• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Fruta D'Ouro filha de Ulmo ?

Belfalas

Ele é legal
Relendo o SdA, quando os hobbits chegam a casa de Bombadil, Fruta se apresenta assim:

"Olá, sou Fruta D'Ouro, filha do Rio"

Me veio a cabeça se ela seria uma possivel filha de Ulmo, o Senhor das Águas.
 
hummmmmm...
interessante este enigma...
precis reler o silma e os contos inacabados novamente pra dar uma opinião mais decente...
o dose tá sendo encontrar tempo...
mas...
achei bem interessante! pq não?
quero ver o que o pessoal tá respondendo!
 
Boa teoria, na verdade cada um tem sua própria opinão sobre a origem tanto de Tom quanto de Fruta D´ouro, mas essa sua é muito interessante, confesso que isso ainda não tinha me passado na cabeça...
 
Essa vai pros X-Files of Tolkien. Seria uma explicação lógica, mas como o Professor não deixou nem uma nota de rodapé sobre a origem de Fruta D'ouro, não há muito o que fazer... só especular. E na minha opinião e filha do Rio Voltavime deve pertencer aos maiar de da Valië Uinen, que é a Senhora dos Mares e Rios.
 
"Olá, sou Fruta D'Ouro, filha do Rio"

Me veio a cabeça se ela seria uma possivel filha de Ulmo, o Senhor das Águas.

Eu digo:
- Olá eu sou filho de São Paulo.

Mas meu pai não é Santo muito menos Paulo (é o que minha mãe diz)...

Então, acho que essa afirmação se baseia mais em dizer de onde Fruta D'Ouro é (geograficamente falando) do que a sua paternidade.

Os antigos falam muito assim. Minha avó portuguesa (que tem 87 anos) sempre diz que é Filha da Ilha (Ilha da Madeira)...

Pra mim tá mais que esclarecido isso...
 
ciradadonomegrande disse:
pensamento interessante mas receio que vai ficar igual ao assunto de Tom Bombadil.

Claro, afinal ela é mulher dele. :dente:

Então, eu nunca tinha pensado por esse racíocinio do Mene, mas me convenceu, ou seja, conclui que nossa querida frutinha não fala do seu verdadeiro pai, e sim do pai que abrigou ela por muitos e muitos anos, o rio.

Acredito que a origem dela seja igual a de Tom, agora quanto a ela ser filha de Ulmo, an-ãn. Uma coisa é vero, tudo que diz a respeito dos dois é um mistério... até a pena do chapéu de Tom é misteriosa..
 
Eu digo:
- Olá eu sou filho de São Paulo.

Mas meu pai não é Santo muito menos Paulo (é o que minha mãe diz)...

Então, acho que essa afirmação se baseia mais em dizer de onde Fruta D'Ouro é (geograficamente falando) do que a sua paternidade.

Os antigos falam muito assim. Minha avó portuguesa (que tem 87 anos) sempre diz que é Filha da Ilha (Ilha da Madeira)...

Pra mim tá mais que esclarecido isso...

Realmente a expressão que você citou é utilizada, mas os dois exemplos são referências a aglomerações populacionais, mas um rio não é a mesma coisa que uma cidade.

Se fosse uma pessoa comum que diz: _ Sou filha do rio. Tudo bem, referência geográfica, mas se tratando de quem estamos falando tudo pode ser.

Se ela dissesse:_ Sou filha do vento. Nesse caso entenderiamos que ela nasceu onde?

A verdade, é que não descobriremos a verdade.
 
Realmente a expressão que você citou é utilizada, mas os dois exemplos são referências a aglomerações populacionais, mas um rio não é a mesma coisa que uma cidade.
Então você concorda que não dá pra deixar de lado a questão geografica também?
Pra mim ela se referia ao seu local de origem (nascimento).

Se fosse uma pessoa comum que diz: _ Sou filha do rio. Tudo bem, referência geográfica, mas se tratando de quem estamos falando tudo pode ser.
Ela, em SdA, era algo comum. Um elfo, nada mais.

Se ela dissesse:_ Sou filha do vento. Nesse caso entenderiamos que ela nasceu onde?
No Topo dos Ventos.
Em alguma montanha alta.
Ou em Natal. :cool:

A verdade, é que não descobriremos a verdade.
Sobre isso não. Mas podemos afirmar o que ela não é.
E ela não é filha de Ulmo. Se fosse, saberíamos, assim como qualquer filho de qualquer Vala.
 
Então você concorda que não dá pra deixar de lado a questão geografica também?
Pra mim ela se referia ao seu local de origem (nascimento).


Ela, em SdA, era algo comum. Um elfo, nada mais.


No Topo dos Ventos.
Em alguma montanha alta.
Ou em Natal. :cool:


Sobre isso não. Mas podemos afirmar o que ela não é.
E ela não é filha de Ulmo. Se fosse, saberíamos, assim como qualquer filho de qualquer Vala.

Realmente Mene, você está certo, ela era um Elfo. Não acredito que seja filha de Ulmo.
Não sei de quem ela era filha, mas de Ulmo realmente não era. Ulmo foi o único dos Vala que não se casou, não imagino ele tendo aventuras com Elfas carentes por ai. Se fosse filha dele acho que ele iria assumir e não se esconder nas profundezas. :bamf:
Abraço!
 
Aonde é citado que ela é um Elfo ?
Xi...eu acho que to falando Abobrinha...
Nem eu sei de onde tirei que ela é uma elfa.
Acho que tenho algo em mente de Frodo ou algum Hobbit tenha dito que ela se parece com um elfo...
Ahh sei lá...peço perdão....acho que me confundi demais.
 
Ela não é elfa, em nenhum momento está escrito isso. Mas sim, acho que algum pensamento dos Hobbits compara a beleza dela como maior que uma elfa, ou até mesmo a descrição dela no livro já compara. Não sei.
A única certeza é que ela não é elfa. Pelo menos não há nada escrito sobre isso.
 
Essas três passagens pra mim são fortes indícios de que ela é um Elfo.

- Entrem, caros convidados! - disse ela. Ao ouvi-la falar, os hobbits reconheceram a voz cristalina que tinham ouvido cantando. Deram alguns passos tímidos adiante, e começaram a fazer reverências, sentindo-se estranhamente surpresos e desajeitados, como pessoas que, batendo à porta de uma choupana para pedir um copo de água, tivessem sido atendidas por uma jovem e bela rainha-élfica toda coberta de flores....


Os hobbits olhavam-na maravilhados; ela olhou para cada um deles, sorrindo. - Bela senhora Fruta d'Ouro - disse Frodo finalmente, sentindo seu coração se encher de uma alegria que não conseguia entender. Estava maravilhado como já tinha ficado em outras ocasiões, ao ouvir belas vozes élficas...


- Bem-vindos! - disse ela. - Nunca ouvi dizer que as pessoas do Condado pudessem dizer coisas tão doces. Mas vejo que é um amigo-doselfos; posso ver isso na luz dos seus olhos e no tom da sua voz. Este é um feliz encontro! Sentem-se agora, e esperem pelo Senhor da casa. Ele não vai demorar. Está cuidando de seus animais
cansados.
 
Isso não prova nada.

Na descrição de sua aparencia, certamente se fosse uma Elfa, concerteza seria citado.
 
Tem este trecho também:

Numa cadeira, do lado oposto à porta de entrada, estava uma mulher os longos cabelos loiros caíam em cachos sobre seus ombros; o vestido era verde, verde como juncos
novos, salpicado de prata como gotas de orvalho; o cinto de ouro parecia uma corrente de lírios-roxos, presa por botões azuis de miosótis. Rodeando-lhe os pés, em
grandes vasilhas de cerâmica verde e azul, boiavam nenúfares brancos, e ela parecia estar num trono no centro de um lago.

Aqui sou aprendiz, os mestres se puderem por favor definam se ela é uma Elfa ou Humana.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo