• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gollum e Laracna que tipo de relação eles tinham?

Lyvio

Usuário
É sabido que Gollum visitou a Laracna antes de levar sam e frodo para sua toca, sendo laracna agressiva como é, por que ela não atacou o Gollum, seria ela amiga dele, ou fizeram algum tipo de acordo? ela fica com a carne e ele com o anel. Laracna não sabia da importãncia do anel e por isso aceitou apenas os hobbits e por consequência Gollum teria permissão de entrar em sua toca apenas para pegar o um e ir embora?
 
simples:

laracna não comeu Gollum pq não estava com muita fome e ele era magro demais ; e o deixou escapar criando assim um tipo " gratidão " pela aranha.

e quando levou frodo a sua toca foi conveniente , pois o matava e pagava sua divida.

até
 
não de forma alguma!

Simplismente porque Laracna não conseguia ver o Gollum, mas se visse com certeza iria pegá-lo.

Eles não combinaram nada! Laracna não aceitaria uma amizade com Gollum nunca. O máximo que aconteceria era ela ficar na dela e Gollum na dele.
 
Mas se vocês olharem lá embaixo no forum tem:

Golum Visita laracna e a data.
Por isso essa dúvida.
 
É sabido que Gollum visitou a Laracna antes de levar sam e frodo para sua toca, sendo laracna agressiva como é, por que ela não atacou o Gollum, seria ela amiga dele, ou fizeram algum tipo de acordo? ela fica com a carne e ele com o anel. Laracna não sabia da importãncia do anel e por isso aceitou apenas os hobbits e por consequência Gollum teria permissão de entrar em sua toca apenas para pegar o um e ir embora?
Laracna não estava nem aí pro Anel. Pra ela, pouco se importava se Sauron ia dominar o mundo ou ia pros quinto. A única coisa que interessava à Laracna era saciar sua fome.

Que acordo ela tinha com Gollum?! Não sei dizer ao certo. Essa história de que ela não viu Gollum acho que é inverídica.
O que posso melhor deduzir seria tipo:
Laracna: "Me trás comida e eu não te como!
Gollum: "Sim, senhora!"

:dente:

Mas se vocês olharem lá embaixo no forum tem:

Golum Visita laracna e a data.
Por isso essa dúvida.
Cara, não entendi nada!!! Como assim?!
 
não de forma alguma!

Simplismente porque Laracna não conseguia ver o Gollum, mas se visse com certeza iria pegá-lo.

Eles não combinaram nada! Laracna não aceitaria uma amizade com Gollum nunca. O máximo que aconteceria era ela ficar na dela e Gollum na dele.

Quem te disse isso!?!!?

Ela enxergava Gollun normalmente!

Mas se vocês olharem lá embaixo no forum tem:

Golum Visita laracna e a data.
Por isso essa dúvida.

Ele deve ter conhecido ela quando foi para Mordor. mas ela não quis ele...ele foi até a Toca antes de levar Frodo e Sam para lá, meio que para informar ela de que dois hobbits estariam subindo lá....coisa de negócios.
 
Também penso, pelo que é dito nos livros, que Gollum levava vítimas para Laracna, comprando assim sua sobrevivência. E também acho pouco provável que Laracna se interessasse pelo Anel ou tomasse qualquer partido na guerra, pois ela também atacava orcs. O que importaca mesmo era matar, devorar e trucidar XD.
 
Num determinado trecho do livro, diz-se que Gollum prostrava-se em adoração a Laracna. Para que ele faria isso se ela nem sequer o via? Não acho possível, também, que os dois tivessem um acordo expresso (quem disse que Laracna falava?). Parece-me simplesmente que cada um podia, de algum modo, sentir o mal que havia dentro do outro e isso era suficiente para uma espécie de "acordo tácito" entre os dois.
 
simples:

laracna não comeu Gollum pq não estava com muita fome e ele era magro demais ; e o deixou escapar criando assim um tipo " gratidão " pela aranha.

e quando levou frodo a sua toca foi conveniente , pois o matava e pagava sua divida.

até
nemmmm, foi isso não.
foi tipo ele sabia que ela existia pelas conversas que ouvia dos orcs.
assim para fugir de la, ele decidiu ir por esse caminho, e como ele é esperto ela não pegou ele, e tbm ele ja estava acostumado de viver na escuridão total, assim a faltA de luz na toca dela não o afetou muito, quanto afetou os hobbits.
 
Pessoas, lá embaixo ele quis dizer no calendário do fórum, que mostra os eventos das eras, datas, etc.

editado: Em 11 de Março de 3019, Gollum visita Laracna, mas, vendo Frodo adormecido, quase se arrepende. Denethor manda Faramir para Osgiliath. Aragorn chega a Linhir e entra em Lebennin. Rohan Oriental é invadida pelo norte. Primeiro ataque contra Lórien.
 
É sabido que Gollum visitou a Laracna antes de levar sam e frodo para sua toca, sendo laracna agressiva como é, por que ela não atacou o Gollum, seria ela amiga dele, ou fizeram algum tipo de acordo? ela fica com a carne e ele com o anel. Laracna não sabia da importãncia do anel e por isso aceitou apenas os hobbits e por consequência Gollum teria permissão de entrar em sua toca apenas para pegar o um e ir embora?
Do meu conhecimento ambos não tinham nenhuma relação entre si.

Gollum sabia da existência de Laracna e temia ela a cima de tudo, mais como ele é muito ágil e rápido com certeza deve ter escapado de Laracna alguma vez e por este motivo conheceu seus instintos malignos e sua fome insaciável.

Eu duvido muito que se Laracna tivesse pego Gollum não o teria comido, obviamente que ela o teria comido por completo, pois Laracna é um ser maligno e da casa de Ungoliant, e nenhum ser maligno tem piedade de nenhuma raça quando entram em seus domínios como intruso.
 
concordo hehe em uma coisa.... acredito que não existia acordo nenhummm....

ela agia por extinto... e o extinto maior é a sobrevivencia... fome... saciar algo, então se ela visse o Gollum conxerteza ele iria virar espeto em teia para elaaaaa hihi ^^ '
 
eu queria que ela tivesse comido ele . Mas se bem que se ele tivesse sido comido por ela, o que seria do final do livro ?
hehe ^^'
 
Imagino que Gollum a tenha visto depois que ele foi libertado das garras de Sauron depois do longo interrogatório, e tudo indica que foi isso mesmo. Então Gollum disse que levaria a carne para ela. Ainda assim, depois disso, acho que ele não levou comida nenhuma à ela, porque que finalidade isso teria? Primeiramente que era arriscado ser visto por vigilantes ocultos de Minas Morgul que ele tanto tinha medo e odiava; e segundo que, quem iria querer subir a escada tortuosa... com Gollum guiando?

Por isso acho que Gollum mentiu para fugir. Então, depois de ver que poderia usar o que tinha combinado, voltava, durante a escalada pelas escadas, para a toca de Laracna para alertá-la de que comida viria. Mas ela não sabia que intenções Gollum tinha. Laracna não se importava com anéis e poder ou qualquer outra coisa, mas tão somente com sua fome. Gollum pretendia levar os hobbits até lá para, depois de devorados, e depois de ela abandonar seus pertences, ele poder tomar o seu Precioso de volta. Pra mim, era a primeira vez (e a última) que ele levava comida à ela.
 
Última edição:
Diz assim o livro As Duas Torres:

Gollum, anos antes, já a vira, Sméagol que penetrava todos os buracos escuros, e em dias passados se curvara diante dela em adoração, e a escuridão de sua vontade maligna o acompanhara através de todos os caminhos de sua fadiga, isolando-o da luz e do arrependimento. E ele lhe prometera trazer comida. Mas a ganância dela não era a dele. Ela pouco sabia e não se preocupava com torres ou anéis ou qualquer coisa criada por mentes ou mãos, ela que só desejava a morte para todos os outros, mentes e corpos, e para si mesma uma fatação de vida, solitária, inchada até que as montanhas não mais conseguissem abrigá-la, até que a escurdão não a pudesse conter. AdT pag.344

O que eu posso interpretar pelo texto acima é o seguinte:

Laracna parecia ter um poder sobrenatural em Gollum, algo que embotou a sua vontade e que o seu primeiro contato com ela o transformou para sempre.

Ela se tornou uma figura presente em sua vida. Um trauma talvez. Um medo que o acompanhava aonde quer que ele fosse.

Houve um acordo sim entre eles: A certeza de que se Gollum retornasse a Cirith Ungol, ele levaria alimento para ela.

Eles tinham interesses diferentes. Enquanto Gollum queria o anel e conquistas, isso para Laracna não interessava em nada. Ela só queria ser saciada de sua fome que a atormentava na escuridão.

Pode muito bem ser, é sim, pode muito bem ser que, quando Ela jogar fora ossos e as vestes vazias, nós possamos encontrá-lo, e vamos pegá-lo, o Precioso, uma recompensa par o pobre Sméagol, que traz comida boazinha. AdT pg 345

Na verdade Gollum tinha esperança de pegar o Um Anel como pagamento pela comida. Mas era só uma esperança, nada estava certo.

Assim pensava num canto escondido de sua mente, que ele ainda tinha esperança de esconder dela, mesmo quando viera até ela de novo e lhe fizera uma grande reverência, enquando seus companheiros dormiam. AdT pag 345

Esta passagem nos mostra que ela podia sim enxergar Gollum
 
Última edição:
Sara falou tudo o que eu ia dizer. É bem isso aí mesmo!

Na verdade Gollum nem imaginava que um dia levaria Frodo à toca de Laracna. O que eu entendo dessa relação é que ele sempre levava orcs à toca dela e certo dia uniu o útil ao algradável: uma carne diferente para saciar o monstro e então, a recuperação de seu precioso anel. Enfim, Gollum era só o fantochinho de Laracna.
 
SARA CRISTINE M.O. RIBEIRO disse:
Houve um acordo sim entre eles: A certeza de que se Gollum retornasse a Cirith Ungol, ele levaria alimento para ela.

Sim, houve um acordo. Mas acho que Gollum, depois de ter saído de lá, não tinha mais voltado e nem tinha intenção. Por isso acho que à princípio tenha mentido. Quem ele conseguiria levar até lá? Quem o acompanharia até lá? Ele somente percebeu que, estando com Frodo e Sam querendo entrar em Mordor, poderia usar o que tinha prometido em favor de Laracna e de si mesmo. Não acho que havia certeza. Se houvesse, como saberia dos planos de Frodo, se só soube depois de Frodo fazê-lo jurar que não atentaria contra sua vida e o ajudaria a levá-lo a Mordor?
 
Sim, houve um acordo. Mas acho que Gollum, depois de ter saído de lá, não tinha mais voltado e nem tinha intenção. Por isso acho que à princípio tenha mentido. Quem ele conseguiria levar até lá? Quem o acompanharia até lá? Ele somente percebeu que, estando com Frodo e Sam querendo entrar em Mordor, poderia usar o que tinha prometido em favor de Laracna e de si mesmo. Não acho que havia certeza. Se houvesse, como saberia dos planos de Frodo, se só soube depois de Frodo fazê-lo jurar que não atentaria contra sua vida e o ajudaria a levá-lo a Mordor?

Essas questões que você está levantando ficam num campo muito especulativo.

O que unia Gollum e Laracna, era o medo e uma escuridão que estava na mente de Gollum. Como ela operava? Quanto esta escuridão podia dominar sua vontade? Aí eu não sei, não há registros falando sobre isso. Só nos diz que havia algo, e era essa escuridão.

Agora se ele mentiu ou não, não é possível nem a nós sabermos. O que sabemos que tudo estava dentro de possibilidades: Frodo entraria em Cirith Ungol, Gollum tinha um acordo de trazer alimento. Frodo tinha o anel. Então em troca da vítima ele tentaria receber o anel de volta. Tentaria, ainda não era uma certeza.
 
Pois é, concordo que não teria como sabermos se mentiu ou não. De qualquer forma, seu plano estava dando certo, "dentro das possibilidades", como você colocou. Nesse momento eu somente me pergunto uma coisa sobre essa armadilha: se Sam não tivesse acordado naquele momento em que Gollum olhou para o rosto de Frodo adormecido na escadaria, e tocou seu joelho, num gesto carinhoso, ele teria se arrependido do plano e voltado à Laracna para "desfazer" o trato, mentindo sobre uma possível queda dos hobbits lá do alto, por exemplo, ou Laracna ainda era forte demais nele, como o precioso, fazendo-o seguir seu plano? Acho que daria um tópico... :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo