• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crise na América do Sul

Lukaz Drakon

Souls. I Eets Them.
Entenda o conflito entre Venezuela, Equador e Colômbia

Incursão colombiana para matar o número 2 das Farc causou o conflito na região.
Raúl Reyes foi morto na fronteira da Colômbia com o Equador.


A crise diplomática entre Colômbia, Equador e Venezuela teve início no último sábado (1º), quando o Exército colombiano anunciou que matou o número 2 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes.

Reyes, que tinha 59 anos, era considerado um dos homens da linha dura das Farc e braço direito do fundador da guerrilha, Manuel Marulanda ("Tirofijo"), de quem era genro. Ele foi morto com pelo menos mais 10 guerrilheiros durante uma operação nas proximidades de Teteyi, no departamento de Putumayo, que faz fronteira com o Equador.

Logo após a incursão colombiana em território equatoriano, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou a saída de todos os funcionários da embaixada em Bogotá. "Por favor, chanceler (Nicolás) Maduro, feche a embaixada e mande que todos voltem", afirmou Chávez. Ele ordenou ainda ao ministro da Defesa, Gustavo Rangel, que enviasse "dez batalhões para a fronteira com a Colômbia".

"Não queremos guerra, mas não vamos permitir que o império (Estados Unidos) e nem o seu cachorro venham a nos atacar", completou. Chávez criticou Álvaro Uribe, a quem acusou de "mentiroso, criminoso e mafioso", entre outras coisas, pelo que considera uma "flagrante violação da soberania do Equador".

Desculpas

Após os pronunciamentos de Chávez, o presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou a retirada de seu embaixador em Bogotá, Francisco Suéscum (que tinha classificado como "ato de guerra" o ataque militar colombiano), e a posterior "expulsão imediata" do embaixador da Colômbia em Quito, Carlos Holguín. Correa também solicitou uma reunião urgente da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Comunidade Andina de Nações (CAN) para tratar do ataque.

Tentando minimizar o confronto, no domingo (2) o governo colombiano pediu desculpas ao Equador pela incursão na "zona de fronteira" de helicópteros colombianos. O comunicado lido em Bogotá pelo chanceler colombiano, Fernando Araújo, acrescenta que a ação consistiu na "entrada de helicópteros colombianos com pessoal das Forças Armadas no território equatoriano, para verificar o local".

Em cadeia nacional de televisão, Correa informou que tinha ordenado a "mobilização de tropas" na fronteira com a Colômbia e exigiu do presidente colombiano, Álvaro Uribe, não só desculpas, mas também "compromissos firmes de respeito ao Equador".

Documentos

No meio da crise, o governo da Colômbia acusou o presidente equatoriano de ter compromissos com as Farc e revelou documentos que mencionam o interesse de Quito de manter relações com a guerrilha.

"Os documentos levantam perguntas que merecem respostas concretas, que revelem à Colômbia e ao mundo qual é o estado da relação do governo equatoriano com um grupo terrorista como as Farc", disse em Bogotá o general Oscar Naranjo, chefe de polícia. Os documentos foram encontrados em um dos três computadores pertencentes a Raúl Reyes.

Relações com as Farc

Além dos documentos que ligam o Equador às Farc, o governo colombiano anunciou nesta segunda-feira (3) que levará ao conhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OEA (Organização dos Estados Americanos) "revelações sobre acordos do grupo terrorista Farc com os governos do Equador e da Venezuela". Também informou que não mobilizará tropas à fronteira.

"O governo expressa sua preocupação por acordos que possam existir entre as Farc e os governos do Equador e Venezuela, que violam as normas internacionais em sua proibição de os países abrigarem terroristas", afirmou Cisar Mauricio Velásquez, assessor de imprensa da Presidência, lendo uma nota oficial do governo.

Mediação brasileira

Na segunda-feira, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que tomaria medidas diplomáticas para tentar solucionar a crise que se instalou na região.

Segundo Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República, o governo brasileiro usará os canais diplomáticos para mediar os problemas políticos gerados após a operação militar colombiana.

“O presidente Lula conversou com [o chanceler] Celso Amorim, que está tomando as medidas necessárias. Acho que nós vamos mobilizar toda a força da diplomacia brasileira e de outras capitais sul-americanas para reduzir ao máximo a tensão e procurar encontrar uma solução duradoura para esse problema”, disse Marco Aurélio Garcia em entrevista à rádio "CBN", nesta segunda-feira (3).

Garcia contou ainda que Lula tem o assunto na pauta para o encontro com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. “Há interesse do Chile também em coordenar as operações”, afirmou.

“Agora, o mais importante é reduzir ao máximo a tensão”, disse. “Respeitamos as medidas dos países, não queremos interferir nas medidas internas, mas não podemos ser indiferentes”, completou.

Fonte.


Se não bastasse o Evo Morales e o Chavez querendo brigar por tudo, agora vem o Uribe e dá motivos para todo mundo levantar bandeira de guerra entre todo mundo. Essa América do Sul ta começando a parecer o Oriente Médio, só que sem a guerra religiosa. :blah:
 
Precisamos chamar o Exército do Oeste para nos ajudar aqui na América do Sul, pois o senhor do escuro da Venezuela faz muita gracinha achando que as ameaças bélicas de seu país é a solução para resolver seus problemas de crise de identidade politico-ideológica.

Hugo Chaves fica cutucando onça com vara curta, uma hora dessas ele é mordido e vai cair do cavalo.

Não precisamos de resolver nada na América do Sul na base de grandes confrontos militares nas florestas da Amazônia.

Isso não faz parte da nossa identidade e ação extra-fronteiras para solucionar problemas.
 
E para piorar a situação o canditado a presidência Paraguaia ja quer fazer a gente pagar mais pela energia da Usina ( esqueci o nome )...

Estou ficando farto desses presidentezinhos metidos a revolucionarios.
 
Precisamos chamar o Exército do Oeste para nos ajudar aqui na América do Sul, pois o senhor do escuro da Venezuela faz muita gracinha achando que as ameaças bélicas de seu país é a solução para resolver seus problemas de crise de identidade politico-ideológica.
Não sei se você leu a notícia ou não, mas quem fez a merda foi a Colômbia, invadindo o território do Equador. Chávez não teve nada a ver com isso.
 
Mas também não faz nada para ajudar esse maldito.

O pior é que ele ainda falou mal da Colombia e pediu um minuto de silêncio pelos membros dAS FARC.

Droga... pelo menos o Fidel ja era...
 
Não sei se você leu a notícia ou não, mas quem fez a merda foi a Colômbia, invadindo o território do Equador. Chávez não teve nada a ver com isso.



Li sim!

Eu apenas quis extrapolar minhas idéias sobre a conjuntura político-externa das relações entre os países da região.

O fato de citar o Hugo Chaves passa pela situação da conjuntura da Atual América do Sul Setentrional. Um problema liga ao outro da região.

Acomapanho todas as notíticas de politica externa. Sou professor e preciso de tal atitude.

Principais fontes que uso para pesquisa:
www.bbcbrasil.com
www.cartacapital.com.br
 
Mas so para os radicais e pouco informados que provavelmente vão comentar isso nos próximos posts:

As chances de que na próxima década possa ocorrer uma guerra na América do Sul é minima, quase 0... então não se desesperem.

Porém, se isso acontecesse na situação atual não duvido que nos ficassemos do lado da Venezuela, oque não é bom.
 
Seria bom a gente acabar com quase todos os homens do Paraguai novamente e evitar uma futura investida deles
 
Não temos porque temer o Paraguai... o unico homem que pode dar problemas para a hegemonia nacional nos próximos anos é Hugo Chavez, do jeito que o Lula esta caidinho por ele caso ele tentasse alguma loucura não era dificil que nos metessemos no meio.
 
Nem...guerra não vai acontecer, se acontecer, o Brasil seria contra a Vanezuela, mas, os EUA entrariam no meio, com olho gordo em cima do petróleo de lá, e adeus Hugo.
 
Nem...guerra não vai acontecer, se acontecer, o Brasil seria contra a Vanezuela, mas, os EUA entrariam no meio, com olho gordo em cima do petróleo de lá, e adeus Hugo.
O Brasil não ficaria contra ninguém, pois não foi diretamente atacado. Ele ficaria no seu papel de mediador do conflito.

Brasil só entraria numa guerra se, e somente se, fosse diretamente atacado por alguém.
 
Eu já li milhares (exageeero) de reportagens falando sobre o poderio militar do Brasil, e nenhuma me agradou (a última que li foi sobre aviões de caça, acho que na SUPER). Alguém sabe se o Brasil realmente está fraco nesse "detalhe"?

Dei risada com o Fidel "Já ouço as trombetas de guerra na américa"
 
Eu já li milhares (exageeero) de reportagens falando sobre o poderio militar do Brasil, e nenhuma me agradou (a última que li foi sobre aviões de caça, acho que na SUPER). Alguém sabe se o Brasil realmente está fraco nesse "detalhe"?

Brasil só tem relíquia. Alguns rifles utilizados eram os mesmos que alguns países usavam na Segunda Guerra Mundial. Não influência tanto assim (afinal, são boas armas), mas tem muita coisa melhor no mercado. O que o Brasil tem na área militar que é realmente muito bom é o treinamento de novos soldados. Dentro da Amazônia, os caras mandam muito.
 
Brasil só tem relíquia. Alguns rifles utilizados eram os mesmos que alguns países usavam na Segunda Guerra Mundial. Não influência tanto assim (afinal, são boas armas), mas tem muita coisa melhor no mercado. O que o Brasil tem na área militar que é realmente muito bom é o treinamento de novos soldados. Dentro da Amazônia, os caras mandam muito.
Não sei quanto a isso dos rifles Lukaz. Acho que o exército já tá 100% com o FAL, não?

Mas quanto ao treinamento eu concordo. Boinas-verdes são fichinhas perto dos caras lá da Amazônia. Eu conheci um que serviu lá, e o cara era BADASS.
 
Não sei quanto a isso dos rifles Lukaz. Acho que o exército já tá 100% com o FAL, não?

Sim, só que FAL foi criado em 1946, Mindu. O próprio Brasil está produzindo e melhorando sua construção, mas a maioria deles ainda tem a mesma fabricação de quando foi criado, ou seja, na Segunda Guerra Mundial.
 
Sim, só que FAL foi criado em 1946, Mindu. O próprio Brasil está produzindo e melhorando sua construção, mas a maioria deles ainda tem a mesma fabricação de quando foi criado, ou seja, na Segunda Guerra Mundial.
Ah sim, agora eu entendi. Mas, para os princípios que o Brasil o usa (defesa de fronteira, praticamente), ainda assim é um fuzil bom, que cumpre seu propósito.
 
Eu quase surtei com algumas opiniões aqui, mas vamos lá, ainda estou bem calmo. :-)

Precisamos chamar o Exército do Oeste para nos ajudar aqui na América do Sul, pois o senhor do escuro da Venezuela faz muita gracinha achando que as ameaças bélicas de seu país é a solução para resolver seus problemas de crise de identidade politico-ideológica.

Hugo Chaves fica cutucando onça com vara curta, uma hora dessas ele é mordido e vai cair do cavalo.

Não precisamos de resolver nada na América do Sul na base de grandes confrontos militares nas florestas da Amazônia.

Isso não faz parte da nossa identidade e ação extra-fronteiras para solucionar problemas.

O Senhor do Escuro governa em Washington, não em Caracas.
Concordo que Chávez deveria cuidar mais dos problemas em seu próprio país, mas o cachorrinho colombiano do Bush chamado Álvaro Uribe vem provocando há tempos. Para mim a relação que citou da onça cutucada com vara curta está invertida, para o sentido de Uribe.


Mas também não faz nada para ajudar esse maldito.

O pior é que ele ainda falou mal da Colombia e pediu um minuto de silêncio pelos membros dAS FARC.

Droga... pelo menos o Fidel ja era...

Você queria que Chávez fizesse o que "pra ajudar"? E queria o que, que ele falasse bem da Colômbia?
Infelizmente as Farc são muito vinculadas ao tráfico (coisa que não acontece com, por exemplo, o Ejército Zapatista de Liberación Naconal, de Chiapas, no México, outra famosa guerrilha latino-americana), mas a intransigência do governo colombiano ao longo dos anos é indecente.


Não temos porque temer o Paraguai... o unico homem que pode dar problemas para a hegemonia nacional nos próximos anos é Hugo Chavez, do jeito que o Lula esta caidinho por ele caso ele tentasse alguma loucura não era dificil que nos metessemos no meio.

Eu acho incrível a mania que muitos brasileiros têm de subestimar nosso Presidente. Não é porque Lula tem relações amistosas com Chávez que ele será uma maria-vai-com-as-outras.
O Brasil é o maior e mais rico país do continente, exercendo, assim, uma posição de liderança na região. É natural a mediação brasileira no imbróglio. Não é interessante pra ninguém uma guerra por aqui. Só pro Senhor do Escuro texano e as empresas armamentistas para as quais ele faz um lobby tremendo, como a United Defense.


Brasil só tem relíquia. Alguns rifles utilizados eram os mesmos que alguns países usavam na Segunda Guerra Mundial. Não influência tanto assim (afinal, são boas armas), mas tem muita coisa melhor no mercado. O que o Brasil tem na área militar que é realmente muito bom é o treinamento de novos soldados. Dentro da Amazônia, os caras mandam muito.

Desconheço o armamento manual do Exército, mas sei que nossa Força Aérea, mesmo não sendo uma maravilha, é bem superior às frotas vizinhas.
Aliás, saiu há poucas semanas a notícia de que Brasil e Argentina construirão, juntos, um submarino nuclear binacional.
 
Desconheço o armamento manual do Exército, mas sei que nossa Força Aérea, mesmo não sendo uma maravilha, é bem superior às frotas vizinhas.

Não é bem assim não, heim? Lembro que alguns países (Venezuela, incluída) trocaram suas frotas de aviões a um tempo atrás. Vou procurar mais sobre isso, mas eu lembro que o Brasil estava tentando negociar aviões novos por causa disso.

EDIT:

Achei. A Venezuela tem 20 F16 e estava comprando Sukhoi SU-30. O Chile também já tem quase 30 F16. O Brasil está comprando alguns Mirage 2000 (mesmo avião que o Peru tem), mas eles são usados e em pouca quantidade.
 
Última edição:
O Brasil não tem bom equipamento porque nunca precisou. O dia que apertar, é provável que o Brasil comece a mandar bem na indústria bélica e importar armas, principalmente de Israel. Só tomara que não seja tarde demais quando alguém decidir armar o Brasil.
Quanto ao Hugo Chaves, ele parece um bully que chegou a presidência. Pra ser anta só faltam as asas :mrgreen:.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo