Arcanjo[SK]
Spartan Supersoldier
Paradigma: pa.ra.dig.ma - sm (gr parádeigma) 1 Modelo, padrão, protótipo.
Paradigma. Temos diversos paradigmas em nossa sociedade, isso é normal, e não nenhuma novidade. O tempo passa, alguns paradigmas caem, novos surgem, faz parte da vida. Vivemos sob vários paradigmas e isso não é necessariamente ruim.
Qualquer que seja o motivo, algumas vezes paro e penso: Pq precisa ser assim? Consigo entender como alguns paradigmas surgem e o porquê deles existirem, tudo bem, mas, pq não podemos ter algo diferente?
As vezes estamos tão imersos em nossa cultura, história, paradigmas que quando nos deparamos com algum diferente achamos aquilo rídiculo, sem sentido, absurdo, hilariante, etc. Pode ser algo simples: "Homens usam calças, mulheres usam saias". A simples idéia de algo diferente disso, da quebra desse paradigma, a primeira vista, é rídiculo, e parte de mim, concorda. Estamos acostumado de um jeito e ao invertermos as coisas, mtos riram ao imaginar (eu incluso).
Indo direto ao ponto: assim como a sociedade tem seus paradigmas e quebrá-los gera reações de expanto, ridicularização, etc, tb existe paradigmas no RPG. Sim, nosso hobbie, assim como nós mesmos, não está livre de paradigmas!
Mas vejam bem, como eu disse, paradigma não é algo necessariamente ruim. Logo, quando digo que existem paradigmas no RPG não estou criticando e falando mal, e sim dizendo que temos padrões, e pq não procurarmos fugir um pouco deles e procurarmos algo diferente?
Pegamos a uma das coisas mais comum e "sagrada" do RPG: o XP!
Precisamos mesmo dele?
Bem, Castelo Falkestein nos mostra que não, que pode existir sistema de RPG sem os famosos e queridos XPs.
Outro paradigma comum é relação "Atributo + Perícia" (ou nomes similares) para testes, paradigma que o Falkenstein tb quebra.
Esse foi só um exemplo. Abri esse tópico para discutirmos paradigmas comuns em sistemas de RPG e como podemos tentar ver as coisas de modo diferente. Precisa ser sempre a mesma coisa?
Outro ponto: quais seriam os RPGs existentes hj que atualmente, quebram paradigmas, sendo diferente do "mercado comum"?
________
Quem deve saber dessas coisas é nosso especialista em sistemas underground: Armitage!
Armitage, kd vc quando precisamos de ti?!
Paradigma. Temos diversos paradigmas em nossa sociedade, isso é normal, e não nenhuma novidade. O tempo passa, alguns paradigmas caem, novos surgem, faz parte da vida. Vivemos sob vários paradigmas e isso não é necessariamente ruim.
Qualquer que seja o motivo, algumas vezes paro e penso: Pq precisa ser assim? Consigo entender como alguns paradigmas surgem e o porquê deles existirem, tudo bem, mas, pq não podemos ter algo diferente?
As vezes estamos tão imersos em nossa cultura, história, paradigmas que quando nos deparamos com algum diferente achamos aquilo rídiculo, sem sentido, absurdo, hilariante, etc. Pode ser algo simples: "Homens usam calças, mulheres usam saias". A simples idéia de algo diferente disso, da quebra desse paradigma, a primeira vista, é rídiculo, e parte de mim, concorda. Estamos acostumado de um jeito e ao invertermos as coisas, mtos riram ao imaginar (eu incluso).
Indo direto ao ponto: assim como a sociedade tem seus paradigmas e quebrá-los gera reações de expanto, ridicularização, etc, tb existe paradigmas no RPG. Sim, nosso hobbie, assim como nós mesmos, não está livre de paradigmas!
Mas vejam bem, como eu disse, paradigma não é algo necessariamente ruim. Logo, quando digo que existem paradigmas no RPG não estou criticando e falando mal, e sim dizendo que temos padrões, e pq não procurarmos fugir um pouco deles e procurarmos algo diferente?
Pegamos a uma das coisas mais comum e "sagrada" do RPG: o XP!
Precisamos mesmo dele?
Bem, Castelo Falkestein nos mostra que não, que pode existir sistema de RPG sem os famosos e queridos XPs.
Outro paradigma comum é relação "Atributo + Perícia" (ou nomes similares) para testes, paradigma que o Falkenstein tb quebra.
Esse foi só um exemplo. Abri esse tópico para discutirmos paradigmas comuns em sistemas de RPG e como podemos tentar ver as coisas de modo diferente. Precisa ser sempre a mesma coisa?
Outro ponto: quais seriam os RPGs existentes hj que atualmente, quebram paradigmas, sendo diferente do "mercado comum"?
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Quem deve saber dessas coisas é nosso especialista em sistemas underground: Armitage!
Armitage, kd vc quando precisamos de ti?!