• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

IDO - Índice de Desenvolvimento Orcniano

Lord Khamûl

Usuário
Desculpe a todos: Pode parecer loucura (bom, às vezes sim...)<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
<o:p></o:p>
A partir de discussões verificadas no fórum fui motivado a desenvolver uma analise quantitativa de valores médios (abstratos) sobre os índices de desenvolvimento de Mordor e áreas afins.
A partir desta análise eu a denominei IDC (Índice de Devenvolvimento Orcniano), baseados em estruturas fundamentadas nos índices do IDH e aplicáveis aos Orcs, que por sua vez, aplicadas a literatura ficcional de Tolkien. É um método adaptado para fins de verificação imparcial de certos fatos procedentes de discussões no fórum, e em especial: “Os Ocrs sabem ler e escrever”.
<o:p></o:p>
Na minha concepção uma parcela de orcs mais privilegiada tinha o domínio sobre a leitura e escrita, até porque não tinha como Sauron desprover todos os orcs de um raciocínio mais amplo, mesmo com a presença de Boca de Sauron, os Nazgul e os orientais e sulistas.
<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Leitura e Escrita:<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Pode-se considerar que as taxas de alfabetização e de freqüência tem uma variação de entre 0 e 1 (0% a 100), é portanto desnecessário de certo modo “convertê-las” em um índice, como nas variante de saúde e renda.
Portanto, é necessário aplicar os pesos de cada indicador para se chegar a um valor médio.
<o:p></o:p>
Considerando que Mordor possui uma taxa bruta de freqüência ao processo de leitura e escrita (escolar) igual a 5% e uma taxa bruta de alfabetização de 4%, o calculo será assim:
<o:p></o:p>
[0,5 + (2 x 0,4)] / 3 = (0,5 + 0,8) / 3 = 1,3 / 3 = 0,43.
<o:p></o:p>
IDC-E = 0,43
<o:p></o:p>
Longevidade:
<o:p></o:p>
É levado em consideração o número médio de anos que um orc nascido em algum lugar (neste caso Mordor) no ano de referência, deve viver, ou seja, a expectativa de vida.
<o:p></o:p>
Para transformar esse número de anos em um índice, usa-se como parâmetro máximo de longevidade, 85 anos (padrão humano), e, como parâmetro mínimo, 25 anos. Assim, se a região em questão é Mordor tem uma esperança de vida ao nascer numa média de 50 anos, seu IDC-L será:
<o:p></o:p>
(50 – 25) / (85 – 25) = 25 / 60 = 0,416<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
IDC-L = 0,416
<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Considerações Finais:<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Levei em consideração que um orc vive numa média de 50 a 70 e não 20 ou 40 anos como foi verificado em debates aqui na Valinor.
Caso um orc vivesse somente uma média de 20 anos, isso na prática significa que um orc não passar sequer pela infância orc e como faziam sexo, é considerado neste caso o fato da gestação. Como um orc nasce pequenininho e depois já se torna um guerreiro com 10 ou 15 anos apto para batalhas? Inviável!
Um orc mesmo vivendo num verdadeiro caos sanitário o seu organismo já se torna imune a várias doenças típicas da falta de higiene, alimentação e etc.
Um dos fatores que contribui para uma baixa longevidade certamente são conflitos externos com homens, elfos e anões e em segunda ordem conflitos internos. A questão do saneamento interfere, mas nem tanto como nos citados acima.
<o:p></o:p>
Dessa forma conclui-se que uma parcela dos orcs tinha o domínio sobre a escrita e a leitura, orcs estes que eram imprescindíveis para Sauron no que diz respeito à ordem (de) ou manutenção de uma desordem (aceitáveis) para os padrões orcnianos provenientes da Terra do Senhor do Escuro.
<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Apenas para comparação:<o:p></o:p>
<o:p></o:p>

IDH de Alguns Países:<o:p></o:p>

<TABLE class=MsoNormalTable style="BORDER-RIGHT: medium none; BORDER-TOP: medium none; MARGIN: auto auto auto 30.5pt; BORDER-LEFT: medium none; BORDER-BOTTOM: medium none; BORDER-COLLAPSE: collapse; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-padding-alt: 0cm 3.5pt 0cm 3.5pt; mso-border-insideh: .5pt solid windowtext; mso-border-insidev: .5pt solid windowtext" cellSpacing=0 cellPadding=0 border=1><TBODY><TR style="HEIGHT: 24.9pt; mso-yfti-irow: 0"><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: windowtext 1pt solid; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 224.55pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 24.9pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=299>
Países<o:p></o:p>


</TD><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: windowtext 1pt solid; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: #e0dfe3; WIDTH: 189.45pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 24.9pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=253 colSpan=3>
IDH<o:p></o:p>


</TD></TR><TR style="HEIGHT: 25.7pt; mso-yfti-irow: 1"><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 224.55pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 25.7pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=299>
Benin


</TD><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: #e0dfe3; WIDTH: 189.45pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 25.7pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=253 colSpan=3>
0,428


</TD></TR><TR style="HEIGHT: 27.45pt; mso-yfti-irow: 2"><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 224.55pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 27.45pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=299>
Bangladesh


</TD><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: #e0dfe3; WIDTH: 189.45pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 27.45pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=253 colSpan=3>
0,530


</TD></TR><TR style="HEIGHT: 25.7pt; mso-yfti-irow: 3"><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 224.55pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 25.7pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=299>
Chade


</TD><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: #e0dfe3; WIDTH: 189.45pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 25.7pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=253 colSpan=3>
0,368


</TD></TR><TR style="HEIGHT: 27.45pt; mso-yfti-irow: 4"><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 224.55pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 27.45pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=299>
Burindi


</TD><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: #e0dfe3; WIDTH: 189.45pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 27.45pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=253 colSpan=3>
0,384


</TD></TR><TR style="HEIGHT: 25.7pt; mso-yfti-irow: 5"><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 224.55pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 25.7pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=299>
Serra Leoa


</TD><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: #e0dfe3; WIDTH: 189.45pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 25.7pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=253 colSpan=3>
0,335


</TD></TR><TR style="HEIGHT: 26.6pt; mso-yfti-irow: 6"><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 224.55pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 26.6pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=299>
Mianmar


</TD><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: #e0dfe3; WIDTH: 189.45pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 26.6pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=253 colSpan=3>
0,851


</TD></TR><TR style="HEIGHT: 18pt; mso-yfti-irow: 7; mso-yfti-lastrow: yes"><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 224.55pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 18pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=299>
Mordor<o:p></o:p>


</TD><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: #e0dfe3; WIDTH: 36.45pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 18pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=49>Duas Bases<o:p></o:p>

</TD><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: #e0dfe3; WIDTH: 63pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 18pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=84>IDC-E = 0,43<o:p></o:p>

</TD><TD style="BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; PADDING-RIGHT: 3.5pt; BORDER-TOP: #e0dfe3; PADDING-LEFT: 3.5pt; PADDING-BOTTOM: 0cm; BORDER-LEFT: #e0dfe3; WIDTH: 90pt; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; HEIGHT: 18pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-left-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-top-alt: solid windowtext .5pt" vAlign=top width=120>IDC-L = 0,416<o:p></o:p>
<o:p></o:p>

</TD></TR></TBODY></TABLE>​

<o:p></o:p>


Fonte: Almanaque Abril: 2007<o:p></o:p>
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

Manda isso pra gente publicar, Belfalas :rofl:
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

o.o....
Caramba, vc se superou.
:think:

Mas espera aí, calcular um índice de desenvolvimento para orcs com base em estimativas para humanos não é incorrer em erro, ainda mais se vc considerar uma faixa etária diferente da discutida?
E mais: baseado no padrão humano, é possível sim que um orc chegue a ser um real killer com uns 16 anos, mais ou menos, já que eles praticamente viviam só para isso.
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

o.o....
Caramba, vc se superou.
:think:

Mas espera aí, calcular um índice de desenvolvimento para orcs com base em estimativas para humanos não é incorrer em erro, ainda mais se vc considerar uma faixa etária diferente da discutida?
E mais: baseado no padrão humano, é possível sim que um orc chegue a ser um real killer com uns 16 anos, mais ou menos, já que eles praticamente viviam só para isso.


As fómulas são aplicáveis a qualquer variante de pesquisas. Os valores que são diferentes e neste caso não usei valores humano, deixo isso bem claro.
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

Então...
Para transformar esse número de anos em um índice, usa-se como parâmetro máximo de longevidade, 85 anos (padrão humano), e, como parâmetro mínimo, 25 anos. Assim, se a região em questão é Mordor tem uma esperança de vida ao nascer numa média de 50 anos, seu IDC-L será:

(50 – 25) / (85 – 25) = 25 / 60 = 0,416

IDC-L = 0,416
Explica essa parte pra eu, tio :dente:
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

Então...

Explica essa parte pra eu, tio :dente:


Pera í! Pera í! Tio não viu menina... Tio e Senhor, essa palavras num rola comigo não...me dá angústia... não sou velho.:hihihi:

Eu usei o índice padrão, referente a média de longevidade humana. Pode-se ter o índice para animais e plantas também. Como o objeto eram os orcs e nunca existem índices quantitativos para eles, eu fui obrigado a aplicar o humano, em suma, isso não interefere porque de acordo com alguns debates aqui na Valinor, eu (veja bem, eu) estabeleci uma média de 50 anos. Na verdade um orc vive muito, mas muito mais que 50 anos sim, mas considerei uma média de 50.

Como os parâmetros de longevidade humano máximo é de 85 anos e mínimo de 25 anos, eu fiz o cálculo básico sobre as variáveis orcnianas (termo meu este último).
Portanto:

(50 anos (média dos orcs) - 25 (longevidade mínima) / (dividido) por

(85 anos (média de longevidade máxima) - 25 (longevidade mínima.

Esse cálculo resulta: 25 / 60. Então vinte e cinco dividindo sessenta dá o valor de 0,416, ou seja, o IDC-L é de 0,416.

Entendeu?
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

20-40 parece bem bom como taxa de longevidade, considerando "pequenos" problemas como guerrasa etc. Se você quiser uma base de comparação, pega os países africanos em guerra constante, tipo na época de estouro de guerra tutsi X hutus...
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

20-40 parece bem bom como taxa de longevidade, considerando "pequenos" problemas como guerrasa etc. Se você quiser uma base de comparação, pega os países africanos em guerra constante, tipo na época de estouro de guerra tutsi X hutus...


Essa taxa de 20 a 40 anos é relativamente preocupaente e deixa bastante vulnerável a soberania dentro dos objetivos de Sauron.
Veja bem: Quando Necromante foi expluso de Dol Goldur, ele foi para Mordor para novamente re-administrar seus domínios e refortalecer seu império.
Verifica-se que os orcs se multiplicavam imensamente naquele local e nos outros. Se houvesse uma média de longevidade abaixo dos 40 anos, os propósitos de Sauron não se concretizariam. Em outras palavras, não haveria como ter grandes hostes para se investir em Gondor, Lothlórien, Anórien, Mirkwood Setentrional bem como as regiões do reino dos anões sob o pé da Montanha Erebor como no Reino de Valle (Dale) reino este que tinha Brand como rei local.

Há um fator, que de certa forma não é citado diretamente por Tolkien que é com relação ao fator PREPARO. Mesmo os orcs sendo nascidos com um único propósito que é a guerra (seja por Sauron ou Melkor), deve-se levar em conta a situação planejamento e preparo/treinamento de guerra. Dessa forma fica sub-entendido que os orcs não nascem sabendo lutar ou brandir uma espada, por mais que ele tenha em seu coração um desejo mortal de acabar com todas as outras raças, assim como um filho de Gondor ou Lothlórien não nasce sabendo lutar. Deve-se haver o preparo para tal objetivo, mesmo que seja de maneira mais rudimentar ou precária.
Os orcs tem origem com Morgoth através da corrupção sobre os elfos, estes que por sua vez tinha a vida eterna.
Entretanto, deve-se pensar que os orcs, se viverem em um ambiente diretamente sem conflito pode viver por longos anos até porque possui uma descendência élfica (por mais amaldiçoados que fossem) e possuem grandes resistências físicas, ou seja, eram fortes. Orcs podem muito bem viver por mais de cem anos caso não tenha intempéries extra naturais para isso. Dessa forma, eu considerei que eles possuem uma média de 50 anos e assim mesmo eu fui muito discreto e tímido em colocar essa média. Se eu falasse que eles tinha uma média de vida superior a cem anos, algums poderiam me dizer que eu estava totalmente equivocado e meio que "louco" mesmo :D:D:D:D


Com relação ao que você disse sobre: pega os países africanos em guerra constante, tipo na época de estouro de guerra tutsi X hutus... Tenho conhecimento sobre o ocorrido nestas duas etnias bem como tenho consciência da média de idade e seus respectivos IDH´s.



Foi por isso meu caro, que considerei dessa forma.
Belezaa!!!!
 
Última edição:
IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

Caaaaaaara, quando eu conseguir entender isso vai ser bem legal!

Mas pelo que entendi Mordor tem IDC maior do que alguns países, é isso?
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

Caaaaaaara, quando eu conseguir entender isso vai ser bem legal!

Mas pelo que entendi Mordor tem IDC maior do que alguns países, é isso?


Sim Bárbara! Por incrível que pareça, Mordor possui um IDC - Indice de Desenvolvimento Orcniano maior que alguns países da África ou da Ásia.
Isso é um fato mesmo! A matemática explica cada coisa :lol::lol::lol:.
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

:lol: Quanta criatividade!

Me deu até dó pensar nos africanos agora quando se tem uma base das péssimas condições de vida orcniana.
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

O problema 77 é que eles podem, talvez (quem sabe?) se reproduzior como coelhos... Quando você pensa que o mundo não está coalhado de elfos, e presta atenção naquela época em que, antes dos 40, um cara já tinha 15-18 filhos (exagerei?), não me parece tanto... O que você tem que pensar é que os Orcs só tinham 5 coisas para fazer sem ser comer e dormir: Matar! Pilhar! Destruir, reprodução e obedecer... A última não é lazer, e as 3 primeiras não se pode fazer sempre... Nos períodos de relativa paz, o Orc só podia se "divertir" de um jeito... Considerando como eles tinham guerras tribais, não me parece difícil ser assim...
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

é nhé depois falam que ja se viu de tudo por aqui.....
fico impressionado e pasmo com a criatividade do Alberto. ehehhe
muito interessante teu topico, mesmo, mesmo. Mando vê nessa pesquisa ai.
Crânio humano. não sei cmo você consegue conseguir dados para fazer esse trabalho. Acho que tu rele o SdA, Hobbit, Silma. e CI todo dia tudo. só pode.
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

O Belfalas tá sempre surpreendendo... Não entendi os cálculos direito, mas fiquei espantado ao ver que o IDC de Mordor é maior do que de alguns países asiáticos e africanos.

Uma pergunta: se é Índice de Desenvolvimento Orcniano a sigla não teria que ser IDO ao invés de IDC?

Outra pergunta: O IDH de Mianmar é de 0,851? Se não me engano Mianmar é um país pobre, mas um IDH superior a 0,8 corresponde ao de países "desenvolvidos".
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

eu tenho orgulho demais desse menino, viu, gente?

ai, meu deus...

coisa rica da minha vida! :kiss:
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

Boa! Mas eu perguntar a mesma coisa que o Lew Morias: não deveria ser IDO ao invés de IDC?
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

O Belfalas tá sempre surpreendendo... Não entendi os cálculos direito, mas fiquei espantado ao ver que o IDC de Mordor é maior do que de alguns países asiáticos e africanos.

Uma pergunta: se é Índice de Desenvolvimento Orcniano a sigla não teria que ser IDO ao invés de IDC?

Outra pergunta: O IDH de Mianmar é de 0,851? Se não me engano Mianmar é um país pobre, mas um IDH superior a 0,8 corresponde ao de países "desenvolvidos".

Boa! Mas eu perguntar a mesma coisa que o Lew Morias: não deveria ser IDO ao invés de IDC?


É gente realemente é o IDO - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO ORCNIANO, e não o IDC como eu tinha escrito.

Obrigado a vocês!!!!!!!!
 
Re: IDC - Índice de Desenvolvimento Orcniano

Pera í! Pera í! Tio não viu menina... Tio e Senhor, essa palavras num rola comigo não...me dá angústia... não sou velho.:hihihi:

Ah tá, tio, podexar :dente:

Tio Belfalas_77 disse:
Eu usei o índice padrão, referente a média de longevidade humana. Pode-se ter o índice para animais e plantas também. Como o objeto eram os orcs e nunca existem índices quantitativos para eles, eu fui obrigado a aplicar o humano, em suma, isso não interefere porque de acordo com alguns debates aqui na Valinor, eu (veja bem, eu) estabeleci uma média de 50 anos. Na verdade um orc vive muito, mas muito mais que 50 anos sim, mas considerei uma média de 50.

Como os parâmetros de longevidade humano máximo é de 85 anos e mínimo de 25 anos, eu fiz o cálculo básico sobre as variáveis orcnianas (termo meu este último).
Portanto:

(50 anos (média dos orcs) - 25 (longevidade mínima) / (dividido) por

(85 anos (média de longevidade máxima) - 25 (longevidade mínima.

Esse cálculo resulta: 25 / 60. Então vinte e cinco dividindo sessenta dá o valor de 0,416, ou seja, o IDC-L é de 0,416.

Entendeu?
Agora sim ^^
Valeu tio :joinha:

Ah, mais uma coisinha: vc pode editar o título do tópico, é só editar o primeiro post =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo