• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Línguas Tolkienianas

Finwë Fëfalas

Nas Echoriath...
Acho que todos sabem que Tolkien fez várias línguas, mais de cinco, eu só não sei quais são todas elas certinho.

Alguém pode me dizer quais línguas Tolkien criou?

Por exemplo o Quenya, esta é a língua que esta escrita nas insígnias do Um?

Eu tenho duvida em distinguir estas línguas uma por uma..

Se alguém estiver disposto em ajudar agradeço.

Obrigado! :obiggraz:
 
Finwë, tu podes começar dando uma lida na Ardalambion, pois lá tem artigos sobre todas as línguas inventadas por Tolkien. Contudo, existem algumas maneiras de distinguir uma língua e outra:

  • Quenya: as palavras geralmente terminam com vogais. O ë, ö ou ä com trema geralmente indicam que a palavra é Quenya, exceto em Bëor e Eöl, até onde eu lembre. Se possui qu, como no próprio nome da língua, é certeza de que é ela. NY, LY, RY, TY também só ocorrem em Quenya.
  • Sindarin: Se tem DH (Caradhras) ou CH (na-chaered), é Sindarin. Se tem TH (Thingol) e não é nome de anão, é Sindarin. Se a palavra inicia com B, D, ou G, é Sindarin. Se no meio ou final da palavra não há um M antes do B, ou um N antes do D e do G (ex: celeb, adan, beleg), então é Sindarin.
  • Khuzdul (anão): Se tem a letra K, quase 100% de chance que é Khuzdul. Se for nome de anão, e não for Azaghâl, então NÃO É KHUZDUL, pois os anões não divulgam seus verdadeiros nomes. Palavras no Khuzdul costumam ser altamente fricativas (Kheled-Zaram, Khazâd, Tharkûn), o que lhes dão uma característica rústica, típica dos anões.

Espero que isto te ajude.


Tenn' enomentielva!
 
Última edição:
Sim ajudou sim, a língua dos anões eu já sabia que constava essas insígnias ai.

No caso então o Quenya é a escrita que esta no Um anel?

E o Sindarin é a língua usada pelos elfos, no caso da terceira era como os Eldar entre outros de Lothlórien.

Qual a diferença de Tengwar para Quenya e Sindarin? essas coisas que eu queria saber..

Porque quando você lê os livros de Tolkien fala de muitas línguas que os elfos usavam, para cada reino tinha uma língua diferente, essas ai que eu queria destinguir..
 
Eu estou tentando escrever um post sobre isso no meu site, mas está complicado, porque preciso checar fontes que só tenho em casa.

De qualquer jeito, a inscrição do Um Anel está na Fala Negra de Mordor.

As diferenças entre as Tengwar para Quenya e Sindarin são muitas, então é mais fácil estudar cada uma separadamente do que comparar as duas.


Tenn' enomentielva!
 
nossa, rodrigo, que legal suas explicações e que bacana este blog/site sobre tolkien e o élfico!
é de sua autoria?
vou colocar aqui nos meus favoritos!
taí uma das coisas que eu nunca "encarei", digamos assim: as línguas criadas pelo professor.
talvez mais por falta de tempo mesmo, visto que necessita-se de muita dedicação, mas uma hora eu chego lá!
boa sorte com seu site e parabéns!
 
Eu estou tentando escrever um post sobre isso no meu site, mas está complicado, porque preciso checar fontes que só tenho em casa.

De qualquer jeito, a inscrição do Um Anel está na Fala Negra de Mordor.

As diferenças entre as Tengwar para Quenya e Sindarin são muitas, então é mais fácil estudar cada uma separadamente do que comparar as duas.


Tenn' enomentielva!
Ai no seu site tem por exemplo a língua Sindarin e umj escrita nela?

Isso para cada língua, Quenya, Tengwar... uma ilustração de como seria a língua escrita originalmente.
 
Isso para cada língua, Quenya, Tengwar... uma ilustração de como seria a língua escrita originalmente.

Primeiro, tu precisas tirar o conceito de tua cabeça de que Tengwar é uma língua. Tengwar é um alfabeto. Um alfabeto utilizado para escrever as línguas Quenya e Sindarin, entendes?

Abaixo seguem dois exemplos de Tengwar escritos por fãs. O primeiro é o poema Markirya, em Quenya, transcrito por Måns Björkman:

mancenuva.jpg

O segundo é o poema Elbereth Gilthoniel, em Sindarin, escrito por Per Lindberg:

pl_elbereth.jpg

Ambos podem ser encontrados no site Amanye Tenceli.


Tenn' enomentielva!
 
Finwë, tu podes começar dando uma lida na Ardalambion, pois lá tem artigos sobre todas as línguas inventadas por Tolkien. Contudo, existem algumas maneiras de distinguir uma língua e outra:
  • Quenya: as palavras geralmente terminam com vogais. O ë, ö ou ä com trema geralmente indicam que a palavra é Quenya, exceto em Bëor e Eöl, até onde eu lembre. Se possui qu, como no próprio nome da língua, é certeza de que é ela. NY, LY, RY, TY também só ocorrem em Quenya.
  • Sindarin: Se tem DH (Caradhras) ou CH (na-chaered), é Sindarin. Se tem TH (Thingol) e não é nome de anão, é Sindarin. Se a palavra inicia com B, D, ou G, é Sindarin. Se no meio ou final da palavra não há um M antes do B, ou um N antes do D e do G (ex: celeb, adan, beleg), então é Sindarin.
  • Khuzdul (anão): Se tem a letra K, quase 100% de chance que é Khuzdul. Se for nome de anão, e não for Azaghâl, então NÃO É KHUZDUL, pois os anões não divulgam seus verdadeiros nomes. Palavras no Khuzdul costumam ser altamente fricativas (Kheled-Zaram, Khazâd, Tharkûn), o que lhes dão uma característica rústica, típica dos anões.
Espero que isto te ajude.


Tenn' enomentielva!

Eu estou tentando escrever um post sobre isso no meu site, mas está complicado, porque preciso checar fontes que só tenho em casa.

De qualquer jeito, a inscrição do Um Anel está na Fala Negra de Mordor.

As diferenças entre as Tengwar para Quenya e Sindarin são muitas, então é mais fácil estudar cada uma separadamente do que comparar as duas.


Tenn' enomentielva!

Primeiro, tu precisas tirar o conceito de tua cabeça de que Tengwar é uma língua. Tengwar é um alfabeto. Um alfabeto utilizado para escrever as línguas Quenya e Sindarin, entendes?

Abaixo seguem dois exemplos de Tengwar escritos por fãs. O primeiro é o poema Markirya, em Quenya, transcrito por Måns Björkman:

mancenuva.jpg

O segundo é o poema Elbereth Gilthoniel, em Sindarin, escrito por Per Lindberg:

pl_elbereth.jpg

Ambos podem ser encontrados no site Amanye Tenceli.


Tenn' enomentielva!


:clap::clap::clap::clap:
Cara... ótimas respostas!
E muito lindos os poemas postados.
 
Eu postei ontem o tal artigo que eu havia mencionado anteriormente. Visita meu blog para dar uma olhada.

Tenn' enomentielva!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo