• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ainur

Eles não entram diretamente na categoria "Filhos de Ilúvatar" com maiúscula -- esses são apenas Homens (incluindo hobbits), Elfos e, por adoção, Anões.

Mas os Ainur certamente são criações de Ilúvatar, "frutos de seu pensamento", como diz o Silma, e informalmente até poderiam ser considerados filhos dele. É mais ou menos a diferença entre anjos e seres humanos na teologia judaico-cristã: os seres humanos são considerados mais próximos "emocionalmente" e "existencialmente" de Deus.

Abraços,
 
Exatamente, Imrahil.
Os Ainur são frutos do pensamento de Eru. Não são filhos, mas criações dele também.
 
Obrigado, Camila e Imrahil:grinlove:

Se eu estiver querendo descobrir naquele jogo "adivinhe quem eu sou", ou em qualquer outro lugar, e perguntar: É filho de Ilúvatar?" será que eu posso considerar Ainur, Elfos, Homens e Anões?
 
Se eu estiver querendo descobrir naquele jogo "adivinhe quem eu sou", ou em qualquer outro lugar, e perguntar: É filho de Ilúvatar?" será que eu posso considerar Ainur, Elfos, Homens e Anões?
Não. Naquele jogo, ao se perguntar se é Filho de Ilúvatar (ou "Eruhin"), refere-se a Elfos e Humanos (e Hobbits). Nem mesmo os anões entram como Eruhini.

Ainur são Ainur. Eruhini são Eruhini. E anões são anões. E hobbits são humanos!
 
Eles não entram diretamente na categoria "Filhos de Ilúvatar" com maiúscula -- esses são apenas Homens (incluindo hobbits), Elfos e, por adoção, Anões.

Mas os Ainur certamente são criações de Ilúvatar, "frutos de seu pensamento", como diz o Silma, e informalmente até poderiam ser considerados filhos dele. É mais ou menos a diferença entre anjos e seres humanos na teologia judaico-cristã: os seres humanos são considerados mais próximos "emocionalmente" e "existencialmente" de Deus.

Abraços,


Lembra muito aquele discurso também do que é filho de Deus e do que é criatura de Deus. Nesse aspecto da teologia judaico-cristã, há um discurso sobre quem aceita Cristo como Salvador torna-se filho de Deus e aquele considerado um ímpio é tido como uma criatura.

...mas voltando ao assunto principal indiretamente eram filhos de Ilúvatar, até porque toda criação em si é fruto da criação de Ilúvatar pela dimensão do pensamento e autorização para o fluir da vida seja ela qual for.
 
Nessa discussão "religiosa" que há na mitologia Tolkien o Imrahil é quase imbatível :lol:

Eru considera seus flhos (Eruhíni) os Primogênitos Elfos e os Homens (Assim como os hobbits que são uma raça de homens).

Os anões são adotados, mas não são Eruhíni. Sequer foram criados, imaginados por ele.
Foram feitos por Aulë.

E os Ainur são criações de Eru.
Que os fez com o propósito de que criassem um lugar para seus filhos.
 
Como já foi dito, vou repassar:

Ainur são criações de Ilúvatar. Criados através de pensamentos com a finalidade de criar a Terra de seus futuros filhos (homens e elfos) e cuidar dessas terras.
 
Oi Yoko:

Problema de tradução: a palavra usada em inglês para designar os Ainur é "offspring", não "children". "Offspring" envolve procriação quase biológica, mas não tem o sentido emocional/afetivo de "children". Dá pra vc usar "offspring" pra plantas até. A tradução mais correta, eu acho, seria "frutos" ou "prole".

Abraços,
 
Como já foi dito, vou repassar:

Ainur são criações de Ilúvatar. Criados através de pensamentos com a finalidade de criar a Terra de seus futuros filhos (homens e elfos) e cuidar dessas terras.

Concordo com você com a idéia de que oa Ainur eram criações de Ilúvatar. Mas não acho que tenham sido criados para criarem uma terra para os verdadeiros Filhos de Ilúvatar, embora a criação dos Filhos de Ilúvatar já estivesse a muito em seus pensamentos, a idéia de criar uma terra para eles surgiu somente no 3º tema, que creio que não estava planejado por Ilúvatar, só surgiu por causa de Melkor criar sua própria melodia!
Creio que a princípio os Ainur foram criados para poderem ensinar os Filhos de Ilúvatar em sua própria morada. Posso estar errado, é a minha opnião.:D
 
Oi Yoko:

Problema de tradução: a palavra usada em inglês para designar os Ainur é "offspring", não "children". "Offspring" envolve procriação quase biológica, mas não tem o sentido emocional/afetivo de "children". Dá pra vc usar "offspring" pra plantas até. A tradução mais correta, eu acho, seria "frutos" ou "prole".

Abraços,


Mandou muito bem! Começei a ler a versao original do Silma esses dias e tinha notado isso, só que nao tava achando qual seria o melhor termo pra traduzir "offspring". Valeu!!!!!!!!!
 
Concordo com você com a idéia de que oa Ainur eram criações de Ilúvatar. Mas não acho que tenham sido criados para criarem uma terra para os verdadeiros Filhos de Ilúvatar, embora a criação dos Filhos de Ilúvatar já estivesse a muito em seus pensamentos, a idéia de criar uma terra para eles surgiu somente no 3º tema, que creio que não estava planejado por Ilúvatar, só surgiu por causa de Melkor criar sua própria melodia!
Creio que a princípio os Ainur foram criados para poderem ensinar os Filhos de Ilúvatar em sua própria morada. Posso estar errado, é a minha opnião.:D
Eu posso discordar um pouquinho??? rs
Acho que Ilúvatar já tinha tudo planejado, inclusive a dissonancia de Melkor, e o 3º tema.
Ilúvatar diz, no Silmarilion, que nada acontece sem que ele permita.
Fugiu um pouco do tema, mas tá valendo.
 
Concordo com você com a idéia de que oa Ainur eram criações de Ilúvatar. Mas não acho que tenham sido criados para criarem uma terra para os verdadeiros Filhos de Ilúvatar, embora a criação dos Filhos de Ilúvatar já estivesse a muito em seus pensamentos, a idéia de criar uma terra para eles surgiu somente no 3º tema, que creio que não estava planejado por Ilúvatar, só surgiu por causa de Melkor criar sua própria melodia!
Creio que a princípio os Ainur foram criados para poderem ensinar os Filhos de Ilúvatar em sua própria morada. Posso estar errado, é a minha opnião.:D
Não foi por causa de Melkor que surgiu Eä. A Canção dos Ainur estava, independente de Melkor e sem que os próprios Ainur soubesse, criando o Mundo Físico (o Mundo que É). A Canção derivava dos Tema de Eru e não da vontade de Melkor.

De qualquer forma, acho que os Ainur não foram criados desde já com a intenção de criar o Mundos dos Eruhini. Não estou com o livro aqui pra comprovar, mas acho que é dito que Eru os criou para que lhe fizessem companhia em seu Palácio no Vazio.

Eu posso discordar um pouquinho??? rs
Acho que Ilúvatar já tinha tudo planejado, inclusive a dissonancia de Melkor, e o 3º tema.
Ilúvatar diz, no Silmarilion, que nada acontece sem que ele permita.
Fugiu um pouco do tema, mas tá valendo.
Esse é um pensamento perigoso, Peonia.
Isso que você disse remete àquela idéia de que Eru tinha um lado mau e, consequentemente, era a origem do mal de Melkor.

Como você mesma disse, tudo acontecia com a "permissão" dele, mas não com a "intenção". Ao criar os Ainur, Ilúvatar lhes deu livre arbítrio para fazerem o que bem entendessem e foi assim que Melkor dissonou durante a música. Eru permitiu que Melkor fizesse isso, mas não o criou já com o intento de que isso acontecesse.

Essas questões são muito complicadas.
 
filhos assim filho mesmo não, são só criação de Eru. Mas tipo eles tem aquelarelação meio de parente, se é que me entendo, mas o que todos consideram que são filhos mesmo, são Homens, Elfos, que nesse caso são chamados de primogenitos), os outros povos, asimm, e os anoes por piedade de Eru, ja que foram criado sem seu concentimento.
 
Criados a partir do pensamento de Eru, o Ainur não eram propriamente filhos, mas não deixam de ser importantes, não é verdade? Afinal, sem eles, não haveria a grande canção, nem a própria Arda...
 
Se tudo surgiu a partir da mente de Ilúvatar, nada mais natural que o mal também tenha surgido. Se todos ainur fossem inicialmente bons, da onde surgiria o mal? O mal surgiria por si próprio, o que pra mim não faz sentido. Assim, Melkor tinha uma tendência maligna sim.

E tem aquele famoso trecho em que Ilúvatar revela que todos são instrumentos Dele, assim o surgimento do mal tinha que acontecer para ser usado como instrumento.
 
Também concordo com o Haram, mesmo que iluviatar tenha dado aos ainur livre arbitrio, não haveria como o mau surgir do nada, melkor, teve inveja e sabia que era o mais poderosos, então como esse sentimento surgio em sua mente?, Pela geração espontânea, acho que não, eu não sei não mais iluviatar não é de um todo bom, sei que vão me crucificar por isso mas é o que penso. Ou então foi uma falha do professor, convenhamos que Tlkien não era perfeito e sua obra é de um complexidade tamanha que ele não esclarecer algom como ocorre bastante, tala qual o tom bombadil, e por aí vai pode ser sim uma falhinha.
 
Se tudo surgiu a partir da mente de Ilúvatar, nada mais natural que o mal também tenha surgido. Se todos ainur fossem inicialmente bons, da onde surgiria o mal? O mal surgiria por si próprio, o que pra mim não faz sentido. Assim, Melkor tinha uma tendência maligna sim.

E tem aquele famoso trecho em que Ilúvatar revela que todos são instrumentos Dele, assim o surgimento do mal tinha que acontecer para ser usado como instrumento.
O Haran já disse o que eu ia dizer. Por isso não acredito que o meu pensamento seja perigoso, afinal se tudo fosse bom não teríamos motivações.

:think:Esse já foi tema de outro tópico...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo