• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciência sendo vítima desde o conto de Frankstein...

Primula

Moda, mediana, média...
Mandei outro dia uma carta com o título do tópico para um colunista da folha. Apesar de há dois ataques contra a ciência - uma vindo do lado religioso e outra de ativistas desavisados e desinformados - o ponto é que não sei porque enchem mais o saco da ciência do que enchem o saco de políticos...

Claro que quando eu ouço cousas como "não gosto de coisas modificadas pelo homem... por isso que temos efeito estufa e tempestades", essa mania de culpar a ciência devia vir também com o mea-culpa por não ter morrido quando criança com alguma doença como sarampo, tuberculose, ou prematuro na época que as UTIs neo-natais não existiam. Afinal o efeito estufa é resultado direto das pessoas não morrerem tanto quanto deveriam se deixassemos tudo como era na época das cavernas (média de vida de 20 anos, doenças adoidado, etc)

Mas antes que eu escreva uma bíblia em um único post.. melhor postar. :obiggraz:

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=4471&bd=4&pg=1&lg=
A última dos criacionistas
Edição Impressa 144 - Fevereiro 2008 (Revista Pesquisa Fapesp)

O grupo evangélico Answers in Genesis, que investiu US$ 27 milhões na construção de um museu criacionista nos Estados Unidos, está arrumando uma nova confusão. Acaba de lançar uma publicação devotada a estudos criacionistas cuja aparência lembra a das revistas científicas. Os artigos da Answers Research Journal (ARJ) serão avaliados por pares antes da publicação. Como cientistas sérios não dão lastro para tais escritos, o editor-chefe, Andrew Snelling, explicou à revista Nature que será assessorado por pessoas “que apóiam as posições da publicação”. Keith Miller, professor da Universidade do Estado do Kansas, conta que já houve publicações desse tipo no passado. E explica o perigo que elas representam. “Pessoas sem formação científica podem não compreender a diferença com uma revista acadêmica
genuína e tomar como verdade as crenças dos criacionistas”, afirma.

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=3445&bd=1&pg=1
Sem eles não há avanço
Experiências com animais seguem imprescindíveis, ao contrário do que dizem ativistas
Fabrício Marques
Edição Impressa 144 - Fevereiro 2008
© Miguel Boyayan
Nove em cada dez experiências usam roedores, baratos de manter e fáceis de manusear

Entre os feriados do Natal e do Ano-Novo, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou uma lei que, se for levada à prática, obstruirá uma parte significativa da pesquisa científica realizada na cidade por instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as universidades federal e estadual do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional do Câncer (Inca). De autoria do vereador e ator Cláudio Cavalcanti, a lei tornou ilegal o uso de animais em experiências científicas na cidade. “Um ser humano que tortura seres dominados e incapazes de se defender, seres que gritam e choram de dor – seja esse ser um pesquisador ou um psicopata – representa o rebotalho da Criação”, justificou Cavalcanti, um destacado militante na defesa dos direitos dos animais, em favor de seu projeto.

A comunidade acadêmica reagiu. A estratégia foi definida na primeira semana de janeiro, numa reunião entre o secretário de Ciência e Tecnologia do estado do Rio, Alexandre Cardoso, e pesquisadores de várias instituições. A bancada de deputados federais do estado será mobilizada para ajudar a aprovar um projeto de lei que tramita no Congresso há 12 anos e estabelece normas para a utilização criteriosa de animais em experimentação. A lei municipal perderia efeito se o projeto federal sair do papel. Paralelamente, os pesquisadores também decidiram partir para a desobediência e ignorar a lei. “Continuaremos trabalhando com animais de laboratório, cujos protocolos foram aprovados pelos comitês de ética, e com animais das instituições de pesquisa”, diz Marcelo Morales, presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos líderes da reação dos cientistas.

Acontece que a interrupção do uso de animais geraria prejuízos imediatos com repercussão nacional, como a falta de vacinas, inclusive a de febre amarela. O controle de qualidade dos lotes de vacinas fabricados no Rio pela Fiocruz é feito por meio de animais de laboratório. A inoculação em camundongos atesta a qualidade dos antígenos antes que eles sejam aplicados nas pessoas. Sem poder usar roedores, a distribuição de vacinas como a de hepatite B, raiva, meningite e BCG teria de ser interrompida, por falta de segurança. “Também é fundamental esclarecer à população que, se essas experiências forem proibidas na nossa cidade, todos os nossos esforços recentes para descobrir vacinas para a dengue, a Aids, a malária, a leishmaniose seriam jogados literalmente no lixo”, diz Renato Cordeiro, pesquisador do Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica da Fiocruz. Marcelo Morales enumera outros prejuízos. “Pesquisas sobre células-tronco no campo da cardiologia, da neurologia e de moléstias pulmonares e renais, lideradas por pesquisadores da UFRJ, e de terapias contra o câncer realizadas pelo Inca teriam de ser interrompidas”, afirma.

O imbróglio do Rio de Janeiro preocupa pesquisadores de todo o país porque não é um caso isolado. Em novembro, vereadores de Florianópolis também proibiram o uso de animais em práticas de ensino e pesquisa no município. Em 2005, a Assembléia Legislativa paulista aprovou uma lei que, além de coibir os rodeios e cercear os abatedouros, proíbe o uso de animais em pesquisa caso haja dor. A lei ainda carece de regulamentação e sua constitucionalidade está sendo contestada no Supremo Tribunal Federal (STF). “A pressão está aumentando e nós não estamos conseguindo mostrar à população o que está em jogo”, diz João Bosco Pesquero, professor de biofísica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor-geral do Centro de Desenvolvimento de Modelos Experimentais para Medicina e Biologia (Cedeme), o biotério da universidade. “As pessoas se posicionam contra o uso de animais em pesquisas sem perceber que isso é fundamental para o desenvolvimento dos remédios que elas compram nas farmácias e que permitiu avanços que aumentaram a expectativa de vida da humanidade”, destaca Pesquero.

Walter Colli, professor do Instituto de Química da USP, observou, em artigo assinado em outubro de 2006 na revista Ciência Hoje em parceria com Maria Júlia Manso Alves, que os cientistas precisam divulgar melhor a ciência e seus métodos, a fim de não perder o apoio da opinião pública para uma atividade essencial para o progresso. “Até há pouco tempo, o cientista era visto como um benfeitor da humanidade. No entanto, no presente, ele é muitas vezes apontado como um profissional frio e calculista, sem sentimentos. Grupos que pensam assim estão equivocados, já que nenhum cientista, em sã consciência, teria prazer em maltratar animais”, escreveu Colli.

continuem leitura no link


http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u368285.shtml
31/01/2008
Ciência sob ataque
por Hélio Schwartsman

Se eu fosse exagerado, diria que a ciência brasileira está sob ataque. Como não sou, parece mais adequado afirmar que ela vem enfrentando percalços imprevistos. Há duas semanas a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou de um evento criacionista e, em seguida, defendeu o ensino de teorias "alternativas" ao darwinismo. Poucos dias depois, reportagem da Folha (só para assinantes) mostrava que cerca de uma centena psicólogos, advogados, antropólogos e educadores procurava, através de um abaixo-assinado, impedir um grupo de neurocientistas de levar a cabo pesquisa que pretende esquadrinhar o cérebro de 50 adolescentes homicidas de Porto Alegre em busca de marcadores biológicos.

Investidas anticientíficas não são propriamente uma novidade, que o digam Giordano Bruno e Galileu Galilei. Mesmo em tempos de maior liberdade intelectual, como a Grécia Antiga, experimentadores do quilate de Eratóstenes e Arquimedes enfrentavam um certo desdém de filósofos puramente especulativos, então mais afinados com o "Zeitgeist". O inquietante no caso brasileiro é que os ataques partam, senão de aliados, ao menos de grupos e instituições que deveriam em tese apoiar a ciência. Afinal, Marina Silva, na condição de ministra, representa o Estado brasileiro. Já psicólogos, antropólogos e pedagogos, embora não costumem militar nas fileiras da "hard science", são --ou deveriam ser-- aquilo que antigamente chamávamos de "Geistwissenschaftler", ou seja, simplificando um pouco, cientistas sociais, os quais deveriam, pelo menos etimologicamente, estar comprometidos com o método científico.

Comecemos pelo caso mais gritante, que é o dos patrulheiros epistemológicos. De minha parte, considero a neurociência um campo fértil e promissor, do qual tem emergido muito material interessante para "insights" e reflexões. Admito, entretanto, que nem todo mundo precisa pensar como eu. É perfeitamente possível tachar sociobiologia, psicologia evolutiva e genética como "reducionistas" --o que quer que isso signifique. Mais até, é legítimo preocupar-se com o efeito que determinadas descobertas possam ter sobre a sociedade. Imagine-se, por hipótese, que se desenvolva um método de diagnosticar, ainda antes do nascimento, indivíduos mais propensos a tornar-se criminosos quando adultos. Tais embriões poderiam ser abortados? Se sim, por decisão de quem? Do Estado? Dos pais? São questões apaixonantemente controversas. E, por mais intransigentes que possamos ser na defesa da vida e da pluralidade humanas, nada justifica deixar de realizar um estudo cujos protocolos éticos se mostrem adequados, como é o caso do experimento gaúcho. Ele não implica nenhum risco ponderável para as "cobaias" e só ocorrerá se os pesquisadores obtiverem o consentimento esclarecido dos jovens e de seus pais ou responsáveis e também a autorização da Justiça.

Não é porque os nazistas cometeram atrocidades evocando a genética --equivocadamente, ressalte-se-- que devemos renunciar a compreendê-la. Se um dia investigações nesse campo levarem a tecnologias eugênicas, precisaremos discutir caso a caso a moralidade de sua aplicação. De minha parte, como princípio geral, acho que pais devem poder escolher se vão ou não ter filhos com determinadas doenças incapacitantes.

Qualquer que seja nossa posição pessoal, quer acreditemos que a vida é um dom de Deus, quer a consideremos o encontro inopinado de átomos de carbono com um pouco hidrogênio e oxigênio, não faz muito sentido que um cientista social --ou qualquer outra pessoa minimamente ilustrada-- se oponha à realização de um experimento capaz de ampliar nosso conhecimento por temor das implicações que tal conhecimento possa ter. Se os nossos solertes "Geistwissenschaftler" estão tão certos de que a empreitada dos neurocientistas dará com os burros n'água --possibilidade bastante real-- que critiquem, como convém ao método científico, os resultados do experimento, não sua realização. Se estão tão certos de que a neurociência encerra o ovo da serpente, que o demonstrem com base em evidências e encadeamentos lógicos, não com ilações e palavras de ordem. Minha sensação é a de que essa gente, ao defender a proibição pura e simples, repete os argumentos com os quais a Igreja Católica impedia a dissecação de cadáveres e promovia outros vetos francamente obscurantistas.

Voltemos agora ao mais delicado caso do criacionismo ministerial. Marina Silva tem, como cidadã, o direito de professar a fé que bem desejar. Mais até, não é porque se tornou ministra de um Estado nominalmente laico que precisaria deixar de comparecer aos cultos de sua igreja, a Assembléia de Deus. Ela, entretanto, avançou o sinal quando participou do 3º Simpósio sobre Criacionismo e Mídia, promovido pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, e, à saída, ainda deu uma entrevista na qual, no melhor estilo dos "neocons" dos EUA, sustentou que visões de mundo criacionistas devem ser ensinadas nas escolas, para que os alunos possam decidir por si mesmos.

Estamos aqui diante de dois problemas. Em primeiro lugar, Marina deveria ter-se recusado a participar do evento, pela simples razão de que não foi convidada para falar na condição de simples fiel da Assembléia, ou teóloga, mas sim por ser ministra do Meio Ambiente, ou seja, uma representante do Estado. E, nos termos do artigo 19 da Constituição, é vedado ao Estado "estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança". Essa, entretanto, é a falta menos grave, que seria facilmente perdoável, se a ministra não tivesse em suas declarações abraçado também a pedagogia ultraconservadora, que pretende transformar fatos comprováveis em comprovados em questões abertas a escrutínio religioso.

Não conheço as opiniões hidrostáticas do papa, mas não importa o que ele pense ou decrete acerca da fervura da água, o fato é e será que, em condições normais de temperatura e pressão, ela ferve a 100ºC. De modo análogo, independentemente do discurso religioso, as bases gerais da teoria evolutiva mais ou menos como postulada por Charles Darwin no século 19 estão cabalmente comprovadas. Falácias criacionistas não vão mudar isso. O rol de evidências pró-Darwin é extenso. Vai da totalidade do registro fóssil até aqui coletado --e nunca falseado por nenhum despojo geologicamente impossível_ até a capacidade de fazer previsões sobre o futuro, como o surgimento de cepas de bactérias resistentes a novas classes de antibióticos.

O criacionismo em sua mais nova roupagem --o tal do design inteligente-- sustenta que a evolução é "apenas" uma teoria e cheia de supostas dificuldades, como se tudo em ciência não fosse "apenas uma teoria", aí incluída a teoria da gravidade. Seu argumento básico é o de que seres vivos são complexos demais para ter surgido "por acaso": se eu encontro um relógio, a sutileza e a precisão das roldanas e engrenagens, me autoriza a supor um relojoeiro; de modo análogo a arquitetura de estruturas como asas e olhos permitiria inferir um Criador.

"Non sequitur", que, em bom português, significa: é pura bobagem, coisa de quem não entendeu (ou fingiu que não entendeu) o bê-á-bá do darwinismo. Embora mutações nos seres vivos de fato ocorram aleatoriamente, a seleção subseqüente --que conserva o que é útil e despreza o que não o é-- nada tem a ver com acaso. Ela é, se quisermos, o avesso do acaso. Trata-se, na verdade, de um dos poucos processos naturais que conseguem simular o trabalho de projetistas. Só que funciona ao contrário. Ao preservar traços mesmo que milimétricos de utilidade e descartar todas as mutações que não servem para nada (a maioria delas resulta em cânceres, é oportuno lembrar), a seleção consegue, ao longo de inúmeras gerações, produzir estruturas que passam por entidades concebidas por uma inteligência.

O que o criacionismo faz é, apoiando-se nessa ilusão, impingir raciocínios capengas que soarão convincentes a alunos com pouco treinamento epistemológico e já socialmente orientados a "aceitar a palavra de Deus". Admitir que padres e pastores profiram tais sandices em epistemológicas em seus templos é uma necessidade democrática. Mas não faz nenhum sentido repeti-las nas salas de aula de um Estado laico. Fatos sobre o mundo não são matéria que se decida com base em convicções pessoais ou maiorias.

E, infelizmente, os neocriacionistas não se contentam em acreditar em Deus. Querem, sabe-se lá por qual motivo, revestir seu delírio de vestes científicas. Só que estas não lhe cabem.

O grande erro da comunidade científica norte-americana foi ter esperado tempo demais antes de reagir às investidas criacionistas, deixando que o discurso pseudocientífico e aparentemente democrático prosperasse e ganhasse terreno. Infelizmente, nós, no Brasil, estamos repetindo esse equívoco. Vale lembrar que o pio casal Garotinho já introduziu o ensino do criacionismo nas escolas da rede pública do Rio de Janeiro. Consertar as coisas agora será um deus-nos-acuda.

Não deixa de ser irônico que os mesmos sociólogos, advogados e psicólogos que até há pouco se erigiam em defensores máximos das liberdades agora propugnem pela censura a pesquisas, e os mesmos religiosos criacionistas que poucos séculos atrás queimavam livros e pessoas agora recorram à liberdade de pensamento para apregoar tolices na escola pública. Não acredito em deuses, mas, é forçoso reconhecer que eles têm um senso de humor infernal.
 
Já surgiu uma discussão sobre isso outro dia, não me recordo em que lugar da Valinor. Mas era exatamente falando sobre as pesquisas com célula-tronco.

Sabe, tem muitas coisas que sou contra qdo falamos de ciência e pesquisas. Mas temos que assumir, dependemos dela, nossa sobrevivência, a cura de muitas doenças...ou então como vc mesma disse, deixemos tudo de lado e vamos viver o que podemos sem vacina, sem curas, sem tratamento algum...talvez assim o problema de super população seja resolvido.
 
Mas não teríamos ciência (no sentido de estar ciente) e cultura suficiente para saber que é melhor continuar no estágio selvagem nômade, e começaríamos a plantar (para não ter de ficar catando frutas por aí, ou ervas medicinais), criar animais (para não precisar sair caçando), etc..

Adorável ironia.
 
Sim, grande verdade...e realmente, uma ironia da vida. Mas o que seria de nós sem evolução? A ciência é parte da evolução.
 
Ironia pra mim é que uma das maiores motivadores do avanço da ciencia e tecnologia seja a guerra...
 
Não precisa ser biologica.

Vc só esta teclando num computador porque num dado momento uma força militar viu o potencial de se coletar e analisar os dados estatisticos de uma batalha. computador em sua origem=investimento belico.
 
Não precisa ser biologica.

Vc só esta teclando num computador porque num dado momento uma força militar viu o potencial de se coletar e analisar os dados estatisticos de uma batalha. computador em sua origem=investimento belico.

Bom, neste caso sim. Mesmo assim, se formos pensar sempre dessa forma isso não acaba nunca. As coisas tem mudado, um pouco, hoje em dia os estudos e pesquisas visando o bem da humanidade tem crescido.

Sabe, eu estou procurando ver a ciência como um bem maior, não como uma arma, mesmo sabendo que em sua grande maioria é o que ela é.
 
a sim, hoje em dia sim...

mas a base do hoje em dia foi construida sobre sangue...

reza a lenda que santos dumont se matou depois que viu o potencial uso do avião, a energia nulclear e derivados foi descorberta a custa de muitas almas mortas pelas bombas...

enfim, sem tempo de explanar mais...
 
Sabe, as vezes as criações não são usadas com o propósito com o qual foram criadas...frustrante? Sim, mas é como a vida funciona, como a mente da humanidade reage perante certos acontecimentos...o que chamamos de poder!
 
Aquela lei de defesa dos animais no meio científico nunca vai sair, acho impossível. Nenhum político que preze pelo senso comum vai permitir uma coisa dessas, principalmente se acabar com as vacinas que salvam milhares no brasil, é como um estandarte da saúde nacional.
 
reza a lenda que santos dumont se matou depois que viu o potencial uso do avião, a energia nulclear e derivados foi descorberta a custa de muitas almas mortas pelas bombas...

Sobre Dumont, ultimo estudo que li falava sobre depressão (e ele estava se tratando à época. Só que os medicamentos que achava-se que eram para o estado clínico dele, sabe-se hoje que não adiantam nada)

A diretriz básica de qualquer organismo vivo é sobreviver. Seguida de conforto. Medo é desconforto => vamos acabar com o que nos dá medo.

O controle pra não sairmos matando todo mundo é o que se chama sabedoria. A sabedoria está normalmente aliado à conhecimento, pois sem conhecimento ficamos na ignorância e no medo e nas guerras.

De qualquer forma, por isso que alemães foram mais tolerantes com o Tropa de Elite que muita gente "esclarecida", visto que eles aprenderam na carne o que é ser fascista. E claro as consequências das escolhas de todo um povo recaem sobre os descendentes do povo. Nada de "não fomos nós", pois isso não ajuda muito no aprendizado.

Aceitar os fracassos e erros, para não fazer mais. Não é porque foi uma guerra "mundial" que todo mundo entendeu a mensagem. Afinal somente quem errou é que entende a mensagem, e mesmo assim as chances não são altas (negação é uma bosta).

A todo momento sei que algo está morrendo para que eu continue a viver. Como já disse, acho que sou budista neste sentido (e no sentido de método científico).

O simples fato de que não passo fome, implica que várias pessoas morrem de cólera, por conta de minha postura burguesa MacDonalds.

A ciência não está errada em tornar o mundo mais confortável para os "vencedores" carniceiros. Na verdade, em sua essencia (estar ciente) é exatamente disseminar conhecimento para tirar a escuridão da ignorância (ignorantes sofrem menos porque não percebem que podia ser melhor a vida).

O vídeo do casamento de 50 anos felizes, de repente tudo acaba quando a verdade de que o marido caminhoneiro tem outras na estrada é exemplo disso: por que contou se eu estava feliz?

Negar que houve o Holocausto apenas para sentir-se injustiçado pelo mundo - como fazem os neo-nazistas, transferindo a culpa para as vítimas! - ajudaria o povo alemão a se reerguer?

Não é a ciência/consciência que mata... Somos nós, os homens, em nossa eterna necessidade de sentirmo-nos seguros. Elevada à enésima potência, como disseram os Sem-Floresta ("eles comem o tempo todo, não param de comer e o que não comem jogam fora!")

Ao ter consciência, estamos abertos a errar... alguns erros horrendos, claro, mas fingir que não matou, não apenas é besteira, mas impede que haja futuro. Porém muitos de nós não querem ter (con)ciência, porque isto implica em aguentar consequências, muitas nada agradáveis. Somos bicho ruim, porque só gostamos de aguentar consequências agradáveis.
 
...Não é a ciência/consciência que mata... Somos nós, os homens, em nossa eterna necessidade de sentirmo-nos seguros. Elevada à enésima potência, como disseram os Sem-Floresta ("eles comem o tempo todo, não param de comer e o que não comem jogam fora!")

Ao ter consciência, estamos abertos a errar... alguns erros horrendos, claro, mas fingir que não matou, não apenas é besteira, mas impede que haja futuro. Porém muitos de nós não querem ter (con)ciência, porque isto implica em aguentar consequências, muitas nada agradáveis. Somos bicho ruim, porque só gostamos de aguentar consequências agradáveis.

PERFEITO, como sempre! :clap:

É isso que chamamos de evolução? O constante desejo de crescer, enriquecer, criar, explorar...aquela vontade louca de sempre considerar tudo pouco e querer sempre mais?
 
Ridiculo.

Se podarmos a ciência dessa maneira não haverá mais curas para novas doenças.
Sim porque nada pára. O vírus da Aids continua mudando, assim como o da gripe e novas viroses e bactérias continuam sem cura.

O cara que reclama disso deveria nunca tomar vacinas, usar microondas nem mesmo assistir televisão via cabo ou satélite ou ter um órgão transplantado. Nem usar um micro ou criar jornais e revistas para dizer besteiras. Porque tudo isso foi criado por pesquisadores e cientistas e foram testados em animais e/ou foram criado para outra finalidade que não a guerra.

Povo idiota que luta pela coisa errada. Ninguém pensa e ter uma lei onde ladrão de colarinho branco vá para cadeia. Ou que nepotismo de cadeia.
Não vejo ninguém lutando contra a corrupção que faz o Brasil ainda ter pessoas que nunca viram a eletricidade, nunca ligaram um interruptor de luz e não sabem o que é água na torneira.

Não, vamos lutar pela vida dos ratos nascidos e criados em laboratório. Afinal eles sofrem. Vamos lutar por isso e seremos um povo melhor.

Gente estúpida.
 
Ridiculo.

Se podarmos a ciência dessa maneira não haverá mais curas para novas doenças.
Sim porque nada pára. O vírus da Aids continua mudando, assim como o da gripe e novas viroses e bactérias continuam sem cura....


Mas é esta a questão levantada...sem esta ciência, estas pesquisas, hoje talvez a humanidade já estivesse em extinção.

Estamos todos lutando pela nossa própria sobrevivência e dependemos de estudos cientifícios e hoje, principalmente, das pesquisas com células-tronco pra continuarmos vivos.
 
MAs eu fico Puto com isso.
Nego perde tempo e dinheiro com coisas absolutamente descabidas.
Se bem que eu sempre (teoria minha) acho que esse tipo de pessoa faz isso pra desviar o foco de outras coisas que acontecem.
Por exemplo, vamos fazer um projeto de lei para não usarem animais em experiências. Assim o povo fica vidrado nessa discussão e e não percebe o aumento de Pedágio nas rodovias do Rio... ou algo que o valha...
 
MAs eu fico Puto com isso.
Nego perde tempo e dinheiro com coisas absolutamente descabidas.
Se bem que eu sempre (teoria minha) acho que esse tipo de pessoa faz isso pra desviar o foco de outras coisas que acontecem.
Por exemplo, vamos fazer um projeto de lei para não usarem animais em experiências. Assim o povo fica vidrado nessa discussão e e não percebe o aumento de Pedágio nas rodovias do Rio... ou algo que o valha...


Sinceramente, você não é o único que tem este tipo de reação...realmente é frustrante. Mas contenha-se, huahaha, cuidado com o coração. :lol:


Teoria da Conspiração...muita gente também pensa assim quando lê tal coisa, acredite. Mas, não temos certeza de nada, não é mesmo? Então o jeito é lutarmos contra e manter estas pesquisas ativas, afinal, nunca sabemos qdo nós iremos necessitar de uma cura ou alguém querido.
 
Eu acho a maior BA-BA-QUI-CE atacar a ciência culpando-a do que acontece de pior no mundo.

Como já foi dito, sem a ciência, muitos de nós morreríamos de alguma doença quando criança.

A ciência serve para o bem, mas somos nós, bípedes, que a usamos para o mal. Nada de culpar a tecnologia pelo aquecimento global e blablablá. Ninguém ta atacando as vacas por elas soltarem gases e poluirem o ar *sim, isso também causa o aquecimento*.

Antigamente, quando algo dava certo, todo o crédito caía em cima de Deus. E se fosse o contrário, o homem se culpava por isso. Agora com a ciência, a culpa não cai acima do homem em geral, mas é carregada apenas pela ciência.

Ta certo que a ciência faz lá suas atrocidades, como essa questão de utilizar animais em testes. Eu sou totalmente contra isso, mas duvido que eu me voluntariaria a servir de cobaia num esperimento. A maioria não se voluntariaria.

E a cada dorzinha, vamos recorrer à Aspirina. U-hul! xD
 
Se podarmos a ciência dessa maneira não haverá mais curas para novas doenças.
Sim porque nada pára. O vírus da Aids continua mudando, assim como o da gripe e novas viroses e bactérias continuam sem cura.
É um veeelho dilema de quem trabalha no meio científico. Muita gente me pergunta: "Mas Aline, vc não tem pena dos ratinhos/coelhinhos? Vc não se sente mal fazendo isso tudo com eles?", ao que eu sempre respondo:
  1. Vc conhece alguma forma melhor de eu fazer os meus testes?
  2. Vc acha mesmo que eu me sinto bem fazendo isso? Se assim fosse, talvez eu fizesse testes com qualquer ser vivo diante de mim, não importa a espécie ou o risco;
  3. Vc prefere ver um rato morrendo ou um ser humano agonizando enquanto vivemos com pena dos ratos? Pelo menos o MÉTODO CIENTÍFICO foi criado para que eles não sofram tanto quanto dizem por aí.
É, INFORMAÇÃO É TUDO!

MAs eu fico Puto com isso.
Nego perde tempo e dinheiro com coisas absolutamente descabidas.
Se bem que eu sempre (teoria minha) acho que esse tipo de pessoa faz isso pra desviar o foco de outras coisas que acontecem.
Por exemplo, vamos fazer um projeto de lei para não usarem animais em experiências. Assim o povo fica vidrado nessa discussão e e não percebe o aumento de Pedágio nas rodovias do Rio... ou algo que o valha...
Isso mesmo. Se ao menos eles se dessem ao trabalho de fazer algo que nos dê mais um pouco de dignidade como GENTE que somos...Piada!

Perder tempo discutindo a aplicação do ensinamento de uma teoria comprovadamente ultrapassada como a criacionista nas escolas, mesmo para os que a divulgam nas igrejas é gastar energia à toa, já que mesmo os religiosos em sua maioria têm suas dúvidas sobre em que acreditar, e isso é ensinado nas igrejas. Deixemos as escolas para os ensinamentos científicos, ou ninguém terá liberdade pra julgar o que é certo ou errado nesse ponto.
 
Verdade Aline, informação é tudo, principalmente neste meio...não é apenas ouvir ou ler uma notícia e se revoltar, mas entender TUDO que está acontecendo. Eu, sinceramente, acho absurdo a igreja interferir em pesquisas como as feitas com células-tronco.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo