• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fidel Castro anuncia renúncia à Presidência

Pips

Old School.
CNN & BBC disse:
Em carta, Fidel Castro anuncia renúncia à Presidência

O líder cubano Fidel Castro anunciou nesta terça-feira que não voltará a ocupar a presidência do país. A renúncia foi divulgada por meio de uma carta publicada no jornal oficial do país, o "Granma".

"A meus caros compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger, recentemente, como membro do Parlamento (...) comunico que não desejarei nem aceitarei - repito - não desejarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante Chefe", diz a carta.

Fidel discursa em Havana, em maio de 2006, pouco antes de passar o comando do país ao seu irmão Raúl; ao fundo, imagem do líder revolucionário Che Guevara

"Desempenhei o honroso cargo de Presidente ao longo de muitos anos. (...) Sempre dispus das prerrogativas necessárias para levar adiante a obra revolucionária com o apoio da maioria do povo", continua o texto publicado nesta terça.

Fidel fala ainda das limitações que os problemas de saúde trouxeram, ressaltando que "trairia sua consciência assumir uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total, o que não estou em condições físicas de oferecer." E acrescenta: "Falo isso sem drama."

Na carta, ele lembra que "o adversário a ser derrotado é muito forte" e encerra com uma mensagem para o povo cubano: "Não me despeço de vocês. Desejo apenas combater como um soldado das idéias. Continuarei escrevendo sob o título "Reflexões do companheiro Fidel". Será uma arma a mais no arsenal com a qual se poderá contar. Talvez minha voz seja ouvida. Serei cuidadoso".

As reflexões citadas por Fidel são publicadas no "Granma", o jornal do Partido Comunista Cubano. Os textos falam de política doméstica e internacional, servindo como um meio de comunicação com a população do país e, conseqüentemente, divulgando as idéias de Fidel para o mundo todo.

Desde julho de 2006, o comando do país está interinamente nas mãos do irmão de Fidel Castro, Raúl. O afastamento ocorreu por causa de problemas de saúde. Depois de submeter-se a uma cirurgia no intestino, Fidel passou o poder para as mãos do irmão.

Aos 81 anos de idade, Fidel ocupava o poder desde a revolução comunista de 1959. Em dezembro do ano passado, ele indicou que poderia se afastar para dar espaço para uma nova geração política.
"DE LIBERTADOR A DITADOR"
O líder cubano Fidel Castro teve uma trajetória política semelhante à de líderes latino-americanos do século 19, como José de San Martín e Símon Bolívar, na opinião do historiador argentino Jose García Hamilton.

Assim como os dois "libertadores da América", Fidel tentou se eternizar no poder depois de ter liderado uma campanha de libertação, diz Hamilton.

Para o historiador, Fidel "virou um ditador pior do que seu principal inimigo, Fulgêncio Batista", em referência ao líder do regime derrubado pela Revolução Cubana. A diferença, continua Hamilton, é que Fidel bateu recorde de tempo no poder.

No ultimo dia 20 de janeiro, Cuba realizou eleições para renovar a Assembléia Nacional. Na ocasião, ficou acertado que no dia 24 de fevereiro seria designado o presidente do Conselho de Estado, órgão do governo presidido por Fidel Castro.

Encontro com Lula
No dia 14 de janeiro deste ano, o presidente Lula teve um encontro com Fidel Castro em Havana. Os dois conversaram durante aproximadamente duas horas e meia e, ao final da reunião, Lula afirmou aos jornalistas que a saúde de Fidel estava "impecável" e que o líder cubano estaria "pronto para assumir o seu papel político".

Convidado a visitar o Brasil, Fidel disse que o faria "pelo menos com o pensamento", em texto publicado no diário comunista no dia 1º de fevereiro.

Na carta desta terça, o líder cubano cita outro brasileiro, o arquiteto Oscar Niemeyer. Ao reproduzir trechos de cartas enviadas a Randy Alonso, diretor do programa "Mesa Redonda" da Televisão Nacional e amigo pessoal de Fidel, ele sublinha: "Penso como Niemeyer que é preciso ser conseqüente até o final."

A mensagem já tinha sido lida no programa de TV no dia 18 de dezembro, quando Fidel pela primeira vez considerou a hipótese de abrir mão de seu posto formal de liderança no país. O que se concretizou nesta terça-feira.

No dia 29 de janeiro deste ano, uma escultura de Niemeyer foi inaugurada em Havana. A imagem de 15 metros representa a luta cubana contra o monstro imperialista, na definição do arquiteto que, por medo de avião, não compareceu à cerimônia.

*Com CNN e BBC

Ele devia ter segurado até Janeiro, imagina o tamanho da festa de 50 anos de revolução? Uma pena.
 
Finalmente. Tomara que isso signifique que Cuba dará um passo em direção ao captalismo de vez. Em suas devidas proporções é um momento tão importante quanto a queda do muro foi pra Alemanha.
 
É, mas sabemos que não vai ser assim né?
O irmão dele está lá e com plenos poderes.
Isso cheira a confusão. Não duvido que oportunistas estejam pensando em um golpe por lá.
 
É, mas sabemos que não vai ser assim né?
O irmão dele está lá e com plenos poderes.
Isso cheira a confusão. Não duvido que oportunistas estejam pensando em um golpe por lá.

Mas o irmão dele é bem mais aberto. Vai ser bacana.
 
Acredito que ele continuará a dar as ordens lá , só não vai assumir novamente a presidência devido ao seu estado de saúde e os conpromissos que a presidência exige.


ele só abandora o poder politico de Cuba quando morrer.
 
Bem mais aberto? U-hul, uma guerra civil. Aí que EUA se esbaldam mesmo.
Estava pensando nisso.
Não creio que essa abertura seja a ponto de "libertar" Cuba do Comunismo.
Imagino sim que principalmente os EUA vejam isso como um ponto de fraqueza em Cuba e tente "salvar os cubanos de um dos braços do eixo do mal".
 
Filho da puta. Não podia esperar uma semana?

Eu tenho no meu portfolio uma peça cujo título faz piada justamente com a longevidade dele no poder, e justo na semana que vou rodar a pasta o viado resolver sair?
 
Filho da puta. Não podia esperar uma semana?

Eu tenho no meu portfolio uma peça cujo título faz piada justamente com a longevidade dele no poder, e justo na semana que vou rodar a pasta o viado resolver sair?

É só consertar a piada, ela talvez fique melhor e atualizada.
 
Filho da puta. Não podia esperar uma semana?

Eu tenho no meu portfolio uma peça cujo título faz piada justamente com a longevidade dele no poder, e justo na semana que vou rodar a pasta o viado resolver sair?
PQP
:rofl:
Achei alguém pior que eu.....:mrgreen:
 
Nem rola, infelizmente. Já tentei.

Knolex, você sabe que a gente vai te amar assim mesmo, né? Deixa assim como "what if fidel...?"

Porque no final, a gente sabe que ele na verdade está de olho enquanto estiver vivo.
 
Fiquei chocada...
nunca imaginei que ele iria renunciar... pensei que ele morreria no poder.
e agora? o fim do comunismo de vez?
 
Já estou preparado pra sair do trabalho, passar no mercado e comprar minha garrafinha de rum, pq a Coca-cola já está esperando na geladeira.
 
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Fidel_Castro#FIDEL_CASTRO_FACTS disse:
Deus fez o mundo em 6 dias, Fidel Castro levou mais de 40 anos para destruir uma parte dele.

Fidel Castro joga banco imobiliário sozinho e perde, e põe a culpa no embargo americano.

Se a série "24 Horas" fosse com Fidel Castro, ela se chamaria "49 Anos".

:mrgreen:
 
Página da desciclopédia que o úvatar postou disse:
80% das mulheres cubanas perderam a virgindade com Fidel Castro, as 20% restantes foram pro paredão ou para Miami.
Que heresia é essa? Todo mundo sabe que todas as mulheres do mundo perderam a virgindade com o Chuck Norris, menos 2%, que são da família Norris. ¬¬

Enfim, vou tomar uma dose de vodca com suco de pêssego pra comemorar ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo