• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Extensão territorial e densidade demográfica de Mordor

Lord Khamûl

Usuário
Olá pessoal!!!!

Eu estive fazendo os cálculos da área de Mordor e apresentou um valor aproximado de:

448.000 (quilômetros quadrados), praticamente o tamanho da Suécia que é de 449.964 quilômetros quadrados.

Já a densidade demografica levou em conta a fórmula básica de cálculo demográfico:

pop. absoluta/área em quilômetros quadrados.

Bom para isso eu fiz uma estimativa da população de Mordor. No SDA (RDR) quando Aragorn vai com Gondor, Rohan mais Legolas, Gimli, Pip e Gandalf, eles estão com um efetivo de menos de 6.000. Mas Mordor possuía uma força de dez vezes mais e mais ainda que eles.

Então, levando em consideração esta fala, estima-se pelo menos 70.000 fora ainda por estimativa as forças de Minas Morgul que daria entre 20.000 e 25.000, totalizando mais ou menos 100.000 fora os homens de Harad e Khand mais os outros homens que moravam nos entornos de Núrnen.

Portanto, a densidade demográfica de Mordor seria da ordem de 0,22 habitante por quilômetros quadrados, ou seja, Mordor é pouco habitada pela extensão territorial.

E a taxa de mortalidade é alta: gira em torno de 250

No mais, é isso.

Caso queiram que eu passe as fórmulas e cálculos só me pedirem. Eu não passei para não confundir minha explicação.

Um abraço a todos!!!!
 
caraca como tu faz esses calculos....?
como tu fez esse de taxa de mortalidade, o outro ate intendo mais esse ai....
 
Esse menino merece um doce! :lol:
Como você calculou a taxa de mortalidade? Pra cada uma pessoa livre da t-m 25 orcs? :lol:²
 
Belfalas_77 , só tenho que desejar-te os meus mais sinceros PARABÉNS.

Você realmente é um membro muito talentoso aqui da Valinor, com esses tópicos interessantissímos sobre localização, quilometragem e tudo mais que não sei o nome.

Seus trabalhos são ótimos, continue sempre assim, aliás, eles são ótimos e muito bem feitos.

Meus parabéns.

Abraços!

(ps: Mortalidade de Mordor, caramba, tu é f*da mesmo! Ensina ae!)
 
CARA QUE DEMAIS.

Foi mal, perdi o controle mas esta "nova geração" de usuários tá mandando ver.

Parabéns cara e, claro, reitero como sempre, atente e mande para a moderação. Isto, sem dúvida alguma, é um ato de colaboração e coloca colaboração nisto.

Sem ser folgado, se tiver mais coisa do tipo pra mandar... mande.. que é demais ler coisas assim.

Valeu
 
Belfalas_77, eu estive vendo que Gabriel Souza criou um tópico com as medidas de várias localidades da Terra-Média, e nele ele disse que Mordor media cerca de 400km². Pergunto então: tem como saber da veracidade de alguma das medidas? Qual está certa? Ou nenhuma está, pois é uma estimativa?
 
Belfalas_77, eu estive vendo que Gabriel Souza criou um tópico com as medidas de várias localidades da Terra-Média, e nele ele disse que Mordor media cerca de 400km². Pergunto então: tem como saber da veracidade de alguma das medidas? Qual está certa? Ou nenhuma está, pois é uma estimativa?

Eu acreditaria na do belfalas_77, não que a do Gabriel Souza esteja errada (até é parecida), por três motivos: o Alberto(belfalas_77), é geógrafo, e se eu não me engano baseou-se na em números dados no RDR, inclusive para fazer uma escala do mapa da T-m e outra, e, o Gabriel não colocou dados errados, apenas arredondou mais os números.

Bom, as duas são praticamente certas, já que os dois basearam na mesma fonte, o RDR.
 
Puxa, mais uma das suas, heim...
depois fica se fazendo quando recebe elogio...hehehehe
Merecidíssimos elogios por sinal...
Parabéns mesmo... Você contribui muito para o fórum...
como é que vc fez a taxa de mortalidade?
heheheh
Abraços
 
Belfalas_77, eu estive vendo que Gabriel Souza criou um tópico com as medidas de várias localidades da Terra-Média, e nele ele disse que Mordor media cerca de 400km². Pergunto então: tem como saber da veracidade de alguma das medidas? Qual está certa? Ou nenhuma está, pois é uma estimativa?


Não !!!

Para você ter uma idéia, faça o seguinte:

Pesquise no google a área da sua cidade e verá que ela talvez seja maior que 400km². Para se ter uma idéia, Belo Horizonte, minha cidade possui 385km², ou seja, Bh do tamanho de Mordor? O mar de Núrnen teria que menor que a lagoa da Pampulha. NUNCA!

Curitiba possui aproximadamente 400km². Mesmo assim o Gabriel foi no caminho certo, entretanto acho que ele não fez o cálculo de área do quadrado.
Primeiramente eu delimito toda a área de Mordor no mapa com paralelos e meridianos do mesmo tamanho e faço de acordo com a escala estabelecida no mapa o cálculo, por exemplo, cada 1cm no mapa equivale 160km, então 160 x 160 = 25.600km². Depois eu conto quantos quadrados grandes foram criados dentro do entorno de Mordor que foram 15.
Então 15 x 25.600km² = 384.000km²
Depois as áreas de Mordor que ultrapassam os quadrados grande e completos eu vou dividí-los em 4, cada quadrado ganha mais um paralelo e mais um meridiano. Neste caso deram 10 quadrados médios.
Portanto, ficam 10 x 25.600 km²/4 (divididos por 4/porque cada quadrado foi dividio 4 vezes), e aí tenho 64.000km².

Por último eu faço a soma = 384.000km² + 64.000km² = 448.000.km² (área total de Mordor). Lembrando que para fazer qualquer cálculo no mapa deve-se determinar a escala, se não tem uma escala deve-se fazer uma baseada em outro mapa existente do mesmo local que tenha escala.

Bom, aí eu parti para a outra parte que foi a determinação da população média de Mordor, mas para isso eu desconsiderei os soldados de Harad, Khand e dos homens que trabalhavam no sul de Mordor, especificamente na porção meridional de Gorgoroth e nas adjacências da região lacustre (neste caso, Núrnen), só aí existe um grande contingente, mas eu desconsiderei porque Tolkien não dá indícios de quantos eram esses homens.

Presume-se que saíram um grande exército de Minas Mórgul, que se encontra no vale Mórgul que por sua vez, se encontra na vertente ocidental das Ephel Dúath. De acordo com o RDR que o contingente de Mórgul foi o maior desde quando Isildur era vivo. Estimei entre 20.000 a 25.000 pelo menos.

E os outros mais ou menos 70.000? Também no RDR diz que quando Gondor, Rohan, Gandalf, Pip, Légolas, Gimli e Aragorn foram com menos de 6.000 homens ( porque uma parte ficou nas florestas de Ithilien para vigiar a estrada sul, e uma outra parte foi para Cair Andros reclamar o lugar).
Calculo eu que foram pelo menos 5.500 para o Morannon.
Como no RDR diz que as forças qua avançaram contra eles no Morannon eram dez vezes maior e bem mais que isso, presumo que foram 70.000 pelo menos.

Então: 25.000 + 70 a 75.000 = uma média de 95 a 100.000

Pega-se os 100.000 e multiplica pelo número de óbitos.

Bom eu apenas considerei os óbitos dos soldados dos Campos de Pelennor, neste caso, os 25.000 ou 20.000 (é uma média).

A taxa de mortalidade = óbitos x 1000/ pop. obsoluta
25.000 x 1000‰ / 100.000= 250

Taxa de mortalidade = 250‰ - Muito alta!!!! para um reino como Mordor.

OBS: não foi considerada a taxa de mortalidade dos exércitos que estavam no Morannon porque não há referências exatas sobre elas, até porque mesmo com o derrota de Sauron ainda existiram os orcs. Há também os homens de Rhun e Harad que se renderam pós queda do Morannon.

Caso ainda tenha alguma dúvida, posso deixar as contas em doc. para abrir e verificar, ok?
 
Última edição:
Assim que eu tiver tempo e também conseguir um mapa que tenha uma maior escala com maior nível de detalhes, vou tentar calcular a taxa de ocupação do Monte Erebor para assim, obter o contingente médio dos envolvidos na Batalha dos Cinco Exércitos, em espeical os orcs e wargs. Vou fazer isso, claro! Baseado na obra do Hobbit, mas olha, pelo que estou imaginando deve dar de 20 a 30 mil os efetivos.
Vai demorar um pouquinho mas vai sair.
 
é realmente interessante, mas a questão da taxa de mortalidade não entendi...:think:, como pode-se morrer 250%, assim a longo prazo mordor não teria mimguém mais lá, e a questão dos orcs que nascem lá não leva-se em consideração para diminuir esse número afee...eu sou péssimo em calculos:mrgreen::oops:
 
Desconsiderando os escravos do Nurnen, qual seria a densidade demográfica apenas do Planalto de Gorgoroth e Udûn no mês da Guerra do Anel?
 
Esse menino merece um doce! :lol:
Como você calculou a taxa de mortalidade? Pra cada uma pessoa livre da t-m 25 orcs? :lol:²

:blah:

Não !!!

Para você ter uma idéia, faça o seguinte:

Pesquise no google a área da sua cidade e verá que ela talvez seja maior que 400km². Para se ter uma idéia, Belo Horizonte, minha cidade possui 385km², ou seja, Bh do tamanho de Mordor? O mar de Núrnen teria que menor que a lagoa da Pampulha. NUNCA!

Curitiba possui aproximadamente 400km². Mesmo assim o Gabriel foi no caminho certo, entretanto acho que ele não fez o cálculo de área do quadrado.
Primeiramente eu delimito toda a área de Mordor no mapa com paralelos e meridianos do mesmo tamanho e faço de acordo com a escala estabelecida no mapa o cálculo, por exemplo, cada 1cm no mapa equivale 160km, então 160 x 160 = 25.600km². Depois eu conto quantos quadrados grandes foram criados dentro do entorno de Mordor que foram 15.
Então 15 x 25.600km² = 384.000km²
Depois as áreas de Mordor que ultrapassam os quadrados grande e completos eu vou dividí-los em 4, cada quadrado ganha mais um paralelo e mais um meridiano. Neste caso deram 10 quadrados médios.
Portanto, ficam 10 x 25.600 km²/4 (divididos por 4/porque cada quadrado foi dividio 4 vezes), e aí tenho 64.000km².

Por último eu faço a soma = 384.000km² + 64.000km² = 448.000.km² (área total de Mordor). Lembrando que para fazer qualquer cálculo no mapa deve-se determinar a escala, se não tem uma escala deve-se fazer uma baseada em outro mapa existente do mesmo local que tenha escala.

Bom, aí eu parti para a outra parte que foi a determinação da população média de Mordor, mas para isso eu desconsiderei os soldados de Harad, Khand e dos homens que trabalhavam no sul de Mordor, especificamente na porção meridional de Gorgoroth e nas adjacências da região lacustre (neste caso, Núrnen), só aí existe um grande contingente, mas eu desconsiderei porque Tolkien não dá indícios de quantos eram esses homens.

Presume-se que saíram um grande exército de Minas Mórgul, que se encontra no vale Mórgul que por sua vez, se encontra na vertente ocidental das Ephel Dúath. De acordo com o RDR que o contingente de Mórgul foi o maior desde quando Isildur era vivo. Estimei entre 20.000 a 25.000 pelo menos.

E os outros mais ou menos 70.000? Também no RDR diz que quando Gondor, Rohan, Gandalf, Pip, Légolas, Gimli e Aragorn foram com menos de 6.000 homens ( porque uma parte ficou nas florestas de Ithilien para vigiar a estrada sul, e uma outra parte foi para Cair Andros reclamar o lugar).
Calculo eu que foram pelo menos 5.500 para o Morannon.
Como no RDR diz que as forças qua avançaram contra eles no Morannon eram dez vezes maior e bem mais que isso, presumo que foram 70.000 pelo menos.

Então: 25.000 + 70 a 75.000 = uma média de 95 a 100.000

Pega-se os 100.000 e multiplica pelo número de óbitos.

Bom eu apenas considerei os óbitos dos soldados dos Campos de Pelennor, neste caso, os 25.000 ou 20.000 (é uma média).

A taxa de mortalidade = óbitos x 1000/ pop. obsoluta
25.000 x 1000‰ / 100.000= 250

Taxa de mortalidade = 250‰ - Muito alta!!!! para um reino como Mordor.

OBS: não foi considerada a taxa de mortalidade dos exércitos que estavam no Morannon porque não há referências exatas sobre elas, até porque mesmo com o derrota de Sauron ainda existiram os orcs. Há também os homens de Rhun e Harad que se renderam pós queda do Morannon.

Caso ainda tenha alguma dúvida, posso deixar as contas em doc. para abrir e verificar, ok?

:think:

Você é C. Tolkien?

Parabens. Mesmo!


Só alguns detalhes: Pelo Livro, uma boa parte de Mordor não era habitada. Os orcs ficavam mais em "centros" como Barad-Dûr, Minas Morgul, Udûn e Ciirith Ungol, talvez por isso tinha esse densidade baixa, concorda?
 
Pessoal, vocês devem lembrar que a mortalidade foi definida de acordo com a situação, a batalha. Então, é por isso que saiu tão alta. Se bem que ia ser alta de qualquer jeito, já que é relatado que os orcs viviam pouco.
 
Caraca man, tu é f... com ph, muito massa os seus calculos. A taxa de mortlidade realmente parece ser real, pois lendo a parte em Frodo e Sam estão em Mordor, dá pra se ter uma idéia de como a vida é lá, pois a água, que é um companente básico da vida, acredito eu até mesmo para seres como os orcs, é escassa e o pouco que tem lá é imprópria para o consumo, além do ar é toxico, então meu amigo meus parabéns pelo seu trabalho, muito bom mesmo, abração...
 
Assim que eu tiver tempo e também conseguir um mapa que tenha uma maior escala com maior nível de detalhes, vou tentar calcular a taxa de ocupação do Monte Erebor para assim, obter o contingente médio dos envolvidos na Batalha dos Cinco Exércitos, em espeical os orcs e wargs. Vou fazer isso, claro! Baseado na obra do Hobbit, mas olha, pelo que estou imaginando deve dar de 20 a 30 mil os efetivos.
Vai demorar um pouquinho mas vai sair.

Mas isso vai ter que ir p/ o tópico da Batalha dos 5 Exércitos!!Mas faça mesmo!!!Eu tô abismada com todos esses cálculos loucos(loucos p/ mim,que não sabe e não tem muita paciencia p/ fazer...porque confio na veracidade deles!!!)!!!
Acho que com os cálculos todos bem feitinhos,e demonstrados, não vai ter mais dúvidas por lá!:yep:


:blah:



:think:

Você é C. Tolkien?

Parabens. Mesmo!


Só alguns detalhes: Pelo Livro, uma boa parte de Mordor não era habitada. Os orcs ficavam mais em "centros" como Barad-Dûr, Minas Morgul, Udûn e Ciirith Ungol, talvez por isso tinha esse densidade baixa, concorda?

Era esse o ponto que eu ia enfatizar.Mesmo porque vamos lá, uma área que nem a da Suécia, é pequena, mas as áreas habitáveis lá não eram muitas.E mesmo as habitáveis,não eram lá essas coisas...Isso não desmerece todo o cálculo,mas é só p/ilustrar melhor.É algo como a China,que tem quase toda a população concentrada em alguns pontos na costa(alguém puxe minha orelha se eu estiver errada,e complemente com a verdade!!!!:roll:), ou a Rússia, que áreas inóspitas como a Sibéria são quase desabitadas.E Mordor estava cheia deles!
Acho que é isso!:hihihi:
 
é realmente interessante, mas a questão da taxa de mortalidade não entendi...:think:, como pode-se morrer 250%, assim a longo prazo mordor não teria mimguém mais lá, e a questão dos orcs que nascem lá não leva-se em consideração para diminuir esse número afee...eu sou péssimo em calculos:mrgreen::oops:


Olá Lyvio!!!

É o seguinte:

Para saber a tx de mortalidade você usa a seguinte fórmula:

nº de óbitos x 1000‰ e divide pela pop. absoluta.

25.000 x 1000‰/100.000=250‰. Muito alta para uma pop como a de Mordor.

Eu levei apenas em consideração a estimativa de Minas Mórgul entre 20.000 e 25.000 porque não sabemos o numero exato de mortos no Portão Negro, não ha nada escrito e sei que houve sobreviventes tanto orcs como homens de Rhun e se não me engano Harad e Khand. Foi por isso que apresentou uma taxa muito alta e na verdade era para ser maior ainda.

Esses 250‰ correspondem a 25% do total pré-estabelecido por mim, mas com base no RDR.

Outro exemplo:

Se você pegar o Uruguai.
É um país com mais ou menos 3,4 milhoes de habitantes e vamos supor que em um ano houve 15.000 óbitos.

Portanto:
15.000 x 1000‰ / 3.400.000

A taxa será de 4,4‰
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo