• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

The Man From Earth, 2007

Ainda não tem nome em português... alguém já viu esse filme? Pra galera que curte sci-fi é uma boa pedida. Provavelmente é o Primer de 2007, talvez não tanto pela qualidade, mas por ser um sci-fi de baixo orçamento e basicamente independente.

Uma curiosidade: O roteirista Jerome Bixby(acho q é esse o nome) escreveu alguns episódios de Star Trek... e no filme têm duas referências a sT.

Eu fiquei sabendo do filme num blog, e o texto me deixou com vontade de assistir:

" Quando o filme acabou posso dizer que fiquei um tanto atônito com o que tinha acabado de ver. The Man From Earth é um filme de ficção científica que não possui nenhum efeito especial e cujos seus 90 minutos se passam no interior de uma sala como qualquer outra. A história é apenas um homem falando sobre sua vida para um grupo de pessoas. Mas não é qualquer vida. John Oldman afirma ter nascido há mais de 14 mil anos o que faz dele um verdadeiro homem das cavernas. A princípio os amigos de John levam tudo na brincadeira, mas de alguma forma começam a ficar um tanto quanto enfeitiçados com o que ele diz. Os amigos dele são 4 homens da ciência, um arqueólogo, um professor de biologia, um professor de história(acredito eu) e um psiquiatra, alem de uma cristã fervorosa. Os amigos começam a fazer perguntas a John que vai respondendo uma a uma, intrigando eles e o público.

As possibilidades parecem infinitas, o conteudo filósofico do filme é bem rico, assim como a explicação para acontecimentos chaves da história da humanidade. O filme pode provocar a ira de certas pessoas, que não admitem ver suas crenças serem contestadas, mas que não pensam duas vezes antes de contestar os que acreditam em algo diferente deles.

A idéia do final é muito boa, mas ela não é executada da maneira correta. Parece que foi feita na pressa, o que acabou atrapalhando um pouco.

De qualquer forma, é um daqueles tipos de filme que propiciam várias discussões, com argumentos infindáveis, o que é sempre algo bem vindo."

Eu dei uma olhada no rotten tomatoes e até agora só tem uma critica lá, pelo menos é positiva.
 
Essa pergunta é estúpida, mas tem alguma chance de isso ser exibido em uma única sala sequer no Brasil?

Se não, qual a previsão pra lançarem em DVD (se ela existe)
 
Esse é aquele filme em que o produtor agradeceu por terem colocado na internet. Disse que aumentou um pouco os lucros. Eu fui nesse hype mais ainda não assisti.
 
Esse é aquele filme em que o produtor agradeceu por terem colocado na internet. Disse que aumentou um pouco os lucros. Eu fui nesse hype mais ainda não assisti.

Isso mesmo, tambem tem uma mensagem do diretor no imdb e do sobrinho do roteirista que jah morreu, acredito.

Esse filme é so no boca a boca e na internet mesmo. Mas vale a pena.
 
Fiquei interessada no roteiro, mas duvido que saia nos cinemas pois o grande público não mostra interesse em filmes sem cenas de ação.
 
Será realmente uma pena se não chegar por aqui, porque o filme é absurdamente bom. Fazia um tempão que um filme não me prendia do jeito que The Man From Earth prendeu. E o mais impressionante, como o Brian comentou, o filme todo é só aquela conversa do John Oldman com os colegas de trabalho. Não tem nada além disso, e nem precisaria, para ser bem sincera.

Pontos altos:

* Quando John conta que era Jesus. A Edith era meio pé no saco, mas a parte dele dizendo que só queria passar para o ocidente o que aprendeu com Buda foi muito legal.

* Aquela história de ter conhecido outro como ele, e sobre a desconfiança de ambos - o que seria também a desconfiança do grupo que estava ouvindo a história e bem, de nós mesmos

Confesso que a única coisa que me soou um tiquinho forçada foi a conclusão.

Embora surpreendente. Eu não esperava aquilo, mas de qualquer forma achei que foi um "Ok, agora nós provamos que de fato ele tem 14.000 anos".

Mas é só um detalhe perto do todo. Muito, muito bom mesmo.
 
Assisti ontem e também gostei muito do filme. Vários atores ali ja participaram de Star Trek.

Ei moderadores, coloquem uma enquete aí por favor! =]
 
Eu geralmente não tenho mais ânimo pra lidar com isso, mas alguém me apontou esse tópico e eu achei que alguma atitude devia ser tomada:

Ainda não tem nome em português...

Sugestão: A Pessoa Inexplicavelmente Imortal Que Também foi Jesus, Conheceu o Buddha e Várias Outras Figuras Históricas.

alguém já viu esse filme?
Infelizmente.

Pra galera que curte sci-fi é uma boa pedida.
Uma boa pedida pra entender que um conceito sem sentido/sobrenatural 1) não é automaticamente instigante e 2) não é sci-fi (não há nenhuma ciência no filme).

PS: Eu tinha lido "uma boa paródia"; nesse caso eu concordaria.

Provavelmente é o Primer de 2007
Se Primer fosse escrito e dirigido por uma equipe de estagiários de novelas da Globo.

Uma curiosidade: O roteirista Jerome Bixby(acho q é esse o nome) escreveu alguns episódios de Star Trek... e no filme têm duas referências a sT.
Um aviso que eu ignorei ao decidir baixar.

Os amigos dele são 4 homens da ciência, um arqueólogo, um professor de biologia, um professor de história(acredito eu) e um psiquiatra, alem de uma cristã fervorosa.
How conveeeeeeeeeeeenient!

o conteudo filósofico do filme é bem rico
Riqueza filosófica: uma aula de "melhores momentos" da História extremamente mal escrita.

O filme pode provocar a ira de certas pessoas, que não admitem ver suas crenças serem contestadas, mas que não pensam duas vezes antes de contestar os que acreditam em algo diferente deles.
Eu pensaria 450 vezes antes de acreditar na proposta do John Trocadilho.

De qualquer forma, é um daqueles tipos de filme que propiciam várias discussões, com argumentos infindáveis, o que é sempre algo bem vindo.
Uma das discussões que ele provocou pra mim: se eu fosse encarregado de uma premissa tão babaca, teria conseguído salvá-la?

Alguns outros comentários meus retirados de outra discussão:

*"Toda a dinâmica saiu errada. Eu nao lembro direito, mas tem um cara que fica exageradamente irritado com a revelação, outro fica muito empolgado, a outra fica ofendida. Eu não consigo imaginar um grupo de pessoas - de professores de faculdade - reagir de forma tão forte ao que provavelmente era uma piada do cara. São treinados para pensar criticamente, racionalmente. Teriam que ter levado na brincadeira por um bom tempo, ou talvez o tempo todo."

Aliás, continuando nesse tópico, o conceito em só teria funcionado se os 5 professores amigos do John Trocadilho fossem substituídos por 5 alunos dele, de preferência os que tiram nota baixa, e possívelmente maconheiros, e se o John realmente estivesse tentando enganar eles, como uma pegadinha intelectual. E se o genero fosse "humor negro" e não "filme de TV".

*"Todo mundo falava do mesmo jeito, com o mesmo tom tapado, pseudoperspicaz. Tá na cara que o roteiro foi escrito por um velho." (Jerome Bixby aparentemente estava no seu leito de morte quando terminou o roteiro. Devia ter levado pro túmulo). "E além disso, 50% do diálogo são lições de História, literalmente."

*"Todo mundo atuou mal. Em parte porque o diálogo era nojento."

*"MFE não é tenso por incompetência, mas era a intenção. Tanto que enfiaram uma arma no filme duas vezes, usando o psiquiatra lunático."

*"Não é intoleravelmente chato porque 1) o conceito é um completo absurdo e 2) o filme é muito ruim, e a fricção entre 1 e 2 deixou ele semi-interessante."

Eu acho que isso diz tudo.
 
Última edição:
Acabei de ver o filme. Gostei bastante. O plot é bem interessante, e conseguiu me prender durante todo o filme. Não há nenhuma atuação excepcional, mas não achei que os atores deixaram a desejar (à exceção da velha-religiosa-chata).


Quanto ao final, eu esperava algo um tanto diferente, mas mesmo assim ainda é o tipo de final que eu geralmente aprecio em filmes.
 
Eu achei o filme bastante interessante, seus quase 90 minutos passam voando. Apesar dele se passar unicamente na sala da casa do protagonista e se resumir a um homem contando a história de 14 mil anos da sua vida para um pequeno grupo de pessoas que o questionam o tempo todo. Só a conclusão do longa que ficou meio a desejar, poderia ter sido mais elaborada.

O diretor Richard Schenkman tem mais seis longas desconhecidos no currículo.
 
Bom, apesar de o filme ter sido tão duramente criticado, eu fiquei interessado.
Será que vocês poderiam me indicar algum lugar em que eu possa baixar esse filme? Ou isso não é permitido aqui no fórum?
 
Bom, apesar de o filme ter sido tão duramente criticado, eu fiquei interessado.
Será que vocês poderiam me indicar algum lugar em que eu possa baixar esse filme? Ou isso não é permitido aqui no fórum?

Dedodeouro deixou um link pra isso aí em cima, parece até que os produtores disponibilizaram o filme na internet, como forma de divulgação.


Bem, gostei do filme, apesar de notar - em alguns casos - uma certa pobreza nos diálogos e interpretações. Acabei culpando o baixo orçamento pra produção e me foquei somente na idéia do filme.


Pra quem quer sair do marasmo cinematográfico e aprova um filme com temática diferente e que estímula a discussão é uma ótima pedida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo