• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A dívida externa morreu

TT1

Dilbert
Artigo do carlos alberto sardenberg no G1, de hoje.

É tão bizarro que eu fiquei achando que perdi alguma coisa na história do país. Como assim? :lol:

Eu nasci e vivi toda a minha vida sabendo que estávamos indo a falencia. É realmente surpreendente (e alegre) ter uma notícia dessas. Muito, muito bacana.

Lembra da dívida externa brasileira? Pois é, acabou, morreu.

O aviso fúnebre - neste caso um alegre comunicado - saiu agora pouco no site do Banco Central (www.bcb.gov.br). Revela que no último mês de janeiro, o Brasil tornou-se credor externo, “fato inédito em nossa história”. Mais exatamente, o Brasil é credor em US$ 4 bilhões.

Chega-se a esse resultado assim: toma-se a Dívida Externa Total (pública e privada, DET) e se subtrai dela o “ativo” do país no exterior, que são basicamente as reservas internacionais do BC. Chega-se, assim, à Dívida Externa Total Líquida (DETL).

Em 2003, essa DETL era de US$ 165 bilhões - era isso que o governo e as empresas privadas deviam liquidamente no exterior.

Em janeiro último, informa o BC, essa DELT deve ter chegado a “menos US$ 4 bilhões”, ou seja, não é mais Dívida, mas um crédito externo líquido de US$ 4 bilhões.

Resumindo, se você deve 190 e tem caixa de 194, você não deve nada.

Sendo que a dívida externa brasileira é de médio e longo prazo. E as reservas são caixa, dinheiro no bolso.

É por isso que o Brasil tem passado bem pela crise internacional. Há uma crise de crédito e o Brasil não precisa de crédito.

Como chegamos a isso?

Estabilidade macroeconômica longamente construída;

Avanços no mercado financeiro, atraindo investidores externos para negócios, bolsa e títulos de renda fixa do governo;

Fantástico cenário internacional, com crescimento real (e, pois, aumento do comércio externo) e liquidez (dinheiro sobrando para investimentos nos países emergentes);

Ótimo desempenho das exportações;

Em resumo, ortodoxia econômica, empresas preparadas para exportar e a sorte de um extraordinário ambiente internacional no período 2003/07.
O mundo, agora, está desacelerando, mas o Brasil já construiu bons fundamentos. Aproveitou.

Se a gente tivesse um governo menor, com menos gastos e menos arrecadação de impostos, e um ambiente mais favorável ao investimento privado, o país estaria crescendo mais que a China. Nisso, o país ainda está perdendo o bom momento para fazer as reformas tributária e fiscal.

O documento do BC chama-se: Focus-BC - Indicadores de Sustentabilidade Externa do Brasil - Evolução Recente.

Ô Tisf, explica pra gente, meu filho
 
Pois é, vi isso na Exame deste mês mas de uma forma diferente. Dívida nós temos(e é bom ter, trabalhar "alavancado") mas as nossas reservas de capital cobrem 92% desta dívida.

Acabou aquilo de "Vendeu o país pra pagar a juros da dívida Externa".

Nenhum país não terá dívida. Isso sempre vai ocorrer pq muitas vezes é mais barato pegar $$ emprestado doq usar seu próprio dinheiro q pode ter outros fins com retorno maior. Por isso, toda empresa trabalha com nível de endividamento e a maior dos investidores tem sua grana e pega mais emprestado pra investir.
 
Ô Tisf, explica pra gente, meu filho
O seu artigo já explicou tudo :lol:

Quando as reservas começaram a crescer bastante, muitos ficaram bravos que o governo usou o dinheiro pra quitar a dívida com o FMI, lembram? Falaram que ele tava usando isso pra se promover e tal. Pode até ter sua parte de promoção nisso, mas havia muita coisa técnica. A economia do país em juros sobre aquela dívida é bem significativa.

Com a intervenção mais forte do governo no câmbio, sobretudo quando ele caiu abaixo de R$ 2,00, as nossas reservas começaram a crescer bastante. É bom que se diga que o custo dessa reserva é alto, já que o diferencial de juros aqui dentro é maior que lá fora. Mas aí já impactaria na dívida interna nossa, que apesar de ter ultrapassado R$ 1,1 trilhão, está controlada.

O perfil da dívida nossa melhorou muito nesses últimos anos.
 
Rapaz...eu sou do tempo que estava querendo vender a Amazonia para pagar essa dívida....
Se eu contar pro meu pai ele não vai acreditar.
 
Ah e com isso, o dólar continuaria sua baixa, mesmo com toda a crise que tá acontecendo lá fora.

E duas notícias boas pro Brasil essa semana:
-A possível fusão da Bovespa com a BM&F que criaria a segunda Bolsa em valor de mercado das Américas, perdendo apenas pra Chicago e passando a de NY;
-A Vale levantando a oferta que ela fez pela Xstrata, a mineradora suíça, para US$ 90 bilhões. Seria a maior aquisição de uma empresa de um país emergente, num país desenvolvido.


Edit. na verdade isso que eu falei ficou meio fora de contexto, mas eu quis dizer que é bom quando tem esse movimento complementar entre o privado e o público, com esse último criando melhores condições pro privado investir e crescer.
 
Última edição:
Engraçado... Há muito tempo que tenho em mente (se não me engano aprendi com algum professor de Geografia) que essa dívida externa era impossível de ser quitada e, além disso, era até importante que os países mantivessem algum nível de dívidas, para o bem da economia global. Inclusive os EUA tinham uma das maiores do planeta.

Como as coisas mudam. :think:

Ps: lembrar de comprar ações da Vale o mais rápido possível.
 
Engraçado... Há muito tempo que tenho em mente (se não me engano aprendi com algum professor de Geografia) que essa dívida externa era impossível de ser quitada e, além disso, era até importante que os países mantivessem algum nível de dívidas, para o bem da economia global. Inclusive os EUA tinham uma das maiores do planeta.

Como as coisas mudam. :think:

Ps: lembrar de comprar ações da Vale o mais rápido possível.

Essa é uma notícia muito boa mesmo. Passei a vida inteira ouvindo que era melhor entregarmos logo o país pros EUA porque nunca iríamos nos livrar da dívida externa... Ainda bem que mudam Curunír!

TT1, o artigo é muito bom e obrigada ao Tisf pelas explicações complementares.

Quanto às ações, já comprei há um tempinho hehe

[]s
 
Isso é sério mesmo!?

Assim, acho que todos nós jurávamos que a Dívida Externa não tinha mais jeito, ou não? E do nada, eu leio isso! Sem dúvida uma ótima notícia.
 
Engraçado... Há muito tempo que tenho em mente (se não me engano aprendi com algum professor de Geografia) que essa dívida externa era impossível de ser quitada e, além disso, era até importante que os países mantivessem algum nível de dívidas, para o bem da economia global. Inclusive os EUA tinham uma das maiores do planeta.

Como as coisas mudam. :think:

Ps: lembrar de comprar ações da Vale o mais rápido possível.

Exatamente. Lembro de um professor meu dizendo isso. Mas se finalmente estamos livres desse peso nas costas, é sinal que o Brasil pode melhorar muito mais sua economia.
 
E isso quer dizer que os impostos vão poder baixar e eu vou poder comprar o meu Playstation 3 por um preço não tão abusivo?
 
Rapaz...eu sou do tempo que estava querendo vender a Amazonia para pagar essa dívida....

Mas eu ainda sou a favor da venda da Amazonia. E usaria o dinheiro para serrar o nordeste e empurrá-lo até ele encaixar lá na Africa, consertando assim um erro que aconteceu lá na época da Pangéia.
 
Nooossa... comentei isso agora com minha colega e o comentário de ambas foi: "Eu pensei que essa dívida nunca teria fim".

Que bom que pelo menos uma coisa boa o ano já rendeu. Agora, seria bem melhor se todo o resto melhorasse.

Agora, me encuquei com uma parte aí do artigo que fala que se o nosso governo fosse menor e arrecadasse menos impostos cresceríamos mais que a China... Será que alguém de dentro do governo sabe disso? Se sabem, não percebem que ganhariam bem mais se fizessem tudo do jeito "certo"? Creio que todos preferem ignorar esse fato. =/
 
Eeeeeeeeeeeita!
Será que o Brasil poderá crescer, se desenvolver e oferecer um páis melhor aos seus nativos e agregados?

:ahn?:
Nunca imaginei que leria isso...
 
Será que alguém de dentro do governo sabe disso? Se sabem, não percebem que ganhariam bem mais se fizessem tudo do jeito "certo"? Creio que todos preferem ignorar esse fato. =/

Acho que vêem sim, mas aí o capital de cada um deles poderá não crescer como o desejado...

:cerva:
Por políticos honestos!

:cerva:
Pelo fim da hipocrisia!

:cerva:
Por uma nação mais justa!

:cerva:
Pelo fim da desigualdade social e pelo fim dos preconceitos!

:cerva:
Pelo fortalecimento da economia do país

:cerva:
Pelo fortalecimento da cultura do país

:cerva:
Pelo :cerva:!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo