• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Orcs sabem ler e escrever?

Lord Khamûl

Usuário
Eu procurei um tópico voltado nesse assunto e não encontrei e eu tinho essa curiosidade em saber sobre isso.

Os orcs tinham suas maneiras de se comunicar através de sons e a meu ver, da própria escrita bem como o uso talvez de pinturas e etc.

Mordor tinha seu idioma específico, a lingua do Senhor do Escuro...

Mesmo assim tenho essa dúvida:
Os orcs sabem ler e escrever
 
Re: Ocs sabem ler e escrever?

Caramba, nunca tinha me passado pela cabeça, mas, penso eu que não.

Acho que ele agem mais por instinto acho. Ler e Escrever acho que são habilidades que eles não possuim.

Abraços!
 
Re: Ocs sabem ler e escrever?

Sabem sim... Uma das prioridades de Sauron é a alfabetização de seus servos :lol:

Falando sério, eles devem ter um tipo simples e tosco de escrita, pois, a escrita está ligada a magia negra que eles praticam. Mas, não acredito que sejam todos, e que seja um hábito ficar lendo em uma lareira quentinha e tomando chá.
 
Re: Ocs sabem ler e escrever?

Falando sério, eles devem ter um tipo simples e tosco de escrita, pois, a escrita está ligada a magia negra que eles praticam.
Como assim?
Orcs praticam magia negra? E a magia negra tem a ver com a escrita?

Bem, tenho quase certeza que não tem nenhuma passagem no SdA que diga que um orc tenha deixado escrito algo para outro orc e tudo mais.
No meu ponto de vista eles não escreviam absolutamente nada. E nem se preocupavam com isso.
 
Eu penso que por mais que os orcs sejam toscos, ignorantes, carniceiros e maquiavélicos, senão todos, pelo menos os grão-mestres que são representantes e que prestam contas ao Senhor do Escuro, deveriam possuir algum tipo de comunicação além da língua falada.
Bom, eu penso dessa forma né!
 
orgulho desse meu amigo, viu? :obiggraz:

taí uma coisa que nunca pensei!

como não tenho resposta nem argumentos para isso, acompanharei o tópico! rs
 
Eu penso que por mais que os orcs sejam toscos, ignorantes, carniceiros e maquiavélicos, senão todos, pelo menos os grão-mestres que são representantes e que prestam contas ao Senhor do Escuro, deveriam possuir algum tipo de comunicação além da língua falada.
Bom, eu penso dessa forma né!
Pensa assim.
Para que orcs precisariam escrever?
 
Pensa assim.
Para que orcs precisariam escrever?

É por isso que penso assim.

Existem no SDA e demais obras dois mundos atuantes, um que podemos considerar como "o lado do bem" e um mundo que podemos considerar "o lado do mal" (ou até mesmo o mundo das trevas).
O que desejo apenas explanar (e mesmo assim essa dúvida fica em mente) é que o lado do Senhor das Trevas possui suas formas de comunicação, e Sauron trabahava com as formas de comunicação entre povos diferentes e com os seus súditos. Por isso, eu penso que as formas de comunicação poderiam variar desde a fala e formas de escritas e o próprio Senhor do Escuro, na forjadura do Um Anel em Era passada deixou gravado na Língua de Mordor aquelas frases que já conhecemos e a língua deste reino por sua vez era interpretada por algumas pessoas que a conheciam. Dessa forma, não era uma escrita? Será que somente Sauron sabia ler e escrever? Não havia ningúem mais em Mordor ou Dol Goldur ou Minas Mórgul que sabia ler e escrever. Essa é minha dúvida entendeu? As vezes pode até parecer ridícula esse meu questionamento.
Entretanto se verificarmo por outra vertente, podemos refletir da seguinte maneira:

Para que os homens de Rohan ou Gondor ou os anões das Colinas de Ferro precisariam escrever?

É por isso que digo: que por mais que eles fossem uma pura insgnificância para o mundo do bem, os orcs possuíam formas de comunicação que podem de certo modor haver variações desde a língua em si falada como em outras formas.
 
Re: Ocs sabem ler e escrever?

Como assim?
Orcs praticam magia negra? E a magia negra tem a ver com a escrita?

Bem, tenho quase certeza que não tem nenhuma passagem no SdA que diga que um orc tenha deixado escrito algo para outro orc e tudo mais.
No meu ponto de vista eles não escreviam absolutamente nada. E nem se preocupavam com isso.

Runas servem como links para a magia. Tipo assim, a Ferroada fica com a lâmina azul, não por causa do metal, mas por causa das runas colocadas nela. Logo, a magia tem haver com a escrita.

E acho que estou meio que viajando sobre os orcs praticarem magia negra. É que estava pensando no jogo The Third Age, onde eles invocam magia usando runas. Viagem minha.

Vou dar uma pesquisada, mas, caso eles usem magia, provavel será usando runas rústicas.

Mas, se eles não lêem, onde aprenderam a palavra Menu? :lol:
 
Concordo com o Slicer...

Na minha opnião os Orcs eram como foram os homens primitivos na nossa história de evolução.
Sabiam se comunicar, tinham idiomas (rústicos) próprios.
Mas não desenvolveram habilidade de escrita ou outra forma gráfica de comunicação.
As línguas usadas por eles e suas diversas modificações eram rudes e mal elaboradas.

Mas veja bem, isso a gente viu lendo os livros e teoricamente quem escreveu os livros?
Os elfos, homens, hobbits e anões.
No caso de O senhor dos anéis, Frodo e em O Hobbit seu tio Bilbo narrou as aventuras.
Ou seja, quem contou a história foi quem venceu.

E assim como na nossa realidade, quem faz a história, quem conta a história é quem fica, quem vence.
Talvez os Orcs não fossem tão asqueirosos, nem tão imbecilóides...
Se eles tivessem contado a história talvez os papéis pudessem ser invertidos...
Mas enfim, prefiro acreditar que eles eram os nojentos, malvados, pobres de espírito e tudo mais de ruim hehehe
 
Runas servem como links para a magia. Tipo assim, a Ferroada fica com a lâmina azul, não por causa do metal, mas por causa das runas colocadas nela. Logo, a magia tem haver com a escrita.

E acho que estou meio que viajando sobre os orcs praticarem magia negra. É que estava pensando no jogo The Third Age, onde eles invocam magia usando runas. Viagem minha.

Vou dar uma pesquisada, mas, caso eles usem magia, provavel será usando runas rústicas.

Mas, se eles não lêem, onde aprenderam a palavra Menu? :lol:
Bem vamos lá,

Primeiro esqueça tudo o que vc viu em jogos RPG e etc. Isso não se norteia para falarmos sobre a Obra. Até porque Tolkien não jogava esses joguinhos. :lol:

Ferroada não ficava azul porque existiam runas nelas muito menos pelo metal. O que ela tinha era o poder subcriativo posto pela pessoa que a forjou. As runas eram palavras de poder e ornamentos. Imagino eu mais para, como Frodo, identificar uma lamina elfica (até para já afastar mãos de orcs).


Para que os homens de Rohan ou Gondor ou os anões das Colinas de Ferro precisariam escrever?
Sabia que você falaria isso. :lol:
Eles precisavam da leitura e escrita porque estavam montando uma sociedade.
Então precisavam, por exemplo, escrever livros sobre os anos passados, árvores genealógicas, etc..
Os orcs não. Eles eram apenas armas na mão de Sauron para um propósito. Tanto que não possuíam cidades tão pouco conseguiam viver em bando por muito tempo. Eles precisavam apenas de uma comunicação e não de variações dela.
Claro que existia a língua negra e bem provável que Sauron, Boca de Sauron, Os Nazgûl e afins sabiam ou conheciam a língua a ponto de escrever.
 
Eles precisavam da leitura e escrita porque estavam montando uma sociedade.
Então precisavam, por exemplo, escrever livros sobre os anos passados, árvores genealógicas, etc..
Os orcs não. Eles eram apenas armas na mão de Sauron para um propósito. Tanto que não possuíam cidades tão pouco conseguiam viver em bando por muito tempo. Eles precisavam apenas de uma comunicação e não de variações dela.
Claro que existia a língua negra e bem provável que Sauron, Boca de Sauron, Os Nazgûl e afins sabiam ou conheciam a língua a ponto de escrever.

Concordo com o Menegroth se não fossem seus mestres os orcs não viveriam unidos por muito tempo e não evoluiriam sua sociedade a ponto de desemvolverem uma forma de escrita.

e eu não consigo imaginar Sauron dando uma de professor e ensinando eles a escrever.
 
Bem vamos lá,

Primeiro esqueça tudo o que vc viu em jogos RPG e etc. Isso não se norteia para falarmos sobre a Obra. Até porque Tolkien não jogava esses joguinhos. :lol:

Ferroada não ficava azul porque existiam runas nelas muito menos pelo metal. O que ela tinha era o poder subcriativo posto pela pessoa que a forjou. As runas eram palavras de poder e ornamentos. Imagino eu mais para, como Frodo, identificar uma lamina elfica (até para já afastar mãos de orcs).



Sabia que você falaria isso. :lol:
Eles precisavam da leitura e escrita porque estavam montando uma sociedade.
Então precisavam, por exemplo, escrever livros sobre os anos passados, árvores genealógicas, etc..
Os orcs não. Eles eram apenas armas na mão de Sauron para um propósito. Tanto que não possuíam cidades tão pouco conseguiam viver em bando por muito tempo. Eles precisavam apenas de uma comunicação e não de variações dela.
Claro que existia a língua negra e bem provável que Sauron, Boca de Sauron, Os Nazgûl e afins sabiam ou conheciam a língua a ponto de escrever.

E você sabia que eu sabia que você diria: "Sabia que você falaria isso" :yep::guerra:

Eu acho que deveria ter colocado um outro título para o tópico: " Quem dos súditos de Sauron sabiam ler e escrever".

Esses afins (na minha concepção) poderiam ser tanto homens do leste (easterlings) como sulistas e alguns orcs dentro de uma hierarquia pré-estabelecida pela política de Mordor.
Um exemplo: O General da infantaria de Minas Mórgul: Gothmog, um exemplo de hierarquia vinculada a responsabilidade e prestação de contas ao Rei Bruxo que por sua vez remetia a Sauron. Esta responsabilidade está vinculada a um maior grau de informação e conhecimento associado a comunicação tanto em escrita como pela fala, e desenhos e etc.
 
Pois é, eu creio que comunicação por fala eles possuiam sim, mas daí para falar não sei não acho que não, porém como foi dito talvez os líderes digamos assim poderiam ter aprendido a escrever até para uma melhor organização do exército para com os seus superiores como os 9 nazghuls e boca de saurom.
 
Concordo com o Menegroth se não fossem seus mestres os orcs não viveriam unidos por muito tempo e não evoluiriam sua sociedade a ponto de desemvolverem uma forma de escrita.

e eu não consigo imaginar Sauron dando uma de professor e ensinando eles a escrever.


Mas esse não é objeto de discussão!

Claro que Sauron, ou Boca de Sauron ou os Nazgul ou até mesmo os sulistas e orientais não ia dar uma de professor. Seria até gozado a cena!

Já imaginou Glaurung, os orcs numa sala de aula aprendendo literatura, educação religiosa e etc? (Risos)kkkkkkkkkkkkkk:lol:
 
Já imaginou Glaurung, os orcs numa sala de aula aprendendo literatura, educação religiosa e etc?
:ahn?:

É... qto à pergunta do tópico, Orcs não deviam mesmo ler ou escrever.
Se guiavam só pelos instintos.

Mas já os orientais e os sulistas viviam em sociedade, não tão desenvolvidas qto as dos povos livres da Terra-Média. Mas deveriam sim conseguir se comunicar graficamente...
 
Bem, tenho quase certeza que não tem nenhuma passagem no SdA que diga que um orc tenha deixado escrito algo para outro orc e tudo mais.
No meu ponto de vista eles não escreviam absolutamente nada. E nem se preocupavam com isso.
No Apêndice A ou B de SdA, no trecho que conta a História dos Anões (o povo de Durin) é dito que um anão já idoso entra em Moria e, quando seu filho vai resgatá-lo, o corpo do velho é arremessado pra fora com uma runa marcada na fronte. E o orc que surge no Portão Leste de Moria diz o significado da runa e tal.

Eu li os Apêndices há pouco tempo, mas não me lembro muita coisa, minha cabeça anda muito fraca. E estou sem o livro aqui em Sampa, então alguém poderia dar uma averiguada pra mim?!

Já quanto à Magia Negra... realmente, orcs não praticava magia nenhuma e nem tinham poder subcriativo.
 
Re: Ocs sabem ler e escrever?

Como assim?
Orcs praticam magia negra? E a magia negra tem a ver com a escrita?

Bem, tenho quase certeza que não tem nenhuma passagem no SdA que diga que um orc tenha deixado escrito algo para outro orc e tudo mais.
No meu ponto de vista eles não escreviam absolutamente nada. E nem se preocupavam com isso.


Humm. Não concordo não, os Orcs eram trabalhadores braçais sim, mas pensemos nas maquinas de cerco que eles se utilizavam, isso requer um pouco de perícia, até mesmo na montagem e nos encaixes, imaginem montar uma Trebuchet sem as instruções deve ser algo realmente ruim, acho q eles deviam ter algum tipo de escrita propria que deveria mesclar parte da lingua geral com o que era falado em Mordor, alguma coisa rude e tosca que fosse feia de olhar, Lembro de uma passagem onde Frodo e Sam estavam entrando em Ithilien e encontravam a estatua do rei sem cabeça e na base da estátua estavam garranchos, runas rudes provavelmente feita por Orcs.

Ao meu ver os orcs escreviam sim, mas não eram capazes de deixar uma literatura ou cultura pois sua principal função não era ser versado em artes e sim ser bestas de guerra, portanto eles devem ter escrito coisas como ordens a subalternos, mas nunca textos sobre como era lindo arrancar cabeças pela manhã e criar poesia disso.

Abraços.

Zé Alicio.
 
Concordo com o Slicer...

Na minha opnião os Orcs eram como foram os homens primitivos na nossa história de evolução.
Sabiam se comunicar, tinham idiomas (rústicos) próprios.
Mas não desenvolveram habilidade de escrita ou outra forma gráfica de comunicação.
As línguas usadas por eles e suas diversas modificações eram rudes e mal elaboradas.

Mas veja bem, isso a gente viu lendo os livros e teoricamente quem escreveu os livros?
Os elfos, homens, hobbits e anões.
No caso de O senhor dos anéis, Frodo e em O Hobbit seu tio Bilbo narrou as aventuras.
Ou seja, quem contou a história foi quem venceu.

E assim como na nossa realidade, quem faz a história, quem conta a história é quem fica, quem vence.
Talvez os Orcs não fossem tão asqueirosos, nem tão imbecilóides...
Se eles tivessem contado a história talvez os papéis pudessem ser invertidos...
Mas enfim, prefiro acreditar que eles eram os nojentos, malvados, pobres de espírito e tudo mais de ruim hehehe

Concordo com muito do que foi dito aqui. Mas acho que fica claro que os orcs são a 'bucha de canhão' de Sauron. A infantaria..aqueles que primeiro vão lutar e são feitos apenas para isso.
Além deles o Senhor do Escuro tinha muitos servos que se comunicavam com ele, como os Nazgul e os homens que o serviam. Talvez a comunicação dele com os orcs passasse por essas criaturas de hierarquia superior.
Consigo conceber orcs criando uma linguagem rustica pra se comunicarem, mas eles eram no fundo soldados. Duvido muito que qualquer um deles soubesse escrever ou ler. Mesmo os grão-mestres. Esses deviam ser escolhidos por suas habilidades de luta e força. E não por serem mais inteligentes que os outros.
Como todos os orcs..eles eram feitos pra lutar e sua vida era cumprir ordens. Sauron não faz o tipo de senhor, pelo menos pra mim, que preza pela instrução de seus vassalos. Acho que pra ele, qnto menos eles soubessem melhor. Desde que lutassem por ele, a coisa funcionava.
É um domínio pela força e por recompensas bem materiais...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo