 6º estou tentando fazer algo mais trabalhado e com o Tolkien no meio.

Enfim, critiquem quanto quiser!:grinlove:


[FONT=Arial, sans-serif]"3.0 ANÁLISE DO FILME (O SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI)[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]Para fazer a analogia entre o tema do Trabalho Interdisciplinar e o filme escolhido pelo grupo é necessário fazer um breve resumo dos fatos principais da história. A forma utilizada foi a divisão dos temas primordiais em subtítulos.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]3.1 O “Um Anel”[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]Dezenove anéis foram forjados na 1ª Era pelo Elfo Celebrimbor a pedido de Sauron “O Senhor do Escuro”. Estes anéis foram entregues aos reis da Terra-Média com a promessa de poder. Sauron forjou em segredo na Montanha da Perdição o “Um Anel”, que tinha o poder de dominar todos os outros anéis do poder e quem os possuísse. Após perder o anel em Batalha contra Isildur, então Rei de Gondor, Sauron perdeu sua forma física e seu espírito se retirou para as terras de Mordor. Isildur foi morto em uma emboscada de Orcs e o Anel foi parar no fundo do rio em que seu corpo foi jogado.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]A partir desta data o Anel de Sauron passou pelas mãos de Smeagol e Bilbo Baggins usando-os apenas como guardiões, sempre motivado a voltar para Sauron, já que “O Um Anel” possuía vontade própria. A única forma de destruir definitivamente Sauron era destruir o “Um Anel” na Montanha da Perdição (lugar onde havia sido forjado). Começa então a jornada da Sociedade do Anel para assim fazer.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]3.2 Terra de Mordor[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]Mordor [/FONT][FONT=Arial, sans-serif]é uma Terra[/FONT][FONT=Arial, sans-serif] inóspita para todos os seres vivos, exceto para Sauron e seus malignos seguidores escravos que lá vivem. Era[/FONT][FONT=Arial, sans-serif] única por causa das três enormes cordilheiras que a delimitavam e protegiam essa terra de inesperadas invasões.[/FONT]
[FONT=Arial, sans-serif]Os portões de [/FONT][FONT=Arial, sans-serif]Morannon eram a única entrada para grandes exércitos e dentro de Mordor ficava a Montanha da Perdição.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]3.3 Reino de Gondor[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]Gondor[/FONT][FONT=Arial, sans-serif] é um reino cuja Capital é Minas Tirith e onde moram os homens que descendem dos numenorianos ( remanescentes dos humanos Raça Pura)[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]O Reino foi estipulado por [/FONT][FONT=Arial, sans-serif]Elendil, mas foi governado durante muito tempo pelos descendentes de Anárion até o Reinado do Rei Eärnur. Este nunca se casou e foi morto pelo Rei bruxo de Angmar sem deixar descendentes. Assim iniciou-se o tempo dos Regentes de Gondor, até que em 1º de Maio do ano 3019 da Terceira Era acontece “O Retorno do Rei”, quando Aragorn é coroado como o Rei Elessar, sendo que [/FONT][FONT=Arial, sans-serif]este era o último descendente direto dos Numenorianos e único com direito de Reinvidicar o trono.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]Gondor era o último Reino Humano ainda não dominado pelo poder do Senhor do Escuro Sauron, tornando-se o principal alvo território das forças de Sauron.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]Denethor foi o último Regente de Gondor, e suas últimas palavras antes de morrer em ato de loucura foram: “Vocês podem triunfar nos campos do Pelenor por um dia, mas contra o Poder que agora surgiu não há vitória”.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]3.4 A Última Aliança entre Elfos e Humanos[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]No final da Terceira Era, quase todos os Reinados e Vilarejos da Terra Média estavam sobre o Domínio das Forças Malignas de Sauron. Sendo que, esta situação estava prestes a se transformar em um domínio total de Mordor sobre as Terras.[/FONT]
[FONT=Arial, sans-serif]Diante desta situação, Aragorn propõe aos Líderes das últimas forças de resistência ao domínio de Sauron optarem por uma estratégia de alto risco, onde deslocariam sua força de Guerra até então sem quantidade definida para a porta dos portões de Mordor.Esta manobra tinha o intuito de [/FONT][FONT=Arial, sans-serif]atrair os exércitos do Inimigo e esvaziar a Terra Negra, possibilitando a passagem de Frodo e Sam através da passagem de Cirith Ungol e assim destruir “O Um Anel”.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]A passagem de Cirith Ungol era vigiada por uma Aranha Gigante e Sauron não se preocupava com invasões por esta passagem, pois todos que tentavam passar motivados por qualquer objetivo eram devorados pela Laracna.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]Durante o Conselho hoje grande discussão, até que todos se concientizaram da Real situação e foi decidido adotar a arriscada Manobra de Guerra. Fez-se a reunião e contabilidade do restante da Força de ataque Aliada na Cidade de Osgiliath, gerando os seguites dados:[/FONT]


<TABLE borderColor=#000000 cellSpacing=0 cellPadding=5 width=409 border=1><COLGROUP><COL width=260><COL width=127><TBODY><TR vAlign=bottom><TD width=260 height=9>[FONT=Arial, sans-serif]Soldados de Gondor[/FONT]

</TD><TD width=127>[FONT=Arial, sans-serif]2000[/FONT]

</TD></TR><TR vAlign=bottom><TD width=260 height=10>[FONT=Arial, sans-serif]Soldados de Dol Amroth[/FONT]

</TD><TD width=127>[FONT=Arial, sans-serif]3500[/FONT]

</TD></TR><TR vAlign=bottom><TD width=260 height=10>[FONT=Arial, sans-serif]Soldados do Reino de Rohan[/FONT]

</TD><TD width=127>[FONT=Arial, sans-serif]1000[/FONT]

</TD></TR><TR vAlign=bottom><TD width=260 height=10>[FONT=Arial, sans-serif]Caleiros de Valfrenda e Dol Amroth[/FONT]

</TD><TD width=127>[FONT=Arial, sans-serif]500[/FONT]

</TD></TR><TR vAlign=bottom><TD width=260 height=10>[FONT=Arial, sans-serif]TOTAL DE SOLDADOS[/FONT]

</TD><TD width=127>[FONT=Arial, sans-serif]7000[/FONT]

</TD></TR></TBODY></TABLE>
Tabela 1 Forças de Gondor


[FONT=Arial, sans-serif]distância de 105 milhas[/FONT][FONT=Arial, sans-serif] (168,981 kilomêtros) até os Portões de Morannon.[/FONT]


<TABLE borderColor=#000000 cellSpacing=0 cellPadding=5 width=335 border=1><COLGROUP><COL width=186><COL width=127><TBODY><TR vAlign=bottom><TD width=186 height=9>[FONT=Arial, sans-serif]Orcs, Trolls e Uruk-hais[/FONT]

</TD><TD width=127>[FONT=Arial, sans-serif]70000[/FONT]

</TD></TR></TBODY></TABLE>
Tabela 2 Forças de Mordor


[FONT=Arial, sans-serif]Quatro dias[/FONT][FONT=Arial, sans-serif] após o Conselho a comitiva chega aos Portões de Mordor.[/FONT]
[FONT=Arial, sans-serif]Os Exércitos de Mordor caem na armadilha. Frodo e Sam conseguem passar,[/FONT][FONT=Arial, sans-serif] destroem o anel, assim como Sauron, cujo espírito estava vinculado ao anel, e seus servos orcs, que dependiam de sua força e comando.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]3.5 Relação entre o filme e o tema central[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]Para os Reinos que ainda resistiam ao poder de Mordor, só haviam duas opções: [/FONT][FONT=Arial, sans-serif]“[/FONT][FONT=Arial, sans-serif]Aguardar enquanto o inimigo reunia suas forças e realizasse um ataque inevitavelmente devastador ou atacar de forma que o “lobo mordesse a pequena isca com toda sua enorme enorme boca”.[/FONT]


[FONT=Arial, sans-serif]Di[/FONT][FONT=Arial, sans-serif]ante desta situação a atitude foi apostar todas as cartas em uma manobra de alto risco, mas levando em consideração a falta de estratégia e alta confiança do inimigo, que sequer analisou a hipótese de alguém conseguir passar pela passagem de Cirith Ungol e resolveu concentrar todo seu efetivo para batalhar com o exército de Gondor."[/FONT]


Básico né?
 
Ficou mesmo muito bem explicado, Kelisson. Pena que não é o trabalho completo (e se fosse, creio que a parte teórica eu não entenderia), mas pelo o que vi aqui, ele pareceu bem detalhado.

Quantas páginas tinha o trabalho completo??? E qual foi a nota?

Aliás, qual é mesmo o seu curso? :mrgreen:
 
O curso é Admininstração de empresas.
Este artigo foi feito no 3º período e a idéia básica foi um artigo sobre o tema "Número como instrumento na tomada de decisão nas organizações". Pediram que o complemento do trabalho fosse uma anexo onde fosse ligado o tema proposto à algum filme de forma a mostrar a prática nas organizações ou situações comuns do dia-a-dia.
De imediato já lançei no cadastro dos artigos que faria do SEnhor dos anéis, mesmo sem ter nem noção de qual cena iria escolher para fazer a demonstração prática.
Este trabalho valeu 15ptos em cada matéria do curso no semestre, ficamos com 14ptos porque a parte escrita teórica feita por um amigo deixou muito a desejar. O que mais foi elgoiado foi a ligação que fiz entre o filme, "A arte da guerra" (livro de Sun Tzu) e o ataque de Pearl Harbor. Só que isto apareceu só na ilustração pelo power point (inclusive mapas que recebi da galera aki do fórum)
Quem quiser ver o artigo completo e o power point me peça pelo e-mail kgoncalves@usifast.com.br enviarei com certeza. Pode servir pra alguem usar como base em algum trabalho acadêmico. O referencial teórico é muito bom e de fácil entendimento, serve até mesmo para coisas particulares.

O complicado foi resumir a história em 3 paginas só!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo