• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ADT+ORdR - Lendo em ordem cronológica

Eriadan

Well-Known Member
Não sei a vcs, mas me incomoda muito ler As Duas Torres e O Retorno do Rei da forma como os livros são editados: III, IV, V e VI. Desse jeito, as partes de Frodo e Sam ficam muito chatas e a gente se perde na cronologia: a Toca de Laracna, por exemplo, que está no ADT, ocorre ao mesmo tempo dos eventos de A Concentração das Tropas de Rohan, que está em RdR. Assim, tendo na mão o Apêndice B e o índice dos capítulos, criei uma ordem de leitura dos capítulos que passa por cima desses dois problemas.

A impressão que eu tenho quando sigo essa ordem é que estou lendo baseado no filme, que varia, uma hora mostrando Frodo e Sam, outra Aragorn, Legolas e Gimli, outra Merry e Pippin. A leitura fica mais dinâmica e prazerosa e quase nos dá aquela sensação que muitos de nós dariam muito pra ter de novo: a de estar lendo O Senhor dos Anéis pela primeira vez! :)

Experimentem! ;)

1. A Partida de Boromir
2. Os Uruk-hai
3. Sméagol Domado
4. Barbárvore
5. Os Cavaleiros de Rohan
6. Os Pântanos Mortos
7. O Cavaleiro Branco
8. O Rei do Palácio Dourado
9. O Abismo de Helm
10. A Estada para Isengard
11. Escombros e Destroços
12. A Voz de Saruman
13. O Portão Negro está fechado
14. De Ervas e Coelho Cozido
15. O Palantír
16. A Janela sobre o Oeste
17. O Lago Proibido
18. A Passagem da Companhia Cinzenta
19. Viagem até Encruzilhada
20. Minas Tirith
21. As Escadarias de Cirith Ungol
22. A Concentração das Tropas de Rohan
23. A Toca de Laracna
24. As Escolhas de Mestre Samwise
25. A Torre de Cirith Ungol
26. O Cerco de Gondor
27. A Cavalgada dos Rohirrim
28. A Batalha dos Campos de Pelennr
29. A Pira de Denethor
30. As Casas de Cura
31. A Terra da Sombra
32. O Último Debate
33. O Portão Negro se abre
34. A Montanha da Perdição
35. O Campo de Cormallen
36. O Regente e o Rei
37. Muitas Despedidas
38. A Caminho de Casa
39. O Expurgo do Condado
40. Os Portos Cinzentos


Críticas, sugestões de alterações, fiquem à vontade! =]

-------------------------------------------------------------
EDIT. 15/02/2024
Alternativa, menos fragmentada: (títulos dos capítulos atualizados de acordo com a nova tradução)

1. A Partida de Boromir (ADT, Livro III)
2. Os Cavaleiros de Rohan (ADT, Livro III)
3. Os Uruk-hai (ADT, Livro III)
4. Barbárvore (ADT, Livro III)

5. A Doma de Sméagol (ADT, Livro IV)
6. A Travessia dos Pântanos (ADT, Livro IV)

7. O Cavaleiro Branco (ADT, Livro III)
8. O Rei do Paço Dourado (ADT, Livro III)
9. O Abismo de Helm (ADT, Livro III)
10. A Estrada para Isengard (ADT, Livro III)
11. Destroços e Arrojos (ADT, Livro III)
12. A Voz de Saruman (ADT, Livro III)
13. A Palantír (ADT, Livro III)

14. O Portão Negro está Fechado (ADT, Livro IV)
15. De Ervas e Coelho Ensopado(ADT, Livro IV)
16. A Janela para o Oeste (ADT, Livro IV)
17. A Lagoa Proibida (ADT, Livro IV)
18. Jornada para a Encruzilhada (ADT, Livro IV)

19. Minas Tirith (ORdR, Livro V)
20. A Passagem da Companhia Cinzenta (ORdR, Livro V)
21. A Convocação de Rohan (ORdR, Livro V)

22. As Escadarias de Cirith Ungol (ADT, Livro IV)
23. A Toca de Laracna (ADT, Livro IV)
24. As Escolhas do Mestre Samwise (ADT, Livro IV)

25. O Cerco de Gondor (ORdR, Livro V)
26. A Cavalgada dos Rohirrim (ORdR, Livro V)
27. A Batalha dos Campos de Pelennor (ORdR, Livro V)
28. A Pira de Denethor (ORdR, Livro V)
29. As Casas de Cura (ORdR, Livro V)

30. A Torre de Cirith Ungol (ORdR, Livro VI)
31. A Terra da Sombra (ORdR, Livro VI)

32. O Último Debate (ORdR, Livro V)
33. O Portão Negro se Abre (ORdR, Livro V)

34. O Monte da Perdição (ORdR, Livro VI)
35. O Campo de Cormallen (ORdR, Livro VI)
36. O Regente e o Rei (ORdR, Livro VI)
37. Muitas Despedidas (ORdR, Livro VI)
38. Rumo ao Lar (ORdR, Livro VI)
39. O Expurgo do Condado (ORdR, Livro VI)
40. Os Portos Cinzentos (ORdR, Livro VI
 
Última edição:
Lembrei automaticamente daquelas listas enormes, de quais capítulos e livros estão em ordem cronológica. Nunca tive muita paciência pra ficar pulando de livro em livro, mas achei a iniciativa bacana!:joinha:

Karma positivo pra você Eria.
 
Valeu, Tapio! Mas experimente ler assim! Mesmo com o trabalho de ler dois livros ao mesmo tempo, é melhor! :wink:
 
Ficava um pouco confuso mesmo.
Vou tentar seguir tua dica, Eriadan. Ainda estou terminando a SdA, mas logo chego no ADT, e aí coloco em prática. :D
 
Valeu, Tapio! Mas experimente ler assim! Mesmo com o trabalho de ler dois livros ao mesmo tempo, é melhor! :wink:

Não é nem o trabalho de ler três livros ao mesmo tempo, é o trabalho de juntar os livros. Atualmente só me restou o Silmarillion e os cinco primeiros de The HoME, ganhos no sorteio de natal de 2006.

E quando eu vi a ordem de leitura meu SdA já tinha se perdido pelo mundo, e depois foram os outros. Ô tristeza.
 
Cara, muito boa a lista.

Quando eu for reler o SdA(talvez em Junho), pretendo seguir essa lista. Eu me lembro que isso sempre me incomodou pacas.
 
Tente mesmo, Dr! Eu tô fazendo isso agora, e a leitura tá sendo bem melhor.

Não é nem o trabalho de ler três livros ao mesmo tempo, é o trabalho de juntar os livros. Atualmente só me restou o Silmarillion e os cinco primeiros de The HoME, ganhos no sorteio de natal de 2006.

E quando eu vi a ordem de leitura meu SdA já tinha se perdido pelo mundo, e depois foram os outros. Ô tristeza.
Eu troco meu SdA pelos seus 5 HoME. O que acha? :obiggraz:
 
Ou... Não leiam a parte do Frodo e do Sam. por que aquilo é um saco.

Mas, caso leia de novo O Senhor dos Anéis, vou pensar nisso.
 
A cronologia ficou certinha msmo
Na época em q li os livros do SdA de vez em quando eu me perdia um pko na cronologia e tinha q apelar pros apendices do RdR.
 
Legal, pensava que eu era o único louco a fazer isso, heheeh!

Mas eu acho que é legal mesmo pra quem é viciado em SdA que nem a gente. A distribuição original dos capítulos tem um efeitos literário mais legal pq deixa um suspense maior. Vc chega no último capítulo do ilvro V (acho que é "O Portão Negro se Abre") sem ter a mínima idéia do que aconteceu com o Frodo depois do episódio da Laracna.
 
UMa coisa: pq vcs acham a parte do Frodo e do Sam tão chata???

Tipo... É na comparação. É que... Estamos lendo empolgados as batalhas com a Aragorn e cia. Batalhas! Coisas fodas... Ai, acaba o capítulo e temos que ler aqueles dois baitolas andando... E não acontece nada!

Capitulos deles andando, subindo e descendo montanha... Subindo e ZzZzZZzz...

Mas, pensando bem, talvez nessa ordem dê certo.
 
Tipo... É na comparação. É que... Estamos lendo empolgados as batalhas com a Aragorn e cia. Batalhas! Coisas fodas... Ai, acaba o capítulo e temos que ler aqueles dois baitolas andando... E não acontece nada!

Capitulos deles andando, subindo e descendo montanha... Subindo e ZzZzZZzz...

Mas, pensando bem, talvez nessa ordem dê certo.

Não acontece nada?? São nesses capítulos que conhecemos os Pântanos Mortos, os haradrim, Faramir, Ithilien, Minas Morgul, Laracna. E os últimos capítulos da empreitada de Frodo e Sam pra mim são como ler O Processo, de Kafka, dá pra sentir aquela angústia de ter que enfrentar a maldade e destruição das terras de Mordor. Isso sem falar que passamos a conhecer melhor Gollum e o trecho da queda do Anel é um dos mais legais do livro.

Mas tudo bem né, cada um com seu gosto, alguns acham que batalhas são mais legais....
 
Não acontece nada?? São nesses capítulos que conhecemos os Pântanos Mortos, os haradrim, Faramir, Ithilien, Minas Morgul, Laracna. E os últimos capítulos da empreitada de Frodo e Sam pra mim são como ler O Processo, de Kafka, dá pra sentir aquela angústia de ter que enfrentar a maldade e destruição das terras de Mordor. Isso sem falar que passamos a conhecer melhor Gollum e o trecho da queda do Anel é um dos mais legais do livro.

Mas tudo bem né, cada um com seu gosto, alguns acham que batalhas são mais legais....

Tá... Admito... Acontece algo... Mas... são dez páginas subindo e descendo a montanha... Ai duas de dialogos, com alguma novidade... ai, mais dez páginas onde não acontece nada!
 
Não acontece nada?? São nesses capítulos que conhecemos os Pântanos Mortos, os haradrim, Faramir, Ithilien, Minas Morgul, Laracna. E os últimos capítulos da empreitada de Frodo e Sam pra mim são como ler O Processo, de Kafka, dá pra sentir aquela angústia de ter que enfrentar a maldade e destruição das terras de Mordor. Isso sem falar que passamos a conhecer melhor Gollum e o trecho da queda do Anel é um dos mais legais do livro.

Mas tudo bem né, cada um com seu gosto, alguns acham que batalhas são mais legais....

Aliás, tava pensando nisso. Lendo na ordem cronológica não se perde um pouco disso?

Tipo, você lê um capítulo dos hobbits, e depois um de batalha. Isso quebra a angústia gerada por Mordor...
 
Mas eu acho que é legal mesmo pra quem é viciado em SdA que nem a gente. A distribuição original dos capítulos tem um efeitos literário mais legal pq deixa um suspense maior. Vc chega no último capítulo do ilvro V (acho que é "O Portão Negro se Abre") sem ter a mínima idéia do que aconteceu com o Frodo depois do episódio da Laracna.
Quem lê pela primeira vez pode sentir esse efeito mesmo. Mas para quem lê pela centésima, como muitos de nós... :lol:

Aliás, tava pensando nisso. Lendo na ordem cronológica não se perde um pouco disso?

Tipo, você lê um capítulo dos hobbits, e depois um de batalha. Isso quebra a angústia gerada por Mordor...
Bom, eu tô lendo na ordem cronológica agora, e ainda tô no episódio do Palantír/encontro com Faramir; ou seja, eles ainda não chegaram a Mordor, então ainda não dá pra saber se isso acontece. No fim a sensação de angústia pode ser ainda maior, pegando ao mesmo tempo o sofrimento da guerra e a jornada que objetiva dar um fim a ela: talvez dê pra sentir mais esse encargo dos dois hobbits, a que todo o destino de uma era se prende. Mas não sei, né, vamos ver. :-P
 
Interessante ...
vou pegar para ler novamente nesta ordem e ver como q fica
apesar q ja li 9 vezes + nao custa nada ler d novo ...
TOLKIEN eh fascinante ...
vou ler nessa ordem pra ver como fica

XuXu
 
Este tópico tem singelos 15 anos, mas estou relendo O Senhor dos Anéis depois de muito tempo e me lembrei dele. :dente:

1. A Partida de Boromir
2. Os Uruk-hai
3. Sméagol Domado
4. Barbárvore
5. Os Cavaleiros de Rohan
6. Os Pântanos Mortos
7. O Cavaleiro Branco
8. O Rei do Palácio Dourado
9. O Abismo de Helm
10. A Estada para Isengard
11. Escombros e Destroços
12. A Voz de Saruman
13. O Portão Negro está fechado
14. De Ervas e Coelho Cozido
15. O Palantír
16. A Janela sobre o Oeste
17. O Lago Proibido
18. A Passagem da Companhia Cinzenta
19. Viagem até Encruzilhada
20. Minas Tirith
21. As Escadarias de Cirith Ungol
22. A Concentração das Tropas de Rohan
23. A Toca de Laracna
24. As Escolhas de Mestre Samwise
25. A Torre de Cirith Ungol
26. O Cerco de Gondor
27. A Cavalgada dos Rohirrim
28. A Batalha dos Campos de Pelennr
29. A Pira de Denethor
30. As Casas de Cura
31. A Terra da Sombra
32. O Último Debate
33. O Portão Negro se abre
34. A Montanha da Perdição
35. O Campo de Cormallen
36. O Regente e o Rei
37. Muitas Despedidas
38. A Caminho de Casa
39. O Expurgo do Condado
40. Os Portos Cinzentos

Fui bem minucioso à época, então esta deve ser realmente a ordem mais cronológica possível dos capítulos de As Duas Torres e O Retorno do Rei. Mas eu me lembro de não ter ficado muito satisfeito com o resultado, ao pô-lo em prática: ficou a sensação de leitura muito fragmentada, com muita quebra de ritmo da narrativa - exatamente o problema do filme As Duas Torres. Então resolvi reformular, pensando em preservar mais a continuidade de cada núcleo.

Outra coisa que a ordem cronológica estrita também prejudica é o suspense. Vale a pena compartilhar as aflições dos personagens em relação a outros núcleos da narrativa a que só seremos revelados depois. Claro que quem vier a arriscar a leitura desta maneira provavelmente já conhece a história, mas é mais fácil abstrair o que já conhecemos se não tivermos acabado de ler. A onisciência do leitor pode prejudicar a experiência.

Também levei em conta mais dois fatores:
- Diminuir o "vai pra lá, volta pra cá". Procurei juntar o máximo de capítulos consecutivos sem se distanciar do propósito de intercalar cronologicamente os diferentes núcleos, ao mesmo tempo tomando o cuidado de não distanciar demais (em número de páginas) os núcleos entre si;
- Facilitar para quem lê os volumes separados. Somente na passagem de "O Palantír" para "Minas Tirith" o leitor terá que "adiantar" três capítulos de O Retorno do Rei antes de concluir os quatro capítulos finais de As Duas Torres. Mas achei este corte importante, para nos voltarmos para a jornada de Frodo e Sam bem na atmosfera de preparação para a batalha, e não no meio da batalha, ou num ponto muito anterior no tempo.

A nova ordem que eu proponho é a seguinte. Acabei de terminar A Sociedade do Anel, então vou começar agora mesmo a testá-la: se eu perceber necessidade de ajustes, edito aqui.

1. A Partida de Boromir (ADT, Livro III)
2. Os Cavaleiros de Rohan (ADT, Livro III)

3. A Doma de Sméagol (ADT, Livro IV)
4. A Travessia dos Pântanos (ADT, Livro IV)

5. Os Uruk-hai (ADT, Livro III)
6. Barbárvore (ADT, Livro III)
7. O Cavaleiro Branco (ADT, Livro III)
8. O Rei do Paço Dourado (ADT, Livro III)

9. O Portão Negro está Fechado (ADT, Livro IV)
10. De Ervas e Coelho Ensopado (ADT, Livro IV)
11. A Janela para o Oeste (ADT, Livro IV)
12. A Lagoa Proibida (ADT, Livro IV)

13. O Abismo de Helm (ADT, Livro III)
14. A Estrada para Isengard (ADT, Livro III)
15. Destroços e Arrojos (ADT, Livro III)
16. A Voz de Saruman (ADT, Livro III)
17. A Palantír (ADT, Livro III)

18. Minas Tirith (ORdR, Livro V)
19. A Passagem da Companhia Cinzenta (ORdR, Livro V)
20. A Convocação de Rohan (ORdR, Livro V)

21. Jornada para a Encruzilhada (ADT, Livro IV)
22. As Escadarias de Cirith Ungol (ADT, Livro IV)
23. A Toca de Laracna (ADT, Livro IV)
24. As Escolhas do Mestre Samwise (ADT, Livro IV)

25. O Cerco de Gondor (ORdR, Livro V)
26. A Cavalgada dos Rohirrim (ORdR, Livro V)
27. A Batalha dos Campos de Pelennor (ORdR, Livro V)
28. A Pira de Denethor (ORdR, Livro V)
29. As Casas de Cura (ORdR, Livro V)
30. O Último Debate (ORdR, Livro V)
31. O Portão Negro se Abre (ORdR, Livro V)

32. A Torre de Cirith Ungol (ORdR, Livro VI)
33. A Terra da Sombra (ORdR, Livro VI)
34. O Monte da Perdição (ORdR, Livro VI)
35. O Campo de Cormallen (ORdR, Livro VI)
36. O Regente e o Rei (ORdR, Livro VI)
37. Muitas Despedidas (ORdR, Livro VI)
38. Rumo ao Lar (ORdR, Livro VI)
39. O Expurgo do Condado (ORdR, Livro VI)
40. Os Portos Cinzentos (ORdR, Livro VI)

Notem que, a partir do 4º capítulo de O Retorno do Rei, a leitura é contínua.
Pensei muito na opção de encaixar "A Torre de Cirith Ungol" e "A Terra da Sombra" entre "A Pira de Denethor" e "As Casas de Cura", mas achei importante manter o leitor na "mesma página" dos comandantes em "O Último Debate", sem saber o paradeiro de Frodo e Sam, apenas se apoiando numa esperança.

Testem e digam o que acharam! =]
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo