• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O papel das Águias: quem acha arbitrário?

Imrahil

Kyknos kyknón
Essa questão sempre aparecia nas conversas que eu tinha com o Deriel, e com outros amigos que conhecem SdA. Todos reclamam do papel das Águias na hora de salvar o Frodo e o Sam. Aquela velha história: "Putz, por que elas não levaram o Anel voando até lá?".

Pra mim isso nunca foi um problema porque eu li o Silma primeiro e sabia que as Águias eram servas de Manwë, tendo autorização apenas para ajudar "em último recurso", por assim dizer. Mas queria saber se vcs, mesmo assim, acham a atuação delas arbitrária.

Abração a todos,
 
Não acho arbitrária. Penso que se o anel fosse pelo ar seria mais fácil de ser percebido pelos servos de Sauron, porque o que realmente dificultou a rastreamento do anel, foi o fato de Frodo, Sam e Gollun ter pego caminhos em que os servos de Sauron não costumavam passar, como os pântanos.
 
acredito que seja isso mesmo , as águias servas de Manwë ajudavam apenas em ultimo recurso e não se envolviam em assuntos dos outros filhos de Iluvatar.

também acho que muitas coisas são alteradas no mundo de Tolkien para tornar a história interessante , épica e longa. Se fossemos questionar tudo : pq os valar não capturaram o próprio Sauron ou não interferiram mais ativamente na guerra do anel ....

Para mim me parece obvio : as decisões de Tolkien foram tomadas para tornar seus livros mais interessantes.


abraço
 
Pelo contrário, sempre admirei o "trabalho" das águias. Elas foram cruciais para a história, salvando Gandalf (duas vezes), salvando Bilbo (e O ANEL!), influenciando (e muito!) na batalha dos cinco exércitos e no final, salvado Frodo e Sam do fogo. Se elas não levaram o Anel, foi por que não era o papel deles. Para isso, o outro enviado de Manwë (Gandalf) foi o encarregado.
 
Além do recurso do escrito as águias teriam que passar pelos Nazgûl e Sauron possivelmente sentiria o anel em tais condições... nesse caso ele concerteza daria um jeito de não deixar que as águias chegassem até Mordor com o anel...
 
o que realmente dificultou a rastreamento do anel, foi o fato de Frodo, Sam e Gollun ter pego caminhos em que os servos de Sauron não costumavam passar, como os pântanos.

A questão de que as Águias eram proibidas de ajudar, caso só se fosse extremamente importante, eu não sabia, achava que elas eram apenas meio anti-social, igual o Beorn. Mas vamos pensar o seguinte, não é que se eles tivessem ido de Águia, eles iriam ser pego pelos cavaleiros negros "de cara", porque eles poderiam logo ir de começo quando OS NOVE estavam apenas a cavalo. Mas não é que defendo essa teoria, pelo contrario acharia muita falta de honra da parte deles, apesar deles estarem tratando não de honra e sim de sobrevivência no mundo.
 
Agora me lembrei também de um detalhe que o Tolkien menciona nas Cartas. Ele está metendo o pau (ui!) no roteiro de uma adaptação do SdA tentada por uma equipe americana nos anos 1950. E diz que as Águias são excessivamente usadas pelos caras - tipo "se fosse assim elas levariam o Frodo pra Montanha de Perdição de uma vez". Ou seja, ele estava consciente dos problemas narrativos envolvidos.

Abraço,
 
Agora me lembrei também de um detalhe que o Tolkien menciona nas Cartas. Ele está metendo o pau (ui!) no roteiro de uma adaptação do SdA tentada por uma equipe americana nos anos 1950. E diz que as Águias são excessivamente usadas pelos caras - tipo "se fosse assim elas levariam o Frodo pra Montanha de Perdição de uma vez". Ou seja, ele estava consciente dos problemas narrativos envolvidos.

Abraço,

è claro, porque se ele usasse isse roteiro de pensamento, o livro seria nem 50 paginas. As águias levam frodo e pronto. Ao menos que enquanto ocorria a viagem ele contasse sobre a paisagem la em baixo, de montros voadores(não necessariamente as BEstas dos nazgul(s), se é que existiam feras, monstros voadores alem dos dragões e das Bestas. Fica uma pergunta em OFF, que não sei responder) querendo ataca-los.
 
Mas vamos pensar o seguinte, não é que se eles tivessem ido de Águia, eles iriam ser pego pelos cavaleiros negros "de cara", porque eles poderiam logo ir de começo quando OS NOVE estavam apenas a cavalo.

Quando eu falei dos servos, não estava me referindo só aos Nove, falava também dos outros servos. Sarumam tinha aves ao seu serviço, isso não impede que Sauron também tenha, e que elas não vão notar que um bando de águias está passando por cima da terra média indo em direção a montanhada perdição. E isso sem lembrar da sombra no céu, que provavelmente eram nuvens colocadas para empedir qualquer aproximação aeria.
 
E isso sem lembrar da sombra no céu, que provavelmente eram nuvens colocadas para empedir qualquer aproximação aeria.

Não é desrespeitando e nem criticando, de jeito nenhum(alguns aqui no forum parace que se ofendem quando questionamos certas coisas que escrevem).
Mas sobre as nuvens(fumaças) não tinha ouvido falar que elas impediam. Impediam a visão mas ai é so voar baixo. E levando para a área mais de química, Tóxica talvez ela fosse. mas ai ja é uma questão infundade que não acharemos resposta em relação ao pensamento de Tolkine sobre issso, que acho por mim ele nunca se referiu as nunvens mais do que nuvens negras de fumaça de Orodruin.
 
Não é desrespeitando e nem criticando, de jeito nenhum(alguns aqui no forum parace que se ofendem quando questionamos certas coisas que escrevem).
Mas sobre as nuvens(fumaças) não tinha ouvido falar que elas impediam. Impediam a visão mas ai é so voar baixo. E levando para a área mais de química, Tóxica talvez ela fosse. mas ai ja é uma questão infundade que não acharemos resposta em relação ao pensamento de Tolkine sobre issso, que acho por mim ele nunca se referiu as nunvens mais do que nuvens negras de fumaça de Orodruin.

Tudo bem, não vou achar isso um desrrespeito.:obiggraz: E vocêcolocando dessa forma, acho até legal, porque eu não tinha pensado na parte quimica da coisa, que reforça ainda mais a minha teoria, ou seja, envenenando o ar, Sauron deixa um espaço sem inimigos...
 
Gente, se exsitisse alguma nuvem tóxica dessas, Gandalf e as Três Águias que salvaram Frodo e Sam teriam caído, né? :roll:
 
nem um pouco arbitrária!

como vc já citou, sendo servas de manwë, as águias sabiam que muitos ali tinham que conhecer a dor, o sofrimento e o valor de determinadas coisas que antes não tinham em mente, para crescerem, para evoluirem, e desta forma serem seres mais evoluídos.
creio que o maior aprendizado para todos os hobbits, em especial, foi este.
além do nascimento de uma amizade que antes era impensável desde os dias antigos, como a dos anões e dos elfos (explicitada por gimli e legolas).
o valor que denethor não dava ao filho mais novo, e que no fim ele conseguiu.
o "cala a boca" que a éowyn deu ao enfrentar um nazgûl, enfim...

NADA foi em vão... e se as águias deixassem as coisas fáceis demais, talvez nenhuma destas outras mini revoluções surgiriam... era o nascimento de uma nova era que estava ocorrendo... talvez por ordens divinas elas não poderiam influenciar tão facilmente assim...

além do que, fico aki pensando... se colocassem "as patas" no um anel, será que não cairiam nos poderes malignos tbém, servindo de montaria para os nazgûl?
 
Há outros tópicos relacionados...

Um final possível?

E Como destruir o Um Anel sem muito estress...

O papel das águias sempre foi secundário.
Elas poderiam ter ajudado em muitos momentos.
Mas não era sua função atuar diretamente nos confrontos, a não ser em último caso.

Considerar a inércia das águias a maior parte do tempo de guerras da Terra-Média arbitrariedade, seria considerar arbitrária a falta de participação dos Ainur, por exemplo.

Eles poderiam ter se metido quantas vezes quisessem e o quanto fosse necessário para resolver as coisas, como na Guerra da Ira.

Não?!

Acho que tudo isso vem da interpretação de Manwë e Varda sobre o pensamento de Eru.
Não era função delas. Como não era papel deles. Como seria arriscado enviar os Istari com seus poderes imortais.

Na Guerra do Anel, as coisas ruins só aconteceram pq as pessoas se corromperam.
Se todos tivessem continuado fiéis, Sauron não teria crescido, tornando inútil sua presença e seus esforços.
O Um não teria poder sobre ninguém. E o poder de Sauron imensamente inferior ao que foi alcançado.
 
As águias pra mim são a carta na manga de Tolkien para escapar de vários problemas. E ele conseguiu isso usando como sempre o fato de que "algo que escrevi vai estar diretamente ligado com algo que ainda irei escrever".
Como fazer Frodo e Sam, exaustos fugirem de Mordor depois do cataclismo causado pela destruição do anel? Com as mesmas águias que já tinham salvo Bilbo e Gandalf.
Claro que sempre está atrelado com o "querer" dos Valar.

Aquilo pra mim foi um presente por todos esforço de Frodo e Sam.
 
"Putz, por que elas não levaram o Anel voando até lá?".

Eu achei interessante as participações das Águias tanto no SDA quanto no O Hobbit.

Mas acho que elas tiveram um papel mais importante nas histórias que envolveram as aventuras de Bilbo com os anões e Gandalf.

Eu gostaria que elas tivessem aparecido na Batalha do Abismo de Helms juntamente com Gandalf, Erkenbrand e os 1.000 Rohirrim. Seria também fantástico ler o livro desta forma.

Uma pergunta: As águias teriam condições de derrubar um balrog?
 
Última edição:
as Águias eram tipo um ultimo recurso, como quando salvou Gandalf que estava em apuros na torre com Saruman, (de acordo com o filme claro)não acho que seje arbitrario o papel das Águias.:cool:
 
Perdão pela intromissão galera
(ta bem...tem um BOM tempo q naum posto nada....trabalho ocupaçção extrema e tal)
hehe
Bom Pra quem nunca leu o Silma é bem antural achar a participação das Águias bastante arbitrario.
Mas o que O que o Fingolfin comentou é bastante relevante:

"também acho que muitas coisas são alteradas no mundo de Tolkien para tornar a história interessante , épica e longa. Se fossemos questionar tudo : pq os valar não capturaram o próprio Sauron ou não interferiram mais ativamente na guerra do anel ....

Para mim me parece obvio : as decisões de Tolkien foram tomadas para tornar seus livros mais interessantes."

De algum modo ele as utilizou ccomo um modo de botar sal na historia do meu ponto de vista e justificou no Silma a menor interferencia com a Autorização de Manwë para apenas auxiliar em caso de extrema necessidade.

Abração cambada!!!....baum ...qualquer coisa perdoem minha tolice!!
 
Acho, como já disseram aqui, que Tolkien pensou sobre o assunto. A pouco tempo eu pensava da mesma forma e abri um tópico parecido com esse com um vídeo que achei no YouTube ilustrando o anel sendo destruído pelas águias.
Mas em outro tópico discutindo o mesmo assunto, alguém disse que o objetivo da missão era ser secreta, tanto que vemos muitas vezes pessoas querendo ajudar Frodo e ele não revelava qual era a sua missão.

Se pensarmos dessa forma (as águias como solução pra tudo) poderíamos pensar também: porque, então, no Conselho de Elrond não decidiram juntar todos os exércitos da TM e ir até os portões de Mordor? Isso talvez poderia evitar a batalha no Abismo de Helm e nos campos de Pelennor e traria o mesmo resultado, afinal, o último exército foi à Mordor com um número bem menor de combatentes do que se tivesse reunido tudo desde o início.

São medidas alternativas que todas as histórias têm, mas que modificariam a ordem das coisas. Se fosse citar exemplos, muitos poderiam ser relatados, mas acho que não vêm ao caso. O que nos resta ter certeza e concluir é que as águias eram personagens secundários, porém importantes, sábios e agiam somente numa situação de muita necessidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo