• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Livro reportagem

Union Jack

Elfo cronista
Olá, pessoal


Meu nome é Jackson, sou de Curitiba, e estou no último ano da faculdade de Jornalismo. Decidi fazer, como trabalho de conclusão de curso, um livro reportagem sobre os fãs da obra de Tolkien. A idéia é apresentar o perfil dos fãs e grupos (aqueles que conheceram através dos filmes, os que já conheciam os livros antes) e também os fãs de outras coisas que têm influência de Tolkien, como bandas, jogos de RPG, etc. Como o trabalho precisa ser voltado para a comunicação, o foco será na interação entre os fãs e como o gosto em comum possibilita as relações entre eles.

A intenção é colher depoimentos de fãs, suas histórias e opiniões relacionadas a Tolkien. Estou à disposição de quem tiver dúvidas e desde já agradeço.



Obrigado.
 
Olá!!!

Muito legal a sua proposta à nós.
Eu quero sim, muito ajudar você, irei preparar um depoimento e posto aqui mesmo.

Abração.
 
Pra mim, o negócio todo começou com os filmes. Achei legal, efeitos especiais, e tal. Aí eu comecei a jogar RPG, e descobri que tinha um monte de coisa de autoria de Tolkien, e comecei a me interessar. Encontrei o forum de RPG aqui da Valinor e comecei a postar, a principio, só lá, até que pintou uma curiosidade sobre o resto do forum. Fui mexendo, mexendo, aprendendo pacas (porque os caras daqui são monstros), e decidi pegar o SdA pra ler. Gostei mais ainda de Tolkien, e comecei ler o Hobbit e o Silmarillion, mas não terminei nenhum dos dois (ainda)
 
òtima idéia, Jackson.

Quando, no fim dos anos 90 começaram a falar que iam fazer um filme do SDA, eu me interessei em ler o livro que eu nunca tinha lido, mas só comprei o livro em 2001, e li correndo antes de saírem os filmes. Adorei o livro, então depois eu li o Hobbit, a depois o Silmarillion. O Silmarillion honestamente eu não gostei muito. Primeiro porque eu não entendi nada de todos aqueles nomes, segundo que eu achei pesadíssimo, e terceiro porque é muito diferente ( oestilo de escrita) de SDA e Hobbit. mas depois de um tempo entrei pra uma comunidade de SDA no orkut, em que a maioria entendia muito de Tolkien, e através das conversas lá, da troca de informações, eu me tornei uma nerd completa:mrgreen:
Li de novo o Silmarillion, entendi melhor dessa vez, li Contos Inacabados e as Cartas de J.R.R. Tolkien, Children of Húrin, estou lendo agora a série HOME (history of middle earth), só li o primeiro ainda. Mas tudo que cai na minha mão sobre Tolkien eu leio:yep:
Agora eu sei que o Silmarillion é num estilo tão diferente de SDA e Hobbit porque Tolkien não o publicou em vida, se o tivesse feito certamente tê-lo-ia reescrito várias vezes, como fez com SDA e Hobbit até que ficasse de um jeito mais fácil de ler.
A história do Silmarillion realmente é muito boa, e é imprescindível lê-lo.

Bom, nem sei se era isso que você queria hehehehehehehehehe
mas eu adoro Tolkien e falar sobre ele.:oops:
 
Hmmm o que exatamente precisa que façamos?
Eu tbm tou disposto a ajudar... o/
 
É uma boa idéia! Pode contar com a minha ajuda! Mas vou querer um exemplar do livro depois! :dente:
 
I'm back!
Não sumi não, apenas dei um tempo para ver se a galera se manifestava. E se manifestou! Obrigado a todos! Postei isso no orkut também, mas aqui tive mais respostas.

Arcavius e Cali Eledhwen, os depoimentos de vcs foram bem legais, valeu. A princípio, servem com base para definir um perfil dos fãs (esse lance de começar com os filmes, por exemplo. Tem muita gente - eu inclusive) Mais tarde, desenvolvendo mais suas histórias, vcs podem se tornar personagens do livro.

Nesse semestre eu ainda estou na parte teórica (e chata) do trabalho: problema, objetivos, justificativa, fundamentação, etc. Quem já fez TCC sabe como é. Semestre que vem é que vou escrever o livro propriamente dito, mas por questão de tempo, é bom começar já, pelo menos a buscar contatos - e é aí que vcs entram.

Isso :D
Conte mais sobre o tipo de depoimento, talvez faça uma lista de perguntas sobre os pontos que mais te interessam e tal.

Valeu, moriel. Vou preparar um questionário e logo postarei (espero). Mas quem quiser escrever um depoimente no estilo do Arcavius e da Cali, sinta-se a vontade.

De novo, obrigado a todos. Deixo aqui meu e-mail e orkut, caso queiram falar diretamente comigo. Esses eu geralmente respondo rápido :wink:

jackson_sgood@hotmail.com

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2850555885513586516
 
Eu comecei a ler as obras de Tolkien quando tinha uns quinze anos, por intermédio de meu padrinho (a Triologia d' O Senhor dos Anéis foi o começo de tudo...). com o tempo li, O Hobbit, Silmarillion e Contos inacabados, além de ver os filmes, é claro (primeirona na fila no dia da estréia de "A Sociedade do Anel" no cinema - kkkkkkkkk!).
Já perdi a conta de quantas vezes reli os livros ou revi os filmes, mas ainda sinto a mesma emoção da primeira vez, por incrivel que pareça (e acabo por ver as coisas por um angulo que não havia apreciado ainda).
Resumindo: Sou fã de carteirinha, com muito orgulho!!

Um grande abraço.

Ps: se quiser saber mais alguma coisa, meu e-mail e msn constam no meu perfil público.
 
Tudo começou com minha irmã. Ela tinha assistido o filme "A Sociedade do Anel", e quando anunciaram o segundo filme da Trilogia ("As Duas Torres"), ela quis ir ao cinema assistir, e me convidou. Fui ao cinema, e me apaixonei pela Terra Média. Por tudo, reinos, raças, histórias, e tudo mais. Assisti o Retorno do Rei na estréia, e fui mais duas vezes ao cinema. Após isso, comprei os Três DVDs, e assisti pela primeira vez "A Sociedade do Anel".

Após um ano, comecei a trabalhar, e meus três primeiros salários, foram destinados à compra de livros, como "O Senhor dos Anéis, Volume Único", "Atlas da Terra-Média", "O Silmarillion" e "Contos Inacabados". Após comprar todos esses, comprei "O Hobbit" por último.

Já li cada um desses no mínimo Sete vezes cada, e não fico nem três dias sem ler Tolkien. Virou religião.

Então, quis comprar os DVDs extendidos. E assim achei o Fórum Valinor. Gostei do que vi, e me cadastrei no mesmo dia. Após isso, além de ler sempre meus livros, posso discutir sobre Tolkien com muitos colegas aqui, e acabei aprendendo MUITO sobre as Obras, com Artigos e textos (além de algumas cartas) que existem aqui na Valinor.

Atualmente, estou lendo "O Senhor dos Anéis" pela oitava vez, e continuo postando e debatendo aqui no fórum. Sou devoto do Santo Tolkien.
 
Vamos lá:

Tudo começou quando eu tinha uns sete anos mais ou menos. Eu assisti os filmes d'O Senhor dos Anéis em casa, assim que lançaram em DVD, porque eu ainda não podia ver no cinema. :osigh: Mas depois minha mãe comprou os três filmes em versão estendida :mrpurple:

Algum tempo depois do terceiro filme, eu li O Hobbit. Adorei, li e reli esse livro tantas vezes que até perdi a conta. Com dez anos eu li O Senhor dos Anéis, e também adorei. Eu até tentei contar quantas vezes eu reli os livros, mas também perdi a conta... Quando eu fiz onze anos, resolvi ir ler O Silmarillion. Sinceramente, nunca vi um livro melhor que esse na minha vida. O Silma eu acho que li umas seis vezes, mas não tenho certeza...

À alguns meses atrás eu li o Contos Inacabados, e um pedaço do HOME2 (deu preguiça de ler tudo porque o meu é em espanhol, mas qualquer dia desses eu leio o resto). Outros livros do Tolkien que eu já li foram o Roverandon e o Mestre Gil de Ham, os dois também muito legais.

Eu gosto muito das músicas baseadas nas obras de Tolkien, principalmente as do Blind Guardian (minha banda favorita :mrpurple:). Eu já joguei RPG dO Senhor dos Anéis, mas foi à um tempão... Mas é muito legal :yep:

Sou muito fã do Tolkien, esse escritor extremamente genial (não achem que sou puxa-saco, só estou falando a verdade :))

Ok, agora já fiz meu "discursinho"... Aguardando o questionário :D
E eu quero dar uma olhada no livro depois! :joy:
 
Última edição:
Sempre, desde pequeno gostei muito de histórias envolvendo um mundo totalmente diferente do que estamos habituados a ver, contos sobre expedições e batalhas épicas, enfim. No entanto, nunca havia encontrado nada do tipo, até que por volta dos meus 13 anos (ano 2004) eu assisti A Sociedade do Anél e lembro que quando o filme acabaou e disse "já?!", como não tenho DVD, sempre assisti O Senhor dos Anéis quando passava em canal aberto na televisão e ao todo foram umas 4 ou 5 até o dia em que arrumei um aparelho de DVD emprestado para assistir a continuação, pois havia emprestado também os três filmes de um amigo, o que ocorreu em 2006, passei os dois dias que se seguiram inteiros assistindo e re-assistindo aos filmes, primeiro assisti apartir d'As Duas Torres, e depois revi toda a saga completa desde o início. Desde então, assisti aproximadamente 8 vezes A Sociedade do Anél, pois passaram outras vezes ainda em canal aberto, 5 vezes As Duas Torres e por volta de 4 O Retorno do Rei.

Mesmo assim, sempre tive mais e mais vontade de saber sobre o mundo de Tolkien, até que em 2005 aluguei o livro A Sociedade do Anél na biblioteca pública de Chapecó, passei as férias inteiras lendo. No entanto a biblioteca não tinha a continuação, a qual tive acesso apenas em 2006 na forma de E-Book, lendo então As Duas Torres e O Retorno do Rei. Ano passado (2007) consegui O Silmarillion emprestado de uma colega, e gostei tanto que nas horas que deviam ser dedícadas ao estudo para o vestibular eu lia O Silmarillion, alternando entre o livro e as apostilas de estudo. Também neste ano conheci a Valinor em uma de minhas muitas buscas na Internet sobre Tolkien e suas histórias e foi aqui que encontrei grande aprte do apoio que precisei para entender os livros e Tolkien, tanto que me mantenho até hoje aqui, aprendendo mais e mais.

No começo deste ano li O Hobbit e Contos Inacabados, além de ter conseguido acesso á Os Filhos de Húrin e Mestre Gil de Ham, ambos na forma de E-Book.
 
Hum...
Tudo começou quando eu tinha 8 anos. A professora mandou a minha turma ler O Hobbit na escola. Eu li, primeiro de má vontade, depois... Depois eu li mais uma vez. Depois, quis ler pela terceira vez, mas não tinha na biblioteca. Aí, fui procurar em casa, estudei atentamente as prateleiras e localizei um livro com a palavra mágica Tolkien escrita nele. Parecia mais grosso, bem mais grosso, mas achei que fosse uma edição diferente e tal. Aí eu li o Senhor dos Anéis - terminei de ler com 10 anos. Li e reli ele infinitas vezes.
Como ouvi a minha mãe falando mal de Live Actions baseados no SdA para uma amiga, imaginei - 10 anos, né - que os livros não eram "coisa boa" e lia às escondidas.
Com 14 anos, esbarrei no Livro Negro de Arda, e meio que descobri que existiam outros livros de Tolkien: Simarillion, Contos Inacabados, HOMEs.
Li tudo que consegui achar.
Resumidamente, é isso.
Pra não dizerem que eu não falei dos filmes, eu assisti eles com o devido entusiasmo :D No total, mais de 20 vezes só no cinema. :lol:
 
Saudações, galera. Tá aqui o questionário que prometi. Tem questões objetivas e discursivas, bem legal de responder, hehehe. Se alguem tiver mais sugestões de perguntas, beleza. E continuem mandando ver nos depoimentos!


Ah sim: se puderem, copiem para word e me enviem por e-mail (jackson_sgood@hotmail.com), facilita um pouco.


Se divirtam, abraços.




Nome:

Idade:

Profissão:

Cidade/Estado:



Primeiro contato com a obra de Tolkien:



( ) Livros

( ) Filmes

( ) Outro – qual:

Ano:



Marque quantas vezes leu cada livro (na segunda coluna, marque seu favorito)



( ) ( ) O Hobbit

( ) ( ) O Senhor dos Anéis

( ) ( ) O Silmarillion

( ) ( ) Contos Incabados

( ) ( ) Os Filhos de Hurín

( ) ( ) As Aventuras de Tom Bombadil

( ) ( ) As Cartas de J. R. R. Tolkien

( ) ( ) Roverandom

( ) ( ) Mestre Gil de Ham

( ) ( ) Sobre Histórias de Fadas

( ) ( ) The History of Middle-earth (qualquer volume)



Marque quantas vezes assistiu cada filme (na segunda coluna, marque seu favorito)



( ) ( ) A Sociedade do Anel

( ) ( ) As Duas Torres

( ) ( ) O Retorno do Rei



Qual seu personagem favorito na obra de Tolkien? Por que?



Participa de quantas comunidades relacionadas a Tolkien no Orkut?



Já participou de encontros/convenções/exposições relacionadas a Tolkien? Se sim, indique o nome, data e local:



Já fez cosplay de algum personagem (de Tolkien ou não)? Qual?



Marque os livros de acordo com a escala:

0 – nunca li e nem pretendo

1 – nunca li, mas pretendo

2 – li e não gostei

3 – li e achei mais ou menos

4 – li e gostei

5 – adorei, reli várias vezes



( ) Harry Potter

( ) As Crônicas de Nárnia

( ) A Cor da Magia

( ) Duna

( ) Os Mundos de Crestomanci

( ) Eragon



Qual seu escritor preferido fora Tolkien? Por que? E no geral, qual dos dois você prefere?



Qual seu livro preferido fora os de Tolkien? Por que? E no geral, qual dos dois você prefere?



Marque os filmes de acordo com a escala:

0 – nunca vi e nem pretendo

1 – nunca vi, mas pretendo

2 – vi e não gostei

3 – vi e achei mais ou menos

4 – vi e gostei

5 – adorei, revi várias vezes



( ) Harry Potter

( ) As Crônicas de Nárnia

( ) Eragon

( ) Dungeons & Dragons

( ) História Sem Fim

( ) Coração de Dragão

( ) As Crônicas de Spiderwick

( ) Stardust – O Mistério da Estrela

( ) Os Seis Signos da Luz

( ) Star Wars

( ) Star Trek

( ) Indiana Jones

( ) Matrix

( ) Homem-Aranha



Qual seu filme preferido fora da trilogia do Anel? Por que? E no geral, qual dos dois você prefere?





Banda/Cantor preferido:



Música preferida:



Costuma ouvir bandas que se inspiram em Tolkien? Quais?



( ) RPG – Marque de acordo com a escala:



0 – nunca joguei e nem pretendo

1 – nunca joguei, mas pretendo

2 – já joguei, mas não gosto

3 – gosto, mas não costumo jogar

4 – gosto, jogo sempre que possível

5 – adoro, jogo com frequência



Caso já tenho jogado, quais?



( ) Histórias em quadrinhos – Marque de acordo com a escala:



0 – nunca li

1 – lia na infância/adolescência

2 – leio eventualmente

3 – leio com frequência



Caso leia, quais? Qual a melhor HQ que você já leu?



( ) Games - Marque de acordo com a escala:



0 – nunca joguei

1 – jogava na infância/adolescência

2 – jogo eventualmente

3 – jogo com freqüência



Possui algum video-game atualmente? Qual?



Qual seu jogo preferido?



Já jogou algum jogo relacionado a Tolkien? Qual?



Participa de algum jogo on-line? Qual



Você acha que a obra de Tolkien tem o reconhecimento que merece por parte da mídia e do público em geral?



Como sua família e amigos encaram o fato de você ser “tolkiemaníaco” ?
 
Opa!
Ótima idéia guri! Eu participo!
Questionário copiado, amanhã eu envio por e-mail :yep:!

P.S.: Concordo com o Snaga, quero um exemplar :hihihi:.
 
Olá, pessoal. Primeiramente, obrigado Furlan, Moriel e Cali. Apenas os 3 me enviaram o questionário... o que houve com os outros? Bem, ainda tá em tempo.
Minha intenção é continuar a discussão aqui, não deixar o tópico esfriar. Por isso deixo algumas questões (lembrando que vcs tem total liberdade para propor outras):

Comparação livro/filme: qual é melhor? Por que?

Como vcs costumam interagir/conversar com outros fãs (aqui no fórum e em outros lugares)? Rolam muitas "diferenças de opinião" ? Quais assuntos são tratados?

Já fez muitos amigos através do gosto em comum por Tolkien?


Por enquanto é isso, assim que tiver mais idéias coloco aqui. Abraço!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo