• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o personagem mais sensato do Mundo de Tolkien?

Qual o personagem mais sensato do Mundo de Tolkien?


  • Total de votantes
    76

Numenorean

Usuário
Em continuação da enquete "Qual o personagem mais egocêntrico do mundo de Tolkien?" (http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=66786), decidi fazer uma nova enquete desta vez com qual o personagem mais sensato e sábio do mundo de Tolkien. Vamos espreitar as opções.

  • Ulmo- Não abandonou os Homens e Elfos completamente na TM, apesar da Interdição dos Valar a tal o obrigar, por causa disso, a guerra contra Melkor pode ser ganha
  • Mandos- Previu entre outras coisas que a vinda dos Quendi para Aman i dar desgraça, mas ninguém o ouviu.
  • Fingolfin-Tentou a todo o custo pôr juízo na cabeça de Fëanor, mesmo não sendo muito amado por ele,
  • Finrod-Compreendeu a importância dos Homens, deu-lhes ajuda e apoio, perdeu a vida ao ajudar Beren na sua jornada para recuperar as silmarills
  • Finarfin-Abandonou a rebelião ao ouvir a Maldição de Mandos sobre os Noldor tornando-se rei dos Noldor em Aman
  • Turgon-Não empreendeu inicialmente uma desperada luta contra Melkor, esperando e ganhando forças, construindo uma fortaleza ondolin) e reunindo um grande exercito.
  • Olwë- Não se juntou á rebelião dos Noldor, mesmo sendo persuadido por Fëanor.
  • Elrond-Na 3ª era foi considerado o mais sábio entre Homens e Elfos
  • Círdan- È dito que entre os Elfos era o que conseguia "ver" mais longe e não era em distancia.
  • Tar-Palantir- Tentou curar as dissidencias entre os numenoreanos, apesar de ter sido tarde de mais.
  • Elendil-Conseguiu fazer com que a raça numenoreana não se extinguisse trazendo os Fiéis para a TM.
  • Gandalf-Todas as suas sábias decisões levaram á queda de Sauron, na 3ª Era.
  • Outros-Especificar no post
 
Finarfin sempre foi sensato. Até demais! Calmo, sensato, paciente...o cara nem parece um Noldo!
 
Concordo com o Neithan, Finarfin foi o quese mostrou mais sensato, não se deixando levar pelas mentiras de Melkor nem pela oratória de Fëanor, e ainda ouvindo o mensageiro de Mandos.

para mim ele é o mais sensato de todos os personagens de Tolkien.:yep:

Finarfin sempre foi sensato. Até demais! Calmo, sensato, paciente...o cara nem parece um Noldo!
 
Para mim foi o Finarfin, ele era muito sensato, pensava antes de agir... Nem parecia irmão de Fingolfin e Fëanor (Impulsivo e insensato, respectivamente)
O Ulmo também era o Vala mais sensato, afinal, ele não largou a Terra Média á Deus dará como fizeram os outros Valar.
 
Muitos desta lista são muito sábios.

Pena que não consta Manwë dentre os da lista.

Meu voto fora para Ulmo, que a cima de tudo era na minha opinião o mais sábio na 1ª Era.
Pelos feitos que este fez em tentar ajudar os primogênitos de Illúvatar.
 
São muitos sensatos.
Elros e Elrond, Galadriel...

Ainda não sei em quem votar...
 
Fingolfin esta longe de ser um exemplo de sensatez... afinal, por mais que eu adore ele, não é sensato lutar contra o ser mais poderoso de Arda no mano a mano...
 
Dos Valar eu, no início considerava Ulmo, mas a decisão dele de se manter sempre a parte dos conselhos, não me parece ser uma atitude sábia, no entanto, ele está entre os meus Valar mais preferidos...! (eu também sou um pouco isolada!)

Também respeito Mandos, como em outras mitologias, os representantes da morte e do Hades, sempre tiveram entre os deuses mais respeitados entre os homens! Mas a sabedoria só é válida se ela causa movimento: decisão e escolha. Nos palácios de Mandos só a reflexão que é uma característica da Sabedoria seria realmente praticada! (na minha opinião).

Agora Gandalf e Elrond, estariam entre a minha resposta propriamente dita... Mas não consigo me definir! Esses dois prá mim são os mais sábios na minha opinião! (junto com Galadriel)

Mas minha escolha final fica mesmo com Gandalf!
 
Ulmo: Como a Sara disse, sua ausência nos conselhos dos Valar não foi das melhores escolhas. Quem sabe, insistindo, poderia ter enfim "aberto os olhos" de seus irmãos.

Mandos: Sua visão foi realmente perfeita, mas ao invés de uma conversa preferiu tentar à força, incitando os Noldor à maldição, que por fim trouxe desgraça à todas as casas.

Fingolfin: Apesar de tentar corrigir os erros do irmão, seguiu-lhe... Se incluindo à maldição de Mandos, participando de muitas guerras, perdendo vidas que não eram suas. Até que depois de acreditar ter perdido todas, foi arriscar a sua em um ato de desespero e coragem, enfrentar o senhor do escuro, o causador de todos os males. Apesar de uma batalha emocionante, sucumbiu. Deixando seu povo sem seu rei.

Finrod: Ajudar Beren na busca pela jóia que causou tanta discórdia, e que estava sob uma promessa que traria a morte não foi a melhor escolha.
Finarfin-Abandonou a rebelião ao ouvir a Maldição de Mandos sobre os Noldor tornando-se rei dos Noldor em Aman

Turgon: Um dos mais sábios, com a ajuda de Ulmo, um dos mais sensatos sem dúvida. Mas confiou demais em pessoas que não soube julgar a personalidade. Um erro comum, mas custou todo o trabalho de sua vida.

Olwë: Não contar com a perturbação da paz, sua não preparação para a guerra custaram muitas baixas em seu povo.

Elrond: Sua descrença nos homens depois da queda de Isildur o fez pesaroso demais, e desconfiante à raça. Apesar disso, previu e foi muito importante para o bom desfecho de muitos acontecimentos.

Círdan: Apesar de sua grande visão não se envolveu diretamente nos acontecimentos na 3a. Era - que poderia ter salvado muitas vidas. Como Finrod, Turgon e Elrond não cometeu nenhuma grande insensatez.

Tar-Palantir: Demorou para tentar retomar a razão de seu povo... Mas ainda assim foi sensato quanto a isso, podendo ter sido mais efetivo em suas ações.

Elendil: Agiu muito corretamente até o fim da sua vida. Mas não completou a jornada na guerra do anel, permitindo que seu filho sucumbisse ao poder do Um.

Gandalf: Dispensa muitos comentários, vencedor da disputa como mais poderoso da Terra-Média aqui na Valinor cujo maior argumento de seus defensores era justamente sua sabedoria, seus bons atos e seu poder persuasivo, multiplicado pelo poder de seu anel. Muito sábio em muitos momentos: Ao enviar bilbo à aventura com os anões, onde o dragão foi derrotado, a montanha recuparada, a aliança entre os povos daquela região reestabelecida, o Um Anel encontrado e guardado pelo seu protegido, um ilustre desconhecido sem grandes poderes, longe de qqer atenção.
Cumpriu sua meta na Guerra do Anel. Subjugou Orcs, Trolls, Um Balrog e Um Mago, além de ser elevado à Classe Superior dos Istari.

Mas além disso tinha Eärendil, seu último adversário na disputa que venceu aqui:

Enciclopédia Valinor/Wikipedia disse:
Com o tempo começou a crescer na sua coração o desejo pelo mar, aliado ao intento de conseguir alcançar as Terras Imortais

[...]

construiu, a partir das bétulas de Nimbrethil, Vingilot (Flor de Espuma), tido como o mais belo barco de sempre. Assim iniciou as suas longas e fatigantes viagens pelo mar, sempre em busca do seu objetivo: Valinor. Três vezes tentou passar as sombras que protegiam o Reino Abençoado, e três vezes regressou, derrotado.

[...]

Assim este, quase sem esperanças, tentou mais uma vez trespassar as sombras e encantamentos que cobriam Valinor. Pensa-se que foi graças à luz da jóia que Eärendil conseguiu então transpor com o seu barco esta barreira, alcançando a Terra Abençoada, onde trasmitiu finalmente a mensagem de auxílio de todos os Elfos e Homens livres da Terra-média. E teve sucesso, pois os Valar compadeceram-se deles, e enviaram o seu exército para a Terra-média.

[...]

Foi dada a Eärendil e Elwing a oportunidade de escolherem o seu destino, e assim estes optaram pelo caminho dos elfos. Todos os seus filhos e os descendentes dos mesmos passão também a poder efetuar esta escolha. Deste então que Eärendil viaja pelos céus, em Vingilot, e a sua estrela é sinal de esperança entre todos os povos da Terra-média.

Sem falar que falta Thingol e Melian, Galadriel e Celeborn, Elros e até Bilbo.

Como já fiz em outras circunstâncias, foi só começar a relatar os feitos que meu voto se decide...
Mas novamente fico com dúvidas diante dessa decisão.

Gandalf foi protagonista em muitas deciões certas.

Mas Eärendil construiu Vingiliot, e ansioso pelo Oeste persisitu até alcançá-lo, pedir e alcançar ajuda aos povos da Terra-Média.
Retornou, e assim destruir Ancalagon o pior de todos os Dragões.
Decidiu ser contado entre os elfos, permitindo essa escolha aos seus descendentes.

Elrond que foi contado entre os elfos, viveu por muitos anos mais, foi muito importante na Terra-Média auxiliando-os na luta contra Sauron e em muitas outras guerras, como já citado aqui nesse tópico mesmo. E Elros, que decidiu uma por uma vida mortal, aproximando os Edain dos povos do Oeste.

Enfim...

Gandalf soma muito mais feitos feitos conscientemente.
Eärendil vinha cumprir uma profecia.

Gandalf fez o que julgava ser o certo e foi o certo.

Votado.

Gandalf!
 
A claro, não comentei que votei também em Gandalf... mas sensato de todos, porém ao lado de Elrond concerteza, não sito Galadriel pois sensato no caso dela seria ter permanecido ao lado do pai em Valinor.
Bilbo era um cara sensato até demais, mas de uma forma nociva, preguiçosa e errou algumas vezes, não creio que merece estar no páreo.
Quanto a Eärendil foi provavelmente sua insensatez que salvou a Terra Média, grande herói, mas talvez nem tão sensato.
 
Ulmo se mostrou um Vala Sábio e Sensato.
Não abandonou os Filhos de Ilúvatar na TM e nem Tanto fazia parte permanente do Conselho dos Valar, só quando necessitado (aí já se mostrou com grande sensatez)

Mas, usando sua sabedoria e sensatez, foi essencial para a Vitória.

Abraços!
 
Fiquei entre Ulmo em Gandalf!
Votei no Ulmo!
Mas os dois mereciam o voto!
 
Olwë: Não contar com a perturbação da paz, sua não preparação para a guerra custaram muitas baixas em seu povo.

Muito bom post o seu:cerva:

Mas aqui qt a Olwë ter de ser preparar para a guerra não concordo, afinal eles sentiam-se seguros na protecção das terras dos Valar, guerra era concerteza a última coisa que passaria pelas suas cabeças.
 
Muito bom post o seu:cerva:
Se quiser pode dar um pontinho de reputação ali....
Eu ia ficar mais feliz hehehe :mrgreen:

Mas aqui qt a Olwë ter de ser preparar para a guerra não concordo, afinal eles sentiam-se seguros na protecção das terras dos Valar, guerra era concerteza a última coisa que passaria pelas suas cabeças.
Então... pq não pensar? Nem os Valar estavam totalmente protegidos na terra deles... Tinha Melkor que vivia causando problemas. Pq não teriam se preparado? Se tivesse instigado seu povo a se defender do mal de Melkor, estariam melhor qdo o mal dos Noldor viesse.
 
Se quiser pode dar um pontinho de reputação ali....
Eu ia ficar mais feliz hehehe :mrgreen:

Diz que não sou amigo :hanhan:


[/QUOTE]Então... pq não pensar? Nem os Valar estavam totalmente protegidos na terra deles... Tinha Melkor que vivia causando problemas. Pq não teriam se preparado? Se tivesse instigado seu povo a se defender do mal de Melkor, estariam melhor qdo o mal dos Noldor viesse.[/quote]

Nem o próprio Manwë sabia que Melkor era mau outra vez, eles só tomaram consciência do mal de Melkor quando ele já tinha roubado as silmarills, ou seja muito tardiamente. Depois, é dito que os Teleri viviam sossegados junto ao mar e não se preocupavam com estes assuntos políticos, eles, e na minha opinião sensatamente, julgavam-se seguros em Aman, pois foi-lhes dada garantia que aqui viveriam em segurança sob a luz dos Valar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo