• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mapa de Mordor - Uso e Ocupação do Território

Lord Khamûl

Usuário
Bom turma! Eu produzi um mapa de Mordor que trata do Uso e Ocupação de seu território.

O que me motivou também a produzí-lo, foi uma discussão antiga sobre o "Trajeto do Exército de Harad". Bom, alguns devem se lembrar daquele tópico.

Este mapa mostra o uso e ocupação do território de Mordor, principalmente durante os eventos da Guerra do Anel.

De acordo com a literatura, Tolkien deixa claro que haviam estradas que ligavam Mordor até as regiões sul e sudeste, onde povos pagavam tributos a Sauron através de mercadoria, suprimentos, escravos para trabalharem nos centros de produções, sejam na agicultura, forjarias, equipamentos de guerra e etc.

As regiões de Nurn, embora desoladas devido a população não ser muito grande era produtiva e bem usada pelos povos de Mordor, Khand e Harad.



Espero que gostem e vamos discutir o que estou propondo, okay?
Abraços!
 

Anexos

  • mordor_uso e ocupacao_territorio_2.jpg
    mordor_uso e ocupacao_territorio_2.jpg
    146,1 KB · Visualizações: 132
Bem legal o mapa Belfalas, gostei cara, excelente trabalho...

Mas talvez a legenda tenha ficado um pouco confusa por ter cores sobrepostas

Fora que a Forjaria foi meio que escolhida aleatóriamente né?
 
Fizeste no AutoCAD esse mapa ai?

A escala é sinistra, é muito grande a região de Mordor se for nesta escala ai em...

O interessante é que Mordor é tão grande, e Sauron apenas usou a parte da ponta no mapa, isso me deixa intrigas.

Eu ainda acho que ele tinha muita coisa escondida ali em baixo da terra que por fim ficou esquecido para sempre.. Por falar nisso acho que vou criar um tópico sobre isso achei interessante o pensamento.
 
Bem legal o mapa Belfalas, gostei cara, excelente trabalho...
Mas talvez a legenda tenha ficado um pouco confusa por ter cores sobrepostas
Fora que a Forjaria foi meio que escolhida aleatóriamente né?


Pois é cara! Valeu pelo elogio!

Bom este mapa é uma espécie de rascunho e não rascunho. Eu estou trabalhando na elaborações de outros mapas, inclusive mapas e croquis sobre os micro-climas, placas tectônicas e politico.

Estes próximos mapas estarão disponíveis assim que eu terminar meu árduo artigo sobre Mordor que estou fazendo.
 
Fizeste no AutoCAD esse mapa ai?

A escala é sinistra, é muito grande a região de Mordor se for nesta escala ai em...

O interessante é que Mordor é tão grande, e Sauron apenas usou a parte da ponta no mapa, isso me deixa intrigas.

Eu ainda acho que ele tinha muita coisa escondida ali em baixo da terra que por fim ficou esquecido para sempre.. Por falar nisso acho que vou criar um tópico sobre isso achei interessante o pensamento.

Cara, eu geralmente uso o Map Info, ou o Arq Giz ou então você não vai acreditar.
Eu também uso o Paint.

Com relação a escala, ela está certíssima, garanto.

Cara!!! É isso mesmo! Vai lá e cria este tópico para discutirmos.
 
Bom este mapa é uma espécie de rascunho e não rascunho. Eu estou trabalhando na elaborações de outros mapas, inclusive mapas e croquis sobre os micro-climas, placas tectônicas e politico.

Estes próximos mapas estarão disponíveis assim que eu terminar meu árduo artigo sobre Mordor que estou fazendo.


Fantástico, acho que eu estou te devendo um karma positivo:cerva:, você merece Belfalas, acho que você ouve constantemente que é o cara mais dedicado do fórum.
 
bom...
fui a pmeira a ver e a aprovar esse ótimo material, né, alberto? rs
(amiga mais puxa-saca nessa valinor vc não terá! rs)
achei muito interessante!
é bacana a gente ver os locais da TM de uma outra visão!
parabéns, amigo! :abraco:
agora estou no aguardo de outros locais, heim?
 
Cara, eu geralmente uso o Map Info, ou o Arq Giz ou então você não vai acreditar.
Eu também uso o Paint.

Com relação a escala, ela está certíssima, garanto.

Cara!!! É isso mesmo! Vai lá e cria este tópico para discutirmos.
O AutoCAD é massa de usar pra fazer essas coisas ai, pena que é chato pa caralho.

Então Mordor é tão grande quanto eu suspeitei mesmo!

Vou deixar para criar um outro dia que eu estiver com mais tempo..

Valeu!
 
Eu nunca havia parado pra pensar no quanto Mordor era grande, ou nos segredos que poderiam estar escondidos (sob ou sobre a terra), como o Finwë Fëfalas observou a alguns posts atrás. Mas, agora, com este mapa a disposição, vou dar asas a imaginação... Afinal, o que Sauron pode ter deixado para trás?

Parabéns pelo excelente trabalho, Belfalas.
 
Bem legal o mapa Belfalas, gostei cara, excelente trabalho...

Mas talvez a legenda tenha ficado um pouco confusa por ter cores sobrepostas

Fora que a Forjaria foi meio que escolhida aleatóriamente né?

Fantástico, acho que eu estou te devendo um karma positivo:cerva:, você merece Belfalas, acho que você ouve constantemente que é o cara mais dedicado do fórum.

bom...
fui a pmeira a ver e a aprovar esse ótimo material, né, alberto? rs
(amiga mais puxa-saca nessa valinor vc não terá! rs)
achei muito interessante!
é bacana a gente ver os locais da TM de uma outra visão!
parabéns, amigo! :abraco:
agora estou no aguardo de outros locais, heim?


Qualquer informação de estatística, política, social e etc eu retiro da fonte:

ITMGE
(Instituto Terra Mediano de Geografia e Estatística) :cerva:

Ha fui eu quem criei esse instituto de pesquisas aplicadas. :lol::lol::lol::lol:
 
Kra gostei muito do mapa e talz realmente e bem pouco falado sobre geografia de mordor, mas como foi falado realmente a legenda ficou pouco confusa mas e so prestar um pouco mais de atenção que da p/ entender

bom trabalho!!
 
Só algumas dúvidas, que não me recordo:

1-Aonde diz sobre portos em Nurn? (só fala o trecho do livro que eu procuro o resto.)
2-Aonde diz sobre as forjarias? Duvido que seja assim, na planície de Gorgoroth, e não em Barad-Dûr ou Minas Morgul, por exemplo;
3-Sobre as estradas, elas são citadas, mas não é dito onde estavam. Com que base você diz que elas tinham aquele caminho?
4-As áreas Agrícolas, são citadas em qual lugar? E porque diz que pode ser ali?
5-O Mar de Nurnen era de água limpa?
 
Boa cara... o mapa ficou muito bom. Mas posso dar uma idéia? Tenta estender a legenda, pra tipo explicar o porque das localizações no mapa, quase como Tolkien fez quando descreveu Númenor.
Sim é um projeto bem grande, e talvez ousado, mas eu acho possível e se você tiver iteresse, pode achar um pessoal que colabore. Se precisar estamos aí...

E como o Neithan disse da pra explicar o porque daquelas localizações e atá mesmo reve-las se preciso...
 
Só algumas dúvidas, que não me recordo:

1-Aonde diz sobre portos em Nurn? (só fala o trecho do livro que eu procuro o resto.)
2-Aonde diz sobre as forjarias? Duvido que seja assim, na planície de Gorgoroth, e não em Barad-Dûr ou Minas Morgul, por exemplo;
3-Sobre as estradas, elas são citadas, mas não é dito onde estavam. Com que base você diz que elas tinham aquele caminho?
4-As áreas Agrícolas, são citadas em qual lugar? E porque diz que pode ser ali?
5-O Mar de Nurnen era de água limpa?

Só por aí você vê que sou um cara de coragem e inovador e encaro desafios viu...:lol::lol::lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo