• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra-média!!!

Lord Khamûl

Usuário
Após os cálculos verificou-se que a Terra Média possui uma área de 6.347.200 km<SUP>2 </SUP>atingindo proporções semicontinentais e para os povos que a habitavam sua extensão era bastante considerável, muito grande para os padrões das sociedades, até porque os meios de locomoção eram rústicos baseado praticamente nos cavalos e pôneis, carroças.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
<o:p></o:p>
A Terra Média é muito maior do que vários maiores paises do mundo como:<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
  • Arábia Saudita 2.153.168;<o:p></o:p>
  • Argélia 2.381.741;<o:p></o:p>
  • Argentina 2.780.092;<o:p></o:p>
  • Cazaquistão 2.717.300;<o:p></o:p>
  • Índia 3.287.782;<o:p></o:p>
  • Republica Democrática do Congo 2.344.885;<o:p></o:p>
  • Sudão 2.505.813<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Podemos compará-la a outros países de maiores extensões como a Austrália que possui exatamente 7.682.300 km2 (desconsiderando a Oceania como num todo). A diferença é de 1.335.100 km<SUP>2</SUP>.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Comparando com o Brasil (8.514.205km<SUP>2</SUP>) a diferença é de 2.167.005 km<SUP>2</SUP>.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Comparando com a Europa que possui uma área de 10.360.000 km<SUP>2</SUP> a diferença é de<o:p></o:p>
4.012.800 km<SUP>2</SUP>.<o:p></o:p>
Uma observação com relação à Europa: a Federação Russa (que tem parte do seu território nos dois continentes – Europa / Rússia) está incluída na Europa e a Turquia (que se encontra na mesma situação), na Ásia.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Apenas para fins de informações adicionais:<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
São necessários 39.670 Principados de Liechtenstein (160 km<SUP>2</SUP>) para dar o tamanho da Terra Media.<o:p></o:p>
Também são necessários para dar o tamanho da Terra Média:<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
§ 20.149 Maltas;<o:p></o:p>
§ 246,8 Macedônias;<o:p></o:p>
§ 306,6 Estados de Israel.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
§ O Mar interno de Núrnen possui 16.00 km<SUP>2</SUP> correspondendo a 0,25% da T.M. Por sua vez, este mar corresponde a 3,58% do território de Mordor.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
§ Mordor (448.000 km<SUP>2</SUP>) por sua vez, corresponde a 7,1% de toda a Terra Média.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
§ O Mar interno de Rhûn possui 45.600 km<SUP>2 </SUP>correspondendo a 0,72% da T.M.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
§ A Floresta de Rhûn com seus 22.400 km<SUP>2</SUP> corresponde a 0,35% da T.M.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
§ Mirkwood com seus 165.600 km<SUP>2</SUP> corresponde a 2,6% da T.M.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
§ A Floresta de Fangorn com seus 21.600 km<SUP>2</SUP> representa 0,34% da T.M.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
§ Ered Luin do Norte com seus 6.800 km<SUP>2</SUP> representa 0,11 da T.M.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
§ Ered Luin do Sul com seus 9.200 km<SUP>2</SUP> representa 0,14% da T.M.<o:p></o:p>


Realmente era um grande continente. Assim que puder faço o cálculo de Beleriand e depois a comparação com a T.M

Segue anexo um exemplo de cálculo e de procedimento para determinacao das áreas.

exemplo de calculo.jpg

Ver anexo Calculo Tamanho Terra Média.doc
 
Última edição:
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Muito bacana...
Pensando assim, dá pra fazer um mapa, com as mesmas proporções dos mapas atuais...

Mas quais foram os valores inciais utilizados?
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Existe uma escala no mapa do livro.
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Bem legal...


Parabéns pela pesquisa...

O engraçado é que eu imaginava que a TM talvez fosse até um pouco maior, mas de certa forma ela é muito grande sim, nosso mundo que "encolheu" com globalização e revolução nos meios de transporte.
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Bem legal...


nosso mundo que "encolheu" com globalização e revolução nos meios de transporte.

realmente, acho esse o motivo, de pensarmos q ela fosse bem maior,
é pelo fato, de achar nosso mundo relativamente pekeno pois pelo nosso padrã de vida, da pra ir de Ribeirao preto a sao paulo, 314KM..em 3 hrs, ow ateh menos, se for de aviao

agaora se fosse com cavalo, etc, realmente demoraria, e teriamus uma ideia

e valeu pela informação, tom com os mapas da terra media, q eu comprei, q era pra imformação sobre rpg, com issu vai ser melhor pra mim olhar os mapas..^^
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

8-O Caramba a TM é tudo isso esntão?Agora tá explicada a necessidade do Gandalf de usar meios de transporte "alternativos" (A águia e o Scadufax), imagina o quanto ele tem de caminhar de um reino pra outro, é osso.
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Eu achava que a TM era maior. Não esperava que ela fosse menor do que o Brasil. Mas, de qualquer forma, eu não tinha a menor noção do tamanho dela. Mais um ótimo trabalho do Belfalas! Essas comparações que você faz são ótimas! Elas ajudam a ter uma noção do tamanho para pessoas sem noção como eu. Eu não tenho idéia de qual tamanho de uma sala de 48 m2, olha se eu conseguiria imaginar um semicontinente com 6.347.200 km2!

Belo trabalho, Belfalas!
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Eu achava que a TM era maior. Não esperava que ela fosse menor do que o Brasil. Mas, de qualquer forma, eu não tinha a menor noção do tamanho dela. Mais um ótimo trabalho do Belfalas! Essas comparações que você faz são ótimas! Elas ajudam a ter uma noção do tamanho para pessoas sem noção como eu. Eu não tenho idéia de qual tamanho de uma sala de 48 m2, olha se eu conseguiria imaginar um semicontinente com 6.347.200 km2!

Belo trabalho, Belfalas!


Primeiramente Lew Morias muito obrigado!

Olha, na verdade eu achei até muito grande, não esperava que fosse tão grande assim, mas é. A Terra Média tem quase o tamanho da Oceania e caso Beleriand estivesse emersa com certeza iria ser bem maior toda a extensão continental.

Quando eu tiver tempo e paciência farei o cálculo de Beleriand como tinha dito na minha primeira fala deste tópico.

Mas faço mais ou menos uma idéia de Beleriand, deve ter entre 3,7 a 4,0 milhões de quilômetros quadrados, não mais que isso.
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Belfalas, eu denovo aqui, te parabenizando por mais um ótimo trabalho com calculos e mapas, no qual, você é ótimo. Meus Sinceros Parabéns.

Mas, em relação ao tamanho da Terra Média, eu como sou extremamente exagerado, pensava que ela fosse BEM maior. Mas, como disse o Lew, isso ajuda a pessoas sem noção a terem noção.
A TM, vista de seus meio de transportes, está de bom tamanho. Cavalgar meses para chegar aos lugares, embaixo de chuva, sol, frio e calor devia ser extremamente cansativo para eles. Gandalf tinha que dar um jeito de viajar mais rápido e sempre conseguiu. Na verdade, na TM meio de transportes alternativos eram necessários para urgencias.
Agora já não temos a noças que existia naquela época de distancia, tudo está tão fácil e rápido, que podemos estar do outro lado do mundo em 1 dia, o nosso mundo "encolheu" (viva o Tarik :D) de tanta modernização nos transportes. Só falta o "teleportar" mesmo.

Novamente, Parabéns Belfalas_77 por mais um ótimo trabalho você já ganhou um fã!

Abraços! =D
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Belfalas, eu denovo aqui, te parabenizando por mais um ótimo trabalho com calculos e mapas, no qual, você é ótimo. Meus Sinceros Parabéns.

Mas, em relação ao tamanho da Terra Média, eu como sou extremamente exagerado, pensava que ela fosse BEM maior. Mas, como disse o Lew, isso ajuda a pessoas sem noção a terem noção.
A TM, vista de seus meio de transportes, está de bom tamanho. Cavalgar meses para chegar aos lugares, embaixo de chuva, sol, frio e calor devia ser extremamente cansativo para eles. Gandalf tinha que dar um jeito de viajar mais rápido e sempre conseguiu. Na verdade, na TM meio de transportes alternativos eram necessários para urgencias.
Agora já não temos a noças que existia naquela época de distancia, tudo está tão fácil e rápido, que podemos estar do outro lado do mundo em 1 dia, o nosso mundo "encolheu" (viva o Tarik :D) de tanta modernização nos transportes. Só falta o "teleportar" mesmo.

Novamente, Parabéns Belfalas_77 por mais um ótimo trabalho você já ganhou um fã!

Abraços! =D


Nossa !!!! Tá de bom tamanho mesmo pra eles. Já pensou uma Terra Média do tamanho do continente da África ou da América do Sul?

A vila dos Hobbits estaria na Colombia e Mordor na divisa do Brasil com Paraguai e Uruguai, levariam bem mais que um ano para chegarem aos extremos.
Mais uma vez amigo muito obrigado mesmo. Eu gosto é de estudar e na medida do possivel trazer mais informações para vocês, aquelas informações que talvez todos nós não imaginaríamos que existisse e tal.

Um abração!
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Ué, mas o Gabriel Souza, nesse tópico, chega numa conclusão oposta:

Gabriel Souza disse:
Por exemplo:
- O palco onde se desenrolam todos os eventos da Seguda Era e da Terceira Era nos contos de Tolkien tem uma área de mais ou menos 4,2 milhões de quilômetros quadrados. Das terrras que aparecem no mapa, não estou contando apenas as regiões ao sul do Harnen e nem os Ermos do Norte (ou territórios ao norte de Carn Dûm).
Agora, 4 milhões e pouco de km² é apenas metade da área territorial do Brasil ou cerca de 40% do tamanho do continente europeu.
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Mas, isso só no noroeste da TM, certo? Na TE, certo?

Pois, não temos o tamanho de Harad, Rhûn e terras mais a leste ainda, que foram navegadas pelso Dunedain, na SE.
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Nossa legal isso!

Se o Brasil é só um pouco maior que a TM o que seria Mordor? do tamanho de Minas Gerais?
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Realmente está de Parabéns Belfalas por todos os cáuculos feitos e por isso vai ganhar karma XD.
 
Re: Vejam Só o Tamanho Aproximado da Terra Média!!!

Parabéns pelo trabalho, está super legal! (imaginava ela menor... Tipo Europa Ocidental)
 
Eu pensava que ela fosse maior, bem maior...Mas mesmo assim valeu o trabalho de pesquisa belfalas, ficou relamente bom!!
 
A gente geralmente pensa que a Terra-média é enorme, né? Algo como o tamanho da Ásia. Mas é isso aí mesmo, pegando a escala: mais ou menos a Austrália. Belo trabalho, Belfalas!
 
Belfalas, parabéns pelo ótimo trabalho!
certa vez eu tentei mais ou menos calcular a escala da TM apresentada nos mapas do livro SDA, e com alguns calculos cheguei a conclusão d q 1cm em nossa medida corresponde a 160km do mapa, estou certa? Pois a escala apresentada no mapa do livro não condiz com as unidads d uma régua normal xD

Mais uma vez, parabéns pelo ótimo trabalho!
=]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo