• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Carta #25 - O desafio de Tolkien aos leitores

Snaga

Usuário não-confiável!!!
Estou lendo as Cartas e não achei lugar algum pra se discutir sobre elas aqui. Resolvi abrir um tópico para uma carta específica em vez de criar um tópico pro livro, achei mais prático.

Pois então, na Carta de nº 25 , Tolkien discute com um leitor sobre vários aspéctos de O Hobbit, suas inpirações ao escrever, suas fontes etc. A carta está publicada na Valinor, sugiro que leiam para entenderem melhor. É só clica no link que deixei aí em cima.

Enfim, o ponto específico que quero discutir é o último parágrafo da carta que, como toda ela, se refere a O Hobbit. O seguinte:

Carta # 25 disse:
Finalmente, presenteio o futuro pesquisador um pequeno problema. O conto parou em seu relato por cerca de um ano em dois pontos separados: onde estão? Mas, provavelmente, isto teria sido descoberto de qualquer maneira. E, de repente, me lembrei que o hobbit pensou “Velho tolo", quando o dragão sucumbiu à palavras lisonjeiras. Temo que o comentário de Habit (e seu) já será o mesmo. Mas você deve admitir que a tentação era grande.
Bom, a pergunta em negrito me despertou a curiosidade. Quais foram os dois pontos de O Hobbit que foram interrompidos por um ano?!

Claro que não fiz uma pesquisa pelo livro, apenas revirei minhas próprias lembranças sobre ele, mas não cheguei a conclusão nenhuma.

Alguém tem um palpite?!
 
Hmmm
Primeiro... Preciso urgentemente ler todas as cartas.

Segundo, nào consigo imaginar sem o livro a tiracolo...
Precisaria pesquisar com certeza.

Vamos esperar por alguém mais apto começar uma discussão...
 
oi..tb to lendo as cartas e esse topico me chamou a atençaum..estranho pensar q tolkein tenha parado sua narração durante tanto tempo e depois a retomado. tb naum sei ao certo em q parte do livro isso pode ter acontecido..tenho q ler o hobbit com mais atençaum pra descobrir..vou tentar..e esperar q outras pessoas se juntem a discussaum...
 
Essa questão é sensacional, mas eu não conheço nenhum estudioso de Tolkien que a tenha resolvido. Ainda é um mistério.

Abraço,
 
Essa questão é sensacional, mas eu não conheço nenhum estudioso de Tolkien que a tenha resolvido. Ainda é um mistério.

Abraço,
A carta já mostra lá um certo quê de ironia e superioridade, como se Tolkien estive, muito sutilmente, debochando das questões publicadas no Observer. E saber que, mesmo décadas depois, seu eniga não foi descoberto, só reforça o ar de superioridade da carta.

Já havia visto esse desafio aqui na Valinor logo que a carta foi publicada, mas quando reli O Hobbit, há pouco tempo, não me lembrei de prestar atenção pra ver se achava algo, um vácuo ou quebra de narrativa. Mas realmente parece que isso não existe.

Diferente de SdA, onde a história começa de maneira leve, como em O Hobbit, e torna-se completamente diferente após as Colinas dos Túmulos. Se o enigma tratasse de SdA, eu chutaria exatamente essa parte.
 
Na verdade, dois dos maiores estudiosos de Tolkien, Wayne G. Hammond e Christina Scull, fizeram a melhor análise da questão baseada em suas pesquisas em The J. R. R. Tolkien Companion and Guide - Reader's Guide. Há uma longa análise do processo e período de composição de O Hobbit, mas vou citar apenas a parte mais relevante para o tópico, que se encontra na página 390 do livro:

(...)Tolkien claimed in the 'Carnival of Books' interview that there was a 'very big gap' after Bilbo, the wizard, and the dwarves reach the eagles' eyrie at the end of Chapter 6: and indeed, there is an apparent change of script from folio 80, after the wizard has told the company of his intention to leave them, and before he introduces them to Medwed (later 'Beorn'). But there is no compelling physical or textual evidence of as large a gap as Tolkien recalled, and indeed one finds small changes in Tolkien's handwriting throughout the Hobbit manuscript, which may mean no more than that the author briefly rested his hand. The next obvious break in the work does not occur until roughly the beginning of Chapter 9, just as the dwarves are captured by the wood-elves: folios 119 and following of the manuscript, for the equivalent of some five chapters, are on a different paper, ruled rather than plain, on which Tolkien now wrote on only one side rather than two.(...)

Pode não ser a verdade absoluta dos fatos (não há como se chegar nisso, de qualquer forma), mas eu diria que é a mais próxima disso, ainda mais se considerarmos que Tolkien era dado a trocar/esquecer datas e se confundir fantasticamente com questões de passagem de tempo de composição no mundo "real" - tanto que a questão de quando O Hobbit foi de fato iniciado é tão nebulosa quanto esta levantada aqui, justamente por causa das informações contraditórias sobre datas fornecidas pelo próprio Tolkien. :lol:
 
Última edição:
(...)Tolkien claimed in the 'Carnival of Books' interview that there was a 'very big gap' after Bilbo, the wizard, and the dwarves reach the eagles' eyrie at the end of Chapter 6: and indeed, there is an apparent change of script from folio 80, after the wizard has told the company of his intention to leave them, and before he introduces them to Medwed (later 'Beorn'). But there is no compelling physical or textual evidence of as large a gap as Tolkien recalled, and indeed one finds small changes in Tolkien's handwriting throughout the Hobbit manuscript, which may mean no more than that the author briefly rested his hand. The next obvious break in the work does not occur until roughly the beginning of Chapter 9, just as the dwarves are captured by the wood-elves: folios 119 e following of the manuscript, for the equivalent of some five chapters, are on a different paper, ruled rather than plain, on which Tolkien now wrote on only one side rather than two.(...)
A única coisa que consegui ler aí foi 'Tolkien' e 'Hobbit'. :gotinha:
 
Como eu sou um cara legal, vou traduzir:

(...)Tolkien afirmou na entrevista do 'Carnival of Books' que houve um 'intervalo muito grande' após Bilbo, o mago e os anões terem chegado ao ninho das águias no final do Capítulo 6: e, de fato, há uma aparente mudança de escrita a partir do fólio 80, após o mago ter contado à companhia sua intenção de deixá-los e antes de apresentá-los a Medwed (posteriormente 'Beorn'). Mas não há evidências físicas ou textuais convincentes de um intervalo tão grande quanto Tolkien lembrava, e de fato se encontram pequenas mudanças na caligrafia de Tolkien no decorrer do manuscrito do Hobbit, que podem significar nada mais do que o autor descansou sua mão por um curto período. A próxima interrupção óbvia na obra não ocorre até aproximadamente o início do Capítulo 9, no momento em que os anões são capturados pelos elfos da floresta: os fólios 119 e seguintes do manuscrito, pelo equivalente de uns cinco capítulos, estão em um papel diferente, pautado em vez de liso, no qual Tolkien escrevera agora em apenas um lado em vez de dois.(...)
 
Mas assim, para Tolkien dizer que um leitor podia descobri, eu imagino que ele estava se referindo a um leitor de normal do seu livro, não de quem tivesse acesso ao seus manuscritos para identificar o tipo da folha ou a letra que ele usou
 
Leia de novo o trecho. Ele disse "futuro pesquisador", não "futuro leitor comum".
Tudo é uma questão de bom entendimento. :mrgreen:
Eu havia pensado num futuro pesquisado aquele cara, como nós que só leu o livro e tenta achar algo em meios as palavras dele.
Mas você está certo. Assim fica mais simples mesmo acreditar que a pesquisa feita por Wayne G. Hammond e Christina Scull está mais perto de ser a correta.

Valeu Reinhard
 
Valeu pela tradução Reinhard/Tilion/Gabriel/etc!
Da próxima vez que estiver com O Hobbit em mãos, vou procurar nesses exatos pontos citados alguma mudança no rítimo dos acontecimentos.
No entanto, muito provavelmente, na tradução deve ser bem mais difícil encontrar algo do tipo do que no original. No entanto, discordar eu não posso, afinal, só vendo mesmo a mudança de caligrafia nos manuscritos pra ter certeza.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo