Depende de muitos fatores. Qualidade de controle do mestre. Qualidade e post´s frequêntes dos jogadores, estabilidade do fórum, etc.
Sim.
Eu jogo RPG online desde julho de 2006. Só que sempre joguei by forum, e apenas 1 sessão de real-time (usando o IRPG, eu acho), então o que eu disser vale para o by forum.
Pra começo de conversa, a pessoa que mestrar precisa ter uma aventura sólida e preparada para imprevistos - como uma normal. Ele precisa pensar nos vários rumos que ela pode tomar, pois jogador sempre gosta de fazer as coisas da forma mais difícil e impressionante. Precisa ter uma retórica e clareza ao escrever muito boas, para não deixar dúvidas nos jogadores - afinal, não há como os 2 conversarem juntos cara-a-cara; não há tonalidade de voz, gesticulação.
Por parte dos jogadores, também são necessárias retórica e clareza escrita de bom nível, além de muita imaginação pois, como foi dito acima, não há tonalidade nem gesticulação em jogos online - ou você deixa bem claro no post o que quer fazer/falar ou o mestre/outros jogadores não pode captar suas reais intenções e objetivos.
Por parte de todos, português correto é FUNDAMENTAL. Deixe-me dizer novamente,
FUNDAMENTAL. Ninguém aguenta gente escrevendo errado, faltando palavra, internetês, etc. Ninguém é perfeito, então deslizes podem ocorrer e são perdoáveis. Aproveitem que existe o botão "prever" e cliquem nele primeiro, antes de enviar o post. Veja como ele sairá e revise-o, corringindo quaisquer erros - não só de linguagem, mas uma figura que não saiu, link errado, e talz. Depois de enviar, reveja=o para ter certeza que não mudou de idéia sobre algo que escreveu.
Uma das vantagens de um jogo by fórum é a possibilidade de alterar ações ou interpretaçãoes antes do mestre postar novamente. Fique atento ao limite que ele geralmente impõe - 1, 2 ou 3 dias é o mais comum - e reveja regras, história do mundo e do seu personagem para corrigir quaisquer desvios grossos.
Outra vantagem é a liberdade de horário. Só posso postar de noite e o mestre de manhã? Não tem problema, é só entrar em mesas que o limite entre-post do mestre caiba na sua agenda.
O 2° ponto mais importante de uma mesa by forum é o comprometimento dos participantes. Uma história chata, participantes ausentes e/ou irresponsáveis, mudança brusca de estilo de vida, imprevistos de grande porte - tudo isso pode causar o fim de uma campanha. É dever do mestre atentar-se aos rumos e ações pelos quais a história está passando e adequá-la para manter os jogadores interessados no jogo, assim como estes devem agir com respeito e atenção no jogo para não fuder o grupo todo.
Essa mesa que eu comecei em 2006 e foi até dezembro aquele ano era de FR. Como o mestre trabalhava de 2ª à 6ª de tarde e os jogadores tinham justamente esse horário vago, todo dia era uma enxurrada de posts. A história andava muito de um dia pro outro, e usando o msn para off-topic, era como uma sessão altamente agradável todo dia. Infelizmente o fórum deu pau e quando voltou, meses depois, o mestre tinha trocado de emprego, impossibilitando a continuação da mesa (uma pena mesmo, a mesa era muito boa).
Quais os motivos do sucesso da mesa (afinal, para uma mesa online durar 6 meses e ainda ter mais fôlego, é muito)? O particular caso de um mestre veterano (com quase 20 anos de jogatina. Isso não deve de forma alguma intimidar os novatos, tudo que não faz mal deve ser experimentado), jogadores interessados no cenário e com personagens bem construídos (o mestre exigiu BGs sérios, e eu ainda comecei a mudar coisas para deixá-lo melhor quando o tal fórum deu pau), comandos para rolagem de dados (o /rollv daqui é escelente neste quesito, já que mesmo editando o post a rolada não muda), fórum leve.
A 3ª maior vantagem é ter tudo guardado para conferência posterior. Nada mais de "o que vocês fizeram mesmo na sessão passada?". Esqueceu de algo da campanha? Volte algumas páginas (ou tópicos) e leia novamente.
As desvantagens de mesa by forum são a falta de contato humano, impossibilidade total de interpretação com tonalidade e gesticulação na frente dos outros, possível desinteresse dos participantes e reveses grandes na vida deles. Para abrir uma mesa by forum, exige-se respeito, comprometimento e programação (inclusive da vida real). Nada garante que a mesa passe de 3 meses, mas o que a impede de ir além?
Talvez esqueci de comentar algo, mas a comunidade daqui é composta por jogadores e mestres experientes que cobrirão minha memória de esquilo.