• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e a Guerra (curiosidades)

yoko

Usuário
Como vocês sabem, Tokien foi Segundo Tenente do Exército na Inglaterra e sua arma está exibida no site (em inglês) do "Imperial War Museum"
http://http://www.iwm.org.uk/server/show/nav.00o00200h
Vocês creem que Tolkien se baseou historicamente nos dois conflitos mundiais para escrever o livro? Existe alguma influencia por tras de toda a mitologia usada? Mesmo até involuntariamente...?
 
Acho que influência direta, histórica, das guerras mundiais nas obras não existe. (No Prefácio do SdA o Tolkien faz uma comparação interessante, e irônica, dizendo como seria a Guerra do Anel se ela realmente fosse uma alegoria da Segunda Guerra Mundial. Resumo: todo mundo seria filhadaputa total na Terra-média. O cara odiava os nazistas e o bloco soviético, mas não tinha lá uma opinião muito boa dos Aliados também.)

A guerra que realmente influenciou Tolkien foi a Primeira Guerra Mundial, na qual lutou pessoalmente. Mas a influência foi de "clima", das visões de como funciona um campo de batalha e o ambiente das regiões arrasadas pela guerra. Alguns autores apontam que a aparência de Mordor e dos Pântanos Mortos lembra muito descrições dos campos de batalha da França na Primeira Guerra, que Tolkien conheceu de perto.

Abraços,
 
Tão difícil escrever mais alguma coisa depois do Cisne...
o que posso acrescentar é que a guerra deu uma boa bagagem para as estratégias de combate apresentadas no SdA.

Pra quem gosta, o SdA é um prato cheio.
Eu não entendo muito disso mas um amigo meu que SE diz conhecedor de táticas de guerras (se diz porque eu não vi participar de nenhuma) diz que são táticas perfeitamente aplicadas em uma batalha. Em resumo: É real pra caramba.
 
Todas as experiências q vivenciamos no nosso dia-a-dia podem influenciar no nosso modo de ver a realidade e se reflete no modo que pensamos, sentimos e, às vezes, no q escrevemos. Faz parte da natureza humana. E creio q o grande mestre Tolkien não fugiu desta regra...e criou uma obra magnífica.
 
è..talves o que possa ter influenciado o Tolkien foi o sofrimento da guerra...
Em sua obra ele retrata bem a luta pela sobrevivencia....Assim deve ter sido a guerra que ele participou..
 
Tudo que experimentamos, tocamos, vemos, enfim, vivemos, torna-se parte de nosso aprendizado, percepção, inconsciente, atitude para sempre. Se as coisas boas nos influenciam, imaginem só as ruins...
Não tenho dúvidas quanto às influências que a guerra infligiu a Tolkien. Até porque quantas guerras aconteceram até a destruição do Um Anel? E ele retrata toda a crueldade que a guerra traz consigo. Talvez ele tenha se tornado uma pessoa muitíssimo melhor, depois de participar da guerra e ter visto todos os seus horrores, talvez tenha sido muito mais pacifista etc, mas acredito que ele não deixou de ficar com as marcas prá sempre na consciência do Mestre.

[]s
 
com certeza a guerra influenciou não só nas obras, mas em todo o pensamento do autor, primeiro porque uma guerra (ainda mais a 1ª GRANDE Guerra) não é algo que se esqueça facilmente.
Podemos notar na maior parte do conjunto que constitui a base cultural dos povos das histórias o desprezo pela guerra e pela sociedade belica que Tolkien tinha, vide os Orcs, as criaturas mais epugnantes entre os povos da terra média, sua sociedade era voltada totalmente para a guerra.
Então comecemos a pensar no seguinte:
- Que povo amava explosivos? Os Orcs.
- Que povo utilizava mais maquinas? Os Orcs.
- Quem mais desrespeitava a natureza? Orcs.
- Como pode ser lido no trexo d'A Nova Sombra' (Que está aqui na Valinor no link:http://www.valinor.com.br/artigos/textos_de_j.r.r._tolkien/a_nova_sombra_(the_new_shadow).html), a maioria das atitudes que seguem a linha de pensamento vigente durante (e mesmo até hoje) a revolução industrial e depois nas 2 grandes guerras, fazem parte de atitudes de Orcs.

Tolkien personifica seu desprezo pela guerra nesse povo, desprezo este acentuad pelo fato de que não só ele lutou em uma das grandes Guerras, mas também seu filho Cristopher Tolkien.
 
Concordo com você, Rogério. Também é interessante notar como não parece existir qualquer tipo de avanço tecnológico ao longo do tempo na Terra-Média. Milhares e milhares de anos se passam sem que as coisas sofram nenhum tipo de alteração mais profunda (tirando as guerras, é claro), de maneira que a vida na quarta era é muito semelhante àquela da segunda, por exemplo. Nada de máquinas, novas tecnologias, ciência, etc. A única exceção a essa regra parece ser a pólvora, que, pelo que li n'OSdA, parece ter sido inventada por Saruman.
 
ele mesmo comentou que não se baseou nas duas guerras para escrever nada, mas é sabido que o contexto histórico pelo qual todos nós vivemos influenciam nosso modo de ver o mundo, de viver, de pensar e de agir...
contextualmente podemos dizer que as vivências de tolkien o auxiliaram na criação da terra média, mas dizer que conscientemente ele se baseou nas guerras mundiais não é verdade...
 
eu acredito que se influenciou foi pela vivencia, coisas que sem intencionalidade. mas ele mesmo fala que não quiz fazer qualquer alusão às guerras, até por que se tivesse fito, o fim da historia seria diferente.
 
Acho que a influência pode ser percebida quando ele descreve com um certa naturalidade cenas tétricas, como orcs sendo decepados ou decapitados.
 
ele mesmo comentou que não se baseou nas duas guerras para escrever nada, mas é sabido que o contexto histórico pelo qual todos nós vivemos influenciam nosso modo de ver o mundo, de viver, de pensar e de agir...
contextualmente podemos dizer que as vivências de tolkien o auxiliaram na criação da terra média, mas dizer que conscientemente ele se baseou nas guerras mundiais não é verdade...

Não moça, não quis dizer isso. Não é algo consiente, ele não expressa esse sentimento anti-militarismo intensionalmente, é algo que faz parte da personalidade dele, algo intensional. Apesar de ele certamente ter mantido-se um tanto afastado de certas parcialidades e opiniões sobre o mundo real, e do fato de sua obra não ser de carater crítico, apesar de tudo isso, este sentimento anti-belicista e em certos pontos anti-tecnologico é algo que o próprio Tolkien assumia ter.
Não algo intensional, mas algo que ele manifesta sem intenção própria, mesmo porque, sofrer os orrores da guerra causaram repudio a ela, não em sua obra mas no próprio Tolkien.
 
Como jah disseram antes de mim... tudo que uma pessoa vive a influencia... acho que ele usou sim muita coisa do que viu na guerra!!!

Não diria que ele se baseou, mas acho que o fato de participar de uma guerra deixa marcas em uma pessoa ela querendo ou não!!!

Por isso, acho sim que (nem que inconsciente) ele tenha usado as guerras como influencia!!


:kiss:
 
Bom talvez eu esteja repetindo mas é claro que Tolkien usou pelo menos um pouco do contexto da guerra nas suas histórias, seja na parte das batalhas em si, ou seja retratando o quão horrível pode ser uma guerra, mas isso tudo só dá ainda mais veracidade às suas obras.
 
Parte do que ele vivenciou deve ter sida transmitida à história.

Um amigo meu disse que tem certas semelhanças entre a guerra no livro e a guerra real, mas, como meu conhecimento de guerras é mínimo (só lembro como a Primeira Guerra começou), não tenho certeza se realmente há essa tal semelhança...
 
Quanto a isso eu acho que Tolkien foi bem precavido: as guerras do livro parecem ser bem verossímeis, bem como todas as estratégias e "assuntos" militares.
 
Com certeza Tolkien teve uma breve influência, as experiências em campo devem ter sido uma base para ele, claro que do ponto de vista militar.
 
Guerras costumam ser algo que muda completamente a vida de quem participa delas, no caso de Tolkien que teve o desprazer de viver as duas guerras, deve ter sido algo pior. Muito provavelmente o Senhor Dos Anéis contém pontos de vistas das lembranças da primeira guerra, mas também contém muito da segunda, afinal mesmo para os civis da Inglaterra a guerra foi muito dolorosa, devido ao esforço de guerra, e aos bombardeios que as cidades sofriam, além das notícias e do clima de morte que paira nas regiões de conflito.
Provavelmente um pouco das duas guerras, afinal até uma boa parte da segunda guerra, as batalhas e estrategias pareciam com as da primeira, com o desenvolvimento de armas como os foguetes V-1 e V-2, e mesmo com a melhora de tanques, rifles e aviões o conflito se diferenciou.
Enfim taticamente poderia conter muitas das lembranças de quando Tolkien serviu, quanto ao clima e aos acontecimentos, deve ter contindo lembranças e sentimentos de ambos os conflitos
 
até onde eu sei, as guerras apenas ajudaram a influenciar o tom de certas passagens... com certezas elas ajudaram a dar o tom sombrio de mordor, principalmente na parte em que frodo e sam estão vagando por ela... pois bem ou mal tolkien viu lugares desolados pela guerra...

Concordo com você, Rogério. Também é interessante notar como não parece existir qualquer tipo de avanço tecnológico ao longo do tempo na Terra-Média. Milhares e milhares de anos se passam sem que as coisas sofram nenhum tipo de alteração mais profunda (tirando as guerras, é claro), de maneira que a vida na quarta era é muito semelhante àquela da segunda, por exemplo. Nada de máquinas, novas tecnologias, ciência, etc. A única exceção a essa regra parece ser a pólvora, que, pelo que li n'OSdA, parece ter sido inventada por Saruman.

Eu sempre entendi o sarumam como uma referencia tecnocratica, da ordem imposta pelo ditadura, e da busca pela causa não impotando as consequencias, e uma forte imagem do uso nocivo do progresso. Vejo ele como a referencia mais clara do mal resultado da busca por novas maquinas e tecnicas de guerra. Outro ponto que talvez tenha influencia das guerras, pois é notorio que a primeira guerra é conhecida pelo choque que causou com sua inovações no campo de batalha... a guerra quimica chocou o mundo de uma maneira que acho que nem as bombas atomicas foram capazes... e isto é só dois exemplos das "inovações" criadas...
sem tempo de explanar melhor minha visão do papel do sarumam

Mas se por um lado Sauron seria a destruição atraves do caos, Sarumam seria a destruição da sociedade atraves da ordem extrema e extremista, todas as duas visões apoiadas nos caprichos de um ditador.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo