• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

População da Terra Média

Lord Khamûl

Usuário
Turma!

O que eu estou propondo é algo improvável e muito abstrato. JRR Tolkien não deixou indícios sobre a população da Terra Média, e não há como calcular isso, seria uma loucura.

Mas o que estou propondo é conhecer o ponto de vista de cada um de vocês sobre isso, ok!?

Vou agora colocar minha opinião:

Antes de mais nada devo ressaltar que a Terra Média não era super populosa, mas tinha uma população bem distribuída, alguns reinos mais populosos, outros menos e isso, ia de acordo com a realidade e condições da Terra Média.

Sendo assim é o seguinte:

Gondor: população aproximadamente entre 370.000 a 700.000 habitantes (não considerando Umbar).

Arnor: dentro das condições que estavam na Terceira Era após sua queda, deveria ter uma população bem dispersa. Uma variação entre 15.000 a 25.000 habitantes.

Rohan: população entre 330.000 a 450.000 habitantes.

Harad: população entre 600 a 1.000.000 habitantes.

Khand: população entre 200.000 a 400.000 habitantes.

Rhûn: variação entre 300.000 a 500.000 habitantes.

Valle: entre 50.000 a 100.000 habitantes.


No mais venho a afirmar que isto é uma especulação dentro de um contexto literário da Terra Média.
Isso é um olhar geográfico meu...

Deixem suas opiniões e aproximações da população.
Obrigado!
 
Última edição:
Bom tópico Befalas ( novidade... lol ), mas realmente, não vejo de onde tirar as bases para tais calculos, as suas especulações ( desculpa chamar assim, mas é que parece ) são baseadas de certa forma em contingente militar certo?
 
Bom tópico Befalas ( novidade... lol ), mas realmente, não vejo de onde tirar as bases para tais calculos, as suas especulações ( desculpa chamar assim, mas é que parece ) são baseadas de certa forma em contingente militar certo?




Esse tópico realmente é chamativo e desta forma é especulação pura! Mas como amantes tolkienianos podemos refletir sobre isso, ok?
Não! não são baseadas em contingentes militares não. Nisso incluem a população civil.
Eu não considero a população da Terra Média alta, baseada nos milhões de habitantes.
 
Interessante, mesmo cara, so não te dou amis reputação pq não psso. Em agora como vc calculou isso?


Pois é ! Obrigado!

Mas desta vez, é apenas um ponto de vista meu, baseado nos contextos históricos da Terra Média.
Cirdam.... desta vez e como foi dito no meu primeiro post do tópico é uma especulação. É um tópico voltado para colocarem seus ponto de vistas, suposições e estimativas mesmo. É impossível calcular isso, ok!
 
Não! não são baseadas em contingentes militares não.

Percebo que é da população civil, os números de tropas que temos são infimos perto dessa população total que você mostrou ai, porém... você definiu o número total da população baseado na quantidade de tropas que elas mantinham, digo, é obvio que maiores tropas normalmente pertencem a países com maior população ( eu sei que não é regra, mas existem casos suficientes para provar a lógica... leia-se China nos dias de hoje, em contrapartida temos a Coréia do Norte, mas acho que não vem ao caso).
 
Esquece de:

7 maiar
2 indefinidos


Não esqueci não, mas eu apenas levei em consideração dos homens.

Claro que exitem os anões e os beornings. Há também os elfos, orcs, trolls e etc.

Mas o elfos tinham algo muito indefinido e abstrato demais porque eles estavam deixando a Terra Média.
 
Percebo que é da população civil, os números de tropas que temos são infimos perto dessa população total que você mostrou ai, porém... você definiu o número total da população baseado na quantidade de tropas que elas mantinham, digo, é obvio que maiores tropas normalmente pertencem a países com maior população ( eu sei que não é regra, mas existem casos suficientes para provar a lógica... leia-se China nos dias de hoje, em contrapartida temos a Coréia do Norte, mas acho que não vem ao caso).


Eu entendi você Tarik, os exemplos da Coréia do Norte e da China são interessantes.

Mas vc já pensou Rohan tendo um população de 5 ou 7 milhões de pessoas? E Gondor 10 ou 15 milhões? Ísso eu considero muito incoerente. Outro exemplo: Harad com 25 ou 30 milhões? Também não... Isso é improvável mesmo!

Um outro exemplo: Portugal na época da migração da família real para o Brasil possuía uma população de 1.000.000 de habitantes. Então imagina a população deste país na idade média?
 
Interessante seu tópico.
Creio q seus cálculos de população, embora especultivos, foram bem acertados, se levarmos em conta o tipo de avanços culturais q cada povo possuia, disponibilidade de terras aráveis, estilo de vida, etc.
Está de parabéns.
 
Uma primeira dúvida sobre seus números: por que a margem de erro é bem mais baixa para a população de Rohan?
 
Uma primeira dúvida sobre seus números: por que a margem de erro é bem mais baixa para a população de Rohan?


Pois é Vilya. O que você perguntou vai de acordo com minhas observações abaixo:

O que eu estou propondo é algo improvável e muito abstrato. JRR Tolkien não deixou indícios sobre a população da Terra Média, e não há como calcular isso, seria uma loucura.

No mais venho a afirmar que isto é uma especulação dentro de um contexto literário da Terra Média.
Isso é um olhar geográfico meu...


Esse tópico realmente é chamativo e desta forma é especulação pura! Mas como amantes tolkienianos podemos refletir sobre isso, ok?

Não! não são baseadas em contingentes militares não. Nisso incluem a população civil.

Eu não considero a população da Terra Média alta, baseada nos milhões de habitantes.

...é apenas um ponto de vista meu, baseado nos contextos históricos da Terra Média.

.... desta vez e como foi dito no meu primeiro post do tópico é uma especulação. É um tópico voltado para colocarem seus ponto de vistas, suposições e estimativas mesmo. É impossível calcular isso, ok!

Acho que agora eu respondi sua pergunta :think: :yep:
 
Iydkmigthtky (<0), gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de fazer um tópico com este tema. Eu mesmo já me perguntei várias vezes sobre a população da Terra-média.

No entanto, sem querer ser chato, acho que esses números estão muito fora da realidade. Se somente Gondor e Rohan tivessem a população mínima que você propôs, a soma daria 700.000 habitantes (370.000 + 330.000, respectivamente). Com esses números, no meu modesto entendimento de guerra, seria possível montar um exército de, no mínimo do mínimo, 35.000 pessoas (o que dá 5% da população), sem contar os dispersos que não poderiam ser reunidos a tempo. Com esse contingente, imagino, a Guerra do Anel teria sido bem diferente.
 
Gondor: população aproximadamente entre 370.000 a 700.000 habitantes (não considerando Umbar).

Arnor: dentro das condições que estavam na Terceira Era após sua queda, deveria ter uma população bem dispersa. Uma variação entre 15.000 a 25.000 habitantes.

Rohan: população entre 330.000 a 450.000 habitantes.

Harad: população entre 600 a 1.000.000 habitantes.

Khand: população entre 200.000 a 400.000 habitantes.

Rhûn: variação entre 300.000 a 500.000 habitantes.

Valle: entre 50.000 a 100.000 habitantes.

Gostei disso.

Mas, Rohan não está muito cheinha não? Tipo, além de Edoras, que não deveria ter mais do que dez mil habitantes, o povo do Rohan vivia em aldeias dispersas. E em sua maioria, aos pés das montanhas Brancas. No descampado, não existia nada além de grandes pastos e algumas aldeias. Nenhuma cidade nem nada siso. E se todo o exército de Rohan, possuía 12mil soldados, duvido que existiam 300mil pessoas no reino.

E Valle também. O reino de Valle, na época da Guerra do Anel, tinah apenas 60 anos de restauração. E seu povo, veio da Cidade do Lago, que por sua vez, tinha sido destruída por Smaug. Não acha que entre 25 e 50 mil ficaria mais próximo da realdiade, visto que Valle também só possuia uma cidade, e era um reino pequeno?

Gondor eu acho que seria por aí mesmo. Além de Minas Tirith, existiam Dol Amroth, Pelargir e todas as praias até a Terra Parda, fora as aldeias que ficavam ao pé das Montanhas Brancas.

Arnor também. Após sua queda, Arnor nunca mais cresceu.

Esses reinos sulistas e orientais, não acho que tem como saber, então, não darei minha opinião.

Agora, só mais uma duvida: O que é esse nick aí cara? O que significa?
 
Eu também acho que Rohan tá com muita gente hehehehehehehe

Eu imagino que Gondor era o maior reino, mesmo com peste, guerras, contenda das famílias ainda sobrou uma população grande pra Sauron ter medo deles e querer eliminá-los.:think:
 
Esse Topico ta me deixando loco.

Todas as citações, estão em nome do "Belfalas_77"
Mas temos o "Iydkmigthtky (<0)" como autor dos post, minha pergunta é:

"Pq o nick do "Belfalas_77" mudou pra essa coisa abstrata que chama "Iydkmigthtky (<0)" ?


Sobre o contéudo do Topic, não acredito que esses numeros iniciais sejam tão grandes não viu.
 
Isso vai de acordo com minhas observações abaixo:

O que eu estou propondo é algo improvável e muito abstrato. JRR Tolkien não deixou indícios sobre a população da Terra Média, e não há como calcular isso, seria uma loucura.
Rohan: população entre 330.000 a 450.000 habitantes.
Harad: população entre 600 a 1.000.000 habitantes.
Khand: população entre 200.000 a 400.000 habitantes.
Rhûn: variação entre 300.000 a 500.000 habitantes.
Valle: entre 50.000 a 100.000 habitantes.
Isso é um olhar geográfico meu...

Penso numa variação dessa forma mesmo, não mais que isso...
Harad seria o reino mais populoso de toda Terra Média, falo dessa forma porque Tolkien mesmo diz em suas obras: "...povo muito numeroso..."


acho que esses números estão muito fora da realidade. Se somente Gondor e Rohan tivessem a população mínima que você propôs, a soma daria 700.000 habitantes (370.000 + 330.000, respectivamente). Com esses números, no meu modesto entendimento de guerra, seria possível montar um exército de, no mínimo do mínimo, 35.000 pessoas (o que dá 5% da população), sem contar os dispersos que não poderiam ser reunidos a tempo. Com esse contingente, imagino, a Guerra do Anel teria sido bem diferente.

Pois é Kliviwiki, mas os números são mais ou menos como eu tinha dito, as populações não poderiam ser muito maiores do que isso, senão seria muito desproporcional com relação aos efetivos militares. Um exemplo disso, é próprio Rohan, pode-se perceber que os defensores no Abismo de Helms possuía um valor pouco acima de mil defensores e mais mil com a chegada de Gandalf, e se fosse mais com certeza as defesas seriam maiores, em torno dos 10.000 ou 30.000 o número de defensores. Outro exemplo é com o próprio povo de Rohan nas batalhas dos Campos de Pelennor onde só vão seis mil lanças para o ataque, claro que ficaram mais ou menos uns dois mil para defender Edoras...entendeu?

OBS:
Nossa! Já pensou num reino de Rohan com um milhão de habitantes, Gondor com dois milhões, Harad com cinco milhões e etc. Assim seria muito desproporcional com relação a realidade e a própria literatura Tolkieniana.

Gostei disso.

Mas, Rohan não está muito cheinha não? Tipo, além de Edoras, que não deveria ter mais do que dez mil habitantes, o povo do Rohan vivia em aldeias dispersas. E em sua maioria, aos pés das montanhas Brancas. No descampado, não existia nada além de grandes pastos e algumas aldeias. Nenhuma cidade nem nada siso. E se todo o exército de Rohan, possuía 12mil soldados, duvido que existiam 300mil pessoas no reino.

E Valle também. O reino de Valle, na época da Guerra do Anel, tinah apenas 60 anos de restauração. E seu povo, veio da Cidade do Lago, que por sua vez, tinha sido destruída por Smaug. Não acha que entre 25 e 50 mil ficaria mais próximo da realdiade, visto que Valle também só possuia uma cidade, e era um reino pequeno?

Gondor eu acho que seria por aí mesmo. Além de Minas Tirith, existiam Dol Amroth, Pelargir e todas as praias até a Terra Parda, fora as aldeias que ficavam ao pé das Montanhas Brancas.

Arnor também. Após sua queda, Arnor nunca mais cresceu.

Esses reinos sulistas e orientais, não acho que tem como saber, então, não darei minha opinião.

É, com relação a Rohan eu penso que poderia ser uma população menos, variando entre 200.000 a 270.000 habitantes.
Já Valle, eu penso que seria isso mesmo sabe, claro que isso é um olhar especulativo e imaginário, mas interessante da gente pensar nas questões demográficas da Terra Média.

Eu imagino que Gondor era o maior reino, mesmo com peste, guerras, contenda das famílias ainda sobrou uma população grande pra Sauron ter medo deles e querer eliminá-los.:think:

E aí Cali!!! Mas eu penso que Gondor seria aquela população que eu coloquei mesmo sabe, não mais que isso, senão seria desproporcional a realidade Terramediana...
 
Belfalas77, foi o "recuse imitações" do Belfalas que te levou a essa mudança... radical?

PS: Não é dificil saber que é você.
 
É, com relação a Rohan eu penso que poderia ser uma população menos, variando entre 200.000 a 270.000 habitantes.

Sim, creio que seja mais ou menos isso sim!

Já Valle, eu penso que seria isso mesmo sabe, claro que isso é um olhar especulativo e imaginário, mas interessante da gente pensar nas questões demográficas da Terra Média.

Isso é fogo, não temos como ter certeza (e nem teremos). Apenas especulações. Tolkien criou um mundo tão perfeito, que acabamos por querer saber até a população de um pequeno reino das terras ermas!:lol:


PS: Por que o nick?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo