• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem disse que os animais são irracionais??

Excluído015

Excluído a Pedido
"Um cachorro foi visto no meio de uma avenida com muito trânsito
cuidando de seu amigo que foi atropelado por um carro. Usando a pata, o
cachorro tentava acordar seu amigo que estava morto.

O cachorro tentava empurrar seu amigo para fora da avenida. E quando alguma
pessoa tentava ajudar, ele rosnava e afugentava os que se aproximavam dele.

Apesar do tráfego pesado, o cachorro não abandonava seu amigo.

As pessoas ficaram impresionadas de como um cachorro vira-lata podia ser tão
leal !"
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    35,2 KB · Visualizações: 85
  • 2.jpg
    2.jpg
    33,6 KB · Visualizações: 74
  • 3.jpg
    3.jpg
    36,1 KB · Visualizações: 80
Eu vi uma cena semelhante.

Tinha um bando de cachorros (matilha?) na UFRJ.
A maioria atravessou a rua mas uns 2 ou 3 ficaram na outra calçada. Talvez com medo dos carros.
Um dos cachorros deu meia volta, reatravessou a rua e acompanhou esses 2 ou 3 até estes conseguirem atravessar.
 
"Um cachorro foi visto no meio de uma avenida com muito trânsito cuidando de seu amigo que foi atropelado por um carro. Usando a pata, o cachorro tentava acordar seu amigo que estava morto.

O cachorro tentava empurrar seu amigo para fora da avenida. E quando alguma pessoa tentava ajudar, ele rosnava e afugentava os que se aproximavam dele.

Apesar do tráfego pesado, o cachorro não abandonava seu amigo.

As pessoas ficaram impresionadas de como um cachorro vira-lata podia ser tão leal !"

Esse cachorro tem mais consideração que muitas pessoas que eu conheço.
 
realmente são muito leais, mais do que muita gente q eu conheço, e eu já i muitas cenas assim em livramento ond um cachorro cuida do outro, fica p/ tentar acompanhar.
 
Isso aí não tem nada a ver com racionalidade. Se ele fosse racional ele se ligaria que o outro cachorro estava morto e sairia do meio da rua. O que aconteceu foi que de repente ele ficou sozinho na matilha e se desorientou. Cães só conseguem funcionar num sistema hierárquico onde um segue o outro e todos se protegem. Até os que você tem em casa pensam assim. Pra eles você é o cachorro chefe que decide quando é a hora de comer.
 
Se os animais não fossem racionais, não aprenderiam rápido como aprendem...
Nem tudo é instinto. Usam a razão sim pra se livrar de muitas coisas.

Não saber reconhecer que o amigo estava morto, não faz dele irracional.
 
irracional não é sinônimo de burro, gente.
Ele é capaz de aprender com a experiência; mas racionalizar é algo muito mais complexo do que isso.
 
irracional não é sinônimo de burro, gente.
Ele é capaz de aprender com a experiência; mas racionalizar é algo muito mais complexo do que isso.

Tirou as palavras da minha boca, a diferença é que elas não iriam sair tão bem :lol:. Sim, os animais podem ter até algum tipo de inteligência além do instinto, porém é algo bem rustico que não chega a ser racionalismo.
 
Isso aí não tem nada a ver com racionalidade. Se ele fosse racional ele se ligaria que o outro cachorro estava morto e sairia do meio da rua. O que aconteceu foi que de repente ele ficou sozinho na matilha e se desorientou. Cães só conseguem funcionar num sistema hierárquico onde um segue o outro e todos se protegem. Até os que você tem em casa pensam assim. Pra eles você é o cachorro chefe que decide quando é a hora de comer.

E é tão diferente com a estrutura de uma família humana? Uma criança sabe que os pais são os líderes da matilha, que decidem a hora de comer e, caso os pais se perderem, ficam desorientados. Nesse sentido o cachorro irracional não é diferente de uma criança, que é, afinal de contas, racional. A razão só vem confirmar o que já sabemos instintivamente desde a infância.
 
Macacos usaram duas varas encaixaveis para ter acesso à uma banana, em uma famosa experiência já bastante antiga. Isso demonstra que tem capacidade de raciocínio abstrato e são capazes de elaborar modelos novos. Não era um teste de instinto, mas um teste de racionalidade, mais ou menos como um quebra-cabeças.
 
E é tão diferente com a estrutura de uma família humana? Uma criança sabe que os pais são os líderes da matilha, que decidem a hora de comer e, caso os pais se perderem, ficam desorientados. Nesse sentido o cachorro irracional não é diferente de uma criança, que é, afinal de contas, racional. A razão só vem confirmar o que já sabemos instintivamente desde a infância.

Que nos também temos instintos mas podemos racionalizar, diferente do cachorro que so tem instintos...


Ja o argumento do Tiberius é mais dificil de refutar, podemos no maximo considerar que alguns animais tenham um raciocinio bem rustico, apenas isso.
 
Vi numa pesquisa a algum tempo que dizia que os cachorros tinham uma inteligência semelhante a uma criança de 2 anos.

E um fato interessante, meus pais tem um pincher que dorme no mesmo quarto que eles, e de noite quando ele sente vontade de ir ao banheiro ele late até meu pai acender o abajur pra ele poder ver o caminho até o banheiro, onde lá ele tem um lugar para fazer suas necessidades. Acho que uma inteligência, mesmo que bem rústica ele deve ter.
 
Todos os animais tem instinto natural para sobrevivência e a maioria também pode aprender coisas novas, só que o limite do que eles podem aprender é bem definido genéticamente. Nós temos séculos de evolução mental acima dos animais e por isso que eles são definidos como irracionais.

De qualquer maneira, em contrapeso as vezes conseguimos ser mais burros do que todos os animais irracionais juntos. ^_^ Hehehe.

Se os dinossauros tivessem sobrevivido talvez eles se adaptassem tb e aí teríamos duas raças inteligentes na terra. Humanos e Dinohumanos e aí teríamos guerras constantes porque provavelmente os dinohumanos seriam mais violentos que nós, tipo os Kringlons(Kringlons?) do Star Trek(Musiquinha Star Trek, pan, pararam, pararaaaam, papa pararam pa pa pararammmm). De qualquer modo os golfinhos eu acho bem evoluídos, é um mistério.

Putz, o vinho tá acabando...

By Raphael S
 
Se os dinossauros tivessem sobrevivido talvez eles se adaptassem tb e aí teríamos duas raças inteligentes na terra. Humanos e Dinohumanos e aí teríamos guerras constantes porque provavelmente os dinohumanos seriam mais violentos que nós, tipo os Kringlons(Kringlons?) do Star Trek(Musiquinha Star Trek, pan, pararam, pararaaaam, papa pararam pa pa pararammmm). De qualquer modo os golfinhos eu acho bem evoluídos, é um mistério.

O que você anda fumando? :batera:
 
Um pingo de racionalidade todo animal tem. Bem como foi dinto, se tem animal que aprende rápido, quer dizer que ele tem inteligência pra isso, não faz parte do instindo. A gente só é mais... "evoluido" (entre aspas porque tem muitos que pararam na idade da pedra, infelizmente).
 
A gente só é mais... "evoluido" (entre aspas porque tem muitos que pararam na idade da pedra, infelizmente).

Bela fuga.

Nós somos muito pouco evoluídos e nosso "nível de seleção natural" ainda é altíssimo. Se não fosse a medicina nossos índices de mortalidade seriam astronômicos, porque temos inúmeras vulnerabilidades. Há seres vivos consideravelmente mais adaptados que nós para à sobrevivência, que afinal é a essência de toda espécie. Eles sim são evoluídos. Uma barata é bastante evoluída e adaptada geneticamente, nós não. Nós nos apoiamos em um dos nossos diferenciais que é nosso raciocínio para suprir as diversas outras fraquezas do homo sapiens.
 
Não estou certo de que os homens sejam racionais. Nem que os animais sejam irracionais. Não estou certo tampouco que a racionalidade seja o que diferencie o humano do animal.

Mas que é impressionante, comovente e exemplar pro ser humano esse comportamento do cachorro, isso é. Movido por instinto ou razão, pouco importa.
 
Não podemos esquecer que a evolução ainda não terminou e é constante. Quem poderá
saber para onde se encaminha a consciencia e a inteligência de diversas espécies?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo