• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Futebol Baiano

Eriadan

Well-Known Member
Quero desabafar aqui não como torcedor do Vitória, mas como torcedor baiano. Pois, apesar das conquistas do ano passado (Vitória voltando à Série A e Bahia à Série B) e o aparente fim da crise de 2005, o futebol baiano continua em estado lamentável.

Entendo que essa deva ser uma preocupação de todos os torcedores brasileiros. O que embeleza nosso campeonato é a diversidade de times disputando o título nacional, o que o torna um dos poucos heterogêneos, e um dos mais emocionantes, do mundo - não é como os campeonatos europeus, em que a cada ano repetem-se sempre os mesmos times na liderança.

Os torcedores de Bahia e Vitória vivem um inferno astral. Para quem há 10 anos disputava em pé de igualdade com os outros grandes clubes brasileiros, suportá-los agora comportando-se como times pequenos, como se desprezassem sua história e sua torcida...

Fico triste porque aqui a paixão pelo futebol é absurda. O exemplo do Bahia lotando a Fonte Nova na 3a divisão é o clássico; mas Vitória não fica atrás, pois o acesso ao estádio é muito difícil, a torcida é muito menor e mesmo assim lotava o Barradão em plena 3a divisão. Já vi gente passando fome pra ver os jogos, é coisa irreal.

Aquela história de fusão é ridícula, hoje não vejo como pude apoiar essa idéia. Mas é só um exemplo de a que ponto chegou! E agora, mesmo sem cogitar algo assim, ambos os times são irreconhecíveis para quem torce há mais de dez anos.

E aí pergunto: o que pode ser feito? Vocês acham que a CBF deve dar um incentivo ou os clubes devem voltar ao que eram com os próprios pés? Só sei que a perda dos clubes baianos no cenário nacional seria uma grande baixa para nosso futebol - que a cada dia parece se afunilar no Sul-Sudeste...
 
Esse vai ser agora um tópico fixo para falar tudo referente às equipes baianas?

Ao menos o rival do seu time se comporta exatamente da mesma forma, e pode acreditar, é bem melhor...

A coisa parece estar ruim mesmo. Sem equipes decentes, sem um estádio decente, diretorias decentes. Já ouvi falar que inclusive existe um negócio absurdo no Bahia, de que as eleições lá são limitadas aos cardeais do time.

Agora, com o Bahia, vá acontecer desgraça assim lá longe viu...
 
Esse vai ser agora um tópico fixo para falar tudo referente às equipes baianas?
Pelo menos da situação atual dos times. Não precisa ser fixo, pois realmente tenho esperança de que essa situação mude.

Assumo que é exagero dizer que estão na desgraça, mas sim numa irregularidade e instabilidade que tornam difícil que voltem a ser o que eram há 10 anos: equipes realmente competitivas, que é como todos gostaríamos, e não meros cumpridores de tabela.

Ao menos o rival do seu time se comporta exatamente da mesma forma, e pode acreditar, é bem melhor...
Não entendi... de que forma, e é melhor em quê? :eh:

A coisa parece estar ruim mesmo. Sem equipes decentes, sem um estádio decente, diretorias decentes. Já ouvi falar que inclusive existe um negócio absurdo no Bahia, de que as eleições lá são limitadas aos cardeais do time.
É assim mesmo lá. Tipo, o diretor do Vitória é empresário do ramo musical!... Mesmo assim, devemos muito ao fim da Era PC, que apesar de ter sido a do nosso auge nos deixou em dívidas dolorosas... e a atual diretoria nos fez voltar da Série C à A em dois anos.

Na do Bahia está uma máfia, e o cúmulo da incompetência: o ex-diretor recentemente foi preso; o melhor jogador deles este ano, não renovaram o contrato: o Vitória levou. :roll:

Agora, com o Bahia, vá acontecer desgraça assim lá longe viu...
Tá amarrado! :lol: Talvez estejam pagando: pelo que eu já vi de macumba na rua em dias de jogos do Vitória...
 
Você sente falta de fazer frente ao rival, ET? Acho que nunca esperei realmente ler isso de um atleticano.

Enfim, a situação na Bahia está calamitosa mesmo, mas não sou tão escolado em futebol pra apontar "possíveis soluções". Sorry dude.
 
Acho curioso o jogo de futebol baiano durar 20 minutos e jogarem andando pra não cansar
 
Você sente falta de fazer frente ao rival, ET? Acho que nunca esperei realmente ler isso de um atleticano.

Enfim, a situação na Bahia está calamitosa mesmo, mas não sou tão escolado em futebol pra apontar "possíveis soluções". Sorry dude.

Ano passado estava, porque o Atlético e o Cruzeiro fizeram campanhas bem parecidas, aliás, o Galo foi até um pouco melhor, afora a não-classificação pra Libertadores. Mas esse ano o jogo contra o Ipatinga serviu como confirmação de que o time tá uma bosta.
 
Acho que já postei em outros tópicos, mas não custa repetir. No Nordeste acho os estaduais completamente falidos e inviáveis. Não há como a dupla Bavi viver só disso.


Sou a favor do retorno urgente do Campeonato Nordeste com acesso e descenso que é bem mais forte, com cotas de TV mais altas pois aí não se restingia apenas ao clássico Bavi e sim com clubes dos estados vizinhos e isso aumentaria o interesse do torcedor a valorizar mais os times de sua região do que torcer pra clubes do eixo Rio-SP como acontece no Maranhão, Piauí, Alagoas e Sergipe que não possui nenhum clube expressivo na 1a. divisão do nacional. Se se houvesse um nordestão forte, Bahia e Vitória expandiriam muito mais suas marcas e teriam torcida expressiva nesses estados vizinhos e mais "carentes"

Quanto ao Bahia e Vitoria em si, cabe aos mesmos tomar consciência que precisam de vez em quando deixar a rivalidade de lado e ser organizar mais em objetivos comuns, diminuir e principalmente banir qualquer tipo de corrupção administrativa e só assim poderão enfrentar e superar esse momento dificil que passam.
 
Última edição:
Me dói ver o Cruzeiro com uma equipe no mínimo competitiva e o centenário do meu time estar quase se transformando no sem-ter-nada.
Ah bom, então o que é bem melhor é o rival se comportar da mesma forma, né? Achei que tava dizendo que o Bahia era bem melhor!... :mrgreen:

Acho curioso o jogo de futebol baiano durar 20 minutos e jogarem andando pra não cansar
Eis o campeonato baiano.

Por sinal, me recusei a abrir um tópico com título "Campeonato Baiano" porque é tão fraco que seria uma vergonha. Acho que é mais fraco que o Rondoniense ou Acriano, se é que esses existem.

Sinceramente, estou torcendo para que o Conquista vença o campeonato este ano. É um título não representa quase nada para o Vitória, exceto a possibilidade de ir chegando perto da quantidade de títulos do Bahia, que até 1980 vencia todos. Ultimamente o Vitória tem ganhado todos, tá até perdendo a graça. O Conquista é o único que vem jogando realmente sério, conquistou até uma vaga na 3a divisão, e pode despontar como terceira força da Bahia. Quem sabe?

Acho que já postei em outros tópicos, mas não custa repetir. No Nordeste acho os estaduais completamente falidos e inviáveis. Não há como a dupla Bavi viver só disso.
Não mesmo. Não sei o que seria particularmente do Bahia, com diretoria lenhada e sem estádio, se não fosse o Clube dos Treze. Eles não têm nenhuma outra fonte de renda. E a diretoria ainda impõe uma burocracia danada pra se tornar sócio do clube.

Sou a favor do retorno urgente do Campeonato Nordeste com acesso e descenso que é bem mais forte, com cotas de TV mais altas pois aí não se restingia apenas ao clássico Bavi e sim com clubes dos estados vizinhos e isso aumentaria o interesse do torcedor a valorizar mais os times de sua região do que torcer pra clubes do eixo Rio-SP como acontece no Maranhão, Piauí, Alagoas e Sergipe que não possui nenhum clube expressivo na 1a. divisão do nacional. Se se houvesse um nordestão forte, Bahia e Vitória expandiriam muito mais suas marcas e teriam torcida expressiva nesses estados vizinhos e mais
A extinção do Campeonato do Nordeste foi uma das burrices do mundo. Era uma época que realmente a rivalidade estourava, e movimentava muita torcida e patrocínio, e dinheiro da TV Globo.

Reacender o Campeonato do Nordeste agora ia ser melhor ainda, porque equipe como Sport e Náutico voltaram à elite, e estão mais competitivos do que na época, do forma que não mais Bahia e Vitória seriam absolutos favoritos.

Quanto ao Bahia e Vitoria em si, cabe aos mesmos tomar consciência que precisam de vez em quando deixar a rivalidade de lado e ser organizar mais em objetivos comuns, diminuir e principalmente banir qualquer tipo de corrupção administrativa e só assim poderão enfrentar e superar esse momento dificil que passam.
Também acho que devia haver uma ação conjunta. Mesmo porque a rivalidade é mais gostosa quando ambos estão bem, e disputando de igual pra igual. Mas aqui a rivalidade é tão grande que acho difícil haver qualquer cooperação. A torcida rubro-negra sequer aceitou que o Bahia mandasse seus jogos no Barradão, nosso santuário. Eu mesmo, menos radical, fiquei em dúvida se seria uma boa idéia - mesmo porque o que tem de vândalo nessa torcida incolor, sei não...
 
Eriadan disse:
Reacender o Campeonato do Nordeste agora ia ser melhor ainda, porque equipe como Sport e Náutico voltaram à elite, e estão mais competitivos do que na época, do forma que não mais Bahia e Vitória seriam absolutos favoritos.

A grande rivalidade do Nordeste é sem dúvida Bahia x Pernambuco, uma das mais interessantes do país e é uma pena que o fim do campeonato do nordeste interrompa essa sequência.

Movimenta as 5 maiores torcidas da região e só aí já é um parâmetro importante pra dupla Bavi medir forças e procurar melhorar pra se firmar como os melhores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo