• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o personagem mais egocêntrico do mundo de Tolkien?

Qual o personagem mais egocêntrico do mundo de Tolkien?

  • Melkor

    Votos: 32 24,8%
  • Sauron

    Votos: 8 6,2%
  • Fëanor

    Votos: 53 41,1%
  • Ar-Phârazon

    Votos: 10 7,8%
  • Denethor II

    Votos: 18 14,0%
  • Thingol

    Votos: 4 3,1%
  • Outros(citar no post)

    Votos: 4 3,1%

  • Total de votantes
    129

Numenorean

Usuário
Qual destes foi o mais egocêntrico?
  • Melkor, ele que queria ser o Rei de Arda, tinha o ego muito inflamado por ter sido criado o mais poderoso dos Ainur
  • Sauron, queria ser adorado como um deus e a adoração de que foi alvo principalmente na 3ª Era deve-lhe ter enchido o ego:mrgreen:
  • Fëanor, Noldo rebelde não deu ouvidos a absolutamente ninguem na sua ânsia de se vingar de Melkor, embora tenha sido aconselhado pelos próprios Valar.
  • Ar-Phârazon, o último rei de Númenor e o mais orgulhoso da sua linhagem, empreendeu por desespero e por orgulho uma fatal invasão a Aman
  • Denethor II, último Mordomo de Gondor rejeitou os conselhos de Gandalf sobre a eminência da defesa de Minas Tirith, porque na insasatez do seu orgulho pensou que este não era mais sábio que ele
  • Thingol, Rei de Doriath, teve a insasatez de desdenhar dos Anões, o que levou á sua morte e á queda de Doriath...
 
Eu sei que vai dar pano prá manga, muitos irão colocar seus "enormes" pontos de vista então vamos começar amornando a água...

Fëanor!

Tirano;
Ingrato;
Fratricida;
Egoísta;


Tá... inteligente, habilidoso, inventor... blá, blá, blá...

Mas chato;
egocêntrico;
metido a bão...;
briguento;
cri, cri;
rabugento...

... entenderam meu ponto de vista?

Então posso parar... Ufa, já tava ficando sem adjetivos!
 
Fëanor!

Invejoso, apesar de ser o maior, o mais belo, o mais forte, o mais poderoso.
E como todos, quanto mais tinha mais queria.
Menos dividia.

:fire:
 
Realmente, achar que as Silmarili são 100% dele, e esquecer de onde veio a luz das Pedras, é sacanagem.
 
Quem votou no Melkor? :think:



Alôôô!
Você aí que votou... Seria legal dar sua opnião sobre seu voto! :ahn?:
 
Realmente, achar que as Silmarili são 100% dele, e esquecer de onde veio a luz das Pedras, é sacanagem.

Hmm, ele não mencionou isso em nenhum momento, você está apenas deduzindo.
Fëanor nunca se negou a dar as Silmarilli de volta para reaver as árvores. Ele apenas disse que se o fizesse morreria.

Fëanor sempre compartilhou suas demais obras, vide os palantíri, a escrita...

Sim, ele tem um monte de defeitos, cometeu coisas hediondas, e era um tanto egocêntrico sim. Mas daí a achar que ele era mais egocêntrico que Melkor me parece falta de análise.

Lembrando que Melkor contrariou Ilúvatar e ignorou todos os demais Ainur para transformar a Canção à sua vontade, ignorando a dádiva que lhe foi concedida. E não só tentou mudar a canção, originando assim o Mal, como continuou a agir na tentativa de destruir a obra dos demais Ainur. Jamais pensou em qualquer outra coisa que fosse em si mesmo. Não consigo perceber maior exemplo de egocentrismo na obra de Tolkien.


Quem votou no Melkor? :think:



Alôôô!
Você aí que votou... Seria legal dar sua opnião sobre seu voto! :ahn?:

Carma apressadinho, tava elaborando o post. =]
 
Hmm, ele não mencionou isso em nenhum momento, você está apenas deduzindo.
Fëanor nunca se negou a dar as Silmarilli de volta para reaver as árvores. Ele apenas disse que se o fizesse morreria.

Fëanor sempre compartilhou suas demais obras, vide os palantíri, a escrita...

Sim, ele tem um monte de defeitos, cometeu coisas hediondas, e era um tanto egocêntrico sim. Mas daí a achar que ele era mais egocêntrico que Melkor me parece falta de análise.

Lembrando que Melkor contrariou Ilúvatar e ignorou todos os demais Ainur para transformar a Canção à sua vontade, ignorando a dádiva que lhe foi concedida. E não só tentou mudar a canção, originando assim o Mal, como continuou a agir na tentativa de destruir a obra dos demais Ainur. Jamais pensou em qualquer outra coisa que fosse em si mesmo. Não consigo perceber maior exemplo de egocentrismo na obra de Tolkien.

Votei em Fëanor, mais por que Melkor pura maldade. Normal ele, Sauron e afins serem assim. Mas Fëanor, o Maior dos Noldor, criados das Gemas não deveria ser egocêntrico.

E sobre ele negar, ele negou sim:
Silmarillion disse:
Para os inferiores como para os superiores, existe um feito que ele não poderá realizar mais do que uma vez; e a esse feito seu coração se apegará. Talvez eu libere minhas pedras preciosas, mas nunca mais farei outras semelhantes; e. se precisar destruí-las,destruirei meu coração e morrerei....

Mais tarde, ele disse:

-Isso eu não farei de livre e espontânea vontade - gritou então bem alto.-Porém, se os Valar me forçarem, saberei então com certeza que Melkor é da sua estirpe.
 
eu votei no sr denethor mesmo, pq ele é o exemplo mais clássico da raça dos homens que expressa o egocentrismo e o desespero!
 
Votei em Fëanor, mais por que Melkor pura maldade. Normal ele, Sauron e afins serem assim. Mas Fëanor, o Maior dos Noldor, criados das Gemas não deveria ser egocêntrico.

Melkor, o maior dos Ainur, também não deveria ser egocêntrico. :roll:

Sim, ele era pura maldade. E puro egocentrismo. Me parece que a pergunta do tópico é quem era mais egocêntrico, simplesmente. E a resposta é Melkor.


E sobre ele negar, ele negou sim:

Tem razão, não lembrava dessa fala dele.

Contudo, ele estava consciente de que os Valar não usariam a força, foi esperto e usou de pura retórica. Afinal, os Valar não tinham de fato esse direito. Sim, Fëanor agiu errado e foi egocêntrico nessa questão, mas não se compara com os atos de Melkor, e até mesmo de Ar-Pharazon.
 
Galera metendo o pau no Fëanor, por mais que não seja meu personagem favorito admito que ele era um visionario... não apoio todas as decisões dele mas entendo como ele se sentia...

Melkor, mais egocêntrico que ele nem o Ar-Pharazon ( que ainda sim chega bem perto ).
 
Nossa, tive de pensar muito pra responder. Todos, com excessão talvez de Denethor, são muito egocêntricos, se acham os fodões, o centro do universo!

Mas acabei por votar em Feanor.
Sauron e Morgoth achavam que poderiam fazer tudo sozinhos e, apesar de descobrirem que não podiam, realmente fizeram tudo por suas contas durante um bom tempo. Causaram destruição e foram grandes senhores de seu tempo.
Thingol achava que podia se manter a salvo, mas sabia que o seu poder estava principalmente em sua esposa.
Pharazon só agiu daquela forma porque estava sendo influenciado pelas mentiras de Sauron.

Já Feanor não. Ele fez tudo sozinho, se achava o melhor dentre todos ali, desafio os Valar por achar que eles não tinham coragem de peitar Morgoth ou a ele próprio. Mas no final não conseguiu nada. Morreu logo no início da sua batalha pelas Gemas.
 
Melkor queria usar tudo e todos à seu favor. Só pensava em Poder. Nunca se preocupou com nada além de sua própria satisfação. E comos e isso não bastasse, ele fazia questão de destruir tudo o que os outros valar faziam.

O Silmarillion - Ainulindalë disse:
"E, nessa obra, a parte principal coube a Manwë, Aulë e Ulmo; mas Melkor também estava ali desde o início e interferia em tudo o que era feito, transformando-o, se conseguisse, de modo que satisfizesse seus próprios desejos e objetivos; e ele acendia enormes fogueiras. E assim, quando a Terra
ainda era jovem e repleta de energia, Melkor a cobiçou e disse aos outros Valar: - Este será o meu reino; e eu o designo como meu!"

O Silmarillion - Ainulindalë disse:
"E ele fingia, a princípio até para si, que desejava ir até lá e ordenar tudo pelo bem dos Filhos de Ilúvatar, controlando o turbilhão de calor e frio que o atravessava. No fundo, porém, desejava submeter à sua vontade tanto elfos quanto homens, por invejar-lhes os dons que Ilúvatar prometera conceder-lhes; e Melkor desejava ter seus próprios súditos e criados, ser chamado de Senhor e ter comando sobre a vontade de outros."
 
Já Feanor não. Ele fez tudo sozinho, se achava o melhor dentre todos ali, desafio os Valar por achar que eles não tinham coragem de peitar Morgoth ou a ele próprio. Mas no final não conseguiu nada. Morreu logo no início da sua batalha pelas Gemas.

Snaga, meu filho, me diga alguma coisa que Melkor algum dia tenha amado além de seu próprio poder.

Isso para mim já seria suficiente para responder à pergunta do tópico.
 
Melkor errou em tudo que fez.
Foi maldoso cruel e vingativo.

Mas ele tinha criado sentimentos ruins.
Nunca souber o que era certo ou errado.

E Fëanor agiu igual.
Tinha tudo nas mãos e conseguiu destruir.

E tinha o mal exemplo de Melkor, viu que agir como ele só traria desgraças.
Ainda assim continou.
 
Ao meu ver, Melkor e Sauron evoluíram muito e tiveram ápices de "soberania" espantosos.
Tudo isso guiados pelo egocentrismo.

Todos atingiram a ruína, mas uns fizeram muito mais que os outros.

Lógico, isso é apenas uma observação. Não tem nada a ver com a pergunta ^^

Na verdade, marquei Melkor... Interferir na bela obra de Ilúvatar?
Insistir em um erro desses?
Ah tah, né =D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo