• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Área perto da Fenda de Cirith Ungol

Avastgard

Alwaystanding
Peço desculpas pelo post enorme, mas aí vai...

Ao ler OSdA tenho uma certa dificuldade para entender as descrições geográficas de alguns lugares. Até agora, a parte que me intriga mais é a área da Fenda em Cirith Ungol (As Duas Torres), mais especificamente o trecho entre a Fenda e o túnel com as teias que Frodo cortou com a espada Ferroada. Aí vai um mapa que eu achei na internet do lugar. Apesar de não mostrar o local específico que eu gostaria de debater, acredito que será útil (pelo estilo do desenho, deve ser d'O Atlas da Terra-Média, de Karen Wynn Fonstad):

Link para imagem: Cirith Ungol

Isso exposto, vamos ao que interessa:

Quando Sam está prestes a atravessar a Fenda, ele percebe que há orcs à sua frente e atrás dele. Portanto, um bando de orcs vinha da própria Fenda, provavelmente Gorbag vindo de Minas Morgul pelo Caminho de Morgul, enquanto o outro grupo (o de Shagrat) vinha de algum ponto no mesmo caminho que Sam havia feito para chegar até a Fenda, saindo do túnel com as teias. Contudo, como o próprio Tolkien narra, o grupo de Shagrat, que vinha de trás, saíra de alguma passagem para a torre (passagem esta que, ao que tudo indica, Sam não vira ao passar por ela). Como os dois grupos de orcs só perceberam o corpo de Frodo depois de terem se encontrado, eu suponho que o grupo de trás (o de Shagrat) tenha vindo por uma passagem na parede, do mesmo lado onde ficava o buraco pelo qual Laracna havia saído para picar Frodo (ao Norte). Digo isso porque, se o grupo de Shagrat tivesse saído do mesmo túnel pelo qual Frodo e Sam saíram (o das teias cortadas), eles teriam passado por Frodo e teriam visto seu corpo no chão antes de encontrarem com o grupo de Gorbag, que vinha da Fenda. Logo, este grupo de trás deve ter vindo por uma passagem que estava entre o corpo de Frodo e a Fenda.

Quando os orcs encontram o corpo de Frodo, um deles diz que eles deveriam voltar pelo "portão de baixo", também chamado por este orc de "caminho rápido". Como mais tarde é narrado, eles adentraram o túnel de Laracna (o das teias cortadas), viraram à direita e seguiram pelo caminho da porta de pedra até a torre dos orcs, atingindo esta pelo subterrâneo. Ora, como o grupo de Shagrat (o de trás) estava vindo da torre dos orcs, podemos dizer que haviam três caminhos para esta torre: um pela Fenda (de onde o grupo de Gorbag veio e pelo qual Sam mais tarde seguiu para chegar até lá), um pelo qual o grupo de Shagrat chegara (provavelmente uma passagem na parede norte do desfiladeiro) e o outro, mais rápido segundo os orcs, pela passagem da porta de pedra, dentro do túnel de Laracna (o das teias cortadas). O que eu não consigo entender é porque todos os orcs resolveram voltar pelo túnel das teias cortadas em vez de voltarem pelo mesmo caminho pelo qual veio o grupo de Shagrat. Imagino que esta passagem pela qual eles vieram estava entre o corpo de Frodo e a Fenda e, supondo que o caminho até a torre fosse uma linha reta, é óbvio que este caminho seria bem mais curto do que voltar até o túnel das teias cortadas (rumando para o oeste), chegar até a porta de pedra para só então seguir rumando para o leste, em direção à torre dos orcs, que estava um pouco mais a Nordeste da Fenda.

Analisando o mapa que eu postei, podemos perceber que ele retrata apenas uma passagem saindo da parede norte do desfiladeiro. A legenda diz "saída superior", a não ser que meu Espanhol seja inconcebivelmente ruim. Ao que tudo indica, foi dessa saída superior que Laracna saiu para picar Frodo. Duvido muito que tenha sido dessa saída que os orcs do grupo de Shagrat tenham vindo, caso contrário eles teriam encontrado Laracna no caminho.

Além disso e apesar de ser possível chegar à torre dos orcs seguindo por este caminho, o orc que anuncia que eles voltariam pelo "caminho rápido" parece só optar por este caminho porque percebe que Laracna foi ferida e não vai incomodá-los se eles adentrarem seus domínios. Logo, Shagrat deve ter vindo por um outro caminho, que não tem ligação com os domínios de Laracna, caminho este que não está representado no mapa (pelas minhas conclusões, ele deve ficar mais para o leste). A única possibilidade, portanto, é de o grupo de Shagrat ter vindo por um caminho na parede norte, que provavelmente passa por cima das montanhas e que é bem mais longo do que o caminho subterrâneo da porta de pedra. Alguém concorda comigo ou estou ficando louco?
 
Última edição por um moderador:
Nossa! Olha, pelo que percebi de tudo o que li no livro, eu sempre entendi que Shagrat saiu daquela entrada bloqueada à esquerda, quando Frodo e Sam se esbarraram nela, depois tomando o caminho da direita, que os levou à parede de teias que Frodo cortou com Ferroada.

Entendi que Sam começou a subir as escadarias da Fenda, e lá pôs o Anel por perceber que vinha algo marchando, tanto por cima quanto por trás. Os orcs que vinham de Morgul, pela Fenda, passaram por Sam e viram o grupo de Shagrat saindo por onde houve a pouco a parede de teias de Laracna, mesmo local por onde Frodo e Sam saíram. Ou seja, o grupo de Shagrat saiu pela porta bloqueada e fez a curva fechada para a esquerda.

Frodo deveria estar em algum canto, pois foi no momento em que os dois grupos se encontraram que viram o hobbit caído.

Sam ouviu que levariam Frodo para a Torre de Cirith Ungol, e os seguiu: entrou pelo buraco por onde tinham (ele e Frodo) saído, ou seja, a parede de teias que Frodo cortou. Então, depois de alguma caminhada, eles fizeram a curva fechada, entrando para a direita, voltando por onde saírma, bloqueando a porta, impedindo Sam.

Foi assim que entendi as coisas, exatamente como está no mapa.
 
Última edição:
Nossa! Olha, pelo que percebi de tudo o que li no livro, eu sempre entendi que Shagrat saiu daquela entrada bloqueada à esquerda, quando Frodo e Sam se esbarraram nela, depois tomando o caminho da direita, que os levou à parede de teias que Frodo cortou com Ferroada.

Entendi que Sam começou a subir as escadarias da Fenda, e lá pôs o Anel por perceber que vinha algo marchando, tanto por cima quanto por trás. Os orcs que vinham de Morgul, pela Fenda, passaram por Sam e viram o grupo de Shagrat saindo por onde houve a pouco a parede de teias de Laracna, mesmo local por onde Frodo e Sam saíram. Ou seja, o grupo de Shagrat saiu pela porta bloqueada e fez a curva fechada para a esquerda.

Frodo deveria estar em algum canto, pois foi no momento em que os dois grupos se encontraram que viram o hobbit caído.

Sam ouviu que levariam Frodo para a Torre de Cirith Ungol, e os seguiu: entrou pelo buraco por onde tinham (ele e Frodo) saído, ou seja, a parede de teias que Frodo cortou. Então, depois de alguma caminhada, eles fizeram a curva fechada, entrando para a direita, voltando por onde saírma, bloqueando a porta, impedindo Sam.

Foi assim que entendi as coisas, exatamente como está no mapa.
Pois é. Parece que deve ter sido essa a intenção de Tolkien. Contudo, isso ainda não explica o fato de eles não terem visto o corpo de Frodo ao passar por ele (tá certo que ele poderia muito bem estar num canto mais escuro, mas nada do tipo é mencionado), e nem o fato de um dos orcs ter gritado que eles deveriam ir pelo "caminho rápido". Por que seria necessário mencionar que eles voltariam por esse caminho rápido, também chamado por eles de "portão de baixo", se eles já tivessem vindo por ele? Seria mais fácil simplesmente dizer para voltarem, independentemente do caminho feito.

Tenho que admitir que a sua hipótese parece ser a que Tolkien quis apresentar, apesar de eu achar que, do jeito que o texto está escrito, a situação que eu expliquei no meu primeiro post parece ser a mais lógica. Alguns vão dizer que eu estou cometendo um sacrilégio, mas acho que Tolkien não descreveu muito bem essa área.
 
O Legal nem sempre é se basear por esse mapas já prontos. Porque são desenhados segundo o entendimento de uma pessoa que nem sempre pode ter entendido direito.

Eu por exemplo não entendi a questão totalitária.
É o fato do Orc não ter visto o corpo quase morto de Frodo?
 
Sim, o que mais me motiva a acreditar que o mapa seria do jeito que eu imaginei é o fato de os orcs não terem visto o corpo de Frodo no caminho, sendo que eles passaram por ele. Além disso, um dos orcs diz que eles seguiriam pelo caminho rápido, já que Laracna não os incomodaria mais. Se eles já tinham vindo por este caminho, por que tanto alívio ao saber que Laracna não estaria lá?

Mas, pensando bem, a hipótese mais razoável é a de que o mapa seria desse jeito que vocês estão alegando mesmo, só que ele não foi muito bem explicado por Tolkien, como de costume. A possibilidade de existir um outro túnel, como eu disse, realmente parece-me um tanto quanto remota, mas é a conclusão mais lógica que eu acho que podemos chegar, a partir de descrição que nos é dada.
 
Além disso, um dos orcs diz que eles seguiriam pelo caminho rápido, já que Laracna não os incomodaria mais. Se eles já tinham vindo por este caminho, por que tanto alívio ao saber que Laracna não estaria lá?
Sejamos coerentes. Caminho nenhum próximo a Laracna é seguro. Eu estaria morrendo de medo você não? Pois é! Eles também.

Mas, pensando bem, a hipótese mais razoável é a de que o mapa seria desse jeito que vocês estão alegando mesmo, só que ele não foi muito bem explicado por Tolkien, como de costume. A possibilidade de existir um outro túnel, como eu disse, realmente parece-me um tanto quanto remota, mas é a conclusão mais lógica que eu acho que podemos chegar, a partir de descrição que nos é dada.
Bem, eu não sou engenheiro nem tatu, então não sei dizer se tá certo ouerrado.
 
Eu também não sei dizer se está certo ou errado. Se realmente houvesse outra passagem para a torre, não sei porque eu imagino ela como sendo uma abertura no alto das montanhas, algo como uma fenda mesmo. Como ela deveria seguir o relevo das montanhas, este seria um caminho mais longo do que o do túnel, daí o orc ter falado que o caminho pelo túnel era mais rápido. Contudo, este orc poderia estar dizendo que o caminho do túnel era mais rápido do que o caminho pela Fenda (aquele trilhado por Sam mais tarde).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo