• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Glaurung- o pai dos dragões

Lagarto de Morghoth
SÃO PAULO (Reuters) - A unidade norte-americana da fabricante japonesa de videogames Nintendo anunciou nesta quinta-feira que pediu ao Escritório de Representação Comercial dos Estados Unidos para encorajar alguns governos do mundo a tomarem medidas mais agressivas no combate à pirataria de seus produtos.

A companhia reclama que a América Latina "continua um paraíso para a pirataria" e cita "tarifas e impostos extraordinariamente altos no Brasil sobre a venda de videogames autênticos", além de "corrupção muito difundida no Paraguai e aumento da violência no México contra autoridades que fazem operações de combate à pirataria".

Em comunicado à imprensa, a Nintendo of America afirma que a companhia junto com produtoras e criadores de jogos sofreram perdas de vendas de 975 milhões de dólares no mundo como resultado da pirataria.

"Este momento sem precedentes que a Nintendo desfruta com seu Nintendo DS e Wii a tornam alvo atraente para os falsificadores", afirmou no comunicado, o diretor sênior da área antipirataria da Nintendo of America, Jodi Daugherty. Ele acrescentou que a empresa "continuará a trabalhar com governos pelo mundo para acabar com essas atividades ilegais".

Em 65 operações no Brasil, México e Paraguai foram apreendidos cerca de 230 mil jogos falsificados da Nintendo, de acordo com a empresa, que aponta que a pirataria nestes países continua a aumentar apesar dos esforços de combate e que Brasil e México "se mantêm saturados de software Nintendo falsificado".

Para a companhia, a China continua sendo a principal fonte de produtos falsificados de seus consoles Wii e Nintendo DS, mas a Coréia do Sul vem despontando como líder em distribuição ilegal dos jogos da empresa via Internet.

"Falsificadores de videogame desenvolveram aparelhos para cópia de jogos de Nintendo DS e chips de modificação criados para quebrar a segurança dos sistemas de hardware da Nintendo, permitindo o uso de jogos falsificados ou ilegalmente baixados via Internet", afirma a empresa.

(Por Rodolfo Barbosa)

© Reuters 2008 All rights reserved.

http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRN1443464120080214

Concordo que esses impostos altos são um incentivo a pirataria
 
Re: [Notícia]Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

E são mesmo, mas que político brasileiro entende que a redução e impostos pode ser solução para alguma coisa? Melhor gastar dinheiro com algumas operações pingadas que não resolvem nada e desviar o resto.
 
Re: [Notícia]Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Eu só acho que diminuição de impostos não vai diminuir nem 1% da pirataria.
É fácil driblar os impostos, é só comprar contrabando. Não precisa comprar pirata.
 
Re: [Notícia]Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

É triste quadro ver que o Brasil é um dos principais paises da corrupção e da pirataria.
Mas é praticamente impossivel comprar produtos originais, quem é o doido que prefere comprar um jogo por R$150 do que comprar vários jogos altenativos com o mesmo preço?. Pode ser que se o preço fosse acessivel, até que poderiamos deixar de comprar pirata e passar a ter somente produtos originais, mas até lá a pirataria vai continuar a reinar!
 
Re: [Notícia]Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Mas é praticamente impossivel comprar produtos originais, quem é o doido que prefere comprar um jogo por R$150 do que comprar jogos altenativos com o mesmo preço?

\o_

Eu prefiro comprar o original ao pirata, a qualquer hora. A diferença que vejo de mim em relação às outras pessoas, é que bem, eu tenho uma locadora a disposição e eu já sei quais jogos realmente valem à pena ser comprados e quais não. Prefiro muito mais pagar 10 reais de aluguel num jogo que eu sei que vo terminar uma vez e depois nunca mais, do que comprar o DVD pirata só pra dizer que tenho.

Sei que isso é irreal pra maioria das pessoas, mas eu só considero jogador hardcore mesmo aqueles que apesar de tudo só recorrem à ilegalidade em casos extremos, como quando o jogo já saiu de catálogo há bastante tempo, e mesmo assim acaba comprando o original caso venha a encontrar. Enfim, é uma discussão que dá muito pano pra manga, meio complicado expor o que penso totalmente de pirataria aqui.
 
Re: [Notícia] Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Eu acho campanhas contra pirataria uma hipocrisia (para jogos não são tão comuns como para CDs de música, mas existem).
Falam pra comprar o original, mas não o colocam a um preço acessível.
Pô, eu quero jogar o jogo, não me interessa de onde vem. Se querem ganhar dinheiro, vendam mais barato que o povo acaba preferindo o original.
Hoje eu pagaria 30 reais num WoW, acho o preço justo. Mas não pagaria 150 num Winning Eleven, é absurdo.
 
Re: [Notícia]Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Eu só acho que diminuição de impostos não vai diminuir nem 1% da pirataria.
É fácil driblar os impostos, é só comprar contrabando. Não precisa comprar pirata.


A questão não é essa, os produtos piratas vão continuar a entrar sem pagar nada mas a difença de preço entre eles e o orginal (que paragará impostos menores) vai diminuir e pode começar a atrair mais pessoas que aceitem pagar essa diferença pra ter um produto com garantia e maior qualidade, etc.

Mas acho que deve ser uma iniciativa conjunta entre governo e empresas privadas, pra reduzir impostos (governo) e margem de lucro de toda cadeia produtiva (desde a fábrica, destribuidoras, varegistas...todos intermediários que ganham até chegar no consumidor final) afim de chegar ao menor preço possível destes produtos que são maior alvo de pirataria. Da mesma forma que existem incentivos e tratamento especial a produtos considerados da "cesta básica" poderiam criar também produtos "vulneráveis à pirataria".

Tenho certeza que com um projeto sério, o governo ainda iria conseguir fundo junto a várias empresas (e mesmo paises) interessados na diminuição da pirataria para toca-lo adiante.
 
Re: [Notícia]Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Prefiro muito mais pagar 10 reais de aluguel num jogo que eu sei que vo terminar uma vez e depois nunca mais, do que comprar o DVD pirata só pra dizer que tenho.
Hoje em dia, por mais caro que seja, um gravador de dvd custa 100 reais. Então a pirataria sai de graça pra quem tem um gravador e banda larga. Ou seja, vai ficando sempre menos atraente pro consumidor alugar ou comprar um jogo.
 
Re: [Notícia] Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Olha, eu pensei em fazer um post grande, quotando várias frases que achei interessantes no tópico, mas ia ficar grande demais pra ler e comentar. Vou condensar então o que eu penso:

Ninguém aponta uma arma pra sua cabeça e fala: "compra esse PS2 ou vai levar pipoco." Se você não gosta do preço, não acha acessível manter um console com jogos, não compra. Simples assim. Ninguém morre por não jogar o novo Metal Gear Solid ou Call of Duty.
Eu aprendi logo a importar meus jogos diretamente. Desse jeito não gasto com atravessadores e por sorte ou conivência da alfândega, ainda não fui taxado. Isso já baixa um bocado o preço dos jogos pra mim. Comprar usado tb ajuda. Metade dos meus jogos de GBA e todos meus jogos de DS até o momento comprei usado. Não recomendo com discos, no entanto.
Acho "engraçado" é ver uma pessoa comprar um PS3 novinho e ficar reclamando que "não tem grana pra gastar em jogo e tá só esperando sair pirata". Com o preço de um modelo de 40G dá pra comprar uns 9 jogos.
Não sou nenhum "playboy", antes que alguém pense. Só ando de onibus, to só estudando enquanto aguardo nomeação numa estatal e meu dinheiro é contadinho. Mas cada real que gasto num jogo eu sinto o retorno. Não penso assim a muito tempo também, nem sou santo hoje, mas me dispus assumir responsabilidade em vez de ficar me "justificando". To aos poucos trocando o vidro do meu telhado por cerâmica.
 
Re: [Notícia] Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Ninguém aponta uma arma pra sua cabeça e fala: "compra esse PS2 ou vai levar pipoco." Se você não gosta do preço, não acha acessível manter um console com jogos, não compra. Simples assim. Ninguém morre por não jogar o novo Metal Gear Solid ou Call of Duty.
eu morreria se não pudesse jogar no novo MGS.
 
Re: [Notícia] Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Kyo, a sua locadora de jogos só tem jogos originais?

Mesmo assim, que eu saiba não é permitido alugar jogos. Assim como os DVDs de séries estrangeiras, e DVDs de Area 1, mas mesmo assim um monte de locadoras fazem isso. Não é porque o jogo é original que não se configura crime.

Por definição, pirataria só ocorre quando alguém ganha dinheiro com algo que não lhe pertence. Se eu baixo algo pela internet e gravo para meu próprio uso, não configura pirataria (não quer dizer que não esteja quebrando regras de copyright). Mas a gente deveria encontrar uma expressão melhor para isso.
 
Re: [Notícia] Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Kyo, a sua locadora de jogos só tem jogos originais?

Sim, só tem jogos originais, desde PS1 até PS3 e 360 tem lá. E locação, ao menos dos produtos da Nintendo (que é do que tenho certeza), não constitui crime. Tanto que na própria caixinha da maioria dos jogos está específicado que o jogo é para venda ou locação em determinados países.
 
Re: [Notícia]Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

A questão não é essa, os produtos piratas vão continuar a entrar sem pagar nada mas a difença de preço entre eles e o orginal (que paragará impostos menores) vai diminuir e pode começar a atrair mais pessoas que aceitem pagar essa diferença pra ter um produto com garantia e maior qualidade, etc.

Mas acho que deve ser uma iniciativa conjunta entre governo e empresas privadas, pra reduzir impostos (governo) e margem de lucro de toda cadeia produtiva (desde a fábrica, destribuidoras, varegistas...todos intermediários que ganham até chegar no consumidor final) afim de chegar ao menor preço possível destes produtos que são maior alvo de pirataria. Da mesma forma que existem incentivos e tratamento especial a produtos considerados da "cesta básica" poderiam criar também produtos "vulneráveis à pirataria".

Tenho certeza que com um projeto sério, o governo ainda iria conseguir fundo junto a várias empresas (e mesmo paises) interessados na diminuição da pirataria para toca-lo adiante.
Mas o que eu disse é sobre isso.
É fácil achar produto contrabandeado. Mas eles NUNCA vão custar menos de 100 reais, a não ser que seja um jogo velho ou o cara tá te enganando. E muito menos vai chegar perto dos valores dos piratas.
Por isso que acho que não vai diminuir nada. Quem gasta 3000 paus num videogame e diz que é pobrinho para comprar os games originais (mesmo os contrabandeados que já reducem os lançamentos para em torno de até 150 reais), na verdade é só um acomodado. Sempre vai preferir comprar pirata que sempre vai ser no mínimo 10 vezes mais barato.


Meu maior problema com pirataria é mais ideologica mesmo.
Você deixar de dar dinheiro pra quem gastou milhões na produção do game, demorou 5 anos desde o primeiro rabisco até o produto final, etc, para dar dinheiro para um vagabundo que gastou 100 reais num gravador e 3 minutos na gravação é o fim da picada.
 
Re: [Notícia]Nintendo cita Brasil em pedido de ajuda aos EUA contra pirataria

Mas o que eu disse é sobre isso.
É fácil achar produto contrabandeado. Mas eles NUNCA vão custar menos de 100 reais, a não ser que seja um jogo velho ou o cara tá te enganando. E muito menos vai chegar perto dos valores dos piratas.
Por isso que acho que não vai diminuir nada. Quem gasta 3000 paus num videogame e diz que é pobrinho para comprar os games originais (mesmo os contrabandeados que já reducem os lançamentos para em torno de até 150 reais), na verdade é só um acomodado. Sempre vai preferir comprar pirata que sempre vai ser no mínimo 10 vezes mais barato.

É o tal do "jeitinho brasileiro" de querer levar vantagem nas mais variadas situações. Se com jogos de PC, que tem um preço muitas vezes até vantajoso em relação ao importado, já pirateiam um monte, não vai ser necessariamente a redução do preço de jogos pra console que vai acabar com a pirataria.

Concordo bastante com sua opinião, e já cansei de escutar pessoal dizendo que vai esperar sair destravamento de um determinado console antes de investir nele... é aquela mentalidade "preciso ter todos os jogos ao menor custo possível, mesmo que eu não vá jogar direito nenhum".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo