• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Voce acha que, com o poder do Um Anel, Sauron ficou tão poderoso quanto um valar?

msadock

Banned
O q vcs acham. Eu acho q sim, não o mais poderso dos Valar, mas o mesmo nível de poder de um Valar, pois era qse tão temido qnto Morgoth, e era mais poderoso q qualquer outro Maiar disparado.
 
O q vcs acham. Eu acho q sim, não o mais poderso dos Valar, mas o mesmo nível de poder de um Valar, pois era qse tão temido qnto Morgoth, e era mais poderoso q qualquer outro Maiar disparado.

Hum... Usando o Um Anel, com poder máximo, Sauron foi derrotado por humanos... Então eu diria que ele não ficou tão poderoso.

Mas lembrei que Melkor tomou uma surra do Fingolfin (que perdeu por pouco), então, vemos que os valar não são tão poderosos assim.

Quer dizer, na escala, eles tiveram que ir em grupo para derrotar Morgoth.

Porém, não devemos confundir poder, com poder de luta. Quer dizer, os poderes daqueles seres estão ligados ao mundo. Em O Senhor dos anéis, uma impressão que tive, é que as personagens não usavam seus poderes de verdade.

Gandalf, eu me perguntava por que ele não atirava raios do cajado, por que não fazia pedras cairem em orcs, ou seja, por que ele não era como o Alvo Dumbledore.

Então saqui uma coisa, os poderes da Terra Média, não são lá grandes coisas.

Vendo assim, talvez Sauron tivesse poderes quase iguais aos do Valar, ou talvez entre os Maiar fosse o mais poderoso.
 
Sauron era o Maia mais poderoso, e com o Anel, se tornou mais poderoso ainda. Mas não diria que com isso alcançou os Valar em poder. Então, não, não acho que era tão poderoso quanto um Vala. Os Maiar eram de ordem menor que os Valar, e creio que assim sempre seriam. :think:
 
Nah, nem tem comparação. Qualquer Valar destruiria Sauron. Eram muito mais poderosos
 
Com certeza sem comparações. Sauron era muito poderoso com o poder do Anel, certamente depois que ele forjou o Um Anel ele se tornou tremendamente mais poderoso do que qualquer Maiar, mas mesmo assim não chegaria nem aos pés dos Valar!
 
Não creio que ele ganharia de um Valar usando o Anel. Continuou fraquinho, só que encheu mais o saco da TM. =B
 
"Talvez" em seus domínios, "Mordor" ele até competiria com um Valar.

Mais "ganhar" eu acho muito difícil porque Sauron é de uma classe menor do que os Ainur.
 
Não se esqueçam que o Um Anel é criado com parte do poder de Sauron.
Então, se ele não tinha condições de ombrear o poder de um Vala antes da criação dos Anéis de Poder, não seria depois disso que ele se tornaria mais poderoso, mesmo assumindo o controle dos demais Anéis.
 
Não se esqueçam que o Um Anel é criado com parte do poder de Sauron.
Então, se ele não tinha condições de ombrear o poder de um Vala antes da criação dos Anéis de Poder, não seria depois disso que ele se tornaria mais poderoso, mesmo assumindo o controle dos demais Anéis.

Tem razão. Não lembro de ter visto em qualquer lugar, que Sauron ficou mais poderoso com o Um Anel. Pois até, ele usou seu próprio poder para faze-lo. O que aumentou foi sua influência sobre outras raças. Que era esse o propósito do Anel.
 
O que aumentou foi sua influência sobre outras raças. Que era esse o propósito do Anel.

Bingo!

Não há possibilidade de um Maia se tornar mais forte que um Vala, o anel foi forjado com o poder do próprio Sauron (como disse Olórin), o que torna essa afirmação mais forte ainda.

Sauron tinha como intento dominar os povos livres da Terra-Média e ser o Rei Supremo, subjugar aqueles que odiava, como os númenorianos.

Quando a terra dos númenorianos (não lembro o nome agora :hihihi:), fora atacada pelos Valar em resposta as imprudências causadas por Sauron, o mesmo percebeu que não poderia lutar contra os Poderes, mas mesmo assim continuou com eu objetivo.

Aí fica uma dúvida, sabendo-se que na 3ª Era os Valar estariam fora do 'plano terrestre', passando uma certa impressão de abandono em relação a sua criação, será que em algum momento Sauron teve a ilusão de que podia ser maior do que um Vala?
 
Concordo, também acho que Sauron não chegou a isso. Até porque, para derrotar Morgoth foi necessária a interferência direta dos Valar, e para derrotar Sauron, não.
 
Eu creio que o Anel não o deixava mais poderoso, pelo contrário, ele passou um pouco de si mesmo para Anel, talvez tenha até perdido poder.

Só que como ele fez os outros anéis de poder, usando o dele, ele podia manipular a vontade e penetrar na mente de seus donos.

Acho que também o anel tinha um certo poder para com os humanos, mas pelo que eu entendi pela obra, o anel só servia mesmo para sondar as mentes de cada raça a eles associada e subjugar sua vontade.
 
hummmmmm...
na primeira impressão, parece que sim...
mas se a gente pegar algumas partes, verificaremos que não é bem assim: ele foi derrotado uma vez (não aniquilado, mas foi uma derrota), enfraqueceu-se e teve tempo de manipular um novo ataque, especialmente pq os homens estavam sem um líder (lembre-se que aragorn negava sua origem, não queria entrar em contato com sua responsabilidade, preferia ficar na penumbra... talvez um reflexo da super proteção que sua mãe dera à ele, justamente por isso... tanto que ele foi criado em rivendell, sob as asas do mestre elrond). ou seja: o campo estava livre pro bonitão do sauron impôr à força, obviamente, seu domínio.
mas com a mobilização de poucos, mas corajosos, e de seres que ele ao menos nem imaginava que seriam peças-chave na destruição do anel que ele forjou (como nossos já conhecidos hobbits), caiu do cavalo.
e a já manjada, porém não menos importante, história de que o mal não compensa, vem à tona, e que tentar ser o que não se pode ser, e forçar os outros a se ajoelharem perante um domínio artificial, não compensa.
quem faz muito barulho geralmente é fraco...
 
Poderoso sim ele ficou, mas ao meu ver esse foi o erro dele, pois o fato dele possuir tanto poder, fez com que "subestimasse" os outros povos, e o que aconteceu, perdeu o Um Anel em pleno campo de batalha, e para um homem, Isildur...
 
O q vcs acham. Eu acho q sim, não o mais poderso dos Valar, mas o mesmo nível de poder de um Valar, pois era qse tão temido qnto Morgoth, e era mais poderoso q qualquer outro Maiar disparado.

Ele era apenas um servo de Melkor. Ok, o comandante, mas um servo. E nunca teve nem metade do poder e majestade do seu Senhor. Melkor comandava Balrogs e Dragões, e lutava contra os príncipes dos Noldor, no auge de seus reinos, e derrotou TODOS eles; Sauron lutava contra elfos menos poderosos, e tomava surra de homens (Dunedain, na SE, derrotaram TODO o exército de Sauron em Eriador, e posteriormente, humilharam Sauron com seu poder.)

Mesmo com cinco anéis, ele não poderia rivalizar com os Poderes.

Hum... Usando o Um Anel, com poder máximo, Sauron foi derrotado por humanos... Então eu diria que ele não ficou tão poderoso.

Humanos não, Elendil, o Alto, senhor dos Dunedain E Gil-Galad, último Rei Supremo dos Noldor, filho de Fingon, neto de Fingolfin. E ainda matou os dois.

Mas lembrei que Melkor tomou uma surra do Fingolfin (que perdeu por pouco), então, vemos que os valar não são tão poderosos assim.

Aqui ele não tinha mais todo seu poder, ele já tinha dissipado booa parte de seu poder para seus exércitos. E Fingolfin foi um dos (senão o mais)mais fortes dos Noldor.

Quer dizer, na escala, eles tiveram que ir em grupo para derrotar Morgoth.

Sim, e foram derrotados por Melkor muitas vezes, antes da chegada de Tulkas. Já Sauron, com certeza perderia numa luta para um Oromë, ou Aulë. Não tem comparação. Aulë ergueu os Pelóri, Sauron Barad-Dur...:roll:

Gandalf, eu me perguntava por que ele não atirava raios do cajado, por que não fazia pedras cairem em orcs, ou seja, por que ele não era como o Alvo Dumbledore.

Porque essa não era a missão dele. :roll:

Os valar não permitiam que eles viessem para usar todo o poder deles.
Como é dito no Contos Inacabados (
"Posteriormente comentou-se que eles tinhan vindo do Extremo Oeste, e eram mensageiros enviados para fazer frente ao poder de Sauron, e para unir todos aqueles que tinham vontade de resistir a ele; mas os magos estavam proibidos de enfrentar o poder dele com seu poder, ou de procurar dominar elfos ou homens usando de força ou medo.
Portando vieram na forma de homens, embora nunca fossem jovens e envelhecessem vagarosamente, e detinham muitos poderes na mente e nas mãos"
)

Então saqui uma coisa, os poderes da Terra Média, não são lá grandes coisas.

:think: Mais Hein?

Vendo assim, talvez Sauron tivesse poderes quase iguais aos do Valar, ou talvez entre os Maiar fosse o mais poderoso.

Talvez não. Sauron nunca chegaria a ter o poder dos Valar, pois ele simplesmente não era um.

Talvez não, Sauron ERA o mais poderoso dos Maiar, isso é dito no Silma, no SdA e no CI.

Poderoso sim ele ficou, mas ao meu ver esse foi o erro dele, pois o fato dele possuir tanto poder, fez com que "subestimasse" os outros povos, e o que aconteceu, perdeu o Um Anel em pleno campo de batalha, e para um homem, Isildur...

Erro? Ninguém erra em ser poderoso. Ele poderia muito bem ser poderoso e não subestimar ninguem. O erro dele obviamente nunca foi ser poderoso, foi subestimar os menos poderosos.
 
Eu acredito que não. Pois o anel guardava uma parte do poder de Sauron de maia, ou seja, até mesmo todo o poder que ele tinha com o anel, não fazia dele um Vala, nem se equiparava ao poder de um vala.

[E é claro, como disseram, Sauron perdeu para humanos... no way!]
 
Nem mesmo em maldade Sauron conseguiu se igualar a um Vala, imagine em poder!! Ele se fez poderoso ou se fez passar por poderoso, por na TM não ter defensores tão poderosos quanto em Eras passadas.
 
Me perdoem se estiver errado, mas o Anel nunca foi um gerador de poder, certo?
Ele não aumentava os poderes de Sauron.
Servia para estabelecer um controle sobre os portadores dos outros Anéis.

Ele atribuiu parte de seu poder ao Anel, ou seja, o poder foi fracionado.
Sauron com o Anel não significa poderes aumentados. Signifcava apenas o poder em sua completude.
Todo o poder de Sauron será sempre relativo ao de um Maia, jamais de um Valar.
 
O Anel trouxe sim mais poder a Sauron. O tal Efeito Morgoth. E também, de certa forma, o salvou, pois, sem o poder do Anel, ele teria sido derrotado na SE.
 
Resumindo: Não. Nem no auge de seu poder seria mais poderoso.

O elfo mais forte, o maior dos guerreiros encarou um valar que há muito havia se afastado da glória, já tinha dividido e compartilhado seu poder e mesmo assim, o rei supremos dos Noldor, Fingolfin, pereceu.

O poder de Sauron sempre esteve relacionado aos poderes mentais/espirituais e não físicos - Sauron não era bom em combates.
E mesmo assim, em qqer aspecto sucumbiria a um Vala, mesmo que em decadência como seu mestre.

Imagina Sauron contra Ulmo.
Ou contra Mandos.
E Oromë?
Nem precisa citar Tulkas, né?!

Até Melkor, que era o mais poderoso Vala não foi capaz contra os poderosos do Oeste.

--

Quanto ao Anel, ele tinha parte de seu poder, foi feito à sua essência.
É como se fosse parte de si próprio.

Quem o portava, carregava uma parte dos poderes de Sauron junto e por isso ele concedia sim alguns poderes. Ou os hobbits qdo usavam não faziam nenhum tipo de exibição de poder?

Caso voltasse recuperasse todo o poder que tinha no tempo de sua glória, um maia é um MAIA... São uma classe inferior, com menos poderes.

Sauron poderia usar e persuadir os seres.
Os valar, poderia criar... queiram ou não!

Seriam seres limitados e viveriam à vontade daquele que o criasse.

Enfim...
Um Maia não tem poder suficiente pra ser um Vala.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo