• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG pela internet. Quem já jogou? Funciona?

na próxima edição de d&d vai ter suporte do próprio d&d pra jogar online, só pra relembrar!

Mas eu acredito que esse suporte on-line vai ficar só pra parte de livros mesmo (você compra um livro e pega conteúdo extra no site).

Porque a parte de jogo é quase que exclusivamente pra dungeon crawling, o que é uma aplicação extremamente limitada. Acho que nunca na minha vida joguei uma campanha de RPG que fosse assim.

Vocês vão me falar que tem americano maluco que gosta disso, mas já se foi o tempo em que era a maioria.

Tenho certeza que em alguns anos vamos olhar pra trás nisso e ver que o D&D continua um RPG de mesa e que fazer dungeon pela internet é tosco.
 
O loco, como será isso?

Como se fosse um coneferência virtual entre os jogadores, com suporte de voz e uma mesa de rpg virtual, com miniaturas, dados e fichas.
O objetivo não é substituir o rpg na mesa de verdade, e sim criar mais uma opção pros jogadores, principalmente pra quem não tem grupo ou que esteja longe do antigo grupo.
Acho que será uma ótima pedida e vai funcionar muito bem. Se sexo as pessoas ja fazem virtualmente, não vejo porque jogar RPG não funcionaria. ;)
 
Vai ser que nem os programas disponíveis hoje, só que com mais interatividade online... Se você tiver um certo livro, pode baixar as informações daquele livro para fazer o personagem, por exemplo. Além disso vai ter como fazer o visual do personagem, fazer mapas, rolar dados, e se mover por uma matriz de combate - além do chat e do VoIP. Bem familiar para quem usa programas como Fantasy Grounds, MapTool, DiceTool, iRPG, entre outros, só que vai ser melhor (esperamos). Se não for pago (ou se ao menos for comprável -e não assinável - por um preço razoável), pode ser muito útil.
 
Muito bom, que saia logo então!
Gostei bastante do Fantasy Grounds, mas com certeza o sistema pode ser melhorado, acredito que o suporte a VoIP é essêncial, uma parceria com o Skype seria legal, tipo um add-on!
Pra mim seria ótimo, eu não tenho grupo pra jogar, e não curto PBF acho muito parado.
 
num funfa naum ! simples num da pra matar uma pessoa na porrada na hora que ela da OP

fumei erva do condado hoje muito cuidado comigo!
 
Bem, de RPG online só joguei (estou jogando na verdade) aqui pelo fórum mesmo, e é beeem diferente do de mesa, mas enfim funciona se vc tiver paciência.
 
Melhor que o Skype, que é bem pesado, é o TS (Team Speak). Como foi feito para usar junto com jogos online, dá bem menos lag. E é bem menos provável que alguém "caia" (quando a gente jogava com Skype, toda hora alguém caía).
 
Galera ninguém aqui conhece o IRPG??? É um sever online adaptado para rolagens de todos os tipos de dados não tem lag, o único problema é achar um grupo sério entrem e façam suas contas, é necessário baixar o servidor, se quizerem ajuda ou grupo me avisem sou mestre experiente no sever XD~...

Já ia esquecendo o cite é: www.rpgonline.com.br
 
Depende de muitos fatores. Qualidade de controle do mestre. Qualidade e post´s frequêntes dos jogadores, estabilidade do fórum, etc.

Criei um sistema a mais de sete anos de como mestrar por fórum, é um sistema bem próprio mas bem parecido com os normais. Para te ajudar se estiver interessado em mestrar algum jogo te aconselho a usar a regra de um post por dia. É bem simples, você posta e os players tem 24 horas para postar até você postar novamente. Caso algum não poste leva Time Out e recebe uma punição aleatória que pode ser na maioria ruim, ou neutra. Os players sérios não vão querer arriscar, ainda mais em alguma parte complicada como batalhas. Há a excessão quando estão todos os personagens online, aí você pode fazer vários turnos até que um deles saia.

Tente também não fazer um grupo muito grande ou você acaba enlouquecendo. Poucos mestres conseguem mestrar para muitos players ao mesmo tempo no by fórum e eu não sou um deles. O meu número chave é 4.

O Labirinto e a Saga dos Planos que eu escrevo aqui é baseado no primeiro RPG by fórum que criei com este sistema a uns 7 anos atrás, agora que eu estou transformando em livro e corrigindo falhas na história e algumas ações de players. Tenha em Mente que é mesmo um jogo demorado, o Labirinto original teve três partes e levou três anos e meio para terminar.

Boa Sorte

By Raphael S
 
Depende de muitos fatores. Qualidade de controle do mestre. Qualidade e post´s frequêntes dos jogadores, estabilidade do fórum, etc.

Sim.

Eu jogo RPG online desde julho de 2006. Só que sempre joguei by forum, e apenas 1 sessão de real-time (usando o IRPG, eu acho), então o que eu disser vale para o by forum.


Pra começo de conversa, a pessoa que mestrar precisa ter uma aventura sólida e preparada para imprevistos - como uma normal. Ele precisa pensar nos vários rumos que ela pode tomar, pois jogador sempre gosta de fazer as coisas da forma mais difícil e impressionante. Precisa ter uma retórica e clareza ao escrever muito boas, para não deixar dúvidas nos jogadores - afinal, não há como os 2 conversarem juntos cara-a-cara; não há tonalidade de voz, gesticulação.

Por parte dos jogadores, também são necessárias retórica e clareza escrita de bom nível, além de muita imaginação pois, como foi dito acima, não há tonalidade nem gesticulação em jogos online - ou você deixa bem claro no post o que quer fazer/falar ou o mestre/outros jogadores não pode captar suas reais intenções e objetivos.

Por parte de todos, português correto é FUNDAMENTAL. Deixe-me dizer novamente, FUNDAMENTAL. Ninguém aguenta gente escrevendo errado, faltando palavra, internetês, etc. Ninguém é perfeito, então deslizes podem ocorrer e são perdoáveis. Aproveitem que existe o botão "prever" e cliquem nele primeiro, antes de enviar o post. Veja como ele sairá e revise-o, corringindo quaisquer erros - não só de linguagem, mas uma figura que não saiu, link errado, e talz. Depois de enviar, reveja=o para ter certeza que não mudou de idéia sobre algo que escreveu.

Uma das vantagens de um jogo by fórum é a possibilidade de alterar ações ou interpretaçãoes antes do mestre postar novamente. Fique atento ao limite que ele geralmente impõe - 1, 2 ou 3 dias é o mais comum - e reveja regras, história do mundo e do seu personagem para corrigir quaisquer desvios grossos.

Outra vantagem é a liberdade de horário. Só posso postar de noite e o mestre de manhã? Não tem problema, é só entrar em mesas que o limite entre-post do mestre caiba na sua agenda.

O 2° ponto mais importante de uma mesa by forum é o comprometimento dos participantes. Uma história chata, participantes ausentes e/ou irresponsáveis, mudança brusca de estilo de vida, imprevistos de grande porte - tudo isso pode causar o fim de uma campanha. É dever do mestre atentar-se aos rumos e ações pelos quais a história está passando e adequá-la para manter os jogadores interessados no jogo, assim como estes devem agir com respeito e atenção no jogo para não fuder o grupo todo.

Essa mesa que eu comecei em 2006 e foi até dezembro aquele ano era de FR. Como o mestre trabalhava de 2ª à 6ª de tarde e os jogadores tinham justamente esse horário vago, todo dia era uma enxurrada de posts. A história andava muito de um dia pro outro, e usando o msn para off-topic, era como uma sessão altamente agradável todo dia. Infelizmente o fórum deu pau e quando voltou, meses depois, o mestre tinha trocado de emprego, impossibilitando a continuação da mesa (uma pena mesmo, a mesa era muito boa).

Quais os motivos do sucesso da mesa (afinal, para uma mesa online durar 6 meses e ainda ter mais fôlego, é muito)? O particular caso de um mestre veterano (com quase 20 anos de jogatina. Isso não deve de forma alguma intimidar os novatos, tudo que não faz mal deve ser experimentado), jogadores interessados no cenário e com personagens bem construídos (o mestre exigiu BGs sérios, e eu ainda comecei a mudar coisas para deixá-lo melhor quando o tal fórum deu pau), comandos para rolagem de dados (o /rollv daqui é escelente neste quesito, já que mesmo editando o post a rolada não muda), fórum leve.

A 3ª maior vantagem é ter tudo guardado para conferência posterior. Nada mais de "o que vocês fizeram mesmo na sessão passada?". Esqueceu de algo da campanha? Volte algumas páginas (ou tópicos) e leia novamente.


As desvantagens de mesa by forum são a falta de contato humano, impossibilidade total de interpretação com tonalidade e gesticulação na frente dos outros, possível desinteresse dos participantes e reveses grandes na vida deles. Para abrir uma mesa by forum, exige-se respeito, comprometimento e programação (inclusive da vida real). Nada garante que a mesa passe de 3 meses, mas o que a impede de ir além?

Talvez esqueci de comentar algo, mas a comunidade daqui é composta por jogadores e mestres experientes que cobrirão minha memória de esquilo.
 
Gente eu tenho uma dibvida, comecei a mestrar um jogo de RPg na Nossi, por experiência, mas tenho dificuldades para montar um combate equilibrado, as vezes fica facil demais, dificil demais e tals, tentei ler o livro do mestre sobre combate equilibrado, dificil e tals, mas não entendi bem essa coisa de ND soma dicvide faz com os jogaodores e soma e divide, até por que, 2 ou 20 personagens de nivel 1 se for tirar a media da um, porem eles derrotariam uma batalha de nivel 1, 2, 3 ou até mais sem muitos problemas, como consigo essa media ai que não entendi pra equlibrar?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo