• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Células-tronco embrionárias e o julgamento no STF

FURIA Da Rossa

Rank Configurável??
Tomei a liberdade de postar aqui na área de atualidades e generalidades e não em tecnologia porque trata-se de um assunto de interesse geral em nosso país bem como um julgamento histórico que está para ocorrer no STF a respeito do assunto.

E incrível como usa-se o discurso da conveniência para conseguir o que querem. Nesta quarta, dia 5, os ministros do STF julgarão a legalidade ou não do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas. Sou da opinião que isso é completamente antiético, e vocês? Matam-se crianças e, para justificar o que, querendo ou não, se encaixa na descrição de genocidio legalizado. Estou sendo exagerado, né? Mas é exatamente isso, mortes legalizadas. Afinal, por que um embrião não deveria ter direito à vida? Só porque ele ainda não saiu do útero materno?

Sem contar com as diversas outras formas de obtenção de celulas-tronco, como líquido amniótico, sangue de cordão umbilical, epiderme de seres humanos adultos entre outras. É completamente desnecessário. Usam as imagens dos paraplégicos e lesionados para sensibilizar os indecisos e até para taxar de desumanos e egoístas aqueles que são contra o uso de células-tronco embrionarias. Eu sou a favor da pesquisa de células-tronco, e seria calúnia alegarem que eu sou egoísta e não estou nem ai para os que precisam rapidamente dos avanços das pesquisas, mas não por células de embriões.
E vocês?
 
Tomei a liberdade de postar aqui na área de atualidades e generalidades e não em tecnologia porque trata-se de um assunto de interesse geral em nosso país bem como um julgamento histórico que está para ocorrer no STF a respeito do assunto.

E incrível como usa-se o discurso da conveniência para conseguir o que querem. Nesta quarta, dia 5, os ministros do STF julgarão a legalidade ou não do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas. Sou da opinião que isso é completamente antiético, e vocês? Matam-se crianças e, para justificar o que, querendo ou não, se encaixa na descrição de genocidio legalizado. Estou sendo exagerado, né? Mas é exatamente isso, mortes legalizadas. Afinal, por que um embrião não deveria ter direito à vida? Só porque ele ainda não saiu do útero materno?

Sem contar com as diversas outras formas de obtenção de celulas-tronco, como líquido amniótico, sangue de cordão umbilical, epiderme de seres humanos adultos entre outras. É completamente desnecessário. Usam as imagens dos paraplégicos e lesionados para sensibilizar os indecisos e até para taxar de desumanos e egoístas aqueles que são contra o uso de células-tronco embrionarias. Eu sou a favor da pesquisa de células-tronco, e seria calúnia alegarem que eu sou egoísta e não estou nem ai para os que precisam rapidamente dos avanços das pesquisas, mas não por células de embriões.
E vocês?
Você está mal-informado. Pela Lei de Biossegurança, somente embriões inaptos para o desenvolvimento de um ser humano (ou seja, aqueles que não conseguiriam se fixar na parede do útero no caso de uma fertilização) podem ser usados para pesquisa com células-tronco. Além disso, é preciso de autorização dos doadores para que tais pesquisas sejam feitas. Caso esses embriões não sejam usados, eles são descartados ou permanecem congelados.

Assim, se formos nos guiar pelo argumento do "genocídio", nega-se o direito à vida para eles da mesma maneira.

Eu sou sim favorável ao uso de embriões para pesquisas com células-tronco, e torço para que os ministros do STF também votem favoravelmente. Seria um impeditivo muito grande para o desenvolvimento das pesquisas com células-tronco em geral, além de ferir o princípio do Estado laico, já que os argumentos apresentados para impedir as pesquisas derivam da doutrina cristã, etc.
 
Última edição:
Além disso as células-tronco embrionárias tem qualidades (e possibilidades) diferentes das obtidas de modo "não-embrionário".

Por isso que eu digo: se as escolas dessem uma base cientifica miníma pra população, opiniões sem sentido seriam raras...
 
Sou a favor a pesquisa com células-tronco embrionárias sim.
Como o Minduim disse, as células usadas são de embriões que não tem condições de se desenvolver. Por que não utilizá-los para algo bom e que possa contribuir para muitas pessoas?
 
Você está mal-informado. Pela Lei de Biossegurança, somente embriões inaptos para o desenvolvimento de um ser humano (ou seja, aqueles que não conseguiriam se fixar na parede do útero no caso de uma fertilização) podem ser usados para pesquisa com células-tronco. Além disso, é preciso de autorização dos doadores para que tais pesquisas sejam feitas. Caso esses embriões não sejam usados, eles são descartados ou permanecem congelados.
Mas é exatamente a Lei de Biossegurança que será posta em xeque com o precedente que pode ser aberto depois da votação da ADIN de quarta. A LB foi aprovada em meio a muito tumulto e controvérsias, o que imediatamente arranca parte da sua legitimidade. Basta que novos desdobramentos ocorram para que ela seja toda jogada no lixo. Digo isso porque é bem possível, há muitos grupo$, especialmente os ligados a laboratórios e à idéia da descriminalização do aborto, interessados no fim da LB.

E a parte a respeito do consentimento do doador nada tem de relevante para o aspecto moral e ético desta discussão; é como se fosse prerrogativa deles determinar se a criança vive ou não.

Por isso que eu digo: se as escolas dessem uma base cientifica miníma pra população, opiniões sem sentido seriam raras...
O que exatamente quis dizer?
 
A ética ou moral ou seja lá o que for interessa apenas à pessoa que doou. Se ela se sente bem doando, que doe.

Não tem porque outras pessoas quererem mudar a forma da outra pensar e proibí-la de contribuir para o avanço da pesquisa porque ela acha ser anti-ético. Não é quem critica que vai estar doando, não vai sofrer consequencia alguma com esse ato. Se ela quer doar, que doe. Se não quiser, não doe. Ética e moral está dentro de cada um.
 
Mas é exatamente a Lei de Biossegurança que será posta em xeque com o precedente que pode ser aberto depois da votação da ADIN de quarta. A LB foi aprovada em meio a muito tumulto e controvérsias, o que imediatamente arranca parte da sua legitimidade. Basta que novos desdobramentos ocorram para que ela seja toda jogada no lixo. Digo isso porque é bem possível, há muitos grupo$, especialmente os ligados a laboratórios e à idéia da descriminalização do aborto, interessados no fim da LB.
Se formos levar esse aspecto de ser aprovada em meio a tumulto e confusão, boa parte das leis brasileiras teriam que ser revistas.

E também há muitos grupos interessados no fim das pesquisas com células-tronco. Isso de ter grupos e setores interessados na aprovação ou revogação de uma lei é completamente normal. Não pode ser considerado um argumento contra algo.

E eu bato na mesma tecla: se os embriões que seriam utilizados nas pesquisas são somente os inaptos ao desenvolvimento, descartá-los ou deixá-los congelados (como é o procedimento padrão) não é negar-lhes o direito à vida do mesmo jeito?
 
E eu bato na mesma tecla: se os embriões que seriam utilizados nas pesquisas são somente os inaptos ao desenvolvimento, descartá-los ou deixá-los congelados (como é o procedimento padrão) não é negar-lhes o direito à vida do mesmo jeito?

Perfeito, Mindu!

É exatamente assim que penso. São embriões que, de uma forma ou outra, serão descartados...então pq não utilizar para um bem maior? Quantas vidas podem ser salvas?!

Eu sou totalmente a favor das pesquisas com células-tronco! Sou doadora no INCA e já procurei alguns lugares para ser doadora de célula-tronco também, estou procurando me informar cada vez mais sobre o assunto. Talvez falte isso nas pessoas, buscar informação, não apenas se deixar levar por uma matéria ou outra ou pelo que a igreja diz...saiba ouvir, mas compreender e buscar mais detalhes, criar sua própria filosofia.
 
Amores, o buraco é mais embaixo... tais embriões sequer deveriam ser criados! Agora é claro que, já que há embriões à deriva, então que doem para alguma coisa mesmo, mas que isso não se torne uma prática corriqueira. E eu também bato na mesma tecla: com o mesmo argumento de se legalizar a pesquisa com células-tronco (que seria para salvar a vida de pessoas que precisam delas), farão a legalização do aborto, mas esta última não teria nenhuma razão moral para ser legalizado, ainda assim seria pois não se veria entraves já que o uso de embriões já teria sido legalizado.

Fora a Igreja (Católica), que grupos estão contra o uso dos embriões?
 
Amores, o buraco é mais embaixo... tais embriões sequer deveriam ser criados! Agora é claro que, já que há embriões à deriva, então que doem para alguma coisa mesmo, mas que isso não se torne uma prática corriqueira. E eu também bato na mesma tecla: com o mesmo argumento de se legalizar a pesquisa com células-tronco (que seria para salvar a vida de pessoas que precisam delas), farão a legalização do aborto, mas esta última não teria nenhuma razão moral para ser legalizado, ainda assim seria pois não se veria entraves já que o uso de embriões já teria sido legalizado.

Fora a Igreja (Católica), que grupos estão contra o uso dos embriões?


Pq não deveriam ser criados?!

E pq a legalização do aborto não teria razão moral? É tudo uma questão de ponto de vista. Acredito que a legalização do aborto deveria ser melhor analisada sim, mas isso é uma questão pra outro tópico, não cabe discutirmos aqui.
 
Você está mal-informado. Pela Lei de Biossegurança, somente embriões inaptos para o desenvolvimento de um ser humano (ou seja, aqueles que não conseguiriam se fixar na parede do útero no caso de uma fertilização) podem ser usados para pesquisa com células-tronco. Além disso, é preciso de autorização dos doadores para que tais pesquisas sejam feitas. Caso esses embriões não sejam usados, eles são descartados ou permanecem congelados.

Assim, se formos nos guiar pelo argumento do "genocídio", nega-se o direito à vida para eles da mesma maneira.
isso mesmo ^^

Além disso as células-tronco embrionárias tem qualidades (e possibilidades) diferentes das obtidas de modo "não-embrionário".

Por isso que eu digo: se as escolas dessem uma base cientifica miníma pra população, opiniões sem sentido seriam raras...
Verdade. Mas a informação não está só nas escolas, cabe a nós correr atrás dela em outros lugares. Vide a própria internet ^^

E eu bato na mesma tecla: se os embriões que seriam utilizados nas pesquisas são somente os inaptos ao desenvolvimento, descartá-los ou deixá-los congelados (como é o procedimento padrão) não é negar-lhes o direito à vida do mesmo jeito?
Exatamente. Os embriões não serão mais do que só embriões congelados .


Amores, o buraco é mais embaixo... tais embriões sequer deveriam ser criados! Agora é claro que, já que há embriões à deriva, então que doem para alguma coisa mesmo, mas que isso não se torne uma prática corriqueira. E eu também bato na mesma tecla: com o mesmo argumento de se legalizar a pesquisa com células-tronco (que seria para salvar a vida de pessoas que precisam delas), farão a legalização do aborto, mas esta última não teria nenhuma razão moral para ser legalizado, ainda assim seria pois não se veria entraves já que o uso de embriões já teria sido legalizado.
São coisas diferentes, beibe.
O fato de pesquisa com células tronco estar em pauta nada tem a ver com a legalização do aborto, IMO.
O aborto pelo simples fato de não querer ter filhos, sim, é um assassinato.
O que se faz com as células-tronco é usar embriões que seriam descartados para encontrar alternativas de cura.
 
FURIA Da Rossa disse:
Amores, o buraco é mais embaixo... tais embriões sequer deveriam ser criados! Agora é claro que, já que há embriões à deriva, então que doem para alguma coisa mesmo, mas que isso não se torne uma prática corriqueira. E eu também bato na mesma tecla: com o mesmo argumento de se legalizar a pesquisa com células-tronco (que seria para salvar a vida de pessoas que precisam delas), farão a legalização do aborto, mas esta última não teria nenhuma razão moral para ser legalizado, ainda assim seria pois não se veria entraves já que o uso de embriões já teria sido legalizado.
São coisas completamente diferentes, a pesquisa com células-tronco e a legalização do aborto. Enquanto que a primeira poderia resolver muitos problemas no âmbito da saúde, a segunda ajudaria a resolver problemas de âmbito social. E eu não vejo nenhum problema em se legalizar o aborto também. No Canadá por exemplo, ambos são legalizados. Você diria que o direito à vida não é respeitado no Canadá também? Você já olhou o IDH deles, ou já ouviu denúncias sobre desrespeito aos direitos humanos lá?

Eu acho que não. E lá a coisa do Estado laico é levada bem a sério. Como deveria ser leavada aqui também.

FURIA da Rossa disse:
Fora a Igreja (Católica), que grupos estão contra o uso dos embriões?
Igrejas evangélicas também são, eu acho. Mas mesmo que seja só a Igreja Católica, ela já é um grupo por demais influente no Brasil. O que é algo muito ruim, já que a influência dela não deveria passar das portas das suas igrejas.
 
O que exatamente quis dizer?
Vamos lá (e desde já aviso: não, eu não escrevi isso pra brigar, xingar ou criticar; apenas opinião que poasso explicar agora).

Toda vez que temos algum tipo de avanço cientifico (seja medicina, tecnologia, enfim...) muitas opniões contrárias poderiam ser eliminadas (ou melhor, sequer existiriam) se as pessoas tivessem uma melhor formação cientifica. veja sua posição sobre células tronco e sua argumentação de que existe outras formas de se obter mencionadas células.

Com algum preparo cientifico as questões levantadas incluiriam sim essa sua pergunta, mas outras também viriam naturalmente; p.ex.: "Pq precisam das embrionárias?", "Será que existem diferenças?", etc...

A única posição coerente que eu vejo contrária ao estudo das células embrionárias é a de religiosos (SIM! sabemos que eles acreditam memso que um ser extraterrestre fica de olho no que fazem, e vai puni-los, e se não disse diretamente o que acha certo ou errado é pq eles não merecem entender pq não seguem as tais leis que... enfim!).

Qualquer um com o minimo d ebase cientifioca e sem preconceitos religiosos não encontra um único argumento lógico contário a tal pesquisa.




Mas vai ser simples: STF julga contra, quem vai poder desfrutar dos beneficios (sim eles existirão aos montes) das pesquisas feitas em paises mais civilizados?? SIM! Quem tem grana... e ai o povão (não por acaso parcela com maior nivel de religiosidade por camada social) reclama que tudo é dificl, só rico pode se beneficiar, etc...

Mas eu ainda acredito que possa haver alguma luz nos velhinhos do STF. Eles são muito ortodoxos, mas são inteligentissimos também. Quem sabe dessa vez dá...





(recomendo que vejam o documentário "Vida Severina", a maior brutalidade à razão humana é dita no finzinho por um dos Ministros (católico) contrário ao aborto.)
 
Pq não deveriam ser criados?!

E pq a legalização do aborto não teria razão moral? É tudo uma questão de ponto de vista. Acredito que a legalização do aborto deveria ser melhor analisada sim, mas isso é uma questão pra outro tópico, não cabe discutirmos aqui.

Veja bem: o motivo de não terem legalizado o aborto até hoje é exatamente o mesmo que dá sustentação à discussão presente, sobre a legalidade ou não das pesquisas com células-tronco. Deixemos bem claro que eu não sou contra as pesquisas com células-tronco, apenas contra a que utiliza embriões humanos especificamente. Se permitirem que as pesquisas com embriões sejam feitas, será passada a mensagem de que o ser que ainda não nasceu não possui vida, quando é evidente que possui, pode não haver atividade cerebral mas ali está um indivíduo prestes a nascer, o que é o argumento principal e mais conveniente para, também, se justificar a prática do aborto. CDD e IURD o usarão nas apelações.

Sim. Não é possível que ainda hajas pessoas contra isso, GeezzZ!
Como cientista, digo (mais uma vez) que se usarmos como referência de início da vida o momento em que o embrião se fixa no útero, não estamos matando ninguém, mesmo porque ainda não é possível haver desenvolvimento embrionário de outra forma.

Cá estou eu.
A vida existe desde quando há fecundação, não da nidação, pois já há um organização celular se desenvolvendo e se tornando complexa. Não faz sentido, por exemplo, alegar que o bebê em desenvolvimento ainda não possui órgãos para dizer que não há vida; ele só não terá se houver uma intervenção humana que o impeça de nascer.

Exatamente. Os embriões não serão mais do que só embriões congelados .
O que tais embriões estavam fazendo nos recipientes desde o começo?

O fato de pesquisa com células tronco estar em pauta nada tem a ver com a legalização do aborto, IMO.
O aborto pelo simples fato de não querer ter filhos, sim, é um assassinato.
O que se faz com as células-tronco é usar embriões que seriam descartados para encontrar alternativas de cura.
Até que enfim concordamos num ponto. A relação que há com a legalização do aborto está na resposta ao primeiro quote.

São coisas completamente diferentes, a pesquisa com células-tronco e a legalização do aborto. Enquanto que a primeira poderia resolver muitos problemas no âmbito da saúde, a segunda ajudaria a resolver problemas de âmbito social. E eu não vejo nenhum problema em se legalizar o aborto também. No Canadá por exemplo, ambos são legalizados. Você diria que o direito à vida não é respeitado no Canadá também? Você já olhou o IDH deles, ou já ouviu denúncias sobre desrespeito aos direitos humanos lá?

Eu acho que não. E lá a coisa do Estado laico é levada bem a sério. Como deveria ser leavada aqui também.

Minduin: as pessoas que precisariam das células-tronco para questões de saúde não deveriam se sentir tristes com a proibição da pesquisa com células-tronco embrionárias; elas deveriam se revoltar é com a comunidade científica por ter dedicado tanto do tempo total usado pelas pesquisas com células-tronco em geral com o tipo embrionário, e não com as alternativas, quais sejam, sangue de cordão umbilical, líquido amniótico e epiderme, que, se tivessem sido suficientemente estudadas usando-se o tempo que foi gasto com as pesquisas com embriões, já estariam num estágio de desenvolvimento que talvez já tivesse resolvido muitos dos problemas. Com isso, poupariam-nos dessa discussão ética que, quer vocês queiram ou não, é evidente, e já poderiam ter anunciado a cura de muitos males. O problema é que os próprios cientistas à frente dos projetos são vaidosos, querem resultados rápidos e querem os nomes deles associados às descobertas.

Igrejas evangélicas também são, eu acho. Mas mesmo que seja só a Igreja Católica, ela já é um grupo por demais influente no Brasil. O que é algo muito ruim, já que a influência dela não deveria passar das portas das suas igrejas.
Nesse particular você está por fora: há instituições religiosas, muito forte$ por sinal, cujos líderes são favoráveis: a começar pela IURD, com seu "bispo" Edir Macedo, que defende o aborto não sei por quê. Já a Católica possui uma "seita" chamada "CDD", ou "Católicas pelo Direito de Decidir", que estão abaixo da CNBB hierarquicamente. A CNBB nada faz a respeito delas. Na verdade trata-se de um grupo de charlatãs, que usa o nome da Igreja para aplicar o "corte das tesouras".

Qualquer um com o minimo d ebase cientifioca e sem preconceitos religiosos não encontra um único argumento lógico contário a tal pesquisa.
Vale um argumento baseado na Lei? Constitucionalmente o direito à vida é anterior ao direito à saúde.

Mas vai ser simples: STF julga contra, quem vai poder desfrutar dos beneficios (sim eles existirão aos montes) das pesquisas feitas em paises mais civilizados
Não acho correto afirmar que determinado país é mais 'civilizado' do que o nosso apenas porque a leis divergem quanto a isso.
Mas eu ainda acredito que possa haver alguma luz nos velhinhos do STF. Eles são muito ortodoxos, mas são inteligentissimos também. Quem sabe dessa vez dá...
...e contém comunistas, há rixas pessoais entre eles, não são tão ortodoxos assim e votam sob pressão.
 
Veja bem: o motivo de não terem legalizado o aborto até hoje é exatamente o mesmo que dá sustentação à discussão presente, sobre a legalidade ou não das pesquisas com células-tronco. Deixemos bem claro que eu não sou contra as pesquisas com células-tronco, apenas contra a que utiliza embriões humanos especificamente. Se permitirem que as pesquisas com embriões sejam feitas, será passada a mensagem de que o ser que ainda não nasceu não possui vida, quando é evidente que possui, pode não haver atividade cerebral mas ali está um indivíduo prestes a nascer, o que é o argumento principal e mais conveniente para, também, se justificar a prática do aborto. CDD e IURD o usarão nas apelações.

Realmente é apelação usar tal argumento. Uma coisa não leva a outra, até mesmo pq eu já disse, a questão do aborto envolve muito mais coisas a serem discutidas do que a questão das células-tronco. São opostos!

Estes embriões usados não irão se desenvolver nunca, que vida alguém teria sem um desenvolvimento normal?! Ai está a questão toda, sem uma atividade cerebral a pessoa é apenas um objeto inanimado, não existe vida, não existe nada além de um corpo vazio.


Minduin: as pessoas que precisariam das células-tronco para questões de saúde não deveriam se sentir tristes com a proibição da pesquisa com células-tronco embrionárias; elas deveriam se revoltar é com a comunidade científica por ter dedicado tanto do tempo total usado pelas pesquisas com células-tronco em geral com o tipo embrionário, e não com as alternativas, quais sejam, sangue de cordão umbilical, líquido amniótico e epiderme, que, se tivessem sido suficientemente estudadas usando-se o tempo que foi gasto com as pesquisas com embriões, já estariam num estágio de desenvolvimento que talvez já tivesse resolvido muitos dos problemas. Com isso, poupariam-nos dessa discussão ética que, quer vocês queiram ou não, é evidente, e já poderiam ter anunciado a cura de muitos males. O problema é que os próprios cientistas à frente dos projetos são vaidosos, querem resultados rápidos e querem os nomes deles associados às descobertas.

Como assim?! Sabemos que não é a mesma coisa, já existem estudos do gênero e já provaram que os resultados não são tão eficazes quanto os das células-tronco.
Não é uma questão de tristeza mas de indignação. Milhares de vidas dependem dessas pesquisas, pode ser que um dia seja você ou um filho seu precisando de uma cura que, hoje, só pode ser encontrada através das células-tronco.

Quanto ao fato de serem "vaidosos" e "quererem resultados rápidos...nomes associados às descobertas"...e pq seria diferente?
Não é vaidade, é orgulho, saber que vc pode descobrir a cura de diversas doenças de hoje são cruéis, que matam rápido e na maioria das vezes só é descoberta qdo já está em estágio muito avançado, sem tratamento. Eles estão no direito deles, assim como de um escritor ter seu nome num livro, de um roteirista num filme, de um arqueólogo numa descoberta. E querem resultados rápidos sim, pois isso salva vidas!



Vale um argumento baseado na Lei? Constitucionalmente o direito à vida é anterior ao direito à saúde.

Então onde ficam as vidas das pessoas que dependem destas pesquisas?!
 
FURIA da Rossa disse:
Vale um argumento baseado na Lei? Constitucionalmente o direito à vida é anterior ao direito à saúde.
O direito à vida humana. Embriões com 14 dias podem ser considerados seres humanos? O que se tem ali é potencial à vida humana (e que, no caso dos embriões que seriam usados nas pesquisas com células-tronco, nem esse potencial existe), e não um ser humano desenvolvido.
 
Se permitirem que as pesquisas com embriões sejam feitas, será passada a mensagem de que o ser que ainda não nasceu não possui vida, quando é evidente que possui, pode não haver atividade cerebral mas ali está um indivíduo prestes a nascer, o que é o argumento principal e mais conveniente para, também, se justificar a prática do aborto. CDD e IURD o usarão nas apelações.
Calma aí, filho! Existe uma diferença gritante entre um embirão in utero e um embrião in vitro. A diferença é que o primeiro vai se desenvolver como manda o firgurino, o segundo somente se for inserido no útero, e olhe lá.
Não se pode reprimir o uso de células tronco embrionárias no segundo caso porque os embriões não serão utilizados para mais nada. Serão simplesmente congelados, e a sua vida terá sido em vão da mesma forma! Por que tanta discussão em torno de algo que já deveria ter sido aprovado e melhorado a qualidade de vida das pessoas?
Ainda mais porque há pesquisas recentes que mostram que as células-tronco embrionárias são mais eficazes no processo de reconstituição de tecidos que as outras células-tronco: são mais rápidas, se adaptam melhor ao novo ambiente.

Cá estou eu.
A vida existe desde quando há fecundação, não da nidação, pois já há um organização celular se desenvolvendo e se tornando complexa. Não faz sentido, por exemplo, alegar que o bebê em desenvolvimento ainda não possui órgãos para dizer que não há vida; ele só não terá se houver uma intervenção humana que o impeça de nascer.
No caso do embrião, ele não nascerá se não houver intervenção humana, e mesmo assim, alguns não nascem. Todos sabemos que a fertilização artificial tem disso: vários embriões são criados para que se possa ter um embrião viável. Os não-viáveis são os utilizados nesse processo.
O que tais embriões estavam fazendo nos recipientes desde o começo?


...as pessoas que precisariam das células-tronco para questões de saúde não deveriam se sentir tristes com a proibição da pesquisa com células-tronco embrionárias; elas deveriam se revoltar é com a comunidade científica por ter dedicado tanto do tempo total usado pelas pesquisas com células-tronco em geral com o tipo embrionário, e não com as alternativas, quais sejam, sangue de cordão umbilical, líquido amniótico e epiderme, que, se tivessem sido suficientemente estudadas usando-se o tempo que foi gasto com as pesquisas com embriões, já estariam num estágio de desenvolvimento que talvez já tivesse resolvido muitos dos problemas. Com isso, poupariam-nos dessa discussão ética que, quer vocês queiram ou não, é evidente, e já poderiam ter anunciado a cura de muitos males. O problema é que os próprios cientistas à frente dos projetos são vaidosos, querem resultados rápidos e querem os nomes deles associados às descobertas.

Opá! Você está meio por fora, calma aí. Existem estudos paralelos e constantes em ambas as linhas de pequisa. A que conclusão se chega quando se trabalha na área? Não se pode estudar células-tronco de nenhum tipo sem antes estudar as células-tronco originais, as primeiras, as EMBRIONÁRIAS. Como disse acima, os estudos comparativos com outros tipos de célula só mostrou que as embrionárias são mais eficientes.

E que negócio é esse de dizer que as pessoas deveriam ficar tristes com os caminhos da ciência? Vc parece até com as pessoas que eram contra as vacinas, há muito tempo atrás, no Rio. Pára com isso. Se vc acha mesmo que as pessoas devem deixar de lado o que nós cientistas fazemos, como eu já disse antes, meu bem, vá com elas pra caverna.
 
A vida existe desde quando há fecundação, não da nidação,
Quem falou? Aqui no brasil essa discussão ainda não foi devidamente levantada e está longe de ser decidida; a própria dedecisão sobre ce´lulas tronco embrionárias poderá lançar mais lenha nessa fogueira. Mas apenas APÓS decisão do STF.

A comunidade cientifica se divide (na verdade só os cientistas religiosos defendem a vida na fecundação..).

Vale um argumento baseado na Lei? Constitucionalmente o direito à vida é anterior ao direito à saúde.
Mas ainda não temos definido o que é vida pela lei. VIVO é quem quem NASCE vivo; a concepção de MORTE é claro sobre ter atividade cerebral, logo o contrário da morte seria...

Você está se apegando as SUAS convicções, ams não está respondendo os (contra) argumentos.


Não acho correto afirmar que determinado país é mais 'civilizado' do que o nosso apenas porque a leis divergem quanto a isso.
Eu acho correto. E não é a lei, AINDA não.

Mas me diz uma coisa: como vc define um país cuja lei permite que mulheres sejam apedrejadas por traição ao marido? Ou então aquele cuja lei diz que se vc matou uma vaca vc deverá morrer? E os que tem pena de morte por DESENHAR um antigo profeta?

"Bárbaros"? "Crueis"? "Incivilizados"? :cool:


...e contém comunistas, há rixas pessoais entre eles, não são tão ortodoxos assim e votam sob pressão.
São pessoas. Por isso ainda tenho fé deles.

Já falei antes e repito: Não duvido da capacidade do ser humano em ser extraordinariamente estúpido E genial.

Mas estou amis feliz, ao menos temos 3 votos a facor e o babaca católico pediu tempo... vai tentar alguma sujeira pra virar o jogo.





POR FIM: vc ainda não falou sobre um FATO importantissimo que eu levantei aqui.

EXISTEM diferenças entre as células tronco embrionárias e conseguidas de outras formas. Pq vc não fala sobre isso? Pq não admite que a comunidade cientifica correu atrás SIM de outra forma pra obter os resultados desejados, mas as embrionárias oferecem possibilidades maiores, amis simples e diversificadas para os problemas.

Por favor reponda, seria de grande importância a discussão.
 
As células tronco embrionárias são as chamadas células tronco totipotentes, ou seja pode se diferenciar em qualquer tipo celular, capacidade que até hoje não existe em nenhum outro tipo de células. Infeizmente qualquer projeto de engenharia de orgãos usando células tronco adultas provavelmente não apresentaria resultados tãos bons (pelo menos no momento, nunca podemos prever o quanto a ciência evoluirá). Uma única coisa eu digo, o progresso da ciência uma vez iniciado não pode ser interrompido, e todas as tentativas em relação a isso foram desastrosas (vide inquisição). As pesquisas com células tronco embrionárias são uma realidade e vão continuar, certas ou não.

Um abraço de Tiberius!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo